Perigos e Problemas que ronda a família.Ct.2.15

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 187 views
Notes
Transcript
Cântico 2.15 RA
Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor.

Introdução:

A nossa família é o nosso bem maior, é um presente de Deus, e cultivar um relacionamento sadio, exige muitos desafios, muitos deles inesperados, como perigos e problemas, as vezes achamos que somos espertos e sabemos de tudo, dizemos... “eu sei que haverá problemas, eu sei que haverá perigos” como se já soubéssemos quais seriam, onde na verdade não conseguimos mensurar o tamanhos desses desafios.
O livro de cantares, escrito por Salomão, é um livro que traz muitos questionamento sobre sua forma literária, alguns entendem que foi escrito para cristo e a igreja, outros dizem que o livro falar com relacionamento do homem com a mulher, isso tem um princípio que partiu de duas escolas na antiguidade, a escola de Alexandria, que defendia como forma literal, e a escola de Antioquia que defendia a forma alegórica.

1.Devemos enfrentar os perigos e problemas Juntos.

a) Os problemas é de interesses de ambos. Ecl.4.10-11

O texto vai falar Apanhai-vos, ou seja uma expressão da esposa, não se sabe se ela estar falando para o marido ou com os guardas da vinha.
Mas o que aprendemos aqui, é que os problemas e perigo do lar não deve devem ser enfrentados apenas por um, mas ambos. Pois, qualquer feridas que um tiver será refletida no outro, qualquer perda o outro também perde, qual quer erro o outro também erra, qualquer fracasso o outro fracassou também.

b) Devemos tirar os perigos e problemas do nosso Lar.

Veja que ela insiste em pedir para Apanhar “tirar” as raposas da vinha.
Devemos tirar do nosso lar tudo que pode trazer ou estar trazendo destruição em nossa família, não podemos fazer vista grossa diante desses perigos e problemas.

c) Devemos ficar alertas aos ataques insistentes

Naquela época era normal as raposas invadirem as vinha, entravam em uma e outra.
Devemos ficar alertas porque o inimigo não vai para de enviar suas setas contra a família, as vezes quando achamos que ele cessou, ele estar se preparando para um ataque maior.

d) Não devemos tratar Prob/ Peri. Como bicho de estimação

A esposa não brincou, não esperou, mas pediu para tirar imediatamente as raposas.
Não podemos brincar com o perigo e os problemas, como se fosse algo normal e tranquilo, mas devemos tira-lo o mais rápido possível, do nosso lar, para que não seja uma porta aberta para outras raposas “perigos”.

e) Devemos vencer os Peri/Prob. Juntos. “Não pare”

Devemos entender que existe problemas que demanda mais tempo para vencê-lo, podemos parar, nem desistir, devemos estar juntos nessa luta, venceremos a batalha, mas a guerra continuará.

2.Devemos tomar cuidado com as raposas q entram no Lar

Existem algumas raposas que permitimos a entrar em nossa vinha, existem algumas delas que nós não damos nenhum crédito ou a atenção devida, e elas trazem grandes destruições em nosso lar.

a) Desconfianças que quebra o elo do amor

A desconfiança é um dos sentimentos mais perigosos, a desconfianças destroem toda e qualquer ligação com amor, a desconfiança nos deixa inseguros, com medo, desanimados e muitas outras coisas, e esses tipos de sentimentos só irão trazer desgaste na família.

b) Vida financeira que desestabiliza o Lar. IBGE 2020 57%

Essa raposas é uma das mais perigosas que existe, ela é responsável por 57% dos divórcios no brasil, segundo o IBGE, no meio dos cristão também, as vezes nos somos desorganizados e colocamos a culpa no diabo, imagino o diabo dizendo...” Dessa vez não foi eu”, precisamos ser mais responsáveis, abemos que o diabo tem um dedinho em muitas coisas, mas não podemos colocar a nossa irresponsabilidade na conta dele.

c) Orgulho e egoísmo, onde recusamos reconhecer falhas

Uma outra Raposa que tem trazido desequilíbrio familiar, quando erramos e não reconhecemos nossos erros, e ai é algo que traz um conflito terrível na família, sempre queremos estar certos, queremos usar da nossa autoridade, queremos usar até mesmo a bíblia, para achar respaldo naquilo que a própria bíblia condena. Sejamos humildes em reconhecer nossos erros e recomeçar.

d) Mágoa que não aceita o pedido de Perdão

Existem pessoas que carregam esse tipo de sentimento até o leito de hospital, quando dá tempo, mas é um tipo de sentimento que corrói nossa vidas e abre portas para muitos outros tipos de doenças, o remédio é o perdão, é o antídoto contra o abismo, é o que nos faz reviver.

e) Devemos tomar atitudes e tirar essas raposas do Lar

Por isso devemos tomar atitudes de tirar essas raposas do nosso lar antes que seja tarde.

3.Devemos manter o nosso Lar e flor.

a) Esforçar em manter o Lar um lugar Amor, abrigo.

A esposa queria manter sua vinha em flor.
Nós devemos nos esforçar em manter nosso lar em flor, devemos nos esforça r em manter a alegria e felicidade me nosso lar, devemos estar mais juntos, devemos nos atentar as coisas que estão nos afastando do convivo familiar, eu falo de um convívio de afeto, dialogo e respeito.

b) Passamos por tantas coisas para esse momento “Videira”

Devemos manter o nosso lar em flor. A Videira passa por um bom tempo antes de dar o fruto e a flor, quando ela é plantada só após o terceiro ano é que ela passa a dar frutos, nesse período antes dos frutos as raízes estão crescendo e se firmando para suportar os cachos das uva que virão.
Em nossa vida da mesma forma passamos por tantas coisas até chegar aqui, lutamos para casar, enfrentamos tantas dificuldades, agora que conseguimos dar frutos vamos destruir? Claro que não!

c) Existem vinhas q foram destruídas, mas ainda tem Raiz

Existem lares que foram destruídos por essas raposas, e estão devastados, mas ainda existe raiz, e se ainda existe raiz essa videira ainda pode dar frutos e florescer, seu lar ainda pode voltar a ser um lugar de alegria e paz.

d) Para manter alegria, JESUS deve estar presente.Mt.21.33

Devemos lembra de que Jesus é o dono da vinha em Mateus 21.33 vai falar do dono da vinha que mandou servos e seu filho, mas os que estavam lá matou a todos, o filho simbolizava Jesus.
Quantas vezes Jesus quis entrar na sua vinha, no seu lar e você o rejeitos, quantas vezes Jesus quis e quer resolver sua vida familiar e você continua a não deixa-lo resolver, Jesus é o dono de tudo e só ele tem a solução para nossa vida e nossa família.

e) Devemos fazer nossa parte, Fazendo outro feliz.

Devemos entender que Jesus quer e vai nos ajudar, mas nós precisamos fazer a nossa parte, e a nossa parte é fazer o outro feliz.

Conclusão:

Os problemas e perigos sempre irão existir, mas qual será a nossa postura diante desses problemas e perigos, e a nossa atitude é, Enfrentar o perigo juntos, Tomar cuidado com as raposas e Manter nosso lar em Flor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more