Igreja mundana
Sermon • Submitted
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
kjhkj]]kjhjk
kjhkj]]kjhjk
1. Características da cidade de Pérgamo. Pérgamo significa: “altura ou elevação”. Era uma cidade localizada numa montanha de rocha com 300 metros de altura. Era uma cidade da Ásia Menor muito próspera economicamente devido ao rio Caico que possibilitava uma agricultura fértil. Era relevante culturalmente, pois nela se formaram os primeiros livros conhecidos como “Pergaminhos” - feitos com peles de animais da cidade. Possuía uma das maiores bibliotecas do mundo antigo com mais de 200.000 rolos.
Era uma cidade com uma população de 150 mil habitantes que possuía uma grande influência política no Império Romano. Também era famosa pelos seus templos religiosos. Nela havia um altar em honra à Zeus, um monumento com mais de 12 metros de altura, conhecido como o “Altar de Pérgamo”. Além disso havia o templo de Esculápio, conhecido como o ‘deus da cura e do conhecimento’. Nas suas representações ele segura um bastão com uma serpente enrolada, símbolo para a medicina ainda hoje. No seu templo, havia uma escola de medicina e se dizia que muitas pessoas eram curadas ali. Por isto, multidões vinham de todo império romano para aquele templo em busca de socorro. Elas ficavam deitadas de noite na escuridão do templo. Neste templo se soltavam cobras inofensivas que passavam por cima do corpo dos doentes. Eles acreditavam que o toque destas cobras era o toque de Esculápio e que assim seriam curadas.
Além disso, outros falsos deuses eram adorados como Atenas e Dionísio e até mesmo o Imperador era cultuado. Uma cidade que estava em terríveis trevas espirituais – por isto que o Senhor Jesus diz que nela está o “Trono de Satanás”. Noutras palavras, o Satanás possuía uma grande autoridade sobre aquela cidade. Provavelmente, mais do que em outras.
Aplicação: Satanás enganava estas pessoas por meio destas curas milagrosas. Ele é o Pai da mentira, ele é mentiroso desde o início, ele é o enganador. Ainda hoje ele promete cura, mas traz doença, a pior de todas as doenças, que destrói não só o corpo, mas a alma. Precisamos ter cuidado para não sermos levados pelos enganos de Satanás! Jesus disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará!”. Não caia nas artimanhas do Maligno. Ele age de modo muito convincente. Ele é persuasivo e pode ser muito sedutor. Ele trabalha para nos fazer pensa que a mentira é verdade e que a verdade é mentira. Ele quer se passar por verdadeiro e fazer Deus parecer mentiroso! Cuidado! O diabo quer nos fazer acreditar que não é pecado ou não é tão grave assim fazer algo desonesto. O diabo quer nos fazer acreditar que o importante é ser feliz, mesmo se for de um modo que desagrade a Deus. O diabo quer nos fazer acreditar que não precisamos congregar, que basta buscar a Deus no silêncio da nossa casa. Cuidado. Se Ele enganou Adão no Éden, ele pode nos enganar hoje. Se ele tentou enganar Jesus, ele vai tentar nos enganar. Ele enganava os moradores de Pérgamo, ele reinava por meio desse engano. Mas nós não somos escravos da mentira, nós somos servos da verdade, somos livres em Cristo Jesus e andamos na Sua Luz. No livro de Apocalipse a palavra trono aparece 42 vezes. Destas, 40 vezes são referências à Deus e Cristo, e apenas 2 são referências a Satanás e a Besta. Ou seja, o Governo de Deus é infinitamente superior.
