Princípios para a Missão da Igreja

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript

Atos 13.1-12

1Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé; Simeão, chamado Níger; Lúcio, de Cirene; Manaém, que tinha sido criado com Herodes, o tetrarca; e Saulo. 2Enquanto eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse:

— Separem-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

3Então, jejuando e orando, e impondo as mãos sobre eles, os despediram.

A missão em Chipre

4Barnabé e Saulo, enviados pelo Espírito Santo, foram até Selêucia e dali navegaram para Chipre. 5Quando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. Tinham também João como auxiliar. 6Havendo atravessado toda a ilha até Pafos, encontraram certo judeu, de nome Barjesus, que praticava magia e era falso profeta. 7Ele estava com o procônsul Sérgio Paulo, que era um homem inteligente. O procônsul, tendo chamado Barnabé e Saulo, desejava ouvir a palavra de Deus. 8Porém o mago Elimas — e é assim que se traduz o nome dele — se opunha a eles, procurando afastar da fé o procônsul. 9Mas Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhando firmemente para Elimas, disse:

10— Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a maldade, inimigo de toda a justiça, por que você não deixa de perverter os retos caminhos do Senhor? 11Eis que, agora, a mão do Senhor está contra você, e você ficará cego, não vendo o sol por algum tempo.

No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridão, e, andando em círculos, procurava quem o guiasse pela mão. 12Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado com a doutrina do Senhor.

Introdução

Uma viagem e um etinerário;
Uma nova etapa é inaugurada na igreja - o avanço missionário aos confins da terra, ou seja, o mundo gentílico;
Paulo e Barnabé são os viajantes.
Que princípios aprendemos sobre a realização da missão da igreja nesse texto?

I. Deus separa pessoas para realizar a sua obra (vs. 1-3)

A diversidade dos dons na igreja de Antioquia
Antioquia passa a ser o centro da evangelização, em vez de Jerusalém;
Profetas e mestres - a diversidade do corpo de Cristo
Separados para uma obra especial
Uma igreja em adoração - estavam vivendo o contexto de culto da igreja (oração e jejum);
Essa reunião era caracterizada por uma verdadeira comunhão;
Enquanto a igreja orava, o Espírito Santo falou por meio dos profetas e tornou conhecida a sua vontade. Por intermédio do seu Espírito, Deus amplia a igreja e nomeia seus servos para as tarefas que ele lhes dá. Então, Deus designa Barnabé e Paulo como missionários. A igreja impõe as mãos sobre eles e os envia;
Aplicações:
A verdadeira comunhão da igreja é destacada nesse texto pelo apreço dos crentes em se reunirem cotidianamente em adoração. O culto público tem importância central na vida dos crentes, pois é onde Deus manifesta a sua palavra e sua vontade. Há uma estatística que diz que grande parte dos membros das igrejas não retornarão aos cultos no pós-pandemia. Você se considera como parte dessa estatística? Como você expressa o seu desejo pela comunhão com os crentes no culto?
A igreja de Antioquia se tornou um centro de missões para todo o mundo gentílico. Ao separarem e imporem as mãos sobre Paulo e Barnabé, eles perderam dois grandes professores que atuavam de forma constante e punjante na igreja. No entanto, reconheceram o chamado de Deus e os enviaram. Aqui aprendemos que Deus separa pessoas específicas para cumprirem um chamado missionário específico. A igreja deve estar atenta a esse chamado e enviar, sustentar aqueles a quem o Senhor chama. Como você participa dessa obra? Indo, orando, contribuindo?
Todo chamado missionário deve ser validado pela igreja. Não existe missões por conta própria. A igreja é quem reconhce o chamado, envia e sustenta.

II. A missão consiste na proclamação das boas-novas (vs. 4-5)

Enviados pelo Espírito Santo
Primeira parada dessa viagem - Chipre. Chipre era a terra natal de Barnabé (4.36), e portanto ele conhecia intimamente os habitantes, as sinagogas judaicas e a cultura. Esse conhecimento provou ser de grande valia.
A autoridade desse envio é de Deus, pois foi o Espírito Santo quem os enviou;
Anunciando a Palavra
Salamina era uma cidade portuária da costa leste de Chipre e situada próxima ao norte da moderna cidade de Famagusta. Era um centro comercial, onde mercadores da Cilícia, Síria, Fenícia e Egito negociavam azeite de oliva, vinho e grãos.Ao longo do tempo, essa cidade portuária atraíra um grande número de judeus que pertenciam à classe dos mercadores e que haviam estabelecido ali várias sinagogas. Quando Barnabé e Paulo chegaram em Salamina, os judeus lhes deram as boas-vindas em suas sinagogas.
A estratégia empregada por Paulo e Barnabé era proclamar as boas-novas. Ensinar nas sinagogas aos judeus sobre o cumprimento das Escrituras - as boas-novas de Jesus Cristo;
João Marcos acompanha Paulo e Barnabé nessa missão; um evangelista assistente que depois escreveu o primeiro evangelho escrito;
Aplicações:
Esse texto nos ensina que missões consiste primordialmente no ensino a respeito de Jesus Cristo. Podemos utilizar muitas outras oportunidades para fazermos o bem as pessoas enquanto cristãos e seres humanos, mas a obra missioária sempre consistirá em proclamação e ensino das Escrituras. Todos os povos precisam aprender sobre Cristo e somente as Escrituras nos ensinam sobre ele;
Mesmo não sendo enviados especificamente, todos nós devemos nos engajar na missão de ensinar sobre Cristo. Com quem você tem compartilhado sobre Cristo nesses últimos dias?
Não podemos fazer missão sozinhos. A missão não é individual, mas coletiva. Nossas habilidades pessoais não são suficientes, precisamos dos dons e habilidades de nossos irmãos para cumprirmos a missão com sucesso.

