O REFÚGIO CONTRA O FALSO REFÚGIO
Mensagens de reavivamento • Sermon • Submitted
0 ratings
· 21 viewsNotes
Transcript
Handout
Handout
Isaías 28.17 (NAA)
[…] O granizo varrerá o refúgio da mentira[…].
Introdução
Introdução
A. “Todos precisam de um refúgio”
A. “Todos precisam de um refúgio”
Vimos em numa pregação anterior que todo homem precisa de um refúgio de quatro coisas:
das acusações de sua própria consciência,
do poder do pecado interno,
do poder de Satanás
e da ira vindoura.
B. Praticamente todos depositam sua confiança em algo
B. Praticamente todos depositam sua confiança em algo
Quase todo homem tem um refúgio,
ou seja, tem algo em que depositou sua confiança para confortá-lo.
C. A dificuldade
C. A dificuldade
A dificuldade com a maioria das pessoas não é tanto que eles não tenham um refúgio, mas que tenham um falso refúgio,
um refúgio que lhes falhará na hora da crise e da necessidade;
o que nosso texto caracteriza como um "refúgio de mentiras".
D. No tempo de Isaías
D. No tempo de Isaías
Foi assim no tempo de Isaías;
os homens de Israel sabiam que havia um dia de julgamento,
e que precisavam de um esconderijo daquele julgamento de Deus,
e fizeram da mentira seu refúgio,
e o mensageiro de Deus, Isaías proclamou:
וְיָעָ֤ה בָרָד֙ מַחְסֵ֣ה כָזָ֔ב (Is 28.17)
e eu venho a vocês com a mesma mensagem, vocês que têm refúgio, mas um falso refúgio:
"O granizo varrerá o refúgio da mentira".
"O granizo varrerá o refúgio da mentira".
I. COMO DETECTAR UM REFÚGIO DE MENTIRAS
I. COMO DETECTAR UM REFÚGIO DE MENTIRAS
Existe alguma maneira de distinguir um verdadeiro refúgio de um falso, um refúgio que resistirá ao teste do dia vindouro de Deus de um refúgio que o granizo varrerá? Há quatro testes que se recomendarão à razão e ao bom senso de todo homem inteligente e cândido que aqui está, de um dia para o outro, por meio do qual ele pode distinguir um verdadeiro refúgio de um falso, um refúgio que salvará de um refúgio que arruinará;
Um refúgio de verdade de um refúgio de mentiras. O primeiro teste é este:
A. Ele satisfaz as mais altas exigências de sua própria Consciência?
A. Ele satisfaz as mais altas exigências de sua própria Consciência?
Um verdadeiro Refúgio é aquele que satisfaz as mais altas exigências de sua própria Consciência. - Se aquilo em que você está confiando não satisfaz as mais altas exigências de sua própria consciência, certamente não é um esconderijo das acusações de consciência. Além disso, não é um esconderijo da ira de Deus, pois se nossos próprios corações nos condenam, Deus é maior do que nossos corações e conhece todas as coisas.
B. Ele está fazendo de você hoje uma pessoa melhor?
B. Ele está fazendo de você hoje uma pessoa melhor?
O segundo teste é o seguinte: Se você está confiando em algo que não está fazendo de você um homem ou mulher melhor hoje, não é um esconderijo do poder do pecado, não é um esconderijo do poder de Satanás, não é um esconderijo da ira vindoura; pois um refúgio que não o salva do poder do pecado aqui na Terra, muito certamente nunca o salvará das conseqüências do pecado no futuro.
C. Ele resistirá ao Teste da Hora da Morte?
C. Ele resistirá ao Teste da Hora da Morte?
Em terceiro lugar: Um verdadeiro Refúgio é aquele que resistirá ao Teste da Hora da Morte. - Se você está confiando em algo que simplesmente lhe traz conforto quando você está bem e forte, mas falhará naquela grande hora que todos nós temos que enfrentar, quando mentimos face a face com a morte e a eternidade, é absolutamente inútil.