2. Jesus se descreve como Aquele que tem a espada afiada de dois gumes. O termo grego para espada utilizado nessa passagem é rhomphaia. Ela se refere a uma espada longa que um guerreiro costumava a usar no seu ombro direito. Devido ao seu tamanho e a sua ponta perfurante por vezes era utilizada como uma lança. Era uma das melhores armas de guerra da época do Império Romano. O poder de corte desta espada é reafirmado quando se diz que ela é de “dois gumes”. Em Apocalipse 19.15, com esta espada Jesus fere as nações, e no verso 21 muitos são mortos por esta espada. Apocalipse 1.16 se diz que esta espada afiada de dois gumes sai da boca de Jesus. Ou seja, é uma referência ao juízo que Ele trará por meio de suas palavras. Não são apenas os ímpios que serão feridos pelas palavras de Cristo. A Igreja Dele também será. Ao afirmar que suas palavras são como esta espada, Ele está dizendo que trará palavras dolorosas aos ouvidos daquela congregação.
Aplicação: Jesus não fala apenas o que gostamos de ouvir. Jesus fala principalmente aquilo que precisamos ouvir. Uma igreja fiel que está sofrendo precisa de conforto e alento. Uma igreja que está se tornando mundana precisa de confronto! Sim, o julgamento começa pela casa de Deus. O amor não pode sufocar a verdade e a verdade, por mais dolorosa que seja, por mais que nos fira e faça sangrar, sempre é necessária. Hebreus 4.12 diz: “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.
Quais são as palavras de Jesus a esta Igreja?
3. Ele diz que em Pérgamo estava o trono de Satanás, que ali Satanás residia. Já aprendemos que o sentido é que Satanás exercia sua mentira de uma forma mais intensa nessa cidade. A cobra, um ser que na Bíblia é símbolo daquilo do diabo, ali era símbolo daquilo de um falso deus que dizia ser bom. Mas nesse contexto de engano espiritual, a Igreja de Pérgamo não havia sido totalmente vencida.
Jesus diz que aqueles irmãos conservavam o nome de Jesus e não negavam a fé Nele. Conservar o nome de Jesus é literalmente “segurar firmemente” o nome de Jesus. Ou seja, mesmo diante das mentiras ali realizadas eles permaneciam fiéis à verdade, eles não negavam sua fé. Então, Jesus fala de um servo Dele chamado Antipas que foi morto ali como um mártir. Antipas significa "contra todos”. Pode ser que este seja realmente seu nome, ou que expresse o que ele era alguém que não tinha medo de ninguém e que se curvava apenas ao Senhor Jesus! (Aplicação: Como precisamos de homens assim! John Wesley disse: Me de 100 homens que não temam nada senão o pecado e não desejem nada senão a Deus e eu abalarei o mundo”. Antipas era um desses homens incontroláveis, que o único modo de parar era matando – ele era um risco aos poderes deste mundo!) Ele é chamado de ‘testemunha’ de Cristo, ou seja, alguém que deu sua vida pela pregação do Evangelho. Também é chamado de Fiel de Cristo, alguém leal ao Senhor até as últimas consequências.
Aplicação: nós sabemos pouco sobre quem era Antipas. Seu nome é apresentado apenas uma vez na Bíblia. Mas ele era alguém grande aos olhos do Senhor. Nunca foi famoso entre os homens, mas era famoso entre os anjos e odiado entre os demônios. Nunca foi considerado alguém grande entre os homens, mas foi grande diante de Deus. É melhor ser desprezado na terra e conhecido nos céus do que ser conhecido na terra e desprezado nos céus. Diante disso precisamos nos lembrar que os olhos do Senhor estão sobre nós, mesmo que ninguém nos veja o Senhor nos vê e nos avalia. E mais vale a aprovação de Deus do que a aprovação dos homens. Não se importante tanto com o que as pessoas pensam de você. Se importe com o que Cristo diz a seu respeito.
Veja também o compromisso que Antipas tinha com a pregação do Evangelho! Ele morreu por pregar e ele pregava a verdade. Ele fez guerra sem levantar o punho. Ele fez guerra abrindo a boca e pregando. Não podemos menosprezar o poder da Palavra de Deus. Ao abrirmos nossa boca e falarmos de Cristo uma revolução santa pode acontecer, um avivamento pode se derramar, pois a Palavra do Senhor é poderosa. Os cristãos venceram um império apenas pregando, e os cristãos venceram o mundo apenas pregando, pois os cristãos não pregam filosofias humanas, mas revelação do Deus Vivo que tem poder sobre tudo e todos.
