Deus age graciosamente

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 26 views
Notes
Transcript

DEUS AGE GRACIOSAMENTE

Habacuque 3.3–15 RA
3 Deus vem de Temã, e do monte Parã vem o Santo. A sua glória cobre os céus, e a terra se enche do seu louvor. 4 O seu resplendor é como a luz, raios brilham da sua mão; e ali está velado o seu poder. 5 Adiante dele vai a peste, e a pestilência segue os seus passos. 6 Ele para e faz tremer a terra; olha e sacode as nações. Esmigalham-se os montes primitivos; os outeiros eternos se abatem. Os caminhos de Deus são eternos. 7 Vejo as tendas de Cusã em aflição; os acampamentos da terra de Midiã tremem. 8 Acaso, é contra os rios, Senhor, que estás irado? É contra os ribeiros a tua ira ou contra o mar, o teu furor, já que andas montado nos teus cavalos, nos teus carros de vitória? 9 Tiras a descoberto o teu arco, e farta está a tua aljava de flechas. Tu fendes a terra com rios. 10 Os montes te veem e se contorcem; passam torrentes de água; as profundezas do mar fazem ouvir a sua voz e levantam bem alto as suas mãos. 11 O sol e a lua param nas suas moradas, ao resplandecer a luz das tuas flechas sibilantes, ao fulgor do relâmpago da tua lança. 12 Na tua indignação, marchas pela terra, na tua ira, calcas aos pés as nações. 13 Tu sais para salvamento do teu povo, para salvar o teu ungido; feres o telhado da casa do perverso e lhe descobres de todo o fundamento. 14 Traspassas a cabeça dos guerreiros do inimigo com as suas próprias lanças, os quais, como tempestade, avançam para me destruir; regozijam-se, como se estivessem para devorar o pobre às ocultas. 15 Marchas com os teus cavalos pelo mar, pela massa de grandes águas.
INTRODUÇÃO
No ano passado, igrejas católicas no Chile foram atacadas e queimadas por manifestantes de movimentos extremistas. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi que picharam em vários locais a frase “Morte ao Nazareno”, se referindo a Jesus, que é o centro de tudo o que representa a igreja cristã. Será mesmo que estes movimentos seriam capazes de matar a Cristo, o Nazareno? O ser humano procura a todo instante uma maneira de viver sozinho, sem lei, como se Deus não existisse. Apesar de tudo, Deus mostra que governa toda a terra. Ele nos mostra que é gracioso, apesar da rebeldia do ser humano.
CONTEXTUALIZAÇÃO
No livro do profeta Habacuque, podemos ver o estava demonstrando Seu poder por meio da punição aos povos. O povo de Judá estava no exílio, exilado pelo povo babilônico dos caldeus. Agora, porém, estes mesmos caldeus iriam sofrer com o castigo do Senhor.
Nos dois primeiros versículos, o profeta Habacuque clama que Deus manifeste Sua glória e Sua presença, ele deseja que o Senhor venha e aja com Sua obra. Dos vv. 3 a 15, o Senhor age em favor do Seu povo e contra o povo inimigo dos caldeus. A graça de Deus, aqui, é percebida de maneira maravilhosa. Amados irmãos, nesta noite, gostaria de falar de algo que é muito presente neste texto: Deus age graciosamente. Como é esta ação graciosa do Senhor, que pode ser percebido por meio da canção do profeta?
Dobradiça: Deus age graciosamente em favor do Seu povo, em primeiro lugar:
1. GUIANDO SEU POVO (v. 3-7)
Habacuque 3.3–5 RA
3 Deus vem de Temã, e do monte Parã vem o Santo. A sua glória cobre os céus, e a terra se enche do seu louvor. 4 O seu resplendor é como a luz, raios brilham da sua mão; e ali está velado o seu poder. 5 Adiante dele vai a peste, e a pestilência segue os seus passos.
Explicação: O profeta Habacuque, reconhecendo que o Deus soberano tinha poder pra realizar toda a obra anteriormente profetizada, agora também reconhece que este é um Deus que guia em todo o tempo o Seu povo.
Ele entende isso por meio de uma visão fantástica em que Deus manifesta Seu poder de forma magnífica. O profeta se concentra, então, no que Deus realizou no passado e que caracterizou a Sua glória sendo reconhecida. Na visão, Deus está Se aproximando do Seu povo partindo de lugares concretos como a cidade de Temã e o monte Parã, localizado em uma região de deserto. Temã e Parã, estes foram os limites do povo de Israel no deserto. Ou seja, Deus havia guiado Seu povo de Temã até o monte Parã, até a conquista da terra prometida.
