O PREÇO DA DESOBEDIÊNCIA Josué 7

Josué  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 100 views

Optar pela desobediência a Deus fará de você uma ameaça a si mesmo, e a todos que estão em seu entorno.

Notes
Transcript
Grande ideia: Optar pela desobediência a Deus fará de você uma ameaça a si mesmo, e a todos que estão em seu entorno.
Estrutura: perda de uma batalha favorável (vv. 1-9), pecado descoberto (vv. 10-15), justiça de Deus executada (vv. 16-26).
- “Acã” (v. 1): perturbação e “Acor”: inquietação (v. 26).
1Crônicas 2.6–7 (NVI)
6Estes foram os filhos de Zerá: Zinri, Etã, Hemã, Calcol e Darda . Foram cinco ao todo.
7O filho de Carmi foi Acar . Ele causou desgraça a Israel ao violar a proibição de se apossar das coisas consagradas.
1Timóteo 6.9–10 (NAA)
9Mas os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos insensatos e nocivos, que levam as pessoas a se afundar na ruína e na perdição.
10Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.
01. Batalha malsucedida. (vv. 1-9)
(a) Deus havia dado uma orientação bem explícita:
Josué 6.17–19 (RA)
17Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.
18Tão somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais.
19Porém toda prata, e ouro, e utensílios de bronze e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão para o seu tesouro.
(b) Antes de você se sensibilizar com a causa dos cananeus, permita-me lembrar-lhe o conceito da justiça de Deus sobre o mal humano:
- Por que os cananeus? Pela corrupção moral e sacrifício infantil, dentre outras perversidades.
Levítico 18.1–5 (RA)
1Disse mais o SENHOR a Moisés:
2Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Eu sou o SENHOR, vosso Deus.
3Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo, nem andareis nos seus estatutos.
4Fareis segundo os meus juízos e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.
5Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; cumprindo-os, o homem viverá por eles. Eu sou o SENHOR.
- Deus iniciou um genocídio? Não especificamente, porque há hipérboles nos registros históricos: “destruição total”, “nenhum sobrevivente”, “tudo o que respira”. Sem contar que cananeus podem se converter ao Deus de Israel.
- Momento único na história. Limitado aos cananeus, havia paz com outras nações.
Deuteronômio 20.16–18 (RA)
16Porém, das cidades destas nações que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego.
17Antes, como te ordenou o SENHOR, teu Deus, destruí-las-ás totalmente: os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus,
18para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, pois pecaríeis contra o SENHOR, vosso Deus.
(c) Mas houve uma “infidelidade”: e o texto faz questão de apresentar o nome do infrator, foi “Acã, filho de Zera, da tribo de Judá”.
Josué 7.1 (RA)
1Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.
מעל ma ̀al
uma raiz primitiva; DITAT - 1230; v
1) agir com infidelidade, agir traiçoeiramente, transgredir, cometer transgressão
James Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil, 2002).
Na maioria esmagadora dos casos, o objeto de m‘l é Deus. Josué 7.1 é a única passagem em que a referência lingüística não é a pessoas ou a Deus (diretamente), mas a alguma coisa (a proibição) (Butler, 83), embora essa coisa represente o relacionamento divinohumano (Knierim, THAT, 1:920–22; Butler, 83).
Robin Wakely, “מעל”, org. Willem A. VanGemeren, Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 1129.
(d) Deus não contemporiza com o pecado, “a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel”.
- A descrição da ofensa tem como base o princípio salutar da solidariedade. Um único homem é o ofensor, mas toda a comunidade é vista como tendo cometido a transgressão, e a ira do Senhor acende-se contra ela.
Marten H. Woudstra, Josué, org. Cláudio Antônio Batista Marra, trad. Marcos José Vasconcelos, 1a edição, Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 125.
Números 11.1 (RA)
1Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do SENHOR; ouvindo-o o SENHOR, acendeu-se-lhe a ira, e fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu extremidades do arraial.
Números 11.10 (RA)
10Então, Moisés ouviu chorar o povo por famílias, cada um à porta de sua tenda; e a ira do SENHOR grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos de Moisés.
Números 22.22 (RA)
22Acendeu-se a ira de Deus, porque ele se foi; e o Anjo do SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário. Ora, Balaão ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos, com ele.
(e) Sem saber do ocorrido, Josué manda uma guarnição menor para a conquista da cidade de Ai.
(f) Mas o resultado não foi o esperado: houve baixas no campo de batalha, fuga vergonhosa e um desânimo generalizado no coração do povo.