D. Ele resistirá ao Teste do Dia do Julgamento?
D. Ele resistirá ao Teste do Dia do Julgamento?
Em quarto lugar: Um verdadeiro Refúgio é aquele que resistirá ao Teste do Dia do Julgamento. - Se você está confiando em algo que não resistirá ao teste daquele grande Dia do Julgamento, quando temos que passar diante da barra de julgamento de Deus para dar conta das obras feitas no corpo, é absolutamente inútil. Há homens aqui em Londres indiciados por assassinatos e prestes a serem julgados. Agora suponha que você desceu para ver um desses homens, e o encontrou num estado de espírito muito pacífico, sem medo, e lhe disse: "Bem, você parece muito alegre para um homem acusado de assassinato". "Oh, sim", diz ele, "estou; não tenho nenhuma ansiedade sobre esse julgamento". E você diz: "O quê, nenhuma ansiedade a respeito disso?" "Não, nenhuma ansiedade", responde ele. "Por que não?", diz você. "Porque", diz ele, "eu tenho uma resposta a dar". "Bem, sua resposta é uma que satisfará o juiz e o júri?" pergunta você. "Não", responde ele, "Não creio que satisfaça o juiz e o júri, mas me satisfaz". "Por que", você diria, "de que serve se sua resposta o satisfaz, se não satisfará o juiz e o júri perante quem o caso deve ser julgado". A questão não é se sua esperança o satisfaz; será que satisfará a Deus? Poderia acrescentar um quinto teste: será que ela resistirá ao teste da Palavra de Deus?
Aqui estão, então, os quatro testes: primeiro, Será que vai satisfazer as mais altas exigências de sua própria consciência? segundo, Será que vai fazer de você um homem ou mulher melhor? terceiro, Será que vai resistir ao teste da hora da morte? quarto, Será que vai resistir ao teste do dia do julgamento?
II. EXPOSIçÃO E TESTE DOS REFÚGIOS DE MENTIRA
II. EXPOSIçÃO E TESTE DOS REFÚGIOS DE MENTIRA
Agora vamos aplicar estes quatro testes às coisas em que os homens estão confiando.
Esses refúgios passam nos critérios dos testes?
A. A confiança na própria moralidade
A. A confiança na própria moralidade
O primeiro é sua própria moralidade. Quantos homens há em Londres, que, se você subir e falar com eles, e pedir-lhes que venham a Cristo, dizem: "Não, eu não irei; eu não preciso dEle". Você pergunta: "Por que não?". E eles respondem: "Porque sou um homem bom; minha vida e meu caráter são tais que não sinto a necessidade de um Salvador, e estou confiando em minha vida e em meu caráter para ganhar aceitação diante de Deus".
1. Sua moralidade passa no teste da sua consciência?
1. Sua moralidade passa no teste da sua consciência?
Vamos aplicar os testes. Você está confiando em sua própria bondade. Sua própria bondade atende às mais altas exigências de sua própria consciência? Há um homem aqui de noite que dirá: "Minha vida e meu caráter são tais que atendem às mais altas exigências de minha própria consciência"? Há um homem de Cristo aqui, que dirá isso? Eu nunca conheci senão dois homens que o disseram. Você dirá: "Eles devem ter sido homens notavelmente bons". Não, eles tinham uma consciência notavelmente pobre. O primeiro foi um homem que uma vez conheci ao cruzar o Oceano Atlântico. Aproximei-me dele sobre o assunto de tornar-se cristão. Ele disse: "Eu não preciso de nenhum salvador". Eu disse: "Você quer me dizer que sua vida tem sido tal, e seu caráter desde a infância até este momento, que satisfaz as mais altas exigências de sua própria consciência?". Ele disse: "Sim, eles têm". Mas, longe de ser um homem excepcionalmente bom, ele era o homem mais impopular no barco antes de chegarmos a Nova York.
2. A confiança em sua moralidade tem feito de você uma pessoa melhor?
2. A confiança em sua moralidade tem feito de você uma pessoa melhor?
Em segundo lugar, a confiança em sua bondade faz de você um homem melhor? À medida que você passa de mês a mês e de ano a ano, você acha que está crescendo mais gentil, mais gentil, mais abnegado, mais atencioso dos outros, mais atencioso, mais terno, mais humilde, mais orante? Agora conheci muitos homens que confiaram em sua própria bondade, mas ainda não conheci o primeiro que, embora confiando em sua própria bondade, cresceu melhor. Quanto à minha experiência, estes homens crescem duramente, se censuram, se tornam ásperos, se tornam egoístas, se tornam cada vez mais irrefletidos com os outros, se tornam mais orgulhosos e mais amargos.
