Quatro palavras para todo casal
Sermon • Submitted
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
Introdução:
A. Há quatro palavras, ou frases, que precisamos falar todos os dias para os nossos cônjuges.
B. Se não falamos em voz alta, precisamos pelo menos falar em nosso coração.
C. Estas palavras curam muitos dos males que prejudicam o casamento.
D. Ao falar estas palavras, a correspondente atitude tem que acompanhar. Se forem apenas palavras, nada adiantariam. E diga você estas palavras:
1. "EU TE PERDOO".
A. Mt 18. 21-22; 2Co 2.10; Ef 4.32
“e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” Mt 6.12.
“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? 22 Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. (Mt 18.21–22).
“A quem perdoais alguma coisa, também eu perdoo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo”; (2Co 2.10).
“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”. (Ef 4.32).
B. Estas palavras (e atitude) curam o ressentimento e amargura.
C. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "Em que eu tenho ofendido ou defraudado? Pelo que eu sinto mal para com meu cônjuge?"
2. "EU TE ELOGIO".
A. Pv 31.28-31; 1Pe 3.7
“Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras”.
“Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações”.
B. Estas palavras curam a crítica e a acusação.
C. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "O que meu cônjuge fez de bem hoje?"
3. "EU TE SIRVO".
A. Gl 5.13 “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor”.
B. Estas palavras curam o egoísmo e a omissão.
C. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "Como eu posso ajudar meu cônjuge hoje?"
4. "EU TE AMO".
A. Gl 5.14; 2Co 4.5
“Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
“Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus.”
B. Estas palavras curam a negligência.
C. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "Como eu posso mostrar hoje o meu amor pelo meu cônjuge?"
Conclusão:
A. Se você falar todos os dias estas palavras para seu cônjuge, você terá um relacionamento conjugal que deixará os outros boquiabertos.
B. Deus quer que você vivam bem no casamento; quer também que você viva bem com ele. Faça a vontade de Deus em todas as áreas da sua vida.