Premissas para alcançar os objetivos da vida

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 49 views

Buscando alcançar os nossos objetivos baseados no exemplo do leproso purificado por Jesus.

Notes
Transcript

Introdução

Você tem objetivos na Vida? Quais? Enumere-os.
Ao olharmos para o leproso do texto bíblico lido pode parecer que ele não tinha objetivo e expectativa alguma para a sua vida.
No entanto quando olhamos para a vida deste homem, a qual a bíblia não registra o seu nome, mas apenas o identifica como um leproso (um, artigo indefinido); conseguimos observar que ele tinha sim um objetivo de vida. (Ser curado).
O que a palavra de Deus quer te encorajar nesta noite é que as pessoas não precisam saber o seu nome, você não precisa ser reconhecido pelas pessoas, mas, o que Jesus deseja é que os seus objetivos sejam alcançados e para isto ele continua estando disposto a lhe ajudar a assim o fazer.
E para que isso se torne realidade em sua vida, a palavra de Deus vai lhe trazer nesta noite algumas premissas (condições), baseadas na história inspirativa deste leproso e que são fundamentais para que você possa assim alcançar os objetivos de sua vida.
Frase de Transição: A Primeira Premissa necessária para alcançar os objetivos em nossa vida é...
ATITUDE
Mateus 8.2: “Então veio um leproso e, ajoelhando-se, disse: Senhor, se quiseres, podes purificar-me”.
Observe que no versículo primeiro há um destaque que precisa ser feito. Jesus desce do monte (onde ele havia proferido uma série de sermões que ficou conhecido como as bem aventuranças) e grandes multidões o seguiam.
Como se diferenciar no meio da multidão? (Corrida de São Silvestre).
Aqueles que tem esse tipo de atitude diferenciada são tidos como de personalidade, característica própria, etc.
E são esses que normamente alcançam os seus objetivos.
No meio de uma multidão é preciso fazer algo diferente para se destacar e alcançar o que deseja. Tem que ser aquele acima da média. O que chamamos de ponto fora da curva. Saem fora do padrão, da normalidade.
Foi o que aquele homem leproso fez. A sua atitude foi uma atitude diferenciada dos demais.
Lucas 5.12: “Quando ele estava numa das cidades, apareceu um homem tomado pela lepra, que, vendo Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e suplicou-lhe: Senhor, se quiseres, podes purificar-me”.
Note que aquele homem estava tomado pela lepra. Talvez até fedia devido ao seu estado. As pessoas queriam distância dele e ele também deveria estar distante delas. Porém, a sua atitude o aproximou do mestre.
O que aquele homem não podia imaginar é que Jesus estava muito mais próximo dele do que ele podia imaginar
Aplicação: Qual a atitude você tem tido para alcançar os objetivos de sua vida? O que você tem feito para se aproximar de Jesus e se diferenciar dos demais a ponto desta sua atitude ser o fator propulsor para que Cristo torne os seus sonhos em realidade? Observe aqui que o centro é Jesus. A atitude principal daquele homem não foi de exaltação, mas sim de humilhação reconhecendo o seu estado de miséria. Este é o primeiro passo para alcançarmos os objetivos de nossa vida.
Frase de Transição: A Segunda Premissa necessária para alcançar os objetivos em nossa vida é...
SER CONVINCENTE
O Ser Convincente apesar de também ser uma atitude, ela é uma Premissa necessária para alcançar os objetivos de nossa vida. Quero que você a olhe sob essa perspectiva. De um ponto diferente do outro.
Isto se dá pois para você alcançar os objetivos de sua vida é preciso entender que não irá conseguir chegar lá sozinho. Você precisará de outras pessoas para isto.
Foi o que aquele leproso entendeu. Ele sabia que para alcançar o maior objetivo de sua vida não conseguiria fazer por conta própria (talvez até tenha tentado). Por isso ele foi buscar ajuda onde ele encontraria a solução para o seu problema.
Aquele leproso “convenceu” Jesus por meio da sua Fé, a lhe curar.
Existem pessoas, que tem objetivos na vida, porém, elas próprias não estão convencidas de que podem alcançá-los. (Não foi o caso deste leproso).
Mateus 8.3: “Jesus estendeu a mão e o tocou, dizendo: Quero; sê purificado. No mesmo instante ele foi purificado da lepra”.