Por isso, pregue, meu irmão. Pregue, minha irmã. Adolescente, se levante e pregue na sala de aula. Jovem, fale de Jesus para seu professor ateu. Irmã, ore pela sua vizinha. Irmão, convide seus amigos para o culto. Somos chamados para testemunharmos do Senhor. Não gaste seu tempo e suas energias discutindo por questões que não relevância eterna. Não brigue pelo Bolsonaro. Não brigue pelo Lula. Não brigue pelo seu time de futebol. Não brigue pela sua reputação. Se for para brigar, que seja a briga santa, a briga contra o mal por meio da pregação da verdade e do amor de Deus! Sejamos testemunhas de Cristo, assim como Antipas. Então a Igreja de Pérgamo não havia negado a fé em Cristo.... Mas um outro problema estava acontecendo.
4. A Igreja de Pérgamo estava deixando o mundo entrar nela. O diabo não havia conseguido vencer aquela Igreja pela perseguição, então ele mudou sua tática. Ao invés da violência, ele tenta fazer uma aliança, um pacto, com aquela igreja. Ao invés de atacar a Igreja por fora, ele começou a atacar a Igreja por dentro, e esse é o pior dos ataques que uma igreja pode sofrer. Como ele fez isso? Levantando alguns falsos mestres que ensinavam doutrinas heréticas. Quais era essas doutrinas? A doutrina de Balaão e a doutrina dos Nicolaítas.
O que seria a doutrina de Balaão? Balaão é um profeta do Antigo Testamento. Mas ele foi contratado pelo rei moabita Balaque para profetizar coisas ruins contra Israel. Contudo, Deus não permitia que Balaão lançasse palavras ruins, mas apenas boas. Então, Balaão aconselhou a Balaque que vencesse Israel por meio de comida sacrificada a ídolos e por meio da prostituição. Quando isso aconteceu o povo praticou a idolatria e a imoralidade sexual. Do mesmo modo, havia falsos mestres na igreja de Pérgamo que ensinavam essas mesmas coisas. Eles ensinavam que não havia problemas os cristãos de Pérgamo participarem de festas em que o Imperador era adorado, festas em que sacrifícios eram feitos para o Imperador.
Esses falsos mestres também diziam que não tinha problema comer destes sacrifícios ou mesmo oferecer sacrifícios a eles. Nestas festas, havia muita imoralidade. Inclusive a imoralidade era o padrão moral. Um homem chamado Cícero dizia: “Se há alguém que pensa que os jovens não devem ter o amor de muitas mulheres, essa pessoa é muito severa. Isso se contradiz não só com a liberdade que a nossa época permite, mas com os costumes e tradições de nossos ancestrais. Quando isto não foi feito? Quando alguém encontrou um defeito nisto? Quando essa permissão foi negada?”. Então, o problema de Pérgamo era que ela estava se misturando com o mundo!
Os cristãos eram incentivados a participar de festas pagãs e a ter o mesmo comportamento deles. Não é isso que tem acontecido hoje também? Existem ambientes e festas que nós deveríamos evitar porque não fazem bem para a nossa alma. Qual o problema de ir numa festa feita por não cristãos e para não cristãos? É porque a tendência natural é o ambiente nos influenciar. Então deveríamos seguir um princípio: Se determinado ambiente é uma influência ruim, então ou estarei ali para pregar e tentar salvar algumas pessoas, ou não estarei ali. O problema é que nós subestimamos a nossa capacidade de pecar! Nós achamos que somos mais fortes do que somos. Sejamos honestos conosco mesmo. Se algo não me aproxima de Deus, eu preciso me afastar nisso.
