3 NECESSIDADES MUNDIAIS / 1

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO
O Evangelista Marcos continua no mesmo objetivo do capitulo 1 revelando a autoridade de Jesus sobre todas as coisas. No Livro aos hebreus, o escritor revela a supremacia de Cristo sobre tudo, mas nos Evangelelhos sua autoridade. No capitulo anterior ja vimos a Bíblia revelando Sua fonte de autoridade: das Escrituras, do Pai no poder do ES. Sua autoridade sobre satanás, o chefe dos demonios; sobre as pessoas, chamando-as para o seguir; na sinagoga sobre os demonios, para a exposição das Escrituras e sobre as enfermidades oriundas de demonios; na casa de Pedro sobre inferminades natarais; e em sua viagem missionária sua autoridade sobre a pior enferminadade da época (lepra).
Porem, no capitulo 2 cheguemos no ponto principal, Marcos revela Sua autoridade para perdoar pecados, a maior necessidade dos homens.
No capítulo 1 Jesus lida com os efeitos do pecado e agora no capitulo 2 com o proprio pecado.
Vimos a revelação de forma progressiva. Jesus tratando com cada efeito por sua vez até chegar no principal, o pecado.
No capitulo 2 Jesus revela a importancia do Evangelho, a importância da Sua vinda.
O problema é que todos aceitavam a ideia de Ele ser um homem que curava, mas quando revela que Ele era, foi então rejeitado, perseguido e morto. O que é pior ainda, é que hoje em dia, muitos supervalorizam o alivio dos efeitos do que a causa. A geração de hoje preferem o tratamento do que a operação. Preferem o alivio do que a cirurgia. Preferem o hoje do que o amanhã e a história continua.
Para introduzirmos essa mensagem, devo resaltar que:
Nesta mensagem Jesus nos ensina sobre três necessidades urgentes no mundo em relação aos homens. A necessidade da Evangelização, de perdão e de alívio. Vimos isto na vida do paralítico. Ele precisava de cura, mas não conseguia ir a Jesus, mas seu real problema era o pecado e por fim, o alivio da sua situação.
Há três necessidades mundiais hoje em dia:
a necessidade da evangelização (intelecto), o saber. Tudo que as pessoas precisam saber é Sobre O Evangelho, A unica mensagem de salvação. Eles não precisam da cura do cancer, da covid, mas da cura do pecado.
a necessidade da salvação (alma): a area mais afetada do homem é a alma, o Espírito, o centro das emoções. a humanidade vive em busca de solução para um mal existencial, uma dor que nunca cura, um sofrimento que nunca acaba e todos, vivem fugindo disso: mundam de lugar, buscam na ciencia, no saber, no entretenimento, nas vaidades, urgias, na rqueza e por fim em falsas religiões, uma fé falsa para se apegarem e enganarem suas mentes para viverem com a alma socegada, mas a dor não termina. eles precisam de perdão dos pecados para encontrar a paz.
a necessidade do alívio (corpo): O Evangelho não muda somente a mente e a alma, mas tbm tem poder para curar a dor fisica, curar das enferminadas e Jesus disse que estes sinais seguiriam os que cressem.
O homem precisa de alivio no corpo, alme e espirito. Mente, coração e fisico.
Pasmem no que eu vou dizer: tudo isso só, somente a igreja pode dar. (quem é igreja aqui?), então, somos nós. A Bíblia não diz que este poder esta reservado aos pastores, missionários, a alguns, mas a toda igreja, veja: Mc 16.15-18. Veja Paulo: Ef 3.8-10 e vimos isso no texto, observe o versículo 3:

3Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.