Josué 7.5 (RA)
5Os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e aos outros perseguiram desde a porta até às pedreiras, e os derrotaram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.
(g) Houve prostração, em atos bem íntimos de humilhação: roupas rasgadas, rosto em terra diante da arca do Senhor (presença de Deus).
Deuteronômio 20.16–18 (RA)
16Porém, das cidades destas nações que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego.
17Antes, como te ordenou o SENHOR, teu Deus, destruí-las-ás totalmente: os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus,
18para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, pois pecaríeis contra o SENHOR, vosso Deus.
(h) Na oração de Josué (vv. 7-9) percebemos uma postura já vista em Moisés:
Êxodo 32.12 (RA)
12Por que hão de dizer os egípcios: Com maus intentos os tirou, para matá-los nos montes e para consumi-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
Deuteronômio 9.28 (RA)
28para que o povo da terra donde nos tiraste não diga: Não tendo podido o SENHOR introduzi-los na terra de que lhes tinha falado e porque os aborrecia, os tirou para matá-los no deserto.
(i) Interessante:
- A historiografia de Israel não visa à celebração dos grandes feitos de um superpovo, ainda que os israelitas pudessem dizer que eram o povo eleito de Deus. Os fracassos e as frustrações de Israel são expostos francamente no registro sagrado.
Marten H. Woudstra, Josué, org. Cláudio Antônio Batista Marra, trad. Marcos José Vasconcelos, 1a edição, Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 128.
02. Pecado bem-sucedido. (vv. 10-15)
(a) Agora é a vez de Deus falar, e a frase que destaco é: “Israel pecou”.
No AT, o pecado é geralmente descrito como um ato contra Deus ou uma desobediência à Palavra de Deus. Apesar da objeção de K. Koch (TDOT 4:311), é possível ver nesse termo um significado básico e não teológico de errar/fracassar, ocorrendo juntamente com seu significado familiar de pecado.
Alex Luc, “חטא”, org. Willem A. VanGemeren, Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 1129.
Jó 5.24 (RA)
24Saberás que a paz é a tua tenda, percorrerás as tuas possessões, e nada te faltará.
Provérbios 8.36 (RA)
36Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte.
Provérbios 19.2 (RA)
2Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.
(b) Há aqui o entendimento de alguns princípios a respeito do pecado: ele é pessoal, é resultado de quebra da aliança, e revela algo oculto, escondido, “debaixo da bagagem”.
Êxodo 19.6 (RA)
6vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.
(c) Deus não tem compromisso com o pecado. Ele ama o pecador arrependido e não tolera o pecado do pecador impenitente.
- Paul Washer: As Escrituras nos ensinam que Deus não apenas odeia o pecado, mas Seu ódio é direcionado para aquele que pratica o pecado. Fomos ensinados que Deus ama o pecador e odeia o pecado, mas tal ensinamento é uma negação das Escrituras que claramente declaram que Deus não apenas odeia a iniquidade, mas que Ele odeia “todo aquele que pratica a iniquidade” (Salmo 5:5). Devemos entender que é impossível separar o pecado do pecador. Deus não pune o pecado, mas Ele pune o pecador. Não é o pecado é que condenado ao inferno, mas o homem que o pratica.
(d) Uma fala muito incisiva de Deus: “não continuarei com vocês”.
- John Piper:
Precisamos meditar sobre a superioridade de Deus como nossa grande recompensa acima de tudo que o mundo tem a oferecer.
Se não o fizermos, amaremos o mundo como todos os outros e viveremos como todos os outros.
Portanto, pegue as coisas que dirigem o mundo e pense sobre quão melhor e mais duradouro Deus é: pegue dinheiro ou sexo ou poder ou popularidade. Pense sobre essas coisas.
Primeiro, pense sobre elas em relação à morte. A morte levará cada uma delas: dinheiro, sexo, poder e popularidade. Se você vive por isso, você não terá muito, e se você tiver, você perderá. Mas o tesouro de Deus é “duradouro”. Ele permanece. Vai além da morte.
É melhor que dinheiro porque Deus é dono de todo dinheiro e ele é nosso Pai. “Tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus.” (1 Coríntios 3.22,23)
É melhor que sexo. Jesus nunca teve relações sexuais, e foi o ser humano mais completo e perfeito que já existiu. Sexo é uma sombra, uma imagem, de uma realidade maior – de um relacionamento e de um prazer que farão o sexo parecer um bocejo.
A recompensa de Deus é melhor que poder. Não há poder humano maior que ser filho do Deus Todo-Poderoso. “Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos?” (1 Coríntios 6.3).
