SENHOR, EU VOU! FORTALECE-ME!

Chamado  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 50 views
Notes
Transcript

SENHOR EU VOU! FORTALECE-ME!

INTRODUÇÃO

Josué 1.9 RA
9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
Todos nós em algum momento já fomos vítimas do medo. E o medo, acredite ou não, pode nos impedir de alcançar o ideal para o qual fomos destinados.
Por causa do medo, algumas pessoas mudaram seu trabalho; ou se mudaram para outro lugar do país, se trancaram em suas casas, ou entraram em uma instituição mental.
É inacreditável, mas o medo impede o vendedor de oferecer sua mercadoria; o jovem apaixonado de pedir a mão da jovem; o trabalhador de conversar com o gerente; o executivo de tomar uma decisão importante; e aquele que procura a verdade, de entregar sua vida a Deus.
Queridos amigos, o medo não discrimina as pessoas e não faz distinção de idade. Ele atinge o fraco e o poderoso. Ele assombra o jovem e o velho, o rico e o pobre. Até mesmo aqueles que parecem ter tudo; celebridades, heróis e líderes confessam ter uma variedade ampla de medos. Quem poderia imaginar, por exemplo, que César Augusto, o grande imperador romano, tinha medo do escuro? Ou que Napoleão Bonaparte, o grande gênio e estrategista militar, tinha medo de gatos. Que Richard Nixon tinha medo de hospitais, e que George Washington morria de medo de ser enterrado vivo? Mais ainda, quem poderia imaginar que Johnny Depp, o ator que atuou em alguns dos filmes de maior bilheteria dos últimos anos, confessou ter medo de palhaços. Que Michael Jordan, o astro do basquete, tem o raro medo de mergulho na água; e que Oprah Winfrey, uma das mulheres mais conhecidas do mundo, tem medo de tomar decisões.

I. NÃO TEMAS - 365 VEZES

É incrivelmente surpreendente que a Bíblia, o livro por excelência, aborda de forma profunda o tema do medo. Segundo estudiosos, o termo “não temas” aparece 365 vezes ao longo das Escrituras, portanto é o mandamento que mais se repete.
Medo 200 vezes
Terror ou temor 100 vezes
Mais de 200 pessoas na Bíblia tiveram medo
Josué - O Antigo Testamento apresenta a história de um homem chamado Josué, conhecido como o líder de Israel. Esse homem, conforme descrito por uma escritora cristã, foi um guerreiro “corajoso, resoluto e perseverante, rápido, incorruptível, despreocupado de interesses egoístas em seus cuidados pelos que se achavam confiados à sua guarda, e, acima de tudo, inspirado por uma fé viva em Deus”.
Lutou contra o medo - além de todo esse heroísmo e coragem, Josué lutou contra o medo. A Bíblia menciona que o Senhor disse a ele uma vez:
Josué 1.2–4 RA
2 Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. 4 Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.
Grandes eram os desafios diante de Josué. O primeiro deles era de substituir Moisés. Substituir alguém nunca é uma tarefa fácil, mas substituir um líder como Moisés complicava as coisas ainda mais.
Moisés, como a Bíblia mostra e confirma pela história, foi considerado o maior homem já conhecido. Como estadista, guerreiro, líder, emancipador, escritor, poeta ou profeta, ele não tinha paralelos. Mas é importante acrescentar que a Bíblia também nos diz que:
Êxodo 33.11 RA
11 Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.

II. TRÊS DESAFIOS

1. SUBSTITUIR MOISÉS

Esse foi o tipo de líder que Josué foi chamado a substituir. Sem dúvida, a tarefa não foi fácil.

2. ATRAVESSAR O RIO JORDÃO

O segundo desafio que Josué enfrentou foi “atravessar o Jordão”. O rio Jordão é o rio mais importante da Palestina. Ele divide a região em dois países: Palestina Ocidental, a parte mais importante e rica, e a Transjordânia. Normalmente, atravessar o Jordão não era um desafio, contudo, quando Josué recebeu aquele comando, as coisas estavam diferentes. Era primavera, e nessa estação o rio transbordava, tornando quase impossível atravessar. Precisamos lembrar que Josué estava liderando uma multidão de cerca de dois milhões de pessoas. Humanamente falando, atravessar o Jordão parecia uma missão impossível.

3. CONQUISTAR A TERRA

Finalmente, Josué teve que “conquistar a terra”. Para possuir a terra, Josué precisou liderar o exército israelita contra povos desconhecidos que eram mais numerosos em pessoas e em armamentos.
As cidades de Canaã eram fortalezas muradas e com torres impossíveis de desmoronar. Como resultado, Josué estava indo contra circunstâncias grandes e desafiadoras: substituir um dos líderes mais excepcionais da história, organizar a travessia do povo através das águas transbordantes do rio Jordão, e enfrentar cidades formidáveis, exércitos e cidades. Eu lhe pergunto: Como você acha que Josué se sentiu? Josué estava com medo.
O mesmo medo que uma mãe que precisa criar seus filhos sozinhos sente. Ele sentiu o mesmo medo que um imigrante sente quando ele chega em um país desconhecido. Ele sentiu o mesmo medo que os alunos que não têm condições de pagar pelos estudos na faculdade sentem. Ele sentiu o profundo medo de falhar. Mas assim que o medo tocou a porta do seu coração, a Palavra de Deus veio até ele dizendo:
Josué 1.6–9 RA
6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. 7 Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. 8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. 9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
Ao Josué enfrentar grandes desafios, Deus lhe disse: “não tenha medo”. Ele também deu três garantias especiais que o capacitariam a superar o medo de falhar.