veja que o texto revela que ALGUNS foram ter com Ele, não foram somente os 4, esses 4 estavam junto com os alguns, mas foram alguns que o levaram, carregado pelos 4. Quem são estes alguns? a igreja. E os 4? virtudes que a igreja precisa para carregar os doentes até Cristo: Amor, oração, fé e ação/métodos.
Este texto tabm nos revela os agentes da obra da salvação. de antemão quero dizer que do inicio ao fim a salvação é obra de Deus, mas Ele faz tudo isso da seguinte forma:
A Obra da igreja é a Evangelização
A Obra de Deus é o perdão, Salvação
A obra do pecador: se arrepender e crer (se levantar e tomar a cama). crer é se levantar. arrepender que é mudar de atitude, esta no carregar a cama, não mais deitar nela, ou seja, não mais viver nos pecados, condição antiga.
Do começo ao fim é Obra de Deus porque é Deus quem comissiona a igreja, é Deus quem preparou O sacrificio para o perdão, é Deus quem concede a fé e o arrependimento, mas a responsabilidade é do homem de ir, pregar e tbm do homem de se converter.
Esses três agentes precisam trabalhar unidos na salvação. vc tem feito a sua parte? vc tem evangelizado? e vc pecador, esta arrependido? pois Deus esta protno para cumprir a dEle, perdoar e salvar.
QUAL A RAZÃO DISSO TUDO? tudo para a Glória de Deus
vamos ao texto:
A SALVAÇÃO É A MAIOR NECESSIDADE DO MUNDO
Olhar para este texto e adimirar somente o prodígio, a cura do paralítico é se colocar ao lado dos judeus que não conheciam verdadeiramente Jesus. Marcos deixa claro que nossa admiração não deve ser pela cura, mas o perdão dos pecados.
Por causa do pecado, o mundo vive em constante sofrimento.
Na cultura de hoje, a causa do sofrimento são os problemas por falta de justiça na saude, na educação, na correta distribuição de renda e outros pontos colocado pelos filosofos atuais. Eles pensam que a causa do sofrimento é o proprio homem, mas sabemos pelas Escrituras que a causa do sofrimento é o pecado que habita no homem. Em países super desenvolvidos os problemas tbm continuam.
Quando digo que o problema não é o homem, quero dizer que o homem não foi criado para ser mal, maligno, mas se tornou por conta do pecado que habita nele, por conta da queda e nesta passagem vamos aprender que a causa do sofrimento é o pecado, por isso o que o mundo mais precisa é de perdão, salvação e não de dinheiro, saude, lazer e outros beneficios passageiros, é necessário ir direrto na raiz, no ponto, na fonte para resolver o problema e somente O EVANGELHO é o antídoto, somente Jesus e tbm, somente a igreja tem esse poder, autoridade, entregue por Jesus em Mt 20.18 e Mt 16 (as chaves)!!
veja o que esta escrito:

5Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.

