Salmo 19: A Revelação Geral e a Revelação Especial
Sermon • Submitted
0 ratings
· 298 viewsNotes
Transcript
Título: A Revelação Geral e a Revelação Especial
Título: A Revelação Geral e a Revelação Especial
Texto: Salmo 19 (NVI)
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Captação:
Captação:
Minha mãe, quando foi na Conferência Fiel (grande evento, milhares de pessoas), em Águas de Lindoia - SP, se hospedou perto do evento. Na saida para o evento, de ônibus, ela viu no caminho um homem de terno, humilde, caminhando sozinho para o evento. Então ela chegou no evento e ele estava ocorrendo, quando chamaram o pregador da noite, ela se surpreendou, porque era o senhor que ela viu indo andando para o evento na rua: Hernandes Dias Lopes.
Ela tinha visto ele na rua mas não sabia quem ele era e que ai ser o pregador da conferência
Há 2 anos atrás o Pr. Mendes esteve aqui na igreja, eu tirei foto com ele, sai para o restaurante com ele, mas não sabia que:
- Ele é o fundador do Pregue a Palavra
- Fundador do seminário em que estudo
- E que foi presidente da nossa convenção nacional ou ordem pastores SP
Eu sabia que ele era alguém que Deus lhe deu grande importância, mas eu não sabia que o que ele fez atingiria tanto a minha vida hoje.
Assim é com Deus. Não adianta saber quem Ele existe e é o Criador, é necessário saber o que Ele faz por nós, que Ele salva!
E nós que sabemos devemos anunciar isso.
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
CONTEXTO
CONTEXTO
Salmo de Davi
Em sua maior parte o parece um salmo de sabedoria, mas os versos 12 e 13 fazem dele um salmo de lamento.
GRANDE IDEIA DO SERMÃO: Todos sabem que Deus existe mas nem todos sabem que Deus salva
GRANDE IDEIA DO SERMÃO: Todos sabem que Deus existe mas nem todos sabem que Deus salva
1. V. 1-6 A REVELAÇÃO GERAL: Todos os seres humanos podem saber que Deus existe e conhecê-lo em parte através da sua criação, mesmo que sem palavras. Por isso, todos são indesculpáveis.
1. V. 1-6 A REVELAÇÃO GERAL: Todos os seres humanos podem saber que Deus existe e conhecê-lo em parte através da sua criação, mesmo que sem palavras. Por isso, todos são indesculpáveis.
Explicação
Explicação
V. 1-2: A perfeição e grandiosidade da criação, junto com a harmonia com que tudo funciona todos os dias, indicam/proclamam a glória de Deus.
“ Céu”: Universo em geral / “Firmamento”: O céu que vemos, onde os passáros voam, nuvens, etc.
“Um dia discursa a outro dia”: uma constante e repetitiva (todo dia) afirmação do poder de Deus.
“Se viajássemos à velocidade da luz (cerca de trezentos mil quilômetros por segundo ou nove trilhões e meio de quilômetros por ano), levaríamos dez bilhões de anos para chegar ao ponto mais distante que conseguimos ver com um telescópio. Ainda estaríamos longe, porém, dos limites mais distantes do espaço. Hoje em dia, os astrônomos aceitam a possibilidade de que o espaço não tem limites! A terra não passa de um cisco na vastidão ilimitada!” (MacDonald)
V. 3-4a: Todos os seres humanos podem contemplar a criação. Por isso, é contado a todos, mas sem palavras, que há um criador
Ver um avião voando nos indica que há um piloto dentro dele. Já uma casa bem feita indica que houve um bom arquiteto. A perfeição e grandiosidade da criação indica que houve um Criador. São indicações, mensagens que nos passam, mas sem palavras.
V. 4b-6: Um exemplo poético do Sol demonstrando a beleza com que Deus o fez.
Fundamentação
Fundamentação
Rm 1.18-24 (LER) : Pelo fato de que os seres humanos podem saber que Deus existe e que é o todo-poderoso através da sua criação, todos são indesculpáveis. Se não dão glória à Deus, mas fazem ídolos, sofreram o juízo vindouro.
Imagine que você é construtor e constroi, uma imensa casa durante 5 anos para uma pessoa pobre de presente, e, no dia que essa pessoa pobre recebe a casa um reporter da TV vai entrevistá-la querendo saber quem fez essa caridade para ela e ela diz que foi outra pessoa e você. Como você iria se sentir? Assim fica Deus com os seres humanos que dão a glória que deveria ser dEle pela sua criação, para outras coisas.
Nós nunca devemos admirar a criação como se não houvesse o Criador, nem adorá-la como se fosse o Criador: ateus e povos pagãos fazem isso (adoram o sol, estrelas, mar, criam deuses e imagens (bezerro de ouro, etc.)
