As maiores riquezas

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 29 views
Notes
Transcript

As maiores riquezas

Efésios 3.6–13 NAA
6 O mistério é que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho, 7 do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder. 8 A mim, o menor de todos os santos, foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo 9 e manifestar a todos qual é a dispensação do mistério que, durante tempos passados, esteve oculto em Deus, que criou todas as coisas. 10 E isso para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida dos principados e das potestades nas regiões celestiais, 11 segundo o eterno propósito que Deus estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor. 12 Em Cristo, temos ousadia e acesso a Deus com confiança, mediante a fé nele. 13 Portanto, eu peço que não desanimem por causa das minhas tribulações em favor de vocês, pois isso é motivo de honra para vocês.
INTRODUÇÃO
Galera, eu tenho 30 anos, completo 31 em agosto, mas confesso a vocês: tem dias que me sinto cansado, mesmo tendo dormido a noite toda! Tem dias que acordo com dor nas costas, no pescoço, eu e a Maiara ficamos nos perguntando se é o travesseiro, o colchão... sim, me sinto sedentário às vezes, preciso fazer mais atividade física, mas vejo que sinto dores, é aquela coisa de que a cada dia estamos envelhecendo um pouco mais.
“A vida é difícil”. Esta é uma frase comum em nosso dia a dia, que temos de concordar. Nosso mundo está vivendo amaldiçoado pelo pecado, mas isso não só por causa das doenças, do nosso cansaço, das dores nas costas, ou então das forças da natureza que vem sobre nós, e sim principalmente pelo pecado que habita no coração dos homens.
Nós sofremos de várias formas, e se você acredita que nunca irá sofrer na vida, está enganado, pois o sofrimento chega sobre nós todos! Não estou falando simplesmente de dores no corpo ou do cansaço, mas dores maiores, dores na alma. E, para quem é cristão, parece que todas as dores e aflições só aumentam, visto que temos o inimigo das nossas almas, o Diabo. Sabe, muitas vezes não nos sentimos satisfeitos mesmo quando desfrutamos de momentos de vitórias.
A dor e o sofrimento se agravam ainda mais quando percebemos que todo o pecado existe porque é uma ofensa contra Deus. Nos sentimos culpados, condenados e afastados de Deus. Mesmo sabendo que Deus te ama, você já se perguntou alguma vez se Ele gosta de você? É estranha essa pergunta, mas tem gente que, ao mesmo tempo que pensa que Deus nos ama, parece que não sente muita afeição por nós: “porque, se gostasse mesmo, não nos faria sofrer tanto”. Você sente que está o tempo todo sendo punido por Deus por causa do pecado? Mesmo que a gente esteja na igreja todo fim de semana, parece que, em muitas situações, ainda nos sentimos perdidos a tudo que se relaciona com o Evangelho.
1. Enxergamos o Evangelho como uma porta de entrada (somente para os que não estão na igreja, como se o alimento fosse somente pras ovelhas que estão fora, perdidas);
2. Enxergamos o Evangelho com utilitarismo (O que o Evangelho pode fazer por mim?)
· O que chamaria mais a atenção de vocês em um anúncio da igreja?
i. Na Igreja Presbiteriana da Ronda, você:
1. Conhece novos amigos e vizinhos;
2. Ouve mensagens positivas e práticas que o motivam a cada semana sobre:
a. Como melhorar sua autoestima;
b. Como vencer a depressão;
c. Como ter prosperidade;
d. Aprender a lidar com o seu dinheiro, sem ser manipulado por ele;
e. Os segredos de uma família feliz;
f. Os segredos do sucesso profissional;
g. Como superar o estresse;
3. Receber a cura e a vitória
4. Encontra o amor da sua vida em menos de um mês;
· O que há de errado com a visão utilitarista do evangelho que se concentra em soluções para problemas pessoais, em uma vida mais bem sucedida agora e na garantia de ir para o céu?
Para muitos, o Evangelho deixou de ser uma solução para nosso maior problema: culpa, alienação e condenação eterna e se tornou apenas algo que serve somente para os não convertidos ou que utilizamos quando estamos em desespero.
Certa vez, um fazendeiro dos Estados Unidos deixou uma herança de 50 mil dólares para um trabalhador que foi fiel a este fazendeiro durante todo o tempo em que esteve a seu serviço. O homem foi avisado a respeito do dinheiro que tinha pra receber, e depois de algumas semanas, ele ainda não havia buscado sua herança. Ele foi chamado no banco e foi informado que o dinheiro estava disponível para saque, 50 mil dólares, o que chegaria hoje a quase meio milhão de dólares! Ele respondeu ao banqueiro: “Senhor, você acha que eu posso ter cinquenta centavos para comprar um saco de farinha de milho?”. Por nunca ter mexido com dinheiro na vida, ele não tinha noção do tamanho da sua riqueza. Ele reclamava que não tinha 50 centavos quando podia ter muito mais que isso!
Muitas vezes, estamos iguais este senhor: reclamando por tão pouco quando podemos ter as maiores riquezas!
O texto de Efésios que nós lemos no início fala no v. 8 de Efésios 3:
Efésios 3.8 NAA
8 A mim, o menor de todos os santos, foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo
