A Esperança da volta do Senhor

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

Introdução

Pedro estava preste a morrer. 1.14-15
Ho! Como aguardamos a volta do nosso Senhor, como ficamos na expectativa de ver o nosso Rei, para muitos de nós quando ouvimos falar sobre o retorno de Jesus, nossos corações estremecem, nossos olhos enchem de lagrimas, sabendo que um dia nosso senhor enxugará todas as nossas lagrimas.
O Apostolo escreve essa carta aos amados irmãos que esperavam a volta do senhor, porém, algumas coisas estavam acontecendo e era um grande perigo para aqueles que esperavam o Senhor. E nesse contexto ele exorta os irmãos. E iremos aprender que esperar no Senhor, não é apenas em palavras, mas em uma vida pronta para subir com Ele.

1.Esforçando-se a viver uma vida reta. V.14

O Apostolo preocupados com alguns acontecimentos, onde, alguns falsos mestres estavam pairando por ali, orienta ao povo a ser zeloso quanto a sua vida no Senhor, principalmente aquele que ainda estavam iniciando na fé, seriam presas fáceis no inimigo.

a) Empenhar, “ser zeloso”

Vivenciamos algo parecido, muitos falsos mestres tem surgido em nosso meio, o inimigo por saber o Senhor irá voltar, tentar desvirtuar alguns da verdade, nós precisamos cuidar da nossa vida com Deus, e não brincar de ser cristãos.

b)Uma vida separada

Vida separa, é uma vida diferente do mundo, é não compactuar com as coisas do mundo, estamos no mundo, mas não somos daqui, a cada geração que passa o mundo tenta nos moldar a ele, infelizmente alguns de nós aceitamos essa proposta tão inofensiva, que terá um preço caro. Devemos manter os féis a Cristo, não se inclinando as novidades do mundo, para não sermos enganados.

c)Sem manchas

Sem manchas, traz a ideia de pureza, limpeza espiritual em um relacionando com Deus, pois o Senhor virá buscar sua noiva sem manhas e sem rugas. Ef. 5.27.

d)Sem culpa, “não seja achado em falta” Dn. 5.27.TEQUEL

A nossa vida deve sem culpa ou seja, deve ser exemplo para outros de fora, não temos nada a esconder, nossa vida é limpa e livre diante do Senhor. Para quando for pesado em uma balança não seja achado em falta, mas façamos como Jó.31.6pese-me Deus em balanças fiéis, e conheça a minha integridade”

e)Em Paz Não quebre o relacionamento com ele. Rm.1.5

Não podemos quebrar nosso relacionamento com Deus por nada, viver em paz, é viver na certeza da nossa Salvação em que um dia formos justificados por Ele, para estarmos junto a Ele.

2. Conhecendo as Escrituras. V.15-16

O senhor tem misericórdia dos homens.V.15
O Apostolo relata que a volta do Senhor Jesus ainda não aconteceu devido a outros homens que precisam ser salvos, ou seja, a misericórdia de Deus sobre nossas vidas.
Aprendendo com os verdadeiros. V.15
Pedro fala de Paulo, fazendo referência aos ensinos do apostolo, para que os irmãos lembrassem, que ele Pedro estaria ensinando o mesmo Jesus em que Paulo ensinou.
Devemos a prender as escrituras com os verdadeiros servos e servas do Senhor, porque muitos surgiram repentinamente em nosso meio, trazendo ensinos mentirosos e nós precisamos combater esses hereges e aprender com os verdadeiros.
Aprendendo para ensinar o certo. V.16
Alguns falsos mestres não compreendia as escrituras, principalmente os ensinos de Paulo, e acabavam interpretando conforme a vontade deles ensinado ao povo de forma errada, orientando de forma errada, e mesmo assim eles se achavam os mestres.
Quando nós nos empenhamos a buscar conhecer as escrituras, nunca seremos enganados e não iremos enganar. Quando interpretamos de forma errada as escrituras, consequentemente iremos aplica-la de forma errada, por isso a importância de conhecermos a Palavra de Deus.
Para não deturpar. “Seus próprios ensinos” V.16
Esses falsos mestres, criaram seus próprios ensinos com a deturpação da Palavra, que conseguia até seguidores.
Em nosso dia não é diferente, lideres distorcendo as Escrituras, muitos as vezes não é por maldade, mas por impulso, emoção, misticismo e etc. Isso é perigo para igreja do senhor, devemos ser fieis as Escrituras, pedirmos ao Espirito Santo para nos iluminar e nos orientar ensinar as verdades da Palavra de Deus.

3. Conservando sua vida Espiritual. V.17-18

Acautelai- vos. Guardar, proteger e vigiar
O aposto agora da uma orientação ao povo. Cuide da sua vida espiritual, porque esses falsos ensinos estava abalando a vida de alguns, que já estavam apostatando da fé.
Guarde, proteja e vigie, esse é o nosso papel como cristãos, alguns falsos ensinos podem nos levar uma vida afastada de Deus, achando que estamos perto dele. o maior perigo em nossa vida espiritual, é quando estamos sozinhos, quando ninguém vê, só Deus. Ficamos mais preocupados com a repreensão dos homens do que de Deus. Mt.10.28
Para não sermos enganados. V.17
Infelizmente alguns gostam de ser enganados, não porque eles não sabem, mas porque aquele ensino dar brecha para ele viver como quer.
Para não abalar nossa estabilidade “firmeza”
O apostolo se preocupa porque esses falsos ensinos, abalariam a fé doa maduros em Cristo, os que estavam firmes.
Devemos manter nossa vida firme no Senhor que é a nossa rocha.
“Crescer” Conhecendo mais a Cristo. V.18
I. Conhecer a bíblia e colocar em pratica.
Crescer na graça e conhecimento não só em estudos teológicos, ou leituras livros, mas em conhecer Jesus, não adianta ter conhecimento sem Graça, O conhecer Jesus traz Raiz, logo dará o fruto que é a Graça
Devemos conhecer a bíblia e colocar em prática.
Crescimento mediante, Tribulações e sofrimento. V.18
O nosso crescimento em Cristo vem também mediante tribulações e sofrimento, quanto mais crescemos nele, mas lutas aparecem o bom de tudo isso é que Ele nos livra de todas.
O nome do Senhor seja sempre exaltado. V.18
Devemos olhar para o autor e consumador da nossa fé, Jesus o único digno de honra de gloria e de louvor.

Conclusão:

Devemos esperar no Senhor, vencendo as lutas do dia a dia, Mantendo uma vida reta, Conhecendo as escrituras, combatendo heresias. E assim garantindo nosso lugar nos céus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more