Também havia naquela igreja a doutrina dos nicolaítas. Em Apocalipse 2.6, Jesus diz que odeia as obras dos nicolaítas. O que estas pessoas faziam? Os nicolaítas eram os discípulos de Nicolau, um homem que conforme uma certa tradição cristã, ensinava um falso evangelho sem exigências, sem compromisso, sem cruz. Ele dizia que o importante era o espírito e que o corpo não tinha nenhuma influência na vida espiritual. Cada um podia fazer o que queria com o próprio corpo e que isso não afetava sua vida com Deus. Ele ensinava a poligamia e outras aberrações. Seus discípulos entendiam que podiam pecar a vontade, pois a graça de Deus cobre tudo.
Aqui nós temos uma meia verdade, e as meias verdades são as piores mentiras. Elas são as piores mentiras porque parecem verdadeiras. De fato, a graça de Deus cobre todos os nossos pecados. De fato, o Senhor é perdoador. Mas as Escrituras ensinam que quem realmente se arrependeu dos seus pecados, passa a odiar o pecado. O pecado é coisa séria. Em especial o pecado da imoralidade. Assim como a Igreja de Pérgamo era assolada por doutrinas que incentivam a imoralidade, hoje também muitos cristãos estão caindo no pecado da imoralidade.
O apóstolo Paulo falando da imoralidade cometida pelos israelitas nos dias de Balaão nos faz um alerta: “Não os entreguemos à imoralidade, como alguns deles agiram, e num só dia morreram cerca de 23 e mil” - 1 Cor 10.8. Havia alguns na igreja que assim - não era todos, mas havia alguns, que agiam assim e a igreja não os repreendia. A Igreja de Pérgamo era uma igreja sem disciplina, uma igreja onde se podia pecar a vontade e estava tudo bem. Isso é um grande perigo.
Tomemos cuidado com a imoralidade. O padrão de Deus é o sexo entre o homem e mulher no contexto da aliança do casamento. Toda forma de expressão sexual é pecaminosa, mesmo que seja num olhar, num sentimento, numa fantasia. Paulo disse para Timóteo: Foge das paixões da mocidade. Na mocidade há paixões. Na mocidade os hormônios estão a flor da pele, e os nossos hormônios não são convertidos. Todo cuidado é pouco. O diabo é o mestre das ciladas e ele sabe como e quando nos atacar.
Se o homem está numa crise no casamento, a esposa só critica, só reclama, só chama de feio e gordo, vem uma outra mulher e rasga um elogio. E aquela palavra encontrou um eco dentro de uma alma carente. De repente, o pensamento é: “A minha mulher não me respeita, mas a fulana de tal... Ela me trata como devo ser tratado e pensando bem, como ela é bonita!”. Daqui a pouco olharemos começam a ser trocados, sorrisinhos maldosos, sentimentos e hormônios começam a entrar em erupção, mensagens ambíguas, brincadeiras do tipo “vai que cola”, e então... você já sabe o resto.
O que é verdade para o homem também é para a mulher. Uma cantadinha malfeita de uma alma carente é o equivalente a uma poesia de Carlos Drumond de Andrade. A irmã posta uma foto e alguém vem e manda um coraçãozinho e chama de linda. Isso pode ser o início da ruína. Minha irmã, se você é casada e alguém faz isso com você, na hora mostre para o seu marido (e o mesmo conselho serve para os maridos!). “Não, mas isto não é nada. Foi só um elogio.”. De elogio em elogio o diabo destruiu milhões de famílias.
E, minha irmã se você manda mensagem, ou tira umas gracinhas, “dá moral” para quem já tem marido, faça um favor para você mesmo e se converta. Você não percebe que fazendo isso está sendo usada pelo diabo? E, meu irmão, se tu é casado e manda mensagem para outras mulheres, elogiando e dizendo isto ou aquilo, te digo algo: “CRIA VERGONHA NA TUA CARA!”. Homem que faz isto não é digno de respeito e tem que ser disciplinado.