3. A confiança em sua moralidade passará na Hora do Teste da Morte?
3. A confiança em sua moralidade passará na Hora do Teste da Morte?
Em terceiro lugar, será que vai resistir ao teste da hora da morte? Oh, quantos homens passaram pela vida ostentando sua moralidade, e confiando em sua moralidade para salvá-lo na vida futura; mas quando chega aquela hora terrível, quando ele jaz em sua cama moribunda cara a cara com Deus e com a eternidade, toda sua confiança em sua moralidade o deixa, naquela iluminação que chega à alma à medida que a eternidade se aproxima. Lembro-me de um homem em um de meus pastores que era muito, muito autoconfiante. Ele não tinha nenhum uso para a igreja, nenhum uso para a Bíblia, nenhum uso para Jesus Cristo. Ele estava muito satisfeito por ser o homem mais exemplar que havia na comunidade, e não precisava de Salvador. Mas chegou o tempo em que havia um câncer que corria o cérebro daquele homem. Ele estava comendo através da pele, comendo através da carne, ele estava comendo dentro do crânio, e comendo tão longe no crânio que só restava uma fina película, e você podia ver o latejar do cérebro por baixo. E quando aquele homem viu que tinha apenas alguns dias, e possivelmente apenas algumas horas, para viver, sua confiança em sua moralidade fugiu, e ele disse: "Gostaria que você fosse e chamasse o Sr. Torrey para vir aqui e me ver". Vim para a beira da cama, e enquanto ele estava ali deitado em agonia, disse-me: "Diga-me o que fazer para ser salvo". Sentei-me ao lado daquela cama e tentei mostrar-lhe, a partir da Palavra de Deus, o que ele deve fazer para ser salvo. E quando a noite chegou, disse à sua família: "Não se sente durante as longas horas da noite; eu ficarei acordado com ele, e executarei tudo o que for necessário". E durante todas as horas da noite eu me sentei ao lado da cama daquele moribundo. Às vezes eu tinha que sair do quarto para conseguir algo para ele, e sempre que eu voltava, havia sempre um gemido da cama no canto. Era isto: "Oh, eu queria ser cristão! Quem me dera ser cristão! Quem me dera ser cristão!" E assim ele morreu. Sua moralidade não resistiu ao teste da hora da morte.
4. Sua moralidade resistirá ao Teste do Dia do Julgamento?
4. Sua moralidade resistirá ao Teste do Dia do Julgamento?
Será que ele resistirá ao teste do Dia do Julgamento, quando você estiver frente a frente com um Deus infinitamente santo que o conhece através e através? Você vai olhar para o Seu rosto e dizer: "Ó Deus, eu estou aqui pelos meus méritos, pelo meu caráter e vida! Tu conheces minha vida; Tu me conheces através de toda a minha vida; Tu conheces todos os meus pensamentos e atos secretos; Tu conheces minha vida é pura, e eu estou aqui diante de um Deus infinitamente santo, e estou orgulhoso de minha moralidade".
Será que ela resistirá ao teste da palavra de Deus? Volte-se para Romanos 3.20:
Porque ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
Volte-se para Gálatas 3.10:
Pois todos os que são das obras da lei estão debaixo de maldição, porque está escrito: “Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei, para praticá-las.”
B. A confiança nos falsos refúgio dos outros
B. A confiança nos falsos refúgio dos outros
Existe um segundo refúgio de mentiras, ou seja, a confiança na maldade de outras pessoas.
Alguns homens confiam em sua própria bondade; outros homens confiam na maldade de outras pessoas. Você vai até eles e fala de Cristo, e eles dizem: "Bem, eu sou tão bom quanto as outras pessoas". Eu sou tão bom quanto muitos de seus professos cristãos". Oh, conheço tantos hipócritas na igreja. Em vez de se vangloriarem e confiarem em sua própria bondade, eles se vangloriam e confiam na maldade de outras pessoas.
Outras pessoas tem feito vários refúgios falsos e você tem acreditado.
1. A confiança nos refúgios de mentira dos outros tem satisfeito as mais altas exigências de sua consciência?
1. A confiança nos refúgios de mentira dos outros tem satisfeito as mais altas exigências de sua consciência?
Vamos aplicar os testes. Isso significa as mais altas exigências de sua consciência? Quando sua consciência vem até você com suas elevadas exigências, satisfaz sua consciência dizer: "Bem, eu sou tão bom quanto um grande número de professos cristãos"? Se sim, você tem uma consciência de uma ordem muito baixa.
