A construção do Sábio

1 (31)  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 37 views

Os salmos são divididos em várias categorias entre eles temos: Hinos, lamentos, agradecimento, confiança, realeza, sabedoria etc. O Salmo um está na categoria de Sabedoria, tal categoria tanto apresenta expressões de sabedoria, como traz temas de sabedoria. Nesse tipo de texto nos encontramos contrastes entre o justo e o ímpio, o contraste entre o sábio e o tolo, conselhos práticos, retribuição, o temor do Senhor. Enfim, toda a sabedoria nos direciona a colocar tais ensinos na nossa vida prática ( Os salmos na categoria de Sabedoria são: 1, 19, 32, 34, 37, 49,73,112,119 e 128 ).

Notes
Transcript
A construção do Sábio: A busca pela felicidade
A “situação vivencial” é a circunstância relacionada com o indivíduo que o levaram a escrever o que escreveu. Sobre isto, da leitura que fazemos do Salmo 1, atentando para o seu conteúdo, e do propósito implícito no seu “gênero literário”(meditar sobre a condição humana em seu aspecto ético e religioso), somos levados a inferir que o salmista, ao estabelecer antíteses entre o modo de viver dos justos em relação ao dos ímpios, estava inserido numa situação na qual a lei de Deus necessitava ser valorizada e a conduta ímpia rejeitada.
JUSTO
1 – 3 – 6
Bem aventurado (Três alertas)
Ross:
[...] é um termo que se refere à condição espiritual de gozo daqueles que são justos para com Deus e o prazer e a satisfação que deriva disso. É um abstrato plural, enfatizando a plenitude da alegria [...] Esta palavra se refere a esse sentimento de alegria e satisfação que vem com o conhecimento de que se está bem com Deus, independente do que aconteça.
+Não anda no conselho dos ímpios
Os ímpios (יםִ ֹ֥ עָָׁ֫ שְ ר (neste versículo referem-se àqueles que são seduzidos a seguir o conselho de alguém que é mau, daí porque são seduzidos a seguir por um caminho com o qual não estão familiarizados. Sendo que a palavra, basicamente, descreve pessoas que não são membros da aliança, não crentes e, portanto, ímpias.
“Feliz é o homem que não caminha aconselhado por perversos [...]”.
“Feliz o homem que não toma o partido dos maus
[...]”. “Feliz o homem que não vai ao conselho dos ímpios [...]”.
“Conclui-se, assim, que o perverso começa por andar e colher maus conselhos de outros ímpios. Em outras palavras, é muito importante escolher aquele a quem você ouve. Isso porque, se seus melhores amigos têm estruturas mentais que ofendem o evangelho, no final das contas isso o afetará sobremaneira. Pois, a partir do momento em que alguém começa a andar com os ímpios, detém-se em seus caminhos de pecado. Assim, aos poucos, o estilo de vida dessas pessoas vai-se tornando seu próprio estilo de vida.
Você começa ouvindo maus conselhos e, logo em seguida, contrai maus hábitos. E, se você permanecer nesse caminho, descerá a um terceiro nível, no qual passa a tomar assento entre os escarnecedores. Sentado em uma poltrona confortável, com seus pés para cima e olhando através de seu nariz empinado de autossuficiência, começa a julgar os cristãos, denominando-os ignorantes, tolos e estúpidos.” Encontro com a Palavra de Deus, de D.A. Carson, Editora Fiel.
+Não se detem no caminho de pecadores
Os pecadores (יםִ אָ טַַ֭ ח (são piores que os ímpios (יםִ ֹ֥ עָָׁ֫ שְ ר .) Razão pela qual as Escrituras falam do ‘caminho dos pecadores’. Acredita-se que os pecadores costumam andar de maneira má. Eles voluntariamente andam na senda do engano.
Contudo, o justo “[...] no caminho dos pecadores, não se detém[...]”.
“[...] não pára no caminho dos pecadores [...]”.
+Não se assentam na roda dos escarnecedores
A expressão hebraica בַ ֹ֥ ושֹ מְ וב) ּuvemoshav)39 tem o significado de ‘e no assento’, ‘e no lugar para se assentar’, ‘e no lugar’, ‘e na posição’. יםִִ֗ צ ֵ֝ ל) lêtziym) tem o sentido de zombador, escarnecedor, desdenhoso. No caso de בָָֽׁ שָי אֶֹ֣ ל) lô yashav), pode-se traduzir como ‘não habita’, ‘não permanece’, ‘não resolve’, ‘não relaxa’, ‘não suporta’, ‘não se estabelece’ . Os escarnecedores ridicularizam os justos, destruindo-lhes a integridade. Por isso, eles, os justos
“[...] na sessão dos cínicos não se assentam ”.
“[...] não se assenta no banco dos zombadores ”.
“[...] nem se assenta na roda dos zombadores
ANTES (Duas ações positivas)
+Tem prazer na lei
+Medita dia e noite
+Tem semelhança com uma arvore
+O Senhor conhece o seu caminho
IMPIOS
1 – 4 – 5 – 6
Tem conselhos torpes
Caminhos maus
Zombadores
Não tem firmeza, frágeis, de um lado para o outro, sem rumo
Perversos – Juizo – Pecadores – Congregação dos Justos
Serão exterminados.
Ainda que muitas vezes eles se infiltrem no meio dos justos, eles não poderão permanecer entre eles para sempre. A Parábola do Joio e do Trigo fala justamente sobre isto (Mateus 13:24-46).
Aplicações:
+O Salmo 1 nos ensina que o justo é bem-aventurado. Essa bem-aventurança, porém, não é fruto de sua própria capacidade ou habilidade. Essa bem-aventurança é decorrente de seu relacionamento com Deus. Ele é dirigido pela Palavra da Verdade.
+O Salmo 1 nos ensina que a condição do ímpio é ilusória. W. Wiersbe diz que do ponto de vista do mundo, os ímpios até parecem ricos e fortes, mas do ponto de vista de Deus, são desprezíveis, frágeis e destinados ao julgamento.
+O Salmo 1 nos ensina que o justo sempre está amparado por Deus. Ainda que ele tenha que enfrentar muitas dificuldades e aflições, o curso de sua vida não foge do controle de Deus; o Senhor conhece intimamente o seu caminho e não permite que ele termine em ruína como o caminho do perverso.
Qual mapa você tem guiado a sua vida na busca da felicidade?
Related Media
See more
Related Sermons
See more