O PERIGO DA GANÂNCIA, DA CORRUPÇÃO E DA OPULÊNCIA

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript

TIAGO 5:1-6

Tiago 5.1–6 RA
1 Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão. 2 As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; 3 o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias. 4 Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. 5 Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança; 6 tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência.
INTRODUÇÃO
Comentar a atualidade da Palavra de Deus .
Não se sabe ao certo se Tiago falava aos ricos da Igreja.
A hipóstese mais provável é que estivesse falando a pessoas que estavam em posição de riquezas e maltratavam o povo de Deus.
Mas o desejo desenfreado pelas riquezas pode atingir ao povo de Deus também. Existe muito crente ganancioso e até desonesto em nosso tempo.
O profeta Ageu advertiu ao povo em seus dias sobra a Palavra de Deus que veio sobre eles.
Ageu 1.4–6 RA
4 Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas? 5 Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso passado. 6 Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.
TEMA: O PERIGO DA GANÂNCIA
O LAMENTO
1 Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão.
Tiago dá uma sentença enfática de sofrimentos que sobrevem à vida da pessoa gananciosa.
A DESTRUIÇÃO
2 As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; 3 o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias.
Aqui Tiago faz um alerta sobre o mal inerente as requezas, pois as mesma são corrutiveis, se tederioram com o tempo.
O acúmulo de riquezas é uma grande loucura pois tudo será destruído.
Mateus 6.19–21 RA
19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
A INJUSTIÇA
4 Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
Aqui Tiago aborda o fato de que, muitas vezes o acumulo de alguem aqui significa a perda de outro lá.
O texto fala de trabalhadores que não receberam o salário por seu trabalho.
Estes trabalhalhos clamam e o Senhor ouve o clamor deles
A OPULENCIA
5 Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança; 6 tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência.
A opulencia tem a ver com um viver regalado de ostentação e esbanjamento.
Tiago mostra o contraste disto. Enquanto os ricos desonestos engordam com em seus prazeres , o justo é aniquilado e morte sem resistencia.
CONCLUSÃO
Refletir sobre a vaidade das riquezas
Orientar sobre a forma correta de lidar com as riquezas
Alertar sobre os perigos deste caminho
Olhar criticamente sobre a situação atual do mundo. ComunismoX capitalismo.
Afirmar a uma cosmovisão Bíblica de trabalho
Related Media
See more
Related Sermons
See more