E os solteiros? Os casados ainda podem dar vazão às suas pulsões sexuais dentro do casamento, mas os solteiros não podem. O que fazer? Em primeiro lugar e acima de tudo, saiba que é possível ser puro sexualmente. Acho que muitos caem aqui. Eles simplesmente não acreditam que é possível ser casto. Por mais difícil que pareça, é possível. Como eu sei que é possível? Porque a Bíblia diz. A Bíblia diz que o Espírito Santo vem habitar no corpo de quem é salvo, e que Ele nos dá força para vencer o pecado. Então, acredite: é possível.
A outra coisa que você precisa entender é que se você for um jovem ou uma jovem normal você vai ter tentações e nós não podemos confundir ser tentado com cair em pecado. Você vai ter impulsos muito fortes correndo pelo seu corpo como se fosse uma corrente elétrica. O ponto é, o que você vai fazer com estes impulsos? Você vai controlá-los ou você vai deixar eles te controlarem? Vai contê-los ou soltá-los? Essa é a questão. Então, solteiros, a melhor coisa a se fazer é a seguinte: façam tudo o que vocês puderem para que estes impulsos não sejam fortes ao ponto de vocês não conseguirem controlá-los.
Na prática isso é mais ou menos o seguinte: se você é solteiro-solteiro, nem namorado tem, não fique com ninguém. Se você é solteiro que namora, cuidado com o tipo de beijo dado, cuidado com o tipo de abraço, não desperte aquilo que não pode ser satisfeito! Porque uma vez que um desejo foi despertado, é mais difícil manter o controle.
Mas aqui eu também preciso tocar uma outra questão. E se você sentir atração por pessoas do mesmo sexo? E se você é uma menina que se sente sexualmente atraída por meninas? E se você é um menino que se sente sexualmente atraído por meninos? Quem sabe você guarda esse segredo a sete chaves no seu coração. Ninguém sabe. Talvez você não queria admitir nem pra si mesmo. Mas o que fazer?
A questão da atração homossexual é muito delicada. Existem gays na igreja. Sempre existiram e sempre existirão. Em alguns casos, há pessoas que simplesmente abandonam todas as suas tendências homossexuais por algum tratamento espiritual. Mas há outras que continuam com as tendências a vida toda. Continua a questão, o que fazer? Alguns querem alterar o que a Bíblia diz. Querem dizer que Deus os fez assim e se Deus os fez assim não tem problema terem esses sentimentos e essas inclinações. Outros dizem que Deus é amor e que toda forma de amor é válida e que se houver amor, mesmo que seja num casal gay, não tem problemas para Deus. O ponto que o Cristianismo ensina é: Deus e Sua Palavra não muda. O que Ele disse ontem é válido para sempre. E ele condena o relacionamento e o sentimento homossexual. Em outro sermão podemos tratar melhor sobre as razões para Deus não aceitar, mas o ponto hoje é: Se você é um cristão ou uma cristã que luta com desejos homossexuais como ser santo nesta situação?
Primeiro saiba que eu me solidarizo com você. Eu sei que muito provavelmente você vive conflitos horríveis. Sentimentos de culpa e autodesprezo devem ser grandes no seu coração. Saiba: Jesus realmente te ama. Assim como eu, você é um pecador (a), mas Jesus continua a nos amar mesmo diante das nossas tentações. E o direcionamento que Ele dá para todos os que lutam contra o pecado é: permaneça fiel. A luta do heterossexual, em certo sentido, é a luta do homossexual: ser fiel. Só que o heterossexual terá que ser fiel à Deus sendo fiel ao seu cônjuge do sexo oposto, e aquele que possui inclinações homossexuais terá que ser fiel à Deus sendo solteiro até o fim de sua vida – isto é, caso ele(a) não consiga adentrar num casamento monogâmico e heterossexual.