Para essas pessoas estarem junto com você e lhe ajudarem é preciso ter o poder do convencimento. (Você terá que convencer as pessoas de que vale a pena ingressar contigo nesta jornada. Que o seu objetivo vale a pena. Que a sua proposta não é uma furada).
Foi o que aquele leproso fez através da fé.
Champlin vai dizer: “O Homem cria no poder de Jesus, mas não tinha certeza se Jesus usaria de misericórdia para curá-lo”.
A. B. Bruce: “Os homens creêm com mais facilidade no poder miraculoso do que no amor milagroso”.
Mas Jesus assim o fez. E o fez de uma forma tremenda. (Tocou-o. Algo impensado na época. Não podia. Era proibido. Levítico 5.3).
Outro fator que precisamos destacar aqui também é que muitas pessoas dizem ter objetivos na vida; porém, nunca alcançarão enquanto estiverem imunda pelo pecado.
Warren W. Wiersbe: “Quando Jesus tocou o leproso, contraiu a contaminação dele, mas também transmitiu sua saúde”.
Não foi exatamente isto o que Jesus fez por nós na cruz?
2 Coríntios 5.21.
Aplicação: Aquele leproso tinha uma fé convincente e ela chegou até Jesus e o moveu àquele milagre.
Marcos 1.41: “Jesus, movido por compaixão, estendeu a mão, tocou-o e disse: Quero; fica purificado”.
Frase de Transição: A Terceira Premissa necessária para alcançar os objetivos em nossa vida é...
OBEDIÊNCIA
Mateus 8.4: “Então Jesus lhe disse: Olha, não contes isso a ninguém; mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferta que Moisés estipulou, para que lhes sirva de testemunho”.
Aqui agora vamos nos deparar com uma questão curiosa: Jesus pede para que aquele milagre não fosse divulgado por aquele homem.
O que aprendemos com isso?
É que quando Jesus realiza algo em nossas vidas se tem alguma coisa que podemos fazer e que ele deseja que façamos em troca é OBEDIÊNCIA.
Precisamos entender que existem questões que não precisam ser divulgados. (É só entre você e Deus).
O Próprio Jesus já havia ensinado algo a respeito disto no sermão do monte em Mateus 6.2,3.
É por isso que ele fala: Apresenta-te ao sacerdote e oferece a oferta do sacrifício. (Louve a quem é devido. Dê glória a quem é devido).
Contudo não é narrado por Mateus, mas sim por Marcos e Lucas, que tal pedido de Jesus não foi prontamente obedecido por aquele homem. (Pelo menos por partes. Acredita-se que ele ofereceu o sacrifício, mas não deixou de divulgar o feito).
Marcos 1.41: “Ele, porém, saindo dali, começou a tornar público o que havia ocorrido e a divulgá-lo por toda parte. Desse modo, Jesus já não podia entrar abertamente numa cidade, mas ficava fora, em lugares desertos. Mesmo assim, as pessoas iam até ele, vindas de todos os lugares”.
Não se sabe ao certo o porque daquele homem ter feito isso. Existem pelo menos 5 correntes de pensamentos diferentes acerta desta atitude deste homem, mesmo diante do pedido tão enfático de Cristo. (Para evitar a soberba / Apenas para aquele momento / Para esconder o segredo messiânico / Jesus não queria ser reconhecido como realizador de milagres / O mais importante para Jesus era a aprovação divina).
O fato que aprendemos aqui é que a sua desobediência parcial da ordem de Jesus trouxe ao mestre grandes transtornos para a continuidade de seu ministério terreno a qual ele estava apenas iniciando. (Não podia mais entrar nas cidades). Afinal de contas ainda não tinha chegada a hora dele ser revelado.
Por mais que pareça que foi bonito o gesto daquele leproso, Warren. W. Wiersbe vai dizer que: “A atividade não pode tomar o lugar da obediência”.
Sabe o que isto significa? É que aquilo que você faz pode até aparentar ser legal e bonito, mas o que o Senhor mais deseja de mim e de você não é o que fazemos, mas sim estamos o obedecendo.
Aplicação: Você tem obedecido integralmente a ordem do mestre Jesus? Ou tem escolhido obedecer apenas partes ou aquilo que mais te agrada? Lembre-se: Mais importante do que realizar coisas bonitas é apresentar ao Senhor uma vida de obediência integral aos seus mandamentos.
Conclusão: Jesus é aquele que nos ajuda a alcançar objetivos da nossa vida. Isto só se dá pois, Jesus é o que dá sentido à nossa vida.
Se você não tem objetivos em sua vdia ou não está conseguindo alcançá-los, é porque está faltando um pouco mais de Cristo nela, ou total, e dar esses passos que o leproso deu para alcançá-lo. AMÉM!!!
Related Media
See more
Related Sermons
See more