Habacuque sabe que o Deus que guiou no passado é o mesmo Deus que guia no presente e que guiará no futuro. Deus é aquele que desce até Seu povo, mesmo sendo pecador, e Se manifesta poderosamente e tornando visível a Sua glória.
Habacuque 3.6–7 RA
6 Ele para e faz tremer a terra; olha e sacode as nações. Esmigalham-se os montes primitivos; os outeiros eternos se abatem. Os caminhos de Deus são eternos. 7 Vejo as tendas de Cusã em aflição; os acampamentos da terra de Midiã tremem.
O profeta clama nos vv. 1 e 2, que Deus reavive Sua obra, pois ele sabe que Deus é poderoso para fazer o que desejar. As cidades veem Seu poder, os montes e os desertos veem Seu poder, toda a terra exalta o Deus Todo-Poderoso! Quando Ele chega, ilumina tudo, controla toda a criação para que Lhe obedeça e Lhe renda louvores.
Deus guiou Abraão quando ordenou que saísse da terra natal para a terra onde Ele mostraria, guiou o povo de Israel até atravessar o Mar Vermelho, guiou até a Terra Prometida atravessando o deserto por 40 anos, dando alimento, aquecendo no frio do deserto e protegendo durante o dia com uma nuvem. Este Deus possui o controle de toda a criação!
Aplicações práticas: Saber que Deus guia nossos passos em todos os nossos caminhos é algo que nos dá segurança? Saber que Ele nos orienta quando estamos em casa, em viagem, na igreja, quando nos sentimos em momentos de alegria ou quando nos vemos em meio a um deserto, nos sentimos seguros confiando que estamos no lugar certo?
Deus Se manifesta mostrando a nós o caminho a seguir. Quando Deus guia nosso caminho, nos auxilia em nossas decisões. Particularmente, em nossa vida, temos escolhas a fazer. Desde as coisas mais simples até as mais complexas e importantes. Por exemplo, escolhemos o curso na universidade/faculdade, escolhemos, ainda, quem será a pessoa que seguirá ao nosso lado até o fim da vida, o nosso casamento.
Decisões erradas trazem consequências que podem ser muito ruins. E, nós, em nossa teimosia, continuamos escolhendo aquilo que não é a vontade de Deus? Ou temos orado pedindo que Ele nos oriente a fim de que saibamos o que fazer, como fazer, e em que momento fazer? Será que temos tido paciência para esperar a manifestação da glória do Senhor e Sua resposta quando estamos em um deserto, quando nos sentimos sem saber para onde ir?
Obviamente, hoje Deus não moverá os montes fisicamente para nos responder, não fará tremer a terra nem responderá por meio do trovão. Claro que Ele pode, se quiser, mas não é como deseja. Ele fala em nossos corações por meio do Seu Espírito. Sua paz nos invade nos dando segurança em uma caminhada cheia de obstáculos.
Dobradiça: Deus mostrou que agiria graciosamente quando estava guiando Seu povo, além disso, Sua ação graciosa ocorreu quando Ele estava:
2. DEMONSTRANDO PODER SALVADOR (v. 8-11)
Habacuque 3.8 RA
8 Acaso, é contra os rios, Senhor, que estás irado? É contra os ribeiros a tua ira ou contra o mar, o teu furor, já que andas montado nos teus cavalos, nos teus carros de vitória?
Explicação: Depois de fazer seu discurso falando a respeito dos feitos de Deus, Habacuque se volta para o Senhor em forma de diálogo. Este Deus Todo-Poderoso, com quem o profeta dialoga, é aquele que pode estremecer os montes, pode estremecer a terra, também pode mover os rios e os mares. Tudo está debaixo do Seu controle.
Mas não era nem com os mares ou rios que Deus estava enfurecido, e sim, com um povo que deveria receber o castigo, neste caso, os egípcios quando perseguiram o povo de Israel até diante do Mar Vermelho. O Senhor abriu o mar para que Israel passasse seguro, e seus inimigos morressem afogados no mar. De maneira figurada, o profeta fala que Deus derrotou os egípcios com seus cavalos e carros, como se tanto Deus quanto os egípcios estivessem com cavalos e carros de batalha. Em todo o tempo, Deus sempre é declarado vencedor, seja qual for o seu inimigo. As águas foram instrumento do Senhor para que o povo pudesse estar são e salvo.
