Melhor e Verdadeiro - Abraão

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução

Alguns anos atrás eu ouvi algo interessante com o Pr Steve Timmis que me chamou muito a atenção. Ele falou que as palavras que resumem a bíblia são: Confie em mim. A bíblia possui mais de 750.000 palavras, mas essas três podem resumir toda ela.
Quantos de vocês gostariam de ganhar uma viagem? Mas se esse prêmio fosse uma viagem, mas que você não soubesse o destino? Você aceitaria? Se eu chamar a minha filha de 2 anos para uma viagem ela vai topar na hora, mesmo sem saber o destino. Por que? Porque ela esta interessada onde vou levá-la ou porque ela confia em mim e que vou levá-la a um local legal mesmo não sabendo onde é?
O chamado de Deus para nós a cada dia é de confiar Nele. Isso é a fé, não é necessariamente acreditar que Deus vai realizar o que nós queremos, mas confiar naquilo que Ele vai fazer. Fé, uma palavra muito popular, porém com o sentido muito deturpado. Podemos entender a fé não simplesmente entendendo a fé pela fé, mas o que ela faz, essa é a tônica de todo capítulo 11 de Hebreus, mostrar o que a fé produz. Fé, não é um sentimento de otimismo cego e forçado baseado naquilo que espero, nem mesmo um acreditar apesar de evidências, isso na verdade é superstição. A verdadeira fé bíblica é uma obediência confiante à Palavra de Deus apesar das cir­cunstâncias e conseqüências.
A fé funciona de maneira simples, Deus fala e ouvimos a sua Palavra. Confiamos na Sua Palavra e agimos de acordo com ela, a despeito das circunstâncias e das consequências. As circunstâncias podem ser impossíveis e as conseqüências assustado­ras e desconhecidas. Ainda assim, obedece­ mos à Palavra de Deus e cremos que ele fará o que é certo e o que é melhor.
Três termos resumem a explicação sobre o que é a fé, a primeira delas é:
1- Certeza: Essa certeza significa para o cristão o mesmo que o alicerce para uma casa. É a certeza que nos dá convicção, ela vem através do intelecto, do conhecimento a respeito do autor da nossa fé: Assim, podemos dizer que ter fé é "estar seguro das coisas que se esperam". A fé do cristão é o meio que Deus usa para lhe dar confiança e segurança de que as promessas serão cumpridas.
2 - Convicção: A convicção está ligada a experiência, intimidade com Deus. É a convicção íntima dada por Deus de que ele cumprirá o que prometeu. A presença no coração da fé recebida de Deus é convicção suficiente de que ele cum­prirá sua Palavra.
3 - Testemunho: Testemunho é o resultado natural de quem conhece a Deus (intelecto) e tem intimidade com Ele (experiência). Quem conhece e vive com Deus se parece com Ele. O livro do profeta Isaías capítulo 45, versículo 8 vai dizer salvação e justiça brotam da mesma fonte, tem a mesma raiz. Um cristão sem testemunho tem problema de fé, fé não está baseado no quanto você conquista, mas no quanto você parece com Jesus.
Logo no início da história bíblica já vemos Deus atuando desta forma,. Deus criou o homem, lhe fez uma promessa e através desse homem formaria um povo. Mas como vimos há duas semanas, Adão não confiou em Deus e desobedeceu a Deus. Hoje gostaria de falar com vocês sobre esse homem chamado Abraão, que foi conhecido como o pai da fé, que através deste homem Deus promete formar seu povo. Mas porque Abrão foi conhecido desta forma?
Hebreus 11.8–10 NAA
8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber como herança; e partiu sem saber para onde ia. 9 Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. 10 Porque Abraão aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e construtor.
Neste versículo vemos a fé de Abraão e o seu primeiro resultado (testemunho), Ele confiava em Deus, tinha a convicção e obedeceu (testemunhou). Deus chama Abraão para um lugar que Ele não sabia onde era, não conhecia e ainda sim foi. Porque Ele conhecia o seu Deus, e isso bastava, ele se lançou, isso é fé, se lançar. Deus não mandou Abraão para uma terra que ele não conhecia a toa. A ênfase desta seção é sobre a promessa de Deus e sobre seus planos para a nação de Is­rael. A nação começou com o chamado de Abraão. Deus prome­teu um filho a Abraão e Sara, mas eles tive­ram de esperar 25 anos pelo cumprimento da promessa. Seu filho Isaque gerou Jacó e Esaú, e foi Jacó que constituiu, de fato, a nação de Israel, por meio de seus doze fi­lhos. José salvou a o povo de Israel na terra do Egito e Moisés libertou o povo do Egito.
Para mim, a espera é uma das discipli­nas mais difíceis da vida. No entanto, a fé autêntica é capaz de esperar pelo cumpri­mento dos propósitos de Deus no tempo de Deus. Mas, enquanto esperamos, deve­mos ser obedientes. "Pela fé, Abraão [...] obedeceu" (Hb 11:8). Ele obedeceu sem saber para onde estava indo (Hb 11:8-10). Vivia em tendas, pois era estrangeiro e pere­grino no mundo e tinha de estar pronto para se deslocar quando Deus assim ordenasse. Os cristãos de hoje também são estrangei­ros e peregrinos (1 Pe 1:1; 2:11). Abraão tinha os olhos voltados para a cidade celestial e viveu "no tempo futuro".
O que isso se aplica para nós? Desde a década de 70 a igreja evangélica tem crescido exponencialmente no Brasil, mas ao mesmo tempo a violência, a corrupção, os problemas e desajustes tem crescido da mesma forma. Aí o que nós vemos é uma igreja que cresce institucionalmente mas continua de certa forma sem fé. A fé não é simplesmente acreditar que Deus pode realizar aquilo que eu espero que Ele realize, mas confiar naquilo que Ele vai realizar independente do que vai acontecer. Sem fé porque continua creditando fé em outras coisas que não é Deus. A transformação no nosso país não vai vir de poder algum, autoridade humana alguma, não virá de cima para baixo, mas a partir da igreja. Enquanto não houver um avivamento genuíno, de uma igreja que se pareça com Cristo a realidade no nosso país continuará a mesma. Enquanto os cristãos forem corruptos, conviverem pacificamente no seu meio com o adultério, a fofoca, a maledicência, o estelionato, Cristo não vai ser testemunhado.
"O fato de ter uma igreja em cada esquina não significa que o evangelho está sendo pregado em cada esquina” Burk Parsons
“Falso evangelho mais falsa conversão é igual a falso avivamento” Jonas Madureira