2. A sua confiança nos falsos refúgio dos outros está fazendo de você uma pessoa melhor?
2. A sua confiança nos falsos refúgio dos outros está fazendo de você uma pessoa melhor?
A confiança na maldade dos outros está fazendo de você um homem melhor? Agora, eu conheci muitas pessoas, assim como você as conheceu, que estavam o tempo todo falando sobre a maldade de outras pessoas. Eu ainda não conheci a primeira que cresceu melhor com o processo. Mostre-me o homem ou a mulher que está o tempo todo falando da maldade de outras pessoas, e eu lhe mostrarei um homem ou uma mulher que é má por si só, todas as vezes. Mostre-me o homem que está sempre falando sobre o adultério de outro homem, e você me mostrará um homem que é um adúltero em pessoa. Mostre-me a mulher que está sempre tendo uma suspeita sobre outras mulheres, e eu lhe mostrarei uma mulher em quem você não pode confiar. Mostre-me um homem que diga que todo outro homem é desonesto, e eu lhe mostrarei um homem que é um patife em pessoa. Uma vez tive uma aula bíblica, e naquela aula havia uma mulher que estava no negócio, uma daquelas mulheres que estava sempre falando sobre as falhas dos outros; e um dia esta mulher me fez esta pergunta; ela disse: "Sr. Torrey, não é verdade que toda pessoa no mundo dos negócios é desonesta?" Eu olhei para ela e disse: "Quando qualquer pessoa nos negócios vem até mim e pergunta se cada pessoa nos negócios não é desonesta, eles condenam pelo menos uma pessoa". Ela estava com raiva, mas eu estava apenas dizendo a verdade. Mostre-me o homem ou a mulher que está sempre se referindo às falhas dos cristãos, ou às falhas de qualquer outra pessoa, e eu lhe mostrarei um homem ou uma mulher que está podre até o âmago. Fiz essa observação em minha igreja quando eu era pastor em uma cidade americana, e no encerramento do encontro uma senhora veio e me disse: "Eu não gosto do que você disse; você disse: 'Se você me mostrar qualquer homem ou mulher que esteja sempre falando sobre as faltas dos outros, você me mostraria algum que fosse ruim'. "Sim", eu disse, "e falo sério". "Bem, há a Srta. Fulano de Tal. Agora você deve admitir que ela está sempre falando sobre as falhas dos outros". Tive que admitir que este era um fato bem conhecido. "Você não quer dizer que ela mesma é má?" Eu não respondi, pois não me importava de ser pessoal; mas se eu tivesse dito a ela toda a verdade, eu lhe teria dito que naquela mesma semana eu havia proibido aquela mesma mulher de cantar mais no coro por causa de certas revelações de seu caráter que me haviam sido feitas, e às quais ela havia confessado.
3. A sua confiança nos falsos refúgio dos outros resistirá ao Teste da Hora da Morte?
3. A sua confiança nos falsos refúgio dos outros resistirá ao Teste da Hora da Morte?
Será que ela resistirá ao teste da hora da morte? Quando você vier deitar-se na sua cama moribunda, será que isso lhe dará todo o conforto necessário para estar pensando nas faltas dos outros? Não. Esta mesma mulher que acusava toda pessoa em negócios de ser desonesta, que estava sempre se deitando sobre as faltas dos outros - chegou a hora de ela morrer; e quando ela estava morrendo, o médico entrou e disse: "Sra. Fulano de Tal, é meu dever dizer-lhe que você deve morrer". A mulher gritou: "Eu não posso morrer; não vou morrer; não estou pronta para morrer"; mas ela morreu.
4. A sua confiança nos falsos refúgio dos outros resistirá ao Teste do Dia do Julgamento
4. A sua confiança nos falsos refúgio dos outros resistirá ao Teste do Dia do Julgamento
Será que ela resistirá ao teste do Dia do Julgamento? Quando você for à presença de Deus para responder a Ele, você olhará para o rosto Dele com a mesma confiança que olha para o meu, e dirá: "Ó Deus, eu não finjo ter sido muito bom, mas eu fui tão bom quanto muitos nas igrejas"? Você vai fazer isso, homem? Você vai fazer isso, mulher? Ah, o Livro bendito vos diz, em Romanos 14.2:
Um crê que pode comer de tudo, mas quem é fraco na fé come legumes.
Não um relato de outra pessoa. No dia do julgamento, você esquecerá a todos, menos a si mesmo. Naquele dia do julgamento, todos os outros pecados desaparecerão, exceto o seu pecado.
C. A confiança no falso refúgio do universalismo
C. A confiança no falso refúgio do universalismo
O terceiro refúgio de mentiras é o Universalismo. Há muitos homens em cada cidade que, se você se aproximar deles a respeito de tornar-se cristãos e abandonar o pecado, dizem: "Oh, não, eu não farei isso; eu acredito em um Deus de Amor; eu acredito que Deus é bom demais para amaldiçoar alguém". Um homem não precisa renunciar ao pecado para tomar Cristo. Deus é bom, e não há inferno algum. Você quer me dizer que Deus permitiria um inferno; que um bom Deus condenaria qualquer um? Não, eu não preciso renunciar ao pecado. Estou confiando na bondade de Deus, e acredito que todos os homens serão salvos em algum momento ou outro". Agora, vamos apenas tentar isto.
