EXPOSIÇÃO I PEDRO (2)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript
VENCENDO AS PERSEGUIÇÕES
1Pedro 3.13–22 (RA):
INTRODUÇÃO
Pedro orienta os crentes acerca do enfrentamento de perseguições. Já viviam em um tempo em que os próprios apóstolos estavam sendo perseguidos e martirizados. A igreja de Cristo era perseguida e dispersa.
O próprio apóstolo Pedro seria mais tarde martirizado pelo imperador Nero por volta do ano 64-67 dC.
TEMA: VENCENDO AS PERSEGUIÇÕES
1. VIDA ORDEIRA
13Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom?
O questionameto de Pedro não é uma promessa que o servo de Deus zeloso e correto na condução de sua vida não passaria por perseguição, mas que, embora seja isso um dever do cristão, certamente minimizará sofrimentos.
Muitos dos nossos problemas podem ser gerados por nossa própria condura inadequada.
Ex. dificilmente alguém será preso e condenado injustamente sem haver cometido crime algum.
Gálatas 6.6–10 RA
6 Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. 7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. 9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
APLICAÇÃO
Jamais abandone o ideal de justiça e obediencia a Deus
2. CONFIANÇA EM CRISTO
14 Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; 15 antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,
Pedro evolui o argumento tratando da hipotese de perseguição. Se for por causa da justiça é bem aventurado.
Exorta a que os irmãos tenham coragem para enfrentar
Novamente somos lembrados de quem é o nosso Senhor, Cristo. Somos dEle, vivemos os valores dEle e devemos estar prontos para dar razão de nossa fé.
Como no caso do servo que faz o bem ao seu senhor ou às autoridades independente se é bom ou mal, devemos fazer o bem por temor a Deus.
1Pedro 2.12–21 RA
12 mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. 13 Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, 14 quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem. 15 Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; 16 como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. 17 Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei. 18 Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso; 19 porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus. 20 Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus. 21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,
APLICAÇÃO
Jamais tire os olhos do Salvador diante das perseguições
3. MANSIDÃO E HUMILDADE
16 fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, 17 porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.
A mansidão e a humildade sempre deve ser prativada por um servo de Cristo.
Confiança no controle e na soberania de Deus deve ser sempre uma realidade, especialmente quando sofremos injustiças
Conforme o exemplo de Cristo
18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, 19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, 20 os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água,
Lutero comentando esta passagem disse que era a mais difícil do Novo Testamento e que ele não sabia o que Pedro quis dizer.
Tres questões difíceis no texto.
1 - A grande questão paira sobre o significado da palavra espírito, se era o espírito de Cristo ou o Espírito Santo.
2 - V, Quem são os espíritos em prisão, quando Cristo foi?
3 - Qual a conexão da história da arca com o que está dizendo?
4 - A conexão com o batismo?
Tres possíveis interpretações: (Nicodemus)
1 - Cristo foi ao inferno para pregar aos espíritos rebeldes do tempo de Noé. Rejeitada.
2 - Cristo foi depois da morte proclamar sua vitória aos anjos caídos. Depende da interpretação de Gn 6.
3 - Quando Noé estava pregando Jesus pregava através dele pelo Espírito Santo. cap. 01. 10
1Pedro 1.10–11 RA
10 Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, 11 investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam.
2Pedro 2.5 RA
5 e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;
19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, 20 os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, 21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;
O Batismo é o símbolo de nossa vitória em Cristo
22 o qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes.
Embora Cristo tenha sofrido perseguição, enfrentou com perseverança e foi vitorioso.
Assim também nós podemos ser
CONCLUSÃO
TEMA: VENCENDO AS PERSEGUIÇÕES
1. VIDA ORDEIRA
2. CONFIANÇA EM CRISTO
3. MANSIDÃO E HUMILDADE
Related Media
See more
Related Sermons
See more