O EVANGELHO DO REI! Marcos 1.14-20
Sermon • Submitted
0 ratings
· 72 viewsNotes
Transcript
Grande ideia: O evangelho de Deus requer mensageiros que sigam a Jesus incondicionalmente.
Contexto: Com a morte de João, o Batista, finalmente Jesus sai do anonimato e começa sua pregação a partir da Galiléia. Em sua mensagem Jesus, reforça o anunciado por João Batista e insiste em dizer que o tempo de salvação dos pecados já era chegado. Jesus chama os seus primeiros discípulos, que serão seus colaboradores de longa data no ministério.
Marcos 1.14-20
O EVANGELHO DO REI: A convocação evangélica para seguir a Jesus.
- O Rei do Reino exige uma obediência incondicional. Em outras palavras, ele não pede, ele convoca. E convoca homens a mulheres a sofrerem por Ele. Jesus é o Rei que vai para a cruz. É o Rei que tem em sua agenda sair da vida para entra na morte. E da morte ele adentra a uma vida, "vida verdadeira". Esse é o sentido de "pescar peixes vivos".
- O discipulado é um projeto de longo prazo. Não se trata de um modismo, ou de algo que é feito pontualmente. Seguir a Jesus é um estilo que muda a vida da gente, e para além disso, ele nos impele a "pescarmos" mais gente ainda para essa missão. E isso exige exclusividade e uma ação de fora para dentro: “eu vos farei pescadores de gente”..
- Temo de ainda não termos compreendido essa convocação para morrer com o Rei. Queremos ser condecorados pelos homens como exemplos para a sociedade, mas o chamado de Jesus é sermos condenados pelos homens, justamente pelo fato de seguirmos integralmente os valores do Reino. O nosso chamado é para a cruz e não para o trono. Veremos como o evangelho de Marcos aponta para essa "cruz do Rei".
01. Jesus inicia o seu ministério pregando o “evangelho de Deus”. (vv. 14,15)
(a) Jesus evitou uma exposição pessoal antes do tempo, para evitar “desvios de rota”.
- Hernandes Dias Lopes: Não devemos antecipar crises nem desviar-nos da nossa meta. Ele nos ensina que não devemos alimentar o pecado humano, promovendo ciúmes e contendas desnecessariamente.
(b) Ele pregava o “evangelho de Deus”:
Atos 20:24
24 - Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Efésios 2:8-9
8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Timothy Keller:
- O evangelho está no fato de que você tem acesso a Deus não com base em algo que você tenha feito (ou tenha deixado de fazer), mas com base naquilo que Jesus fez, na história, por você.
- Lembre-se do que é religião: um conselho sobre como você deve viver para conquistar acesso a Deus.
- O evangelho não é conselho: é a boa-nova de que você não precisa conquistar acesso a Deus, pois Jesus já fez isso por você. E é um dom que você recebe por pura graça- por meio do favor de Deus, totalmente imerecido.
(c) Sua mensagem era direta: “o tempo está cumprido, é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos e crede no evangelho”.
A MENSAGEM: “O tempo é agora! O Reino de Deus está aqui. Mudem de vida e creiam na Mensagem”.
(d) O Reino de Deus seria o domínio dele a partir dos corações dos homens, atingindo todas as estruturas da sociedade e do mundo conhecido.
- Hernandes Dias Lopes: O Reino vem em Jesus. Onde está o Rei, ai está o Reino. O Reino de Deus chegou com ele. Esse Reino está entre nós e dentro de nós. O Reino de Deus é espiritual. É o Reino do amor de Deus no coração do pecador arrependido e crente.
(e) O cerne do evangelho que Jesus pregava era o Reino de Deus, trazendo salvação aos homens.
(f) Para receberem a salvação, os homens deveriam se arrepender de seus pecados e crerem no "evangelho de Deus".
- Hernandes Dias Lopes: Quem não tem do que se arrepender, não demonstra verdadeira necessidade de crer. Onde não há verdadeiro arrependimento, não há fé autêntica. O arrependimento implica tristeza pelo pecado, confissão do pecado e fuga do pecado, enquanto a fé implica confiança segura em Cristo.
(g) A salvação está exclusivamente em receber no coração o evangelho que não é fabricado pelos homens, mas vem do próprio Deus.
- Warren Wiersbe diz que o evangelho de Deus revela que ele vem de Deus e nos leva para Deus.
(h) Sem arrependimento genuíno e fé autentica não há salvação de pecados!