1. A sua confiança no falso refúgio do universalismo atende às mais altas exigências da sua consciência?
1. A sua confiança no falso refúgio do universalismo atende às mais altas exigências da sua consciência?
Será que isso atende às mais altas exigências da consciência? Quando sua consciência vem até você e aponta seu pecado e exige sua renúncia, satisfaz sua consciência dizer: "Sim, eu estou fazendo mal, mas Deus é tão bom que eu posso muito bem continuar pecando, posso muito bem continuar pisando nas leis de Deus". Ele é tão bom, que não me castigará. Ele deu Seu Filho para morrer por mim; eu posso continuar pecando como quiser"? Isso satisfaz sua consciência? Bem, então, você tem uma consciência poderosa e má. O que você pensaria de um menino e uma menina, irmão e irmã, cuja mãe está doente em casa. O menino estava doente pouco tempo antes, e a mãe o havia vigiado tão fiel e ternamente que ela o havia apanhado; ela o havia trazido de volta à saúde, mas estava deitada muito doente e quase no ponto da morte. Ela havia dito às crianças que elas poderiam sair para o jardim, e disse: "Há algumas flores lá fora sobre as quais eu sou muito cuidadosa. Não quero que você as apanhe". Então Johnny e Mary saem, e Johnny vai trabalhar para fazer exatamente o que lhe foi pedido para não fazer. Sua irmã expõe, e diz: "Johnny, você não ouviu a mãe nos dizer para não colhermos aquelas flores, que elas eram muito preciosas e que ela não queria que fossem colhidas"? "Oh, sim", diz Johnny. "Então por que colhê-las?" pergunta a irmã. "Porque", diz Johnny, "ela me ama tanto, Mary". Você não sabe como ela me ama, como quando eu estava doente a mãe desistiu do sono e de tudo, e me vigiava durante as noites? Você não sabe que ela está doente lá agora porque ela me ama tanto? E por isso agora vou fazer exatamente o que ela me disse para não fazer". O que você pensaria de um menino assim, e o que você pensaria do homem ou mulher que faz do amor de Deus o seu orgulho, e porque Deus os ama com um amor tão maravilhoso, fazer do amor de Deus uma desculpa para o pecado, fazer do amor de Deus uma desculpa para a rebelião contra Ele, fazer do amor de Deus uma razão para uma vida mundana e descuidada? Eu deveria pensar que vocês, homens e mulheres, se desprezariam. Oh, a baixeza; oh, a ingratidão desprezível; oh, a cordialidade negra, fazendo do amor maravilhoso de Deus, que deu a Jesus para morrer na Cruz do Calvário, uma desculpa para pecar contra Ele!
2. A sua confiança no falso refúgio do universalismo está fazendo de você uma pessoa melhor?
2. A sua confiança no falso refúgio do universalismo está fazendo de você uma pessoa melhor?
Seu universalismo está fazendo de você um homem ou mulher melhor? Oh, quantos homens crescem descuidados, crescem mundanos, tornam-se pecadores, tornam-se indiferentes, porque alguém os inoculou com o erro pernicioso da esperança eterna. Quantos homens estão vivos agora, uma vez a serviço de Deus, que são indiferentes à condição dos perdidos, dos mundanos e dos descuidados, porque leram alguns livros minando, ou tentando minar, as doutrinas de Jesus e dos Apóstolos. Com que palavras melosas a Igreja professora hoje está promulgando a doutrina da esperança eterna, que é uma mentira infernal.
3. A sua confiança no falso refúgio do universalismo passará no teste da Hora da Morte?
3. A sua confiança no falso refúgio do universalismo passará no teste da Hora da Morte?
Será que ela resistirá ao teste da hora da morte? Muitas vezes não. O Dr. Ichabod Spencer, um dos pastores mais capazes e fiéis que a América já teve, conta como, quando pastor de uma igreja presbiteriana no Brooklyn, ele foi chamado para ver um jovem que estava morrendo. Sua esposa e sua mãe eram membros da igreja, mas este jovem não era. O médico foi vê-lo e tentou levá-lo a Cristo; mas ele se virou e disse: "Não adianta; tive muitas oportunidades, mas as guardei todas e estou morrendo, e logo terei que ir; não adianta falar comigo agora". E ele estava em grande agonia e angústia de alma. Então o pai entrou e o ouviu falar e gemer, e disse: "Meu rapaz, não há razão para você assumir isso". Não há razão para que você se sinta tão mal. Não tens sido um homem mau; não tens nada a temer". O jovem moribundo se virou e disse a seu pai: "Você é o culpado por eu estar aqui". Se eu tivesse ouvido a mãe quando ela tentou me levar a uma boa vida, em vez de ouvi-lo, eu não deveria estar neste estreito". A mãe tentou me fazer ir à escola dominical e à igreja, mas você disse que Deus era tão bom que não importava; e quando a mãe tentou me levar à igreja, você me levou à pesca e à caça e ao prazer; você me disse que não havia um inferno, e eu acreditei em você; você me enganou até este momento, pai, mas não pode mais me enganar. Eu estou morrendo e vou para o inferno, e meu sangue está em sua alma". Então ele virou o rosto para a parede e morreu. Homens, vocês transformam as pessoas em pecado ao pregar uma doutrina que contradiz o ensinamento do Filho de Deus. Isso significa que vocês estão enganando os homens que estão balançando para dormir em pecado, e eles viverão para amaldiçoar vocês algum dia. E vocês, homens que estão com saúde e força, estão construindo sobre uma falsa esperança. A morte rasgará o véu que cega seus olhos para a noite.
