DEUS ESTABELECE SEU REINO
Sermon • Submitted
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
Mudei para uma cidade mineira e, naturalmente, comecei a buscar os comércios que me atenderiam no básico da casa. Padarias, farmácias, sacolão, a feira semanal. Dentre esses lugares, entrei em um “açougue raiz”, fora de supermercado. Fui tão mal atendido pelo proprietário que saí revoltado prometendo a mim mesmo nunca mais pisar ali. Fiquei bastante tempo sem entrar naquele lugar, mas um dia foi necessário comprar lá mesmo, por alguma circunstância urgente. O homem estava lá, com o rosto bem melhor, e me atendeu de forma maravilhosa. Na conversa ele contou um pouco sua história, que clareou meu entendimento sobre sua atitude meses antes. Ele estava vivendo a dor da descoberta de um câncer em sua filha. Seu estado emocional estava totalmente alterado naquela ocasião. É crucial o conhecimento da história completa de uma pessoa, para entendermos suas ações e reações. A Bíblia não é apenas um conjunto de 66 livros inspirados por Deus, mas é uma grande história, a história de Deus, que faz todo sentido para nós.
Iniciaremos uma nova série chamada O DRAMA DAS ESCRITURAS, em que vamos expor a palavra integralmente, como a grande história que ela é.
Por onde entrar nessa história? A Bíblia é como uma construção grande, com várias entradas, que nos levarão a todos os locais do ambiente, mas se entrarmos pela porta principal, os acessos aos ambientes ficarão mais claros. A porta principal da Bíblia é uma porta dupla da ALIANÇA (AT) e REINO (NT). A aliança de Deus com Adão, Noé, Abraão, o povo de Israel, Davi nos darão entendimento quando o NT tratar de Reino de Deus, arrependimento e fé em Jesus. Entrar por outras portas nos levarão ao conhecimento pelo Espírito, mas entrando na principal seremos conduzidos pelo belo enredo dessa mega história, de Gênesis a Apocalipse veremos O DRAMA DAS ESCRITURAS, nossa cosmovisão cristã. Hoje veremos DEUS ESTABELECE SEU REINO através da CRIAÇÃO.
INTRODUÇÃO EM GÊNESIS
No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Gênesis é o livro das origens, escrito por Moisés, bem como os outros 4 livros que o sucede. Moisés teve essas informações através do próprio Deus que falava com ele face a face, por meio de tradições orais e ainda escritos antigos, como um tal LIVRO DOS JUSTOS
E o sol se deteve, e a lua parou
até que o povo se vingou de seus inimigos.
Não está isto escrito no Livro dos Justos? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
O relato da criação é que dará a base para respondermos várias questões da vida. A criação nos mostra a base de nossa fé em um Deus que é:
1 - DEUS É O ETERNO E PODEROSO CRIADOR
A grande história da Bíblia não se preocupa em explicar como surgiu Deus, mas deixa claro que Deus sempre existiu, pois “no princípio criou Deus os céus e a terra”. Deus é o criador de toda realidade existente (céus e terra). O verbo “criou” é “bará” no hebraico, e sempre que aparece na Bíblia tem Deus como sujeito. Bará é criado - não formado a partir de quaisquer materiais pré-existentes, mas feito do nada. Por isso, só Deus pode fazer, pois é poderoso. Bará aparece 3 vezes, mostrando os atos da criação,
No princípio, criou Deus os céus e a terra.
Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
animais marinhos e aves
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
e o ser humano. A palavra para Deus aqui é “elohlym”, que é usado para deuses, pois é uma forma plural que denota a majestade de um Deus poderoso (plural majestático, mostrando qualidade). O povo de Israel precisava ter essa revelação para compreenderem que o Deus que os tirou da terra do Egito era o mesmo que do nada, e com todo poder, havia criado todas as coisas. Não foram os deuses cridos no Egito, mas um só Deus criador.
A doutrina da criação define nossa fé em um Deus que é eterno, poderoso e é o criador de tudo. É maior que a criação ou que qualquer criatura. Isso explica nossa adoração somente a Deus. Não adoramos nenhum animal como algumas religiões o fazem, pois sabemos que Deus transcende à criação. Contemplamos a criação e vemos nela a proclamação da glória de Deus, mas não a divinizamos. Olhamos para grandes vultos da história, reconhecemos sua importância, mas não os adoramos, pois sabemos que Deus é infinitamente maior que qualquer criatura. Chico Xavier, Alan Kardec, Buda, Maomé, Maria de Nazaré, Paulo, Pedro ou qualquer apóstolo ou qualquer pastor, Bispo, Missionário ou apóstolo moderno, ninguém é digno de adoração. “Não terás outros deuses diante de mim” foi ordenado ao povo na lei, e é a nós também. O que você tem divinizado em sua vida?
2 - DEUS É AQUELE QUE PÕE ORDEM NO CAOS
A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
A terra era um ambiente improdutivo, desabitado, inóspito. Havia trevas e um grande abismo, a massa bruta, mas em meio ao cenário macabro, um som de asas pode ser ouvido, anunciando que a vida estava a caminho. O Espírito de Deus pairava por sobre as águas. A ideia é de uma ave, pronta a chocar seus ovos, preparando vida.
Organiza o que estava sem forma nos primeiros dias e preenche o que estava vazio nos demais dias (problema “?”)
3 - DEUS É O QUE GERA TODA LUZ PELA PALAVRA
Organiza o que estava sem forma nos primeiros dias e preenche o que estava vazio nos demais dias (problema “?”)
A importância e a excelência no trabalho, a necessidade de vida em sociedade, em família monogâmica, hétero e o relacionamento próximo com o Pai, cultuando.
o fracasso do homem sobre todos os aspectos e a salvação de Deus para cada situação.
sl 8.3, Sl 19.1, Rm 1.20, Hb 11.3
is 45.18 (não ao caos)
Deus é o criador poderosos e o homem dependente Dele. Criou sem nenhum matéria pré existente. A ênfase em dizer que Deus achou tudo bom é mostrar que a criatura transformou a criação em má.
Deus fonte da luz… a descronologização funciona contra as religiões pagãs que cultuam a criação ou criaturas do que o criador.
Façamos larga o haja impessoal para o façamos pessoal. sai “assim se fez” e entra bênção tríplice.
Imagem de Deus somente aos seres humanos. As outras criaturas foram criadas segundo suas espécies.