O DEUS QUE INCOMODA 2
Notes
Transcript
AVISOS:
AVISOS:
Cursos do Ministério de Famílias:
Cursos do Ministério de Famílias:
1) Cursos para noivos
2) Curso “Pais para Toda a Vida”
3) Curso “Crown - Curso Financeiro Bíblico”
4) Curso “Homem ao Máximo”
Mensagens Diárias
Mensagens Diárias
Estou gravando nas mensagens diárias uma série sobre os ensinos éticos de Jesus, partindo do Sermão da Montanha. Quero recomendar você assistir diariamente.
Batimos e recebimento de novos membros
Batimos e recebimento de novos membros
Batismo e recebimento de novos membros - Informo a igreja e aos candidatos ao batismo e ao que querem se tornar membros da IBBN, que no último domingo de agosto, dia 29, no culto das 9 horas, realizaremos batismos e assembleia para aceitação dos novos membros.
Os encontros de Preparação para o Batismo e para ser membro da IBBN, ou seja, para quem já foi batizado em uma igreja evangélica e quer se tornar membros da IBBN, serão nos sábados de agosto, dias 07,14,21 e 28, no horário das 16h30 às 18 horas. Os encontros serão presenciais e acontecerão no hall de entrada do nosso templo.
Introdução
Introdução
João Observações Preliminares Sobre o Capítulo 16
Note: “eu o enviarei”, aqui e também em 15.26; mas 14.26: “O Pai enviará em meu nome”. Há uma perfeita cooperação na obras em andamento! O Pai envia; o Filho envia; o Espírito vem. Além do mais, o Espírito é enviado “a vocês”. Ele escolhe a Igreja como sua habitação.
Jesus tinha acabado de celebrar a Ceia Pascal, a última que ele participaria e quando instituiu a Ceia Cristã, chama de Ceia do Senhor. Ele saiu da sala, onde realizaram a ceia, e foi para o Jardim do Getsêmani. Neste percurso ele deixou várias orientações aos seus discípulos. Um deles foi o que está registrado em João 16.5-12, referindo a vinda do Espírito Santo
A palavra que usa, referindo a maneira como o Espírito Santo atua é convencer, que é persuadir o coração dos pecadores, instigar a vontade, atuando na mentee no entendimento até que cedam à verdade do evangelho. Ele fica incomodando às pessoas, trazendo a mente.
Gosto de pensar do Espírito Santo incomodando, no bom sentido de não abandonar a pessoa para bem dela. Incomoda porque o pecado, o mundo e Satanás farão tudo para que a pessoa não creia em Jesus, fazendo não dar importância a mensagem do Evangelho, as questões sobre a vida aqui e na eternidade com Deus.
INCOMODA O QUE NÃO CRER “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16.8)
CONVENCENDO DO PECADO – “Do pecado, porque os homens não creem em mim” (v. 9)
Acreditar quem Ele é – Deus, Filho, segunda pessoa da Trindade Santa. “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (João 1:11)
Acreditar em seus ensinos – João 3:10-11
Acreditar no seu sacrifício vicário, substitutivo -1Timóteo 2:5-6 – NTLH
Acreditar na sua ressurreição - 1 Coríntios 15:12-14
Acreditar que ele voltará - João 14:1-3
CONVENCENDO DA JUSTIÇA – “da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais” (v. 10)
O homem, tentado por Satanás, pecou, deixando o mal entrar no mundo. Deus, em sua justiça, resolveu a questão enviando Jesus ao mundo para pagar a penalidade por nossos pecados. Como foi uma decisão do homem pecar, ele precisa tomar a decisão de aceitar a Jesus.
CONVENCENDO DO JUÍZO – “do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado” (v. 11)
Mas, Jesus ensinou que o Espírito Santo, também, trabalha, ou, incomoda o crente.
Hoje vamos refletir sobre a atuação do Espírito Santo na vida daquele que crê, do crente.
O ESPÍRITO SANTO INCOMODA O QUE CRER , o crente
Não estamos sozinhos. Deus está conosco e em nós, nos ajudando. É bom saber que Jesus veio nos salvar e que hoje o temos Jesus intercedendo junto ao Pai por nós; que Espírito Santo está em nós nos ajudando a crescer espiritualmente. É bom, também, saber que temos os anjos do Senhor para nos proteger, mas este é um tema para uma outra mensagem.
Vamos ver o ministério do Espírito Santo em nós e na igreja.
Tendo trabalho na vida de um não crente, levando-o a aceitar a Jesus como seu salvador, o Espírito Santo continua trabalhando, agora, na condição de crente e que foi levado a pertencer a uma igreja. Ali, participando da comunhão na comunidade, o Espírito Santo usa pessoas para abençoá-lo e o usa para abençoar pessoas também. É o princípio da mutualidade.
A Bíblia nos fala sobre a ação do Espírito Santo na vida de um cristão. Vamos lembrar de algumas:
1. O ESPÍRITO SANTO REGENERA A PESSOA
Encontramos muitas pessoas fazendo o possível para se tornarem pessoas melhores. Se esforçando para vencerem seus limitações e, para isto, procuram profissionais para ajudar, como os psicólogos e terapeutas. Graças a Deus que capacitou profissionais assim para ajudar.
Mas, Jesus deixou uma pessoa para nos ajudar, também, o Espírito Santo. Ele atua transformando o coração e a mente de uma pessoa. Foi isto que Jesus disse a Nicodemos:
'Jesus disse: — Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. ' João 3:5-6 - NTLH
O apóstolo Paulo falou sobre esta transformação quando escreveu ao seu discípulos Tito. Ele disse assim:
'Mas, quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. ' (Tito 3:4-6 - NVI
Uma das ações na vida de um crente, feita pelo Espírito Santo, é desenvolver algumas virtudes, também chamadas de FRUTO do Espírito Santo:
Nova Versão Internacional 5.16 Vida pelo Espírito
22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio.