Depois de todas essas aplicações, eu retorno ao ponto principal que está sendo ensinado nessa passagem: O Padrão Sexual apresentado nas Escrituras é aquele que devemos seguir. Nós devemos seguir esse padrão porque ele é o melhor para nós e para o mundo. Como sabemos que este é o melhor padrão? Porque Aquele que criou o ser humano em todas as suas características, até mesmo as sexuais, disse que é assim.
Mas talvez alguém se pergunte: E aqueles que caíram? Como eles devem agir? Como se levantar? O mandamento de Jesus é: Se Arrependam. Mudem de mente, ou de mentalidade. Mudam a maneira de vocês pensarem e consequentemente vão mudar a maneira de vocês agirem.
Na igreja de Pérgamo havia aqueles que incentivam estas práticas, que diziam que tudo bem viver assim. Eram falsos mestres e falsos cristãos. Jesus faz uma ameaça para eles, Ele diz que virá com a espada que sai da sua boca, Ele trará juízo. Isso porque o Juízo começa pela casa de Deus. Não pense que Jesus vê toda essa desgraça acontecendo e não faz nada. Ele tem zelo pelo seu nome e pela sua glória. A Igreja de Pérgamo devia disciplinar, mas ela não disciplinou. Mas o Jesus santo, que vive e reina, viria trazer sua disciplina. Ele viria colocar as coisas em ordem e horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Porém, além de sabermos que Jesus é Justo e traz juízo, nós devemos nos perguntar: O que fazia aqueles irmãos caírem nestes pecados de idolatria e imoralidade? A resposta é: fome. O pecado é uma questão de fome, é uma questão de desejos não satisfeitos. O desejo mais fundamento do ser humano é o desejo por ser feliz. O filósofo Blaise Pascal escreveu: “Todos os homens buscam a felicidade. Isso não tem exceção. Seja qual forem os diferentes meios que empreguem, todos eles tendem a esse fim. A causa de alguns irem à guerra e de outros evitá-la está no mesmo desejo em ambos, com diferentes visões. A vontade nunca dá o menor passo a não ser com esse objetivo. Esse é o motivo de toda ação de todo homem, mesmo daqueles que se enforcam”.
Deus é Feliz e nos chama para sermos felizes, mas nós buscamos a felicidade fora de Deus. Uma possível definição de pecado é tentar ser feliz sem Deus. Nós temos fome por alegria, fome por significado, fome por amor, fome por paz, mas tentamos saciar esta fome com comidas desta terra. Mas depois de nos banquetearmos no pecado percebemos que a nossa fome não passou, pelo contrário... ficou maior.
Nós fomos feitos para Deus e apenas em Deus a nossa alma descansa. Na verdade, a fome da nossa alma é fome de Deus. Os cristãos de Pérgamo estavam tentando saciar sua fome na imoralidade. Mas a imoralidade apenas os deixava mais famintos e desnutridos. Os cristãos de Pérgamo estavam recorrendo às comidas deste mundo porque não estavam provando do Pão dos Céus, que é Jesus.
Jesus ordena àquela igreja e também à nós que nos arrependamos, e faz uma promessa de provisão. Se vencermos, se resistirmos as seduções do mundo, do diabo e da carne, Ele nos dará o Maná Escondido. Com essa pequena expressão, o Senhor Jesus nos diz muito sobre quem somos, onde estamos e para onde estamos indo. Você se lembra: Deus enviou Maná para não deixar o povo de Israel morrer no deserto. Ou seja, Maná é o alimento para quem está no deserto, e é o alimento para o povo de Deus em peregrinação. O Maná é o símbolo e a concretização da provisão de Deus. Deus supre as nossas necessidades. E Deus supre todas as nossas necessidades por meio de Jesus, o pão que desce do céu, o maná da nossa alma. O mundo é um lugar desértico, cheio de perigos e provações, onde somos testados ao limite, onde nossas necessidades são sentidas. Mas aos vencedores, aos que permanecem fiéis, o Senhor promete trazer esta satisfação espiritual e existencial. Jesus falando de si disse que Ele é o Pão Vivo que desceu do Céu, quem se alimentar Dele jamais terá fome novamente. Jesus é o Maná que tira a nossa fome e quando nós estamos satisfeitos em Cristo o pecado perde poder de atração sobre nós.
