TEMA: PRIVILÉGIO E RESPONSABILIDADE DE SER PAI

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

A revista super interessante publicou um artigo intitulado: Tal pai, tal filho? Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 30 nov 2002, 22h00 .
A polêmica é velha, mas está atualizadíssima por novos estudos da neurociência e da genética comportamental, que tornaram quase inegável a tese de que o que há dentro da nossa cabeça sofre influência dos genes. No entanto, tem muita gente que ainda não está convencida.
Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.
PAI Título que se dá a Deus para descrever o seu relacionamento com Israel, porque o seu amor por esse povo é comparável ao amor de um pai pelo seu filho.
No hebraico, ab, ocorre por cerca de seiscentas e oitenta vezes, desde Gên. 2:24 até Mal. 2:10. No grego, pater, que ocorre por cerca de trezentas e sessenta vezes, desde Mat. 2:22 até Apo. 14:1.

PRIVILÉGIO

(Sl 127.3). Herança do Senhor são os filhos;
O pai foi privilegiado por Deus em receber os filhos como herança do Senhor.
O pai é um mordomo de Deus no tocante aos filhos.

RESPONSABILIDADES DOS PAIS.

O PAI TEM A RESPONSABILIDADE DE ENSINAR VALORES AOS FILHOS.
VALORES MORAIS

Justiça

Altruísmo.

Altruísmo é o oposto de egoísmo. Ou seja, é um valor que se expressa em comportamentos que têm como finalidade o bem-estar do outro.

Honestidade

Igualdade

Lealdade

Empatia

Solidariedade

Coragem e etc..

Pai você tem ensinado esses valores a seus filhos?.
VALORES ESPIRITUAIS
I) O pai deve ser o sacerdote do lar.
O sumo sacerte era o cabeça do sistema de sacrifícios e de oferta. Possuía grandes privilégios e deveria viver mediante o cumprimento fiel e santo de sua missão. Eli e seus filhos, entretanto, haviam violado tudo isso. Lev. 6.25,26; 7.8-10,33-35; Núm. 18.8-10.
(Jó 1.5). Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.
II) O pai tem o dever de amar e cuidar de seus filhos
(Sl 103.13). Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem.
III) O pai deve Disciplinar seus filhos
(Pv 13.24). O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.
IV) O pai tem o dever de instruir seus filhos nos caminhos do Senhor.
Dt 6.6–7 (RA) — 6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
Queridos pais, Deus irá cobrar de cada um de nós essa mordomia que Ele entregou em nossas mãos. Por isso devemos exerce-lá com fidelidade, zelo e dedicação.
A com quais desses pais você se assemelha? Com Eli ou com Jó?
RESPONSABILIDADE DOS FILHOS NO TOCANTE A SEUS PAIS.
Efésios 6.1–3 (RA) — 1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.
Dt 21.18–21. Se alguém tiver um filho rebelde e incorrigível, que não obedece ao pai e à mãe e não os ouve, nem quando o corrigem, o pai e a mãe o pegarão e o levarão aos anciãos da cidade para ser julgado. E todos os homens da cidade o apedrejarão até que morra. Desse modo, você eliminará o mal do seu meio, e todo o Israel ouvirá e ficará com medo.
CONCLUSÃO. Quando pais e filhos assumem suas respectivas responsabilidades, com fidelidade, zelo e dedicação a família vive feliz e Deus é glorificado através da família.
Related Media
See more
Related Sermons
See more