Rm 2.14-15 (LER) : Os ímpios, que não conhecem a bíblia, sabem na sua consciência o que é certo e errado. Isso provém do conhecimento moral de Deus, que ora os acusa e ora os defende. Por isso, serão julgados no fim.
Se não houvesse a lei da bíblia que acusa a consciência dos ímpios, o mundo seria um caos pois não haveria o bem e o mal para eles. A iniquidade não teria fim. É por causa disso que crentes e ímpios podem concordar em leis civis, éticas e de conduta e viver minimamente bem e de forma justa em sociedade.
2. V. 7-11 A REVELAÇÃO ESPECIAL: Deus também se revelou através de palavras, na biblía (especial). Nela podemos conhecer o plano de salvação de Deus para nós (Jesus).
2. V. 7-11 A REVELAÇÃO ESPECIAL: Deus também se revelou através de palavras, na biblía (especial). Nela podemos conhecer o plano de salvação de Deus para nós (Jesus).
Explicação
Explicação
V. 7-11: A bíblia (lei) tem títulos, qualidade e resultados:
Títulos: Lei, testemunho, preceitos, mandamentos, temor e juízos.
Qualidades: Perfeita, fiel, reta, pura, límpida, permanece, verdadeira, justa e desejável e doce.
Resultados: Restaura a alma, dá sabedoria aos que nada sabem, alegram o coração e ilumina os olhos.
A bíblia é o manual do fabricante. O fabricante é Deus, a vida é a invenção, e a bíblia é o manual. As pessoas já vivem a vida, e sabem que alguém a criou, mas se elas não tiverem acesso ao manual do fabricante elas não saberam como viver a vida da forma correta e estragarão tudo.
Fundamentação
Fundamentação
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” (João 5.39, RA)
“Toda escritura é inspirada por Deus pode levar-nos à salvação e a conduta de filho de Deus.” (2Tm 3.14-16)
“Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, mas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o universo. O Filho, que é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.” (Hebreus 1.1–4, NAA): Jesus é a revelação final e máxima de quem Deus é o seu propósito pro homem (salvação)
Aplicação: Quem não ouve o evangelho (revelação especial) não pode ser salvo (ex: os indios).
Aplicação: Quem não ouve o evangelho (revelação especial) não pode ser salvo (ex: os indios).
Fundamentação: Deus quer salvar os homens através de um meio, que é o evangelho (1Co 1.21). Sim, Deus é soberano, e ele pode fazer o que ele quiser, inclusive salvar homens sem o evangelho, mas Deus também não pode mentir, e Ele disse, em sua palavra, que só salvaria através da pregação do evangelho (Rm 1.16; 10.17), além disso, tem que ser o evangelho verdadeiro (Gl 1.6-8).
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.” (Romanos 1.16, NAA)
“Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, Deus achou por bem salvar os que creem por meio da loucura da pregação.” (1Coríntios 1.21, NAA)
Se a ignorância do evangelho salvasse, isso seria uma crueldade com os povos pagãos, pois imagine que em uma tribo indígena ninguém conhece o evangelho então estão todos salvos, só que Jesus disse para pregarmos o evangelho à toda criatura, então vai um missionário nessa tribo, prega o evangelho, metade da tribo crê e é salva e metade da tribo não (cruel porque antes todo mundo tava salvo).
3. A REAÇÃO DE DAVI ANTE AS REVELAÇÕES: V. 12-14
3. A REAÇÃO DE DAVI ANTE AS REVELAÇÕES: V. 12-14
Explicação
Aqui está alguém que foi tocado pela divina palavra de Deus
v. 12: Quando o salmista medita sobre a perfeição da lei de Deus, ele percebe a imperfeição de si mesmo e vê que não há como ele não pecar.
v.13: Visto a grandeza de Deus e a sua perfeição, ele percebe que precisa ser humilde para se santificar sob este Deus.
v. 14: O salmista deseja que toda linguagem que haver nele, seja ela interiormente, nos pensamentos, ou expressada, nas palavras dos seus lábios, sejam santas e agradáveis ao Senhor.
Leonard Ravenhill uma vez disse: “Se de alguma forma nos pudessemos ver, pela frestinha dos portões do céus, como é lá, por 5 minutos, a nossa vida aqui na terra nunca mais seria a mesma”.
Seriamos tomados por um desejo de mudança e santidade incontrolável, e foi isso que o salmista sentiu em vista de toda perfeição de Deus e sua Palavra.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
3. Aplicações finais.
Apelo à congregação: Pregue o evangelho pois seu pai, seu tio, seu marido, seu amigo, seu colega de escola e de trabalho, se não conhecem o evangelho ou acreditam em um evangelho incorreto eles são indesculpáveis e não tem chance de serem salvos do inferno.
E se há alguem aqui que tem chamado missionário, viaje, vá para lugares onde o povo ainda não sabe quem é Jesus e pregue!
Apelo Evangelístico: Creia no Senhor Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, pois, de outra forma, você não pode ser salvo.