III. TRÊS GARANTIAS

1. SUAS PROMESSAS

A terra que Josué deveria conquistar havia sido prometida anos antes. Deus prometeu a terra de Canaã a Abraão, Isaque e Jacó. Portanto, Josué não deveria ter medo do seu desafio, pois as promessas divinas garantiam seu triunfo.

2. CERTEZA DA SUA PRESENÇA

O Senhor disse para ele: “Não tenha medo nem desanime, pois o Senhor, seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1:9, Nova Versão Transformadora). Quando a presença de Deus nos acompanha, não há razão para temer. Não importa quantos desafios aparecessem ao longo do caminho, Deus garantiu a Josué que estaria ao seu lado, dando a ele a vitória.

3. A SUA PALAVRA

Finalmente, Deus deu a ele o poder da Sua Palavra. E a ele foi dito: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Josué 1:8). Para Josué ser capaz de vencer seus medos ele teria que aceitar, acreditar, meditar, obedecer, e viver a Palavra de Deus.
Apenas a Palavra de Deus daria a ele força suficiente para vencer o medo. Graças ao poder da Palavra de Deus, Josué recebeu força para enfrentar seus medos e cumprir a missão que o Senhor havia confiado a ele. Meu amigo, apenas a Palavra de Deus nos dará força para enfrentar os desafios à frente com coragem e poder. Um famoso escritor, ao falar do poder da Palavra de Deus, disse: “A Bíblia é a maior fonte de encorajamento que existe atualmente. Quando a lemos, somos transformados, porque é um livro vivo. Quando temos medo de falhar ou sentimos que somos uma falha, a Palavra de Deus deveria ser nossa prioridade absoluta. As palavras que encontramos lá encherão nosso coração e mente com força e coragem. Quanto mais focamos em Deus e na Sua Palavra, menos espaço haverá para o medo”.

IV. TRÊS MEDIDAS PARA COM A PALAVRA

Mas para que o poder da Palavra de Deus se torne uma realidade em nossa vida, precisamos adotar três medidas:

1. ACEITAR A SUA AUTORIDADE

Precisamos lembrar que a Bíblia é a autoridade suprema da verdade. O profeta Isaías expressou isso perfeitamente quando escreveu: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles” (Isaías 8:20, Almeida Corrigida e Fiel).

2. INTERNALIZAR SEUS SENTIMENTOS

Não é sufi ciente apenas aceitar a autoridade das Escrituras, é necessário assimilar seus ensinamentos. Precisamos gastar tempo lendo a Palavra de Deus e ponderando suas grandes verdades. O rei Davi estava ciente disso quando escreveu: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmo 1:1, 2).

3. PÔR EM PRÁTICA SEUS PRINCÍPIOS

É completamente inútil aceitar a autoridade das Escrituras ou internalizar seus ensinamentos, se não estivermos dispostos a pôr em prática seus princípios. “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tiago 1:22).

CONCLUSÃO

ILUSTRAÇÃO
Há um tempo atrás eu vi uma entrevista interessante com um famoso jogador de beisebol. Ele contava que por anos havia vivido uma vida completamente vazia. E para compensar aquela situação, ele se refugiava no álcool e nas festas. Mas um dia, ele disse, foi impactado pelo poder da Palavra de Deus e sua vida mudou completamente. O que mais me impressionou a respeito da entrevista foi quando perguntaram a ele: “Qual é a maior realização da sua carreira?” O entrevistador ficou surpreso ao ouvir o ex-jogador dizer: “Conhecer Cristo e fazer com que outros O conheçam”.
Meus amigos, quando o poder da Palavra de Deus impactar nossa vida, ficaremos fortalecidos e diremos que a melhor coisa que podemos realizar é fazer com que outros conheçam a Jesus Cristo. Quando você recebe o poder da Palavra de Deus na sua vida, como Josué, você também dirá, “Senhor, eu vou”.

APELO

Quantos querem nessa noite depositar seus medos nas mãos de Deus?
Quantos querem aprender a confiar mais ainda em Deus e em Sua Palavra?

ESBOÇO DO SERMÃO

1. Quais foram os desafios que Josué enfrentou?
substituir Moisés
atravessar o Jordão
conquistar a terra
2. Quais foram as três garantias de vitória que Deus deu a Josué?
Suas promessas
Certeza de Sua presença
Sua Palavra
3. Qual a relação entre Josué e a Palavra de Deus?
o segredo da vitória de Josué perante seus medos foi ter confiado na Palavra de Deus.
ele focou em Deus e em Sua Palavra. Não havia espaço para seus medos. Sua mente estava ocupada.
centralizou na Palavra.
4. Quais são as três medidas que precisamos tomar em relação à Palavra de Deus?
aceitar Sua autoridade
internalizar os sentimentos
pôr em prática os princípios
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.