4. A sua confiança no falso refúgio do universalismo resistirá ao Dia do Julgamento Final?
4. A sua confiança no falso refúgio do universalismo resistirá ao Dia do Julgamento Final?
Será que ela resistirá ao teste do dia do julgamento? Quando você subir na presença de Deus, você olhará para cima, e quando Ele perguntar sobre seu pecado, você responderá: "Sim, Pai, eu pequei; eu pisoteei Tuas leis; negligenciei a oração, negligenciei a Bíblia, negligenciei a Casa de Deus, negligenciei a obediência a Ti; fui mundano e descuidado, mas tenho uma boa resposta. Pai, minha resposta é esta: Eu sabia que Tu eras um Deus de amor, e deste Teu Filho para morrer por mim na Cruz do Calvário, e como eu sabia que Tu eras tão amoroso, eu simplesmente continuei pisando Tuas leis"? Você vai fazer isso? Não vai suportar o teste.
D. A Confiança no refúgio da infidelidade
D. A Confiança no refúgio da infidelidade
Um quarto refúgio é a infidelidade. Quantos homens há que, quando solicitados a se tornarem cristãos, se voltam e dizem: "Eu não acredito que a Bíblia seja a Palavra de Deus". Essa é uma velha superstição que está desgastada. Não acredito que Jesus de Nazaré fosse o Filho de Deus". Na verdade, não estou bem certo de que exista um Deus. Eu não sou cristão, e você pode me chamar como quiser. Chame-me um infiel, um agnóstico, o que você quiser; mas eu não preciso de nenhum Cristo, e não acredito nEle". Ele tenta se confortar com a infidelidade. Centenas de milhares estão fazendo isso em Londres, de um dia para o outro.
Aplique os testes.
1. Sua infidelidade atende às mais altas exigências de sua própria consciência?
1. Sua infidelidade atende às mais altas exigências de sua própria consciência?
Isso atende às mais altas exigências de sua própria consciência? Quando a consciência se afirma, e vem a você com suas exigências majestosas, satisfaz sua consciência dizer: "Não acredito na Bíblia ou em Jesus Cristo; não acredito em Deus"?
2.Sua infidelidade está fazendo de você um homem melhor?
2.Sua infidelidade está fazendo de você um homem melhor?
Ainda não encontrei o primeiro homem ou mulher melhorado pela infidelidade. Conheci homens que foram feitos adúlteros pela infidelidade; conheci homens e mulheres que foram feitos suicídios pela infidelidade; conheci homens que foram roubados da integridade comercial pela infidelidade; conheci homens que foram feitos enganadores pela infidelidade e fugiram de suas esposas e foram com outras mulheres. Eu poderia estar aqui a cada hora e lhes falar sobre os personagens que eu soube que foram naufragados pela infidelidade. Ainda não encontrei o primeiro homem que foi feito reto ou moral ou limpo pela infidelidade. Eu me levantei uma noite em minha igreja em Chicago. A igreja estava cheia e um grande número de infiéis estava lá. Eu os tinha convidado para estar lá, pois estava falando de "Infidelidade": Suas Causas, Conseqüências e Cura". Eu parei em meu sermão e disse: "Quero que todos os homens nesta platéia, nesta noite, que podem testemunhar honestamente diante de Deus e desta platéia que ele foi salvo da embriaguez pelo Evangelho de Jesus Cristo, se levantem"; e duzentos ou trezentos homens se levantaram como tendo sido salvos da embriaguez pelo Evangelho de Cristo. Eu disse: "Assim será feito". Agora vamos ser justos e dar uma chance ao outro lado, e eu quero pedir a qualquer infiel desta platéia que tenha sido salvo da embriaguez por infidelidade de qualquer forma, que se levante". Olhei em volta; no início pensei que não havia ninguém de pé. Finalmente, debaixo da galeria, vi um, uma espécie de senegambista muito esfarrapado, e ele estava bêbado na época; isso é um fato real. Graças a Deus, ele desceu depois na sala de perguntas e pensou sobre o assunto. Homens e mulheres, a infidelidade mina o caráter, a infidelidade rouba homens e mulheres de pureza, a infidelidade torna seus escriturários e caixas inseguros. Você sabe disso.