É melhor que popularidade. Fama é uma fantasia se você é conhecido somente por ninguéns humanos. Mas se seres maiores conhecem você, essa é uma popularidade de outro tipo. A maior popularidade é ser conhecido por Deus (1 Coríntios 8.3; Gálatas 4.9). E quando se trata de anjos: “Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1.14).
E assim continua. Comparado a tudo que o mundo tem a oferecer, Deus é melhor e mais duradouro. Não há comparação. Deus vence – sempre.
A questão é: você o tem? Acordaremos do transe deste mundo ilusório e veremos, creremos, nos alegraremos e amaremos? E sofreremos?
(e) A ordem de Deus é pela santificação (ser santo, separado do uso comum, tratado com cuidado especial, pertencente ao santuário).
João 17.17 (RA)
17Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
1Tessalonicenses 4.3 (RA)
3Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;
- J. C. Ryle: O homem que professa ser um verdadeiro crente, enquanto se contenta com um baixíssimo grau de santificação, se é que tem algum, e que friamente diz que “nada pode fazer”, exibe um quadro lamentável, além de ser um homem muito ignorante. Vigiemos e estejamos em guarda contra tal ilusão. A Palavra de Deus sempre dirige os seus preceitos a crentes, considerando-os responsáveis, como quem prestará contas de suas próprias vidas.
Hebreus 12.14 (RA)
14Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
(f) Olha o rigor nisso: tribo por tribo, família por família, casa por casa, homem por homem.
- Deus, segundo Calvino, “ensinou-nos com esse exemplo (exemplum) que não há nada tão escondido que não seja revelado a seu próprio tempo”.
(lkd), q. agarrar, capturar (# 4334); לֶכֶד (leked), subs. captura (# 4335).
A. H. Konkel, “לכד”, org. Willem A. VanGemeren, Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 1129.
03. Justiça executada. (vv. 16-26)
(a) Houve essa busca aprimorada, e chegou-se a Acã, e ele não pode desviar seus olhos da verdade: ele havia pecado contra Deus.
(b) O reconhecimento de Acã chega a ser lastimável: “vi”, “cobicei” e “peguei para mim”.
Êxodo 20.17 (RA)
17Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
Gênesis 3.6 (RA)
6Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
Gênesis 3.6 (RA)
6Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
Lucas 4.3–4 (RA)
3Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão.
4Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem.
(c) Moisés havia escondido um egípcio nas areias do deserto, agora Acã esconde na tenda a (boa) capa babilônica, os dois quilos de ouro e meio de prata e mais uma barra de ouro (meio quilo).
- "Francis Schaeffer se referiu com sabedoria à natureza dos itens que Acã pegou. Ele pegou dois tipos de coisas: ouro e prata — sugestões do pecado do materialismo de Acã — e “uma boa capa da Babilônia” — que sugere o desejo de estar na moda, ter sucesso ou ser chique." (from "Josué: Comentário expositivo" by James Montgomery Boice, Felipe Sabino de Araújo Neto)
(d) A execução teria de ser exemplar: como ele não queimou o que encontrou, ele próprio seria queimado. E o mais sério: e com toda a sua família. Ele havia trazido “calamidade” para Israel.
- A violação da aliança acarreta a retribuição da aliança. Nos dias do AT, dava-se preeminência à morte física como castigo pelo pecado. Isso mostra o desprazer de Deus pelo pecado.
Marten H. Woudstra, Josué, org. Cláudio Antônio Batista Marra, trad. Marcos José Vasconcelos, 1a edição, Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 133.
(e) Que situação: “E todo o Israel o apedrejou”. E o resultado: “Assim o Senhor apagou o furor da sua ira”.
Josué 7.26 (NVI)
26Sobre Acã ergueram um grande monte de pedras, que existe até hoje. Então o SENHOR se afastou do fogo da sua ira. Por isso foi dado àquele lugar o nome de vale de Acor, nome que permanece até hoje.
(f) Presumo que não houve arrependimento verdadeiro em Acã, o perturbado.
- A experiência do pecado não nos ensina a reconhecê-lo. Não aprendemos a reconhecer o clorofórmio pela freqüência que o inalamos. O ébrio não entende os efeitos degradantes da bebida tão bem quanto a sua miserável esposa e os seus filhos. Até mesmo a consciência natural não nos fornece o necessário reconhecimento do pecado para o arrependimento. Faraó, de coração endurecido fez a confissão “pequei” (Êx 9.27), Balaão, com a mente dividida (Nm 22.34), o remorso de Acã (Js 7.20), o hipócrita rei Saul (1Sm 15.24) o desesperado Judas (Mt 27.4); mas em nenhum desses casos houve um arrependimento verdadeiro.