Então, quando você, sinceramente, aceita Jesus como seu Deus, Salvador e Senhor de sua vida, o Espírito Santo entra em sua vida e começa a fazer uma transformação. Você se torna uma pessoa diferente, uma nova pessoa. Na linguagem de Jesus, você nasce de novo.
Acredito que está é a solução e a esperança para muitas pessoas, a oportunidade de mudarem o rumo de suas vidas, de terem uma transformação. É o Espírito Santo que faz isto.
Feito isto, Jesus diz que o Espírito Santo..
2. O ESPÍRITO SANTO CAPACITA O CRENTE
Com os dons espirituais, que são as habilidades para servir a Deus, servindo ao próximo
Nas seus últimos ensinos antes de ser crucificado, Jesus, então, promete o Espírito Santo e enfatiza, além da ação na vida do não crente, fala sobre a ação de ensinar do Espírito Santo. Vamos ler o que Jesus disse sobre isto:
12 “Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. 13 Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. 15 Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.16 “Mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo”. (João 16.12-16 - NVI)
Não sabemos de tudo - 12 “Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. 13
Comentário Bíblico de João: Através da Bíblia (Jesus Promete o Ministério de Ensino do Espírito Santo (Jo 16:12–15)) Souza, Itamar Neves de; McGee, J. Vernon
Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora (v. 12).Para entendermos bem o conteúdo desse verso é importante fazermos algumas considerações: aqui podemos perceber como Jesus tinha sabedoria em tratar com os discípulos. Conhecendo a natureza humana como só ele conhecia, pois além de nos criar também passou pelas nossas experiências ao se encarnar, Jesus sabia do limite que os discípulos poderiam suportar sobre as revelações que tinha que fazer a eles. Fica claro que o finito não pode conter o conteúdo do infinito. É como se desejássemos colocar todo o mar dentro de um copo. Não é possível. Jesus, sabendo disso, foi fazendo suas revelações parcialmente. Mas, se os discípulos não podiam suportar naquela hora final as suas revelações, quando então estariam prontos para recebê-las? É muito animador contemplar o cuidado de Deus para conosco! Os discípulos suportariam, conseguiriam entender as revelações de Jesus, quando tivessem uma nova maneira de sentir, pensar, e agir, porém isso só aconteceria com a vinda do Espírito Santo. Então, com suas palavras, Jesus está dizendo que a partir da vinda do Espírito Santo todos os seus ensinos ficariam completamente claros para os discípulos!
3. O ESPÍRITO SANTO ENSINA
3. O ESPÍRITO SANTO ENSINA
Jesus sabia das limitações humanas e que o processo de aprendizagem é progressivo. Vemos isto na revelação de Deus no Antigo Testamento. Deus vai se revelando aos pouco, até chegar a revelação plena em Jesus Cristo, no Novo Testamento.
Jesus sabia que seus discípulos não conseguiriam absorver tudo e, entre outras coisas, o ministério do Espírito Santo seria fazê-los entender, posteriormente, muitas coisas que estavam acontecendo.
“Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais” (1 corintios 3.1-2 - NVI)
Ainda hoje é assim. Temos muitas coisas a aprender e vai sendo acrescentado à medita que crescemos espiritualmente.
A ação do Espírito Santo na nossa formação é nos iluminar, trazer a luz, sobre a Palavra de Deus. Ele inspirou os autores dos textos bíblicos e à nós, no ilumina para entendermos.
A) O Espírito Santo nos guia para alcançar a verdade
“Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade” (v. 13a).
Jesus diz que o Espírito Santo nos guiará a toda a verdade, ou seja, nos mostrará a verdade do que Jesus veio fazer aqui. Que Ele é Deus, e que você deve aceitá-lo como aquele que veio aqui para pagar a penalidade por seus pecado e fazer dele o Senhor de sua vida.
B) Transmitirá o que Jesus ensinou
“Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir e lhes anunciará o que está por vir.....” (v. 13 )
Mas adiante Jesus diz:
“Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês” (v.15).
Não trará ensino novo
“Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho” (2 João 9 - NVI)
Fará lembrar
“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse” (João 14.26).
Veja que o Espírito Santo trabalha com as Palavras de Deus. Ele não revelará a você cosias novas.
Anunciará o que está por vir
Fará entender o que acontecimentos que estavam por vir. Vemos isto acontecendo quando os discípulos passaram a entender a morte e ressurreição de Jesus Cristo e a ensinar que ele precisava morrer, como vemos registrado no no livro de Atos no sermão que Pedro pregou no Dia de Pentecostes. Vemos, também, 60 anos depois, o apóstolo João escrevendo, no livro do Apocalipse, sobre muitas coisas que, naquele momento, eles não estavam prontos para entender.
4. GLORIFICARÁ A JESUS - v. 14
4. GLORIFICARÁ A JESUS - v. 14
“Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.” (v. 14)
João 15.26 - “Dará testemunho de mim”
Veja que situação, como um comentarista William Hedriksen, escreveu, “Enquanto o mundo está profundamente ocupado no trabalho de rejeitar Cristo e perseguir sua Igreja, o Espírito Santo, por meio da pregação dos apóstolos, glorificará a Cristo. Ele fará que as virtudes de Cristo sejam proclamadas, mostrando seu poder, santidade, amor, etc., e fazendo que estas se tornem resplendentemente manifestas entre as nações.”
Conclusão
Conclusão
CARTÃO: MINHA DECISÃO para você que está aqui no auditório ou
Mensagem pelo WhatsApp (65) 98105-0070