Paulo, neste texto, não está falando sobre uma riqueza material, financeira, mas sobre as gloriosas verdades existentes no Evangelho! É como se a gente tivesse muito mais do que meio milhão de dólares pra buscar no banco, pois é uma riqueza que vem dos céus, é insondável, nada deste mundo pode se comparar a isto! Só que, infelizmente, a maioria ainda fica buscando os 50 centavos de uma vida medíocre sem o Evangelho! Tem gente que ainda não entendeu o que é o Evangelho, assim como este senhor que trabalhava para o fazendeiro não tinha noção do que representava 50 mil dólares.
O objetivo de várias igrejas é ensinar que devemos escapar da condenação do inferno, como se a mensagem de Cristo fosse relacionada somente a isto, esta é uma parte mínima. Vivemos em uma época em que a preocupação do estudante universitário de nossas igrejas é se formar pra poder ter um emprego decente e formar uma família. E isto é benção! Mas não chega nem perto das maiores riquezas que encontramos em Cristo.
· Será que você consegue entender de que maneira o Evangelho impacta o seu dia-a-dia? Como é que você pode sentir e ver o poder de Cristo transformando sua família, seu trabalho, seus estudos?
· Como podemos glorificar a Deus em nossa profissão? (jeitinho brasileiro, engano, mentira, querer passar por cima do outro...)
O Evangelho é a Boa Nova, e isso compreende a boa notícia de que estamos em paz com Deus porque temos Cristo. É a boa notícia quando você recebeu as más notícias de que é pecador, de que precisa da graça de Jesus e de que sem Ele você está perdido. A má notícia é que toda a humanidade está corrompida pelo pecado desde quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, mas a boa notícia é que em Cristo temos a quebra desta maldição! Ele morreu para nos dar vida, para nos dar o acesso a Deus!
Vemos a má notícia sendo apresentada por Paulo no início de Efésios 2 até o ponto em que ele utiliza a palavra “mas”, que, em oposição ao que estava sendo dito antes, Paulo declara:
Efésios 2.4–10 NAA
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos — 6 e juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus. 7 Deus fez isso para mostrar nos tempos vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Mesmo a gente sendo objeto da ira de Deus, Ele nos amou em Cristo! Quer notícia melhor do que esta?
Chega de se sentir culpado, chega de insegurança, Deus derramou Seu amor por nós, e isso basta para sabermos que somos aceitos por Ele! Saiba que você é aceito por Deus, não pelo que você faz, mas sim pelo que Cristo fez na cruz por você!
A gente não consegue encontrar a luz quando o que conhecemos é apenas escuridão, mas a partir do momento em que encontramos a luz, queremos ficar longe da escuridão. Não conseguimos enxergar o Evangelho como uma boa notícia até que a gente entenda o quanto somos necessitados da graça de Jesus. É terrível não ter Cristo, é terrível estar em uma condição de morte espiritual!
Em Mateus 18:21-35, Jesus contou a história de um servo que devia um valor de 10 mil talentos ao rei dele. O talento era uma moeda que significava cerca de 20 anos de trabalho. 10 mil talentos, então, significava que ele deveria trabalhar 200 mil anos, o que a gente sabe que seria impossível! Esse é o tamanho da nossa dívida com Deus, e somente Cristo conseguiu pagar ela.
· Você consegue se colocar na situação deste servo que devia um salário equivalente a 200 mil anos?
· A principal necessidade da qual o evangelho trata é a nossa necessidade de sermos libertos da pena e da prática habitual do pecado. De 0 a 10, como você entende a necessidade de ser liberto da pena e da prática do pecado? Quanto você se preocupa com isso? 0 (menos importante) e 10 (mais importante).
a. Esta tem de ser a primeira preocupação que deve vir à nossa mente.
CONCLUSÃO
Não busque as bençãos materiais em Cristo como seu objetivo na vida, não fique correndo atrás, pois ficará frustrado quando não conseguir. Esta vida é de dores e sofrimento, como falei no início. Foque em Cristo e nas Suas maiores riquezas! Foque no amor de Deus, na Sua graça e no Seu perdão. Sinta-se perdoado e em paz com Deus, descubra no Senhor as maiores riquezas.
Enquanto muitos correm para conquistar a fama e o reconhecimento de uma vida farta, de um Instagram cheio de curtidas, de uma vida social ativa e de um emprego abençoado, nós cristãos podemos provar de muito mais que o Senhor pode nos oferecer.
Não enxergue o Evangelho somente como algo que te trouxe à igreja. O Evangelho é muito mais do que isso! Encare cada dia como uma oportunidade de crescer no relacionamento com Jesus, a fim de ser mais parecido com Ele nos pensamentos, nas palavras e nas atitudes.
Não enxergue o Evangelho de maneira utilitária, tipo “eu preciso ir pra igreja porque... (estou mal, desanimado, com depressão) (perdi meu emprego) (estou mal nos estudos) (fui assaltado) (estou doente e preciso de cura)”. O Evangelho é muito mais do que isso! É mais urgente que qualquer necessidade diária que você possa se preocupar!
Nunca se esqueça disso: Jesus morreu para você ter vida abundante e não se acomodar com as migalhas de uma vida medíocre de quem busca satisfação neste mundo!
Que o Senhor Jesus te abençoe!
Related Media
See more
Related Sermons
See more