Creio que todos ficaram atonitos, pois quem estava dentro da casa (Cristo) era o mesmo que a dias a traz curou muitas pessoas e diante do quadro que estava na frente de dele. Diante de todo esforço dos quatro homens, logicamente era para Jesus dizer: seja curado, levanta e anda e depois tratar do pecado dele. Mas Ele, Jesus, surpreendeu e disse: teus pecados estão perdoados.
Porem, alguns não ficaram felizes com isso e murmuraram, então Jesus curou para eles perceberem que Ele tbm tinha poder para curar.
Hoje em dia existe pessoas como os farizeus, não são gratos com a salvação. parece que falta alguma coisa. não se deleitam no perdão, querem migalhas, querem as pequenas coisas. querem ver, sentir, palpar...
tem crente que diz que um dia Deus vai fazer algo por ele. um dia ele será lembrado. um dia a benção vai chegar.
A maior benção ja recebemos, o perdão de pecados!!!
O mundo esta perdido em trevas por causa do pecado e estão tentando melhorar o mundo com coisas superficiais, mas cada vez mais o ser humano desce na escala da depravação, do pecados, das atrocidades, crueldade, ganância, da fome e sede por poder. Cada vez mais o pobre fica mais pobre e humilhado e o rico mais rico, soberbo e opressor.
JESUS deixa claro, que o maior problema do homem é o pecado, a falta do perdão para salvação.
Muitos estão correndo atraz de resolver suas dores e problemas terrenos e passageiros, e negligenciando o bem maior, a salvação.
Muitos trocam até a salvação por coisas desta vida. trocam uma eternidade por anos nesta terra de dor. vendem Jesus por 20 moedas de prata.
Jesus não veio para trazer paz, mas espada....
O que Jesus esta nos ensinando é a garnde necessidade de pregarmos o Evangelho do Reino. Não podemos ofuscarmos a mensagem com milagres, bençãos materiais, solução de problemas temporais, a maior urgencia é a salvação, por meio da pregação do Evangelho!!! “a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus Rm 10
O PROBLEMA DE NOSSOS PULPITOS E DE NOSSA EVANGELIZAÇÃO É QUE ESTÃO INVERTENDO A ORDEM. Estão colocando o carro na frente dos bois. Faz o certo, o que esta nas Escrituras que da certo. vai mais rápido. vamos deixar de ser farizeu e vamos ser cristão. Vamos deixar de amar mais esta terra, para amar o céu.
Vamos primeiro buscar O Reino e as demais coisas serão acrescentadas disse Jesus em Mt 6.
Os milagres são para hoje assim como eram no tempo de Jesus e dos apóstolos, podemos e devemos pregar sobre o assunto, podemos exercitar a fé. Podemos e devemos orar por cura, mas com o objetivo da mensagem ser anunciada com fé, ousadia, coragem, poder e verdade.
Hoje muitos acham que o método são os milagres para depois a pregação. pensam que a pregação é um adendo, algo secundário. a ordem esta invertida.
A cidade de cafarnaum foi a cidade que mais viu milagres e menos pessoas se converteram.
E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. Mateus 11:23,24
O mesmo com a geração que saiu do Egito de 20 anos para cima. A geração q mais viu milagres e não se converteu. Tbm no tempo de Elias e Elizeu, tempos de maiores milagres, porem de maior incredulidade.
Hoje muitos acham que a igreja não tem poder porque não tem milagres, manifestações, maravilhas. Mas a igreja não tem essas operações é porque não tem mais a Pregação genuina, Bíblica, doutrinária, expositiva das Escrituras que geram poder, milagres, maravilhas. Pois pela Palavra tudo é criado, gerado, feito. Foi assim no principio e será eternamente. Jesus falou isso em Mc 16.15: pregeue que os milagres acontecem.
2. SÓ DEUS PODE PERDOAR, MAS SÓ A IGREJA PODE PREGAR
Os farizeus se adimiraram de Jesus perdoar pecados dizendo que só Deus perdoa pecados. Em partes eles acertaram, mas em partes erraram.
Eles acertaram dizendo que só Deus perdoa pecados, mas erraram em não reconhecer Jesus como Deus.
Aprendemos que as seita não estão completamente errada. Eles tem uma parte, metade do entendimento correto, mas negam o principal, a salvação exclusivamente por meio de JEsus.
Os farizeus aceitavam que Jesus fizesse milagres, mas não aceitavam que ELe era O Proprio Deus.
Assim são muitas seitas, elas acreditam em partes da Verdade, até se parecem conosco, mas estão completamente perdidos. Se vc conversar com um adventista somente sobre a Bíblia, vc pode até pensar que são irmãos, mas quando entender toda doutrina deles verão como estão enganados.
Os farizeus acertaram em dizer que só Deus pode perdoar pecados (Is 43.25), mas erraram em não acreditar que Jesus era O Filho Eterno de Deus Pai.
Ninguem na terra tem autoridade na terra de perdoar pecados, somente Jesus e este agora autorizou a igreja:
João 20.23 BEARA
Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos.
Isso não quer dizer que é a igreja quem tem o poder de abrir o céu ou fechar para quem bem entender. Mas que a igreja tem a autoridade concedida por Cristo de pregar O Evangelho e abrir O Caminho para o céu. Portanto se não pregar, estará fechando as portas da Salvação. Parou para perceber isso?
O que esse texto quer dizer é que somente a igreja tem o poder de dizer quem pode ser perdoado ou não. Pois é a igreja que tem o conhecimento da salvação. A função da igreja é apenas declarar segundo a reta justiça.
Nas palavras de John MacArthur: esse vercículo não da autoridade aos cristãos de perdoarem pecados. Jesus esta dizendo que o crente pode ousadamente declarar a certeza do perdão concedido ao pecador pelo Pai por causa da obra do Seu Filho, se esse pecador estiver arrependido e crê no Evangelho. O crente com certeza pode também dizer aos que não respondem à mensagem do perdão de Deus por meio da fé em Cristo, que seus pecados, consequentemente, não são perdoados.
A Igreja tem esse poder, a unica, pois foi confiado somente a ela. Somente ela tem a palavra da reconciliação (2Co 5).
Efésios 3.8–10 BEARA
A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais,
2. A COMPLEXIDADE DO PERDÃO
Para nós é tão simples ler: perdoados estão seus pecados. essa passagem no original é o mesmo que Jesus dissesse: sacado, retirado estão os pecaodos...
Agora perceba Pv ....o que perdoa o iniquo…
parece tão simples, ficou tão simples… lemos como uma leitura normal, mas aqui deveriamos parar e chorar. lemos como se le mais uma cura, mais um perdão e não nos atentamos para a profundidade destas palavras de perdão de Jesus. E prova que poucos entendem essa complexidade é que ao pregarem nesta passagem a grande maioria dão enfase maior na cura fisica e não no perdão dos pecados. Assim fizeram os farizeus.
Em PRIMEIRO lugar, Jesus não colocou os pecados dele e jogou no lixo. Jesus não tirou e lançou no mar de esquecimento.
Jesus tirou os pecados dele e tomou para si.
....Is 53; Rm 3.26
Exemplo: na guerra, um pelotão de exercito quando estava perdendo no meio da batalha, eles recuavam, mas recuar é tanto dificil quando enfrentar. Recuar significava andar de costas em direção a base resistindo o inimigo que vinha de frente. Poucos se salvavam. Mas quando tinha um no meio do pelotão que ficava dando cobertura, os demais corriam, mas o que ficava na cobertura sozinho, conseguia segurar o exercito inimigo por poucos minutos, o suficiente para seu pelotão fugir, mas não para ele se salvar. Este, o que ficava na cobertura, morria, mas salvava os demais.
Parece facil ouvirmos Jesus falar essas palavras, mas Ele é aquele que disse: corram, fujam, que eu fico na cobertura segurando os inimigos e os enfrentam face a face e esta é a razão de estarmos aqui!!! nós fugimos, nos encondemos nos esconderijos do Altíssimo, na sombra do Onipotente, mas Seu Filho ficou para segura os inimigos, mas Ele foi morto na Cruz do Calvário!
No primeiro filme das Cronicas de Narnia “O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa”, na sena que a feiticeira, um tipo de satanás, vem reinvindicar a vida de Edmundo, um tipo dos homens em pecado, um tipo do mundo-humanidade, ela entra na tenda do Leão, um tipo de Cristo, para reivindicar e levar Edmundo por ter fugido das mãos dela e o Leão para ser justo teria que permitir, mas a feiticeira sai rindo da tenda, feliz, mas não leva Edmundo. Os seguidores da feiticeira ficam sem entender, os seguidores do Leão ficam felizes, mas o Leão retorna para a tenda. E na manhã seguinte, bem sedo, Ele sai em direção a mata para entregar sua vida para a feiticeira o matar, pois ele se coloca no lugar de Edmundo. Todos fizeram festa, mas alguem teve que pagar. O unico erro de C. S. Lewis foi que o que matou Jesus não foi a feiticeira, satanás, mas o proprio Deus, a Sua ira, mas Jesus é o nosso Leão, da tribo de Judá, que foi morto, mas ressuscitou para nos dar vitória!!
Enquanto ouvimos uma simples fraze: TEUS PECADOS ESTÃO PERDOADOS, Cristo coloca sobre si o preço para ser pago. Ele coloca em sua conta.
Fazer MILAGRES não acarreta em divida, mas perdoar pecados sim. por isso que impios receberem milagres não é simbolo de salvação. por isso que pregar milagres não tem efeito salvífico. Devemos entender que primeiro vem salvação e depois milagres. Não podemos alterar a ordem. JEsus não mandou pregar milagres e sim salvação e os sinais acompanhariam, não que a salvação acompanharia os milagres!!!! Mc 16.15
O MUNDO PRECISA DE SALVAÇÃO, PERDÃO DE PECADOS
3. A CURA FISICA, O ALÍVIO FISICO É CONSEQUENCIA DO PERDÃO DOS PECADOS.

11Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.

O alivio físico não pode ser ignorado, está tbm dentro do ministério de Jesus, dos apóstolos e tbm da igreja. Jesus nos livra, cura, liberta e transforma.
Toda ação no campo espiritual tbm resulta no campo físico. Muitos nas Escrituras ao serem perdoados receberam alivio na alma e no corpo.
O Evangelho de Cristo é um Evangelho de poder manifesto em todos nós. O Evangelho de Cristo tem poder para curar. Eu sou testemuna de cura divina. Eu sou testemunha de alivio por causa da salvação, do perdão. Na minha familia poderia testemunhar muitos milagres. Podemos e devemos orar por milagres, pois esses sinais acompanham, a unica coisa que não podemos é inverter a ordem e os valores. Minimizar o sacrificio de Cristo em coisas passageiras, e SUSPEITO SER ESSE MOTIVO, e posso afirmar pelas Escrituras em Mc 16.15 o motivo porque poucos milagres genuinos vimos em nosso meio. Quando nosso foco for a cruz, as dadivas da cruz nos alcançaram como sinal da tão grande salvação que recebemos.
Foi isso que aconteceu aqui. como sinal da salvação, Jesus curou o homem.
Jesus pode curar agora por meio da fé para sinal da salvação. Quem crer? quem precisa ser curado? se vc precisa, primeiro atente para a sua salvação, depois para Jesus como perdoador dos teus pecados e depois com coração grato peça a Deus a cura porque vamos orar agora!!!
4. O OBJETIVO, O FIM ULTIMO DA SALVAÇÃO É A GLÓRIA DE DEUS

12Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!

Se amamos verdadeiramente nosso Mestre, nosso Senhor, então devemos anunciar a mensagem da salvação, para que povos, tribos e nações possam glorificar a Deus pela tão grande salvação!!
Related Media
See more
Related Sermons
See more