Habacuque 3.9–10 RA
9 Tiras a descoberto o teu arco, e farta está a tua aljava de flechas. Tu fendes a terra com rios. 10 Os montes te veem e se contorcem; passam torrentes de água; as profundezas do mar fazem ouvir a sua voz e levantam bem alto as suas mãos.
O Senhor foi comparado a um deus guerreiro que possui arco e flecha, e os prepara para lutar contra seus inimigos. A partir do momento em que Ele ressurge, quando ataca, até mesmo a terra estremece, fendendo a terra, ou seja, partindo a terra e fazendo os rios fluírem. Até os montes sentem medo quando Deus Se manifesta.
Habacuque 3.11 RA
11 O sol e a lua param nas suas moradas, ao resplandecer a luz das tuas flechas sibilantes, ao fulgor do relâmpago da tua lança.
Nem o sol e nem a lua podem fazer algo contra Ele, apenas O obedecem, cumprindo aquilo que cabe a eles como seu papel.
Aplicações práticas: Deus é poderoso para lutar em nossas batalhas! Muitas vezes, ficamos com medo e preocupados com o dia de amanhã como se Deus estivesse indiferente e ignorasse os nossos problemas. Então, agimos com a força do nosso braço, com nossa razão, acreditando que conseguiremos resolver todos os problemas, com a nossa estratégia bem definida, dizemos “não tem como dar errado”. Aí, então, quebramos a cara e reclamamos “por que Deus não me livrou dessa?”. Agimos errado e colocamos a culpa em Deus. Mesmo assim, quando estamos frustrados, devemos entender que nosso erro serve para que Deus nos corrija.
Obviamente, temos as situações em que nos levantamos e temos de agir para conseguir um emprego, para ter dinheiro a fim de colocar alimento em casa, a fim de ter o sustento, mas Deus, em tudo nos abençoa.
Há questões em que parece que nos esquecemos o quanto Deus é poderoso e queremos sempre defendê-lo dos ataques inimigos, não nos dando conta de que Ele vence todas as batalhas. Ao nos sentirmos ofendidos quando alguém disser algo contra Deus, não podemos nos irar xingando, insultando ou agredindo fisicamente. Devemos mostrar o quanto Ele é poderoso em nossas vidas, que tudo de bom o que temos e o que somos devemos a Ele, temos de dar nosso testemunho de forma que o Senhor seja conhecido por todos! A Seu tempo, o Senhor mesmo irá Se vingar daqueles que tentaram mal contra Ele, aqueles que não foram transformados pelo Senhor possuem seu destino traçado por Ele. Como Ele mesmo declara:
Deuteronômio 32.35 RA
35 A mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando resvalar o seu pé; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar.
Dobradiça: Deus mostrou que agiria graciosamente guiando e demonstrando Seu poder ao povo, além disso, Sua ação graciosa ocorreu quando Ele estava:
3. CUIDANDO DO SEU POVO (v. 12-15)
Habacuque 3.12 RA
12 Na tua indignação, marchas pela terra, na tua ira, calcas aos pés as nações.
Explicação: Deus sempre será o Rei de toda a terra, e Habacuque reconhece isso. Enquanto o povo de Judá se rende em dependência e obediência ao Senhor, os outros povos tentam tornar seus deuses maiores e mais poderosos, mas sem sucesso. Deus, como Rei, jamais perderá Seu reinado, ainda que os povos da terra se levantem com todas as suas forças para destronar o Senhor e derrubar Seu cetro de justiça e retidão.
De forma figurada, Habacuque descreve que, quando o Senhor marcha para guerrear, pisa os povos inimigos, este é o julgamento justo que eles estão recebendo por seus maus atos e por todas as atrocidades que cometem.
Habacuque 3.13–14 RA
13 Tu sais para salvamento do teu povo, para salvar o teu ungido; feres o telhado da casa do perverso e lhe descobres de todo o fundamento. 14 Traspassas a cabeça dos guerreiros do inimigo com as suas próprias lanças, os quais, como tempestade, avançam para me destruir; regozijam-se, como se estivessem para devorar o pobre às ocultas.