- J. C. Ryle: Indaguemos a nós mesmos o que sabemos a respeito desse arrependimento e dessa fé. Já sentimos e abandonamos os nossos pecados? Já descansamos em Cristo e nEle confiamos? Podemos chegar ao céu sem muita cultura, riqueza, saúde ou grandeza neste mundo. No entanto, jamais chegaremos ao céu se morrermos na impenitência e na incredulidade.
02. Para proclamar o evangelho que salva as pessoas de seus pecados, Jesus comissiona homens comuns para serem usados em um oficio incomum: “ser pescador de gente”. (vv. 16-20)
(a) Jesus viu homens ocupados em suas tarefas diárias, e viu neles o potencial de serem “evangelistas”.
- J. C. Ryle disse que os primeiros seguidores de Cristo não foram os grandes deste mundo. Eles não tinham riquezas, fama nem poder. Isso prova que o Reino de Deus não depende dessas coisas. A causa de Cristo avança não por força nem por poder, mas pelo Espírito Santo.
Zacarias 4.6 (NAA)
6Ele prosseguiu e me disse: — Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito”, diz o Senhor dos Exércitos.
(b) Trata-se do ministério da reconciliação:
II Coríntios 5:18-19
18 - E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
19 - Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
(c) Os primeiros foram: Simão, André, Tiago e João.
(d) “Pescadores de homens” era um termo já conhecido e usado no tempo bíblico:
(e) O chamado foi: “Vinde, após mim”.
- Jesus não os chamou para prioritariamente fazerem um trabalho, mas para um relacionamento. Ir a Cristo, seguir a Cristo, estar com Cristo é mais importante do que fazer a obra de Cristo. Jesus está mais interessado em quem nós somos do que no que fazemos. Relacionamento precede o desempenho. A vida precede o trabalho. A vida com Cristo precede o trabalho para Cristo. (Hernandes Dias Lopes)
I Coríntios 1:26-27
26 - Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
(f) A resposta que eles dão impressiona: "deixando imediatamente as suas
redes", "deixando seu pai Zebedeu no barco com os empregados".
(g) O apelo persiste: seguir a Jesus, mesmo sem saber para onde, pois a companhia é mais importante que a direção.
- Dewey Mulholland: O seguidor não sabe de tudo que está envolvido no processo; ele entenderá somente à medida que seguir. Não se trata de envolvimento num programa; não é aderir a uma causa, movimento ou instituição; nem seguir uma lista de regras. É na verdade, devoção pessoal a Jesus. "Siga-me" é a primeira, e também, a última palavra de Jesus a seus discípulos (1.17; 16.7).
Marcos 1:17
17 - E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.
Marcos 16:7
7 - Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.
03. Outras aplicações ao seu coração:
(a) O evangelho de Deus é a solução para todos os desajustes humanos.
(b) Temos pregado o evangelho de Deus ou o “evangelho dos evangélicos”?
(c) Você tem se arrependido e desenvolvido uma fé sincera no Senhor Jesus?
(d) Você reconhece que o chamado para ser “pescador de gente” não é para uma classe privilegiada, mas sim para todos os crentes em Cristo Jesus?
(e) Alguém disse que o cristão comum preferiria ser o zelador do aquário a ser um pescador de homens. Não podemos viajar pelo mar da humanidade e manter a rede dentro do barco. Temos que descer e jogar a rede por Jesus. (Adrian Rogers)
(f) É um chamado santo:
Certa vez um homem sábio disse: “Quando pescamos peixes, os tiramos de uma linda vida e os trazemos para a morte; mas quando pescamos homens, os tiramos da morte e lhes apresentamos uma linda vida”. (Adrian Rogers - Israel My Glory - http://www.chamada.com.br)
Ilust. Martinho Lutero escreveu num de seus sermões: "O diabo promoveu uma grande comemoração, na qual seus emissários foram convidados a relatar os resultados de suas diferentes missões.
– Pus em liberdade os animais do deserto, disse um, sobre uma caravana de cristãos; os seus ossos jazem agora sob as areias do deserto.
– Qual a vantagem?, disse Satã. – As suas almas foram salvas.
– Impeli o vento leste sobre um navio repleto de cristãos, disse outro, e foram todos para o fundo do mar.
– Grande vantagem!, disse Satã. – Também as suas almas foram todas salvas.
– Durante dez anos procurei convencer uma pessoa a desleixar-se com respeito a sua alma, disse um terceiro, e fui bem sucedido. Agora ele é nosso.
O diabo soltou um grito de alegria, e "as estrelas noturnas do inferno cantaram de júbilo". Certamente o pecado do desleixo e criminosa displicência espiritual têm feito mais para enfraquecer a Igreja do que as perseguições aos pecados dos quais tanto ouvimos. "Ai dos que andam à vontade em Sião!"