Conclusão

Abraão creu em Deus e foi para um lugar que não conhecia, para que a partir dele Deus formasse um povo. Mas Abraão não foi perfeito, nem a nação de Israel era o propósito final de Deus. Abraão mesmo obedecendo a Deus e confiando para onde Deus o estava enviando mesmo sem saber onde era, em outro momento da sua vida a sua fé falhou. Deus prometeu a ele um filho com a sua esposa Sara, e ele não suportou a espera, e a espera abalou a sua confiança em Deus. Abraão teve relações com uma de suas empregadas e teve um filho. Sofreu consequências da sua falta de fé, mas apesar disso Deus se manteve fiel a sua promessa (a fragilidade dos heróis). Tempos depois Deus deu a Abraão e Sara um filho, mesmo em uma idade que humanamente isso não seria mais possível. Através do filho prometido de Abraão Deus deu continuidade ao processo de criação do seu povo. A nação de Israel era um meio para Deus enviar aquele que através do testemunho de Abraão era anunciado. Muitos não creram no testemunho de Abraão e o propósito dele, por isso Jesus disse:
João 8.42 NAA
42 Jesus disse: — Se Deus fosse, de fato, o pai de vocês, certamente me amariam, porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
Em Filipenses 2 veremos também o seguinte:
Filipenses 2.5–11 NAA
5 Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, 6 que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. 7 Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, 8 ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9 Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Há um Abraão melhor e verdadeiro que atendeu ao chamado de Deus para deixar o seu lar e todo conforto, partindo ao vazio e criando ali um novo povo de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more