O Deus, que tudo vê e tudo pode, conhece a intenção do coração dos homens. Guerreiros inimigos se tornam indefesos diante do Senhor. Quando o Senhor marcha pela terra, é impossível impedi-lo! Ele Se levantou para salvar todos aqueles que fazem parte do Seu povo. O profeta comenta que o ungido do Senhor estava sendo salvo, ou seja, o líder do povo, o rei que havia sido ungido com óleo para ser rei. Esta era uma promessa de que todo o povo sempre seria cuidado pelo Senhor. Líderes nunca lhes faltariam para representar o governo do Senhor sobre eles. Em contrapartida, os líderes dos povos inimigos são destruídos. Sem liderança, não há como prosseguir naquilo que se procura intentar contra um inimigo.
Habacuque 3.15 RA
15 Marchas com os teus cavalos pelo mar, pela massa de grandes águas.
O Senhor é o grande guerreiro diante dos povos. Isto é o que está na visão do profeta Habacuque, assim como ele havia descrito anteriormente no v. 8. O que podemos perceber diante disso é que o Senhor cuida do Seu povo como um pai cuida dos seus filhos. Corrige quando o povo erra, protege quando o povo está em perigo. Quem pode tentar algo contra Deus e contra Seu povo?
Aplicações práticas: Nós, muitas vezes, somos ingratos com o Senhor quando Ele nos corrige. Ficamos irritados, reclamamos, como se fosse injusto que recebêssemos uma correção. Nos esquecemos que tudo isso acontece para o nosso próprio bem. Quando somos instruídos a obedecer, temos a tendência, por causa do nosso coração corrompido, a ir para o lado da desobediência.
Por que agimos assim? Por que queremos algo que Deus não quer pra nós? Por que insistimos em situações que o Senhor está nos mostrando que iremos errar e nos arrepender depois? Somos como o povo de Israel que pecava constantemente, recebia punição, ia para o exílio, depois voltava a ser protegido e seus inimigos eram derrotados.
Hoje, nossos inimigos não são pessoas. Temos inimigos espirituais, inimigos que tentam contra a nossa alma. Tentam nos distanciar do Senhor e de Sua vontade. Há situações em que nós mesmos acabamos nos tornando nossos próprios inimigos quando tomamos decisões erradas. Se nós somos escolhidos do Senhor, se fazemos parte do Seu povo, toda a nossa rebeldia será temporária, mas as correções desta vida ainda terão de vir sobre nós. Pecados que cometemos possuem consequências. Escolhas erradas podem levar a consequências ruins.
Mas, o Deus gracioso está conosco, acima de tudo, nos ensinando em todas as coisas e nos mostrando que viver debaixo da Sua vontade é o que há de melhor nesta vida. Como filhos, devemos obedecer. Como filhos, devemos receber o castigo quando falhamos. Como filhos, recebemos o perdão que Ele nos dá misericordiosamente. Como filhos, somos protegidos contra os ataques do nosso inimigo, Satanás.
PONTE CRISTOCÊNTRICA:
E acima de todas as coisas desta vida, sabemos que a maior ação graciosa que recaiu sobre nós veio por meio de Cristo na cruz. Cristo deixou Sua glória, doou a Si mesmo em nosso favor, mostrando que a vitória não se dá por meio daquele que julga ser mais forte, mas sim por meio daquele que realmente é o mais forte desde a eternidade. Ele destruiu todos os Seus inimigos, Ele venceu por nós, demonstrando Seu poder salvador e nos cuidando e protegendo.
1Coríntios 15.54–57 RA
54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.
CONCLUSÃO
Este Deus gracioso Se moveu em favor do Seu povo, Ele age, também, em nosso favor. Ele nos guia em nossa caminhada, nos mostra o que é melhor para nós, Ele demonstra Seu poder salvador, que nos dá garantia da vida eterna, Ele nos cuida corrigindo e protegendo, Ele que é nosso Pai, e nós somos Seus filhos.
Todos aqueles que tentarem contra Cristo, o Nazareno, declarando isto como aqueles que queimaram igrejas no Chile, mal sabem que uma simples manifestação do Senhor contra eles custaria a vida deles. Eles não possuem força nenhuma para vencer a Cristo vencer o Deus Todo-Poderoso! Eles podem tentar contra nós, tirar a nossa vida, mas jamais conseguirão algo contra nossa alma! O Senhor é quem nos cuida. Nossa esperança e nossa alegria estão na eternidade, no mundo que está por vir.
A graça do Senhor está sobre nós. Que possamos estar firmes e perseverantes!
O Senhor abençoe a todos os amados irmãos!
Related Media
See more
Related Sermons
See more