III. Haverá oposição à pregação do Evangelho (vs. 6-8)

Um certo judeu que praticava magia, um falso profeta
Desceram até Pafos - Viajaram cerca de 160 km, indo da costa leste até a costa oeste da ilha, até a cidade de Pafos. Essa cidade era famosa por suas lindas edificações e um templo dedicado à deusa Afrodite. Durante o reinado do imperador Augusto, Pafos foi destruída por um terremoto (15 a.C.), porém foi logo reconstruída com fundos do governo romano. A cidade tornou-se o centro administrativo e religioso da ilha, bem como a residência do procônsul romano.
Um magoo judeu - uma contradição para os padrões do Antigo Testamento;
Um proconsul inteligente
Um homem inteligente e não temente a Deus que estava disposto a ouvir a mensagem do Evangelho.
Os arquelogos descobriram, na parte norte de Chipre, um fragmento de uma inscrição grega que traz o nome Quintus Sergius Paulus, que presumivelmente foi um procônsul durante o reinado do Imperador Cláudio (41–54 d.C.). Se aceitarmos que Paulo tenha começado sua primeira viagem missionária na segunda metade da quinta década (46 d.C.), a descoberta arqueológica aponta para o procônsul descrito por Lucas em Atos.
Fazendo oposição á pregação
Elimas tentava dissuadir o proconsul de ouvir a mensagem do evangelho.
Grima, Língua de cobra - tal como o icônico personagem da obra O Senhor dos Anéis, e as Duas Torres, que mentia em favor do Senhor do Escuro. Sua descrição física nos livros foi sempre pouco elogiosa: Tinha um rosto pálido e escuro, olhos pesados e caídos, mesmo Saruman não escondia seu desprezo e chamava Grima apenas de Verme. Ele agiu em nome de seu mestre para enfraquecer o reinado de Théoden, a fim de facilitar a invasão de Rohan. Em “as Duas Torres”, a ação de Grima Língua de Cobra é descrita nos seguintes termos: “Ele foi esperto: entorpecendo a astúcia dos homens e alimentando seus medos, como melhor coubesse em cada ocasião.”
Elimas agia como agente de Satanás ao tentar impedir que o proconsul não cresse no evangelho;
Aplicações:
Sempre haverá oposição ao Evangelho. Não apenas perseguições físicas, mas pessoas que se levantam com suas mentiras para dissuadir os homens de crerem no evangelho do Senhor. Quantas são as ideologias que estão presentes no mundo, que desejam torcer a verdade em mentira. Precisamos estar atentos às artimanhas que o diabo emprega para desviar os seres humanos da verdade;
O diabo sempre usará os seus línguas-de-cobra para tentar impedir o evangelho de alcançar as pessoas. No entanto, ele não terá êxito em sua missão;

IV. Haverá conversão ao Evangelho (vs. 9-12)

Paulo, cheio do Espírito Santo
Paulo cheio do Espírito, repreende a ação diabólica de Satanás através de Elimas. Elimas fez todo o possível para dissuadir o procônsul de aceitar a fé cristã (comparar com 2Tm 3.8). A situação chegou a um ponto crítico, pois a veracidade do evangelho estava em jogo. Ou Elimas era um impostor ou o eram Barnabé e Paulo.
O propósito do diabo é atrapalhar e dissuadir os homens de crer no evangelho;
O Senhor está contra você
Paulo estava ciente da batalha espiritual que envolvia a pregação do evangelho, por isso, se direcionou diretamente ao diabo;
Uma cegueira acometeu Elimas na mesma hora e serviu como sinal para que o proconsul cresse no evangelho;
Maravilhado com a doutrina do Senhor
A guerra é vencida e o Espírito de Deus prevalece contra a mentira. O proconsul crê no evangelho e fica maravilhado com a doutrina do Senhor;
Aplicações:
Não haverá perseguição, hostilidade ou rejeição capaz de frear a proclamação do evangelho pelos seus proponentes. Sempre haverá conversão e a igreja permancerá, mesmo aparentemente derrotada.
Devemos nos lembrar que estamos envolvidos numa batalha espiritual. Vencemos essa batalha com a exposição e ensino fiel do evangelho, não por meio de gritos e cultura do cancelamento. Não precisamos ter medo, pois Cristo está conosco. Você tem dedicado tempo para ensinar seus filhos sobre a maravilhosa doutrina do Senhor? Ou tem legado isso para as escolas e igrejas. Você é o maior responsável por conduzir seus filhos nos caminhos do Senhor.
A doutrina do Senhor precisa trazer maravilhamento a nós. Estamos maravilhados ou entediados com aquilo que sabemos sobre Cristo?

Conclusão

Na primeira parada de Paulo e Barnabé aprendemos alguns princípios sobre como o trabalho missioário é desenvolvido:
Deus separa pessoas para realizar a sua obra.
Missão consiste em proclamação e ensino sobre Jesus e as Escrituras.
Haverá sempre oposição, não importa o contexto. Seja política, social ou espiritual.
Haverá conversão e triunfo do evangelho - precisamos aprender a usar as armas que o Espírito Santo tem nos dado, a saber, a sua Palavra;
Related Media
See more
Related Sermons
See more