As Boas Novas que Perturbam

Surpreendido Pelas Boas Novas   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views

O que seria as boas novas do evangelho? Em que consistes o evangelho?

Notes
Transcript
Handout

Introdução

Afinal o que queremos com uma série que fala sobre o evangelho?
Já não estamos bem supridos sobre esse tema? A maioria das nossas igrejas já não fazem programas evangelísticos que se propõe a anunciar as boas novas o evangelho?
A questão no entanto, pode ser refeita e perguntarmos, as boas novas (evangelho) que anunciamos são de fato toda a notícia?
O que uma Boa Notícia seria capaz de fazer com uma pessoa com um povo?
Quando Jesus falava de trazer uma boa notícia e ordenava seus seguidores a fazer o mesmo o que ele estava querendo falar?
Vejam, minha intensão não é de trazer confusão a sua mente mas, de mostrar que o que chamamos de pregar o evangelho pode estar desconectado do contexto e sentido real da palavra.
Como diz N.T. Wright a maioria dos cristãos pressupõem que já entendem o evangelho por ser tão familiar.
Talvez transformar o conceito de evangelho em “verdade do evangelho” ou até mesmo em explicar a uma pessoa em como se tornar um cristão não seja tudo aquilo que realmente fala o evangelho.
Antes porem de avançarmos no nosso texto bíblico me permita trazer alguns conceitos que envolvem uma boa notícia: (Contar a história da gravidez de Micheline).
Uma notícia nova pressupões um contexto mais amplo, como se fosse um desenvolvimento novo e inesperado dentro de uma história mais longa.
Segundo, essa notícia trata de algo que aconteceu, em decorrência do qual tudo agora será diferente.
Terceiro, a notícia introduz um período intermediário de espera.
Assim, vemos que o que a boa notícia faz regularmente é inserir um novo evento em uma velha história, apontando para um futuro maravilhoso até então fora do alcance e, assim, introduzindo um novo período no qual, em vez de viverem em esperança, as pessoas passam a esperar com empolgação aquilo que elas sabem estar a caminho.
Mas, o que falamos as pessoas é uma boa notícia ou um conselho?
Mais uma história para contextualizar levando os tempos do próprio Jesus.
Você já deve ter ouvido a história do assassinato de Júlio Cesar que quase se tornou imperador romano. Com o caos civil ocasionado pela morte de Julio César seu filho adotivo Otávio se uniu a Marco Antônio, que foi amigo de César. Com a derrota de Brutos e Cassius, assassinos de César, aliança durou pouco tempo. Marco Antônio de Otávio se tornaram inimigos. Mesmo a guerra acontecendo longe de Roma o clima na cidade era de total insegurança. Agora imagine se você fosse amigo da família de César e Otávio, toda notícia que chegava do fronte de guerra lhe deixava apreensivo; se Otávio vencesse seria uma boa notícia para você; se Marco Antônio vencesse, seria uma má notícia para você. Mas aí veio a Boa Notícia: Otávio César conquistou uma grande vitória!! Ele é agora, o governante de todo o mundo romano!! Então pense, durante dois anos, a cidade ficou dividida entre a notícia de algo que havia acabado de acontecer - sua vitória - e a expectativa de algo que aconteceria em breve. especialmente seu retorno triunfante. isso é o que a notícia faz: ela cria um novo período de tempo.
Talvez seja preciso enfatizar para algumas pessoas o fato de que Jesus de Nazaré era um home real, vivendo e morrendo em um momento turbulento na história real do espaço-tempo. A mensagem que ele proclamou - e a mensagem acerca dele que os primeiros cristãos chamavam de boas novas - não era sobre como fugir daquele mundo. Ele falava de como o único Deus verdadeiro estava alterando o mundo radicalmente e para sempre.
Dito isto, gostaria que vocês pudessem acompanhar um evento na história da igreja registrado em atos que ilustra um pouco os efeitos dessa boa notícia e como ela impacta não apenas a vida individual das pessoas mas também as estruturas que lhe cercam.

Uma Mulher a Serviço da Exploração Comercial

Uma mulher não só escrava de homens mas, escrava de um jogo de lucro para seus senhores e cidade.
A fala do espírito maligno seria uma profecia ou uma provocação? Ou mesmo uma ameaça tentando expor os enviados de Deus?
Paulo fica indignado e expulsa o demônio.

O Evangelho, Transtorna, Perturba e Constrange

Com a ausência de sua fonte de lucro a mensagem de evangelho causa sérios prejuízos a forma de lucrar daquelas pessoas.
As boas notícias compromete as estruturas religiosas e econômicas dos lugares onde ele chega.
As boas notícias ao incomodar os status quo provoca ebulição social pois perturba.

Conclusão

Neste primeiro encontro meu desejo foi de nortear e abrir o caminho para que possamos entender como o evangelho é mais do que nos contaram.
Nossa tarefa não é dar conselhos mas, apresentar uma notícia que fará céus e terra estremecerem.
Vimos que a verdadeira boas novas tem o poder de mudar vidas e estruturas, mas sempre será uma loucura para os que a rejeitam.
Prepare-se pois você é portador da maior boa notícia que já se pode ouvir na história e essa boa notícia mudou o passado, afeta o presente e transformará o futuro.
Related Media
See more
Related Sermons
See more