C.S. Lewis disse que nós “somos criaturas divididas, correndo atrás de álcool, sexo e ambições, desprezando a alegria infinita que se nos oferece, como uma criança ignorante que prefere continuar fazendo seus bolinhos de areia numa favela, porque não consegue imaginar o que significa um convite para passar as férias na praia. Ficamos muito facilmente satisfeitos”. É em Jesus que nos encontraremos a satisfação que o álcool, o sexo e o dinheiro não podem nos dar. Jesus é o Maná Escondido.
Nós nos alimentamos desse Maná Escondido pelos meios de graça, pela leitura das Escrituras, pela oração, pela participação regular no culto público, pela comunhão com os irmãos durante a semana, pela Santa Ceia, pelos cânticos espirituais. Nós nos alimentamos de Cristo quando buscamos a Deus, principalmente pelas Escrituras, pela Oração e pelo Culto. Seja constante nisso. De tijolo em tijolo se ergue uma casa, de passo em passo se anda milhas, de versículo em versículo se lê a Bíblia, de minuto em minuto se ora todos os dias. Seja constante em suas disciplinas espirituais e você com o tempo começará a provar de uma espiritualidade mais saudável e profunda.
Por fim, há mais uma promessa: uma pedrinha branca escrita um nome à qual só quem recebeu conhece. O que é essa pedrinha e o que é esse novo nome? Como tudo em Apocalipse, há muitas interpretações. Mas para muitos estudiosos da Bíblia a interpretação mais provável é a seguinte.
Os cristãos de Pérgamo estavam sendo tentados a participarem de festas nas quais o nome do Senhor era desonrado, festas nas quais eles negavam sua fé, então o Senhor faz uma promessa de uma festa superior. Isso porque naquela cultura a pedra branca era um tipo de senha para se entrar em festas. Jesus está dizendo, existe uma festa de glórias e alegrias perfeitas preparada para vocês que resistirem, vocês que continuarem fiéis a mim. A melhor das festas desta terra, não chega nem perto desta festa celestial. Alguém já afirmou o céu é um mundo de alegrias e que esta nossa esperança deve nos manter fieís ao Senhor enquanto enfrentamos as angústias e tristezas desta vida.
Mas quanto ao nome que vem escrito na Pedra Branca? Apocalipse 3.12 fala que Cristo terá um Novo Nome. Nome nas Escrituras traze a ideia da identidade de alguém. Conhecer o nome de alguém é conhecer esta pessoa. Muitos estudiosos entendem que o nome nesta pedra é novo nome de Cristo e o significado disto é que no céu nós teremos um conhecimento tão profundo, tão perfeito de quem Cristo é em toda sua glória e majestade que esse será o maior de todos os privilégios, isto em si é o próprio céu, pois a vida eterna é conhecer a Deus e é conhece-lo como somos conhecidos!
CONCLUSÃO
A Igreja não pode se mundanizar. A Igreja não pode viver conforme os padrões do mundo. Se o diabo não consegue destuir a igreja por fora, ele vai tentar destuir ela por dentro. Se a perseguição não destrói uma igreja, ele vai tentar pela corrupção, pela mistura daquilo que é santo com aquilo que não é. O pecado é pecado independente de quem pratica e o Senhor Jesus nos chama ao arrependimento e à fé Nele. Se você está em pecado e o Senhor está lhe exortando é porque Ele lhe ama. Então seja prudente, abandone o pecado, peça ajuda, fuja da aparência do mal, alimente-se todo dia de Cristo, o Pão do Céu, o nosso Maná. Ele tira a fome de nossa alma e nos dá a satisfação que faz a tudo ter sentido, que faz o sol brilhar, que faz a vida ter gosto e cor. Jesus. Ele é o Pão Vivo. Quem se alimenta Dele não terá mais fome. Amém.