O Culto Cristão
Sermon • Submitted
0 ratings
· 29 viewsNotes
Transcript
Princípios
Princípios
7 No primeiro dia da semana, nós nos reunimos a fim de partir o pão. Paulo, que pretendia viajar no dia seguinte, falava aos irmãos e prolongou a mensagem até a meia-noite.
Este texto é um dos indicativos da igreja se reunindo no primeiro dia da semana (domingo), dia da ressureição, e não mais no sábado como era feito na Antiga Aliança. Outro fator é que todas as vezes que a Ceia do Senhor é mencionada no Novo Testamento, se dá na celebração coletiva, e não nas reuniões domésticas.
2 No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que não seja necessário fazer coletas quando eu for.
Um texto que mostra que o mommento de oferta também era do culto público.
24 Cuidemos também de nos animar uns aos outros no amor e na prática de boas obras. 25 Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima.
Mutualidade do culto.
Leitura da bíblia e pregação
Leitura da bíblia e pregação
16 Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração.
Esse versículo é interessante que ele apresenta a importância dos cânticos, além de exatltar e glorificar a Deus eles possuem um propósito coletivo: instruir e aconselhar mutuamente através de canções bíblicas. Por isso a adoração é coletiva, e bato na tecla com o ministério louvor que não é uma apresentação, mas eles lideram a igreja para que todos cantem.
2 que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina.
Esse texto fala sobre a importância da fidelidade a palavra mesmo que não seja oportuno, por isso a importância da "dieta"principal da igreja ser a exposição da bíblia, onde não dá muita chance para nós pregadores fugirmos de temas difíceis. Ser paciênte e doutrinário.
Oração
20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
8 Quero, pois, que os homens orem em todos os lugares, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.
42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
As orações podem ser de adoração, invocação, confissão, petição, agradecimento, intercessão, etc. e devem ser dirigidas a Deus.
Louvor
16 Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração.
15 Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.
19 falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor,
No texto de Efésios vemos mais uma vez a idéia de falarmos/cantarmos com salmos, hinos e cânticos espirituais mutuamente.
A música pode, às vezes, nos comover pela beleza da melodia, mas esse sentimento, por si só, não é adoração. A música deve ter verdades bíblicas contidas em suas linhas para que seja um recurso legítimo e fomente a verdadeira adoração. Por isso, a musica deve:
expressar nossa relação com Deus ;
deve caracterizar nossa comunhão com os irmãos e contribuir como veículo de proclamação da verdade de Deus .
O Novo Testamento diz que, quando as igrejas se reúnem, elas deveriam ler a Bíblia, pregar a Bíblia, orar a Bíblia, cantar a Bíblia e ver a Bíblia.
1. Ler a Bíblia: Paulo disse a Timóteo: “dedique-se à leitura pública da Escritura” (1Tm 4.13). As igrejas devem ler a Escritura, durante suas reuniões.
2. Pregar a Bíblia: Paulo disse a Timóteo: “Prega a palavra” (2Tm 4.2). O próprio Paulo declarou “todo o desígnio de Deus” à igreja em Éfeso (At 20.27). As reuniões de igreja, hoje, deveriam estar centradas em sermões que tomam o ponto principal de uma passagem da Escritura, fazem dele o ponto principal do sermão e o aplicam à vida de hoje.
3. Orar a Bíblia: Paulo insta que orações sejam feitas na igreja reunida (1Tm 2.8; 3.14-15). O conteúdo dessas orações deveria ser bíblico, de modo a edificar todos os presentes (1Co 14.12, 26). Isso não significa que as orações em um culto de igreja devem ser secas e formais, mas que elas deveriam ser biblicamente ricas.
4. Cantar a Bíblia: Paulo disse à igreja em Colosso: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo […]louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Cl 3.16). Isso não significa que as igrejas deveriam cantar apenas Salmos ou apenas as palavras da Bíblia, mas significa que as igrejas deveriam cantar cânticos que sejam encharcados da linguagem e da teologia da Bíblia.
5. Ver a Bíblia: Nós dizemos “ver a Bíblia” porque as ordenanças do batismo e da Ceia do Senhor são, para usar a expressão de Agostinho, “palavras visíveis”. No batismo e na Ceia do Senhor nós vemos, tocamos e provamos a Palavra. As igrejas cristãs devem celebrar o batismo e a Ceia do Senhor durante suas reuniões públicas de culto (1Co 11.17-34).