Sujeiras Espirituais
Libertação • Sermon • Submitted
0 ratings
· 264 viewsSujeiras espirituais são portas abertas e a oportunidade perfeita para demonios dominarem
Notes
Transcript
Handout
Handout
A FALTA DE DISCERNIMENTO
A FALTA DE DISCERNIMENTO
Os fariseus estavam agindo por orgulho, medo e inveja do ministério de Jesus.
Tomados por motivações céticas e incrédulas, os religiosos do tempo de Jesus estavam agindo por motivações erradas, por isso a oposição a Mensagem de Deus.
Aplicação
Quando não temos o discernimento dado por Deus, de fato, não conseguiremos ver as obras do diabo.
Quem não tem o Espírito Santo não consegue enxergar as sujeiras espirituais em sua vida.
Sem a ação do Espírito Santo não podemos ser convencidos das mazelas do pecado. (Jo.16.8) (Rm.3.23)
Uma pessoa que nunca viu a limpeza saberá o que é sujeira? É preciso estar atento(a), pois, a sujeira pode estar dando moscas.
O Senhor das Moscas
O Senhor das Moscas
Os fariseus estavam usando um termo pesado, chamar Jesus de “Belzebu” era dizer que Jesus era o “senhor dos estrumes”, ainda mais, chamaram as obras de Cristo de demoníacas.
Belzebu é conhecido como “senhor das moscas”. Uma analogia interessante para nós pensarmos a luz do que Jesus disse:
A bagunça.
Jesus mostra que satanás não age com divisões em seu ataque.
Jesus alerta que um reino e casa divididos não dão certo. (Imagine uma casa com muitas pessoas e nenhuma delas faz a limpeza, cozinha, vai ao mercado e etc.),imagine a bagunça? Pois é, já deixou carne, ou algum alimento fora da geladeira por muito tempo? Já viu o que acontece? Junta, moscas e vermes. Há um ensino importante aqui.
Aplicação
O diabo não brinca de destruir a vida de alguém! É preciso ter discernimento vindo de Deus para identificarmos as obras do diabo. O senhor das moscas busca pessoas com a casa aberta, sem proteção, pessoas em estado de fragilidade, seja emocional ou espiritual. E assim ele fará a bagunça.
A invasão
A invasão
Jesus chama a atenção dos fariseus com uma explicação interessante. Jesus trata sobre um assalto, uma invasão, roubo.
Dificilmente um ladrão irá entrar na casa de uma pessoa preparada para possíveis assaltos. Porém, se entrar, ele terá que prender o valente antes de roubar.
Amarrados
O diabo busca destruir a vida das pessoas, leva-las a morte. Nada é roubado enquanto o “valente” está livre, para acontecer um roubo é preciso deixar o valente amarrado.
Pecados:
Pecados amarram nossas vidas em opressões demoniácas, pecados criam hábitos escravizadores e consquentemente levam as mazelas espirituais. O diabo oprime através do pecado, o diabo escraviza através dos pecados e esses pecados precisam ser tratados ou o diabo irá tirar tudo da sua vida.
Aplicação:
Já se viu preso a um pecado de estimação? Aquele pecado que você alimenta, cuida, faz carinho e até mesmo protege? Pecados que causam tristeza, no momento pode até ser bom, mas logo depois virá a culpa, uma tristeza que abate o rosto, uma culpa que você não sabe o que fazer, e geralmente pecados de estimações levam a hábitos escravizadores.
O ROUBO
A ação do ladrão é levar algo, é ter algo que não lhe pertence, porém, ao amarrar (pecados) ele tem liberdade para atuar em seu roubo. O diabo não brinca em destruir a sua vida, a sua família, o seu trabalho e as pessoas que você ama. Ele irá roubar:
Paz - O diabo atua sobre o caos, ele é gerador do caos.
Família: Quantas famílias foram destruídas pela ação do diabo?
Sonhos e projetos: Ele causará uma destruição que lhe fará desistir de tentar e recomeçar de novo.
Aplicação:
O diabo busca brechas para oprimir aqueles que dão brechas para o senhor das moscas ali se alojar. Jesus usa a analogia de uma casa arrumada para explicar como os demônios atuam. Eles se alojam, encontrando uma casa desprotegida ali vivem. O diabo não perde tempo, sem discernimento dado pelo Espírito Santo, não é possível ver as sujeiras (pecados), ou até mesmo limparmos o que satanás está fazendo.
Então o que fazer?
Libertação ou Opressão?
Libertação ou Opressão?
Jesus mostra que os pecados seriam perdoados. Jesus é o próprio libertador.
Blasfêmia contra o Espírito Santo é não crê nas Palavras de Jesus. São atitudes como:
Não crê nas palavras de Jesus (Incredulidade)
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 3
12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo
Aqueles que fecham a porta para o Espírito Santo em sua vida (Coração Duro).
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 7
51 Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis
2. Libertos por Cristo.
O Arrependimento:
Para aqueles que se arrependem:
Para aqueles que querem tirar a sujeira de suas vidas: Há esperança!
Nova Almeida Atualizada Capítulo 1
O SENHOR diz:
“Venham, pois, e vamos discutir a questão.
Ainda que os pecados de vocês
sejam como o escarlate,
eles se tornarão brancos como a neve;
ainda que sejam vermelhos
como o carmesim,
eles se tornarão como a lã.
Confessar seus pecados a Deus é a forma de limpar toda sujeira.
Nova Almeida Atualizada (Capítulo 1)
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Qual será sua decisão? Você deseja retirar toda sujeira e viver o que Deus tem para sua vida? Ou prefere continuar refém do senhor das moscas? Jesus te chama para uma nova vida!
Roteiro de Célula baseado no sermão
Quebra Gelo: Qual lembrança você tem de um momento que você ficou mais sujo na sua vida? Futebol na lama, carro atolado, escorregão e caiu em uma poça suja.
Como você percebe o poder(ação) do mal no dia a dia? Como você percebe em sua casa, trabalho, amigos, ou seja, no dia a dia.
Uma vida de pecados gerá oportunidades para ações do inimigo, por exemplo, “o senhor das moscas”, moscas são atraídas por sujeiras ou coisas expostas (carne, leite e etc). Você acha importante reconhecer brechas podem estar sendo usadas por Satanás, por quê?
O nome de Jesus tem autoridade sobre todas as coisas. O que podemos entender com essa afirmação?
É preciso termos discernimento para com as obras do pecado e do diabo. Uma vida de pecado gerá oportunidades para ações diabólicas em nossa vida. Reconhecer nossa vida de pecados e brechas que damos para ações do diabo é fundamental para que Deus transforme nossa vida. O nome de Jesus é poderoso sobre todas as coisas, ter Jesus é saber que nada poderá nos separar do amor de Deus.