3. Sua infidelidade passará no Teste da Hora da Morte?
3. Sua infidelidade passará no Teste da Hora da Morte?
Será que sua infidelidade resistirá ao teste da hora de morrer? Uma grande dose de infidelidade não suporta. Um amigo meu que participou da Guerra Civil americana e lutou pelo Norte, contou-me uma história sobre um homem de seu regimento que se vangloriava de sua incredulidade. No segundo dia da batalha de Pittsburg Landing, este homem disse a seus companheiros de sua companhia, enquanto esperava a palavra de comando para avançar: "Temo que vou ser baleado neste dia; tenho uma sensação horrível". "Oh, isso é um absurdo", disseram eles, "é apenas uma premonição, uma superstição, e não há nada nela". Logo veio o comando, "Em frente!" e aquela companhia marchou pela colina acima, e no momento em que passou a crista, havia um voleibol das armas do inimigo. O primeiro mandou uma bala no peito perto de seu coração, e ele caiu para trás, e quando o levaram para a retaguarda, ele gritou: "Ó Deus, dá-me tempo para me arrepender!" Foi preciso apenas uma bala para tirar a infidelidade dele. Seria preciso menos do que isso para tirar a infidelidade da maioria de vocês aqui, de um dia para o outro.
4. Sua infidelidade passará no Teste do Dia do Julgamento?
4. Sua infidelidade passará no Teste do Dia do Julgamento?
Será que isso resistirá ao teste do dia do julgamento? Você subirá na presença de Deus e, quando lhe for pedido que responda por seu pecado, você dirá: "Bem, ó Deus, Tu sabes que eu não acreditava que Tu existias; eu não acreditava que a Bíblia fosse Tua Palavra, e que Jesus Cristo fosse Teu Filho". Eu era um infiel; essa é a minha resposta"? Você vai fazer isso? Eu lhe direi como experimentá-la. Vá para casa à noite, ajoelhe-se, olhe para o rosto de Deus e diga a Ele que você é um infiel e que não acredita nEle, nem em Seu Filho, nem na Bíblia, e que está disposto a suportar o teste do julgamento. Uma noite, numa reunião como esta, fui até a última fila de assentos no fundo do salão e disse a um homem lá: "Você é cristão? "Eu deveria pensar que não", disse ele; "Eu sou um infiel". Eu disse: "Você quer me dizer que não acredita que Jesus Cristo é divino?". Ele disse: "Não, eu não acredito". Eu disse: "Ajoelhe-se aqui e diga isso a Deus". Ele ficou pálido. E eu lhe digo a você, que de noite diz ser infiel: "Vá e diga isso somente a Deus, não quando você estiver tentando corajosamente na presença de outros, mas somente; encontre Deus sozinho. Desça diante dEle, e diga-Lhe o que me disser".
E. A confiança no refúgio de mentira da religião
E. A confiança no refúgio de mentira da religião
Há mais um refúgio de mentira-religião. A religião é um refúgio de mentiras. A religião nunca salvou ninguém. Você diz: "O que você quer dizer?". Quero dizer exatamente o que eu digo - a religião nunca salvou ninguém. Confiar na religião é uma coisa; confiar no Cristo pessoal é outra coisa. Há muitos homens que confiam em sua religião e, no entanto, não são salvos. Você vai aos homens, e eles dizem: "Sim, eu sou religioso; vou à igreja todos os domingos; leio meu livro de orações, e rezo regularmente todos os dias; leio minha Bíblia; fui batizado; fui confirmado ou unido à Igreja; tomei o Sacramento regularmente, e é nisso que estou confiando". É isso? Então você está perdido.
Vamos aplicar os testes.
1. Sua religião atende às mais altas exigências de sua própria consciência?
1. Sua religião atende às mais altas exigências de sua própria consciência?
Sua religião satisfaz as mais altas exigências de sua consciência? Satisfaz sua consciência, quando aponta seu pecado, dizer: "Vou à igreja; leio a Bíblia; fui batizado e confirmado"? Será que ela realmente dá paz a sua consciência?
2. Sua religião está fazendo de você um homem melhor?
2. Sua religião está fazendo de você um homem melhor?
Sua religião está fazendo de você um homem ou uma mulher melhor? Há muita coisa que se chama religião que não torna homens e mulheres melhores. Há muitos homens que são muito religiosos e vão à missa ou à igreja todos os domingos do ano; ele vai à Confissão com muita freqüência, diz suas orações regularmente, lê sua Bíblia e participa da Comunhão; ele foi batizado, foi confirmado, e ainda assim é tão desonesto quanto qualquer outro homem da comunidade. Há muitos homens que são muito religiosos, e ainda assim oprimem seus empregados em matéria de salários, ou roubam seus servos em sua casa. Muitos dos homens mais religiosos são perfeitos. Tal religião não o salvará, mas o amaldiçoará com uma condenação mais profunda.