Augustus Hopkins Strong, Teologia Sistemática, org. Juan Carlos Martinez, trad. Augusto Victorino, Edição Revisada e Ampliada, vol. 1 & 2 (São Paulo: Hagnos, 2008), 1467–1468.
(g) Mais tarde, o profeta Oséias vai se referir a Acor, de um modo que nos aponta para Jesus, sem dúvida.
Oséias 2.14–15 (NAA)
14“Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.
15E ali eu lhe devolverei as suas vinhas e farei do vale de Acor uma porta de esperança. Ali ela me responderá como nos dias da sua mocidade e como no dia em que saiu da terra do Egito.
- "Quem pode transformar o vale de Acor na porta de esperança? Com certeza não podemos fazê-lo. Mas há alguém que faz: Jesus. Ele fez isso ao tomar os problemas de Acor sobre si mesmo. Ele foi conturbado por nós. Ele desceu ao vale sombrio do juízo e morreu em nosso lugar, a fim de nos suscitar esperança por meio de sua ressurreição." (from "Josué: Comentário expositivo" by James Montgomery Boice, Felipe Sabino de Araújo Neto) Start reading it for free: https://amz.onl/2Is03Lf
04. Outras aplicações:
(a) A desobediência não é uma questão de “vacilo”, é sempre algo deliberado e consciente. E sempre tem um preço a pagar.
Romanos 3.23 (NAA)
23pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
(b) Atente a esse conceito: “Santidade ao nosso alcance é a percepção de que Deus se tornou acessível a nós na Pessoa histórica de Jesus de Nazaré”.
1Coríntios 1.30–31 (RA)
30Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,
31para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.
- Ivênio dos Santos:
Santidade é amar o que Deus ama e abominar o que Deus abomina.
Santidade é fome e sede de ser justo.
Santidade é a busca honesta de ser semelhante ao Senhor.
Santidade é a busca por conquistar aquilo pelo qual fomos conquistados.
Santidade é a única evidência segura de que possuímos a fé salvadora em nosso Senhor Jesus Cristo, e de que, portanto, somos filhos de Deus e a única prova de que amamos sinceramente ao Senhor.
Santidade é ação prática em direção ao nosso próximo.
Santidade é a busca da permanência em Cristo. É o galho mantendo-se permanente na Videira, a fim de dar o fruto do Espírito.
Santidade é uma vida de vitória sobre o pecado, pela revelação de que estamos crucificados com Cristo, passando o pecado a ser um acidente de percurso e não uma norma, pois não tem mais domínio sobre nós.
(c) Quando temos algo escondido “em nossa tenda” isso afeta não apenas a nós mesmos, mas a nossa família, sociedade, igreja e mundo.
Salmo 32.1–5 (NAA)
1Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto.
2Bem-aventurado é aquele a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há engano.
3Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.
4Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor secou como no calor do verão.
5Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Eu disse: “Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões”; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.
(d) Deus é justo em sua vingança, e importante: Ele não passa procuração para ninguém agir em seu nome. A justiça é dEle.
Romanos 12.19–21 (RA)
19não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
20Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
21Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Ilustr.: Russell Shedd, “Lei, Graça e Santificação”.
Efésios 5.18 (NAA)
18E não se embriaguem com vinho, pois isso leva à devassidão, mas deixem-se encher do Espírito,
“Não vos embriagueis com vinho” (v. 18) acrescenta uma advertência contra qualquer empecilho à lucidez da mente. O Espírito não promove a perda de controle, mas estimula a percepção mais clara da verdade. Não é só vinho ou cachaça que embriaga. O amor por dinheiro, propriedades, casas, carros e coisas diversas também ofusca e obceca a mente (I Tm 6.10).
Muito tempo antes de partir para a África, David Livingstone, famoso missionário pioneiro inglês, escreveu em seu diário: “Tudo que tenho ou possuo é importante para mim somente em sua relação a Jesus Cristo e a Seu reino”. Certamente a prosperidade é capaz de danificar mais a alma do que a adversidade. Esta exortação de Paulo aos efésios nos convida a renunciar não só a bebidas alcóolicas, mas toda espécie de falsificação (notam em Ef 5.18 o vocábulo grego asotia, “dissolução”, “confusão”, “perda da visão da realidade”). O Espírito de santificação pode constantemente remeter-nos à verdade bíblica acerca de Deus e nós mesmos e, assim, nos incentivar a “buscar as coisas que são de cima”. (Cl. 3.1)
Related Media
See more
Related Sermons
See more