3. Sua religião passará no Teste da Hora da Morte?
3. Sua religião passará no Teste da Hora da Morte?
Em terceiro lugar, será que ela resistirá ao teste da hora da morte? Há uma grande quantidade de religião que não resiste. Quantas pessoas têm sido muito religiosas e, no entanto, quando chegam a morrer, tremem de medo.
4. Sua religião passará no Teste do Dia do Julgamento?
4. Sua religião passará no Teste do Dia do Julgamento?
Conclusão
Conclusão
A. Existe algum refúgio?
A. Existe algum refúgio?
Bem, então, existe algum refúgio? Existe. O versículo antes do meu texto o dá, Isaías 28.16:
Portanto, assim diz o Senhor Deus: “Eis que ponho em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.
B. Essa pedra de fundação é Jesus Cristo.
B. Essa pedra de fundação é Jesus Cristo.
Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
Como disse antes, uma coisa é confiar na religião, e uma coisa completamente diferente é confiar em Cristo. Oh, amigos, se sua confiança está em Cristo, ela resistirá ao teste, ela atenderá às mais altas exigências de sua consciência. Quando minha consciência me acusa de pecado, eu digo.
“Pelo sangue, pelo sangue, somos redimidos sim pelo sangue carmesim.”
“Alvo mais que a neve...”
Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
1Pe 2.24
C. Jesus satisfaz
C. Jesus satisfaz
1. A consciência está em paz.
1. A consciência está em paz.
O sangue de Jesus Cristo dá paz à consciência culpada.
2. Faz de mim uma pessoa melhor no interior e no exterior
2. Faz de mim uma pessoa melhor no interior e no exterior
A confiança em Jesus Cristo faz de mim um homem melhor. Ela transformou completamente minha vida, minha vida exterior e minha vida interior.
3. Na hora da morte terei uma radiante confiança
3. Na hora da morte terei uma radiante confiança
Ele resistirá ao teste da hora da morte. Oh, quantas vezes eu fui ao quarto do moribundo que estava confiando em Jesus, e ele olhou para o meu rosto com confiança radiante, sem um tremor de medo, confiando em Jesus. Lembro que um dia me disseram que um dos ex-membros de minha classe bíblica estava morrendo, e eu fui até sua casa. Entrei e ele ficou sentado na cama. Ele estava morrendo muito rápido. Eu disse: "Sr. Pomeroy, eles me disseram que provavelmente você não pode viver a noite toda". "Não", disse ele; "Suponho que este dia seja meu último". Eu disse: "Você está com medo?". Ele disse, com um sorriso de paz perfeita: "Não, de modo algum". Eu perguntei: "Sr. Pomeroy, você está pronto para ir?" Ele disse: "Terei prazer em partir, e estarei com Jesus Cristo". Quando o Sr. Moody estava enfrentando o outro mundo, não havia medo. Às seis horas da manhã, seu filho estava ao lado de sua cama e o ouviu sussurrar: "A Terra está recuando; o céu está se abrindo; Deus está chamando". Depois, mais tarde, "Isto é a morte? Isto não é mau, isto é êxtase, isto é glorioso". Ainda mais tarde, alguém começou a chorar a Deus para levantá-lo de seu leito de doença, e ele disse: "Não, não pergunte isso". Este é o meu dia de coroação; há muito tempo que eu esperava por ele. Não me chame de volta; Deus está me chamando". Oh, amigos, uma fé viva em Jesus Cristo, o Salvador crucificado e ressuscitado, resistirá ao teste da hora da morte.
4. No dia do Julgamento Final, Jesus é suficiente, pois ele satisfaz a Deus Pai.
4. No dia do Julgamento Final, Jesus é suficiente, pois ele satisfaz a Deus Pai.
Ela resistirá ao teste do dia do julgamento.
Se for a vontade de Deus, estou pronto para ir e encontrá-lo no bar do julgamento à noite, e, quando Ele me pede para responder, eu só tenho uma resposta, a resposta suficiente, "Jesus". Isso irá satisfazer a Deus. (Cj 1Jo 2.2)
E ele é a propiciação pelos nossos pecados — e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do mundo inteiro.
D. “O granizo vai destruir o refúgio de mentira” (Is. 28,17).
D. “O granizo vai destruir o refúgio de mentira” (Is. 28,17).
Joguem fora seus refúgios de mentiras hoje mesmo. O granizo logo virá e os varrerá; "o granizo varrerá o refúgio das mentiras".
Joguem-os fora.
Tomem o único refúgio seguro e verdadeiro, Jesus Cristo.