A missão da igreja de Jesus
Sermon • Submitted
0 ratings
· 384 viewsNotes
Transcript
A MISSÃO DA IGREJA DE JESUS
A MISSÃO DA IGREJA DE JESUS
[Oração]
Leitura bíblica: Atos 13:44-52
44 No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45 Mas os judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. 46 Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios. 47 Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra. 48 Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. 49 E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região. 50 Mas os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do seu território. 51 E estes, sacudindo contra aqueles o pó dos pés, partiram para Icônio. 52 Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Vivemos dias de muita incerteza e desilusão, decepção, confrontos de ideias… Onde será que vamos parar? Como devemos agir diante de um mundo que caminha cada vez mais para o abismo?
[CONTEXTUALIZAÇÃO]
[CONTEXTUALIZAÇÃO]
O apóstolo Paulo, depois de sua conversão, recebeu de Cristo o chamado para anunciar a salvação por meio da graça, anunciar que Cristo revelou ao mundo o Reino de Deus e que agora era possível se aproximar de Deus por meio da morte e da ressurreição de Cristo. Isto era o Evangelho, esta era a Boa Nova!
Este livro de Atos nos conta, por meio de narrativas, a história dos atos realizados por homens usados pelo Espírito Santo na missão de espalhar este Evangelho aos povos não alcançados. Jesus, depois de ressuscitado e antes de ter subido aos céus, deixou uma maravilhosa promessa, além de uma grande responsabilidade na mão dos discípulos, os quais não estariam sozinhos:
8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
Os discípulos receberam a missão de serem testemunhas de Jesus, primeiramente na cidade onde estavam: Jerusalém. Depois, em toda a região em que estava localizada a cidade de Jerusalém: a Judeia, que anteriormente era chamada de Judá, o reino de Judá. Logo acima, a missão se espalharia para a região de Samaria, e não deveria parar por aí, mas avançar até os confins da terra, ou seja, todas as nações.
Podemos dizer que Paulo já estava nesse terceiro nível, os confins da terra, isso se inicia no capítulo 13, e é o nível que estamos até o dia de hoje, pois ainda há povos não alcançados, povos que jamais ouviram sobre Cristo.
Paulo, depois de convertido, viveu dias intensos, jamais parou de ser uma testemunha de Jesus por onde passou. Hoje, ainda, continuamos com a mesma responsabilidade, que deve estar totalmente inserida em nossos corações. Temos uma missão, como igreja, como povo de Deus. Por isso, amados irmãos, nesta noite eu gostaria de falar sobre:
Proposição: A MISSÃO DA IGREJA DE JESUS
Proposição: A MISSÃO DA IGREJA DE JESUS
De que maneira somos ensinados a viver esta missão? Quais características devemos ter como uma igreja missionária?
1. OUSADIA DIANTE DOS OPOSITORES
1. OUSADIA DIANTE DOS OPOSITORES
44 No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor. 45 Mas os judeus, vendo as multidões, ficaram com muita inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.
Explicação: Paulo e Barnabé estavam anunciando o Evangelho em Antioquia da Pisídia, e estavam obtendo bastante êxito na missão. Eles eram missionários corajosos que, mesmo sabendo que poderiam se levantar pessoas contrárias à mensagem pregada por eles, prosseguiam anunciando a salvação em Cristo Jesus. Lucas relata que quase toda a cidade foi até Paulo e Barnabé para os ouvir.
Paulo, em especial, foi um missionário chamado por Deus para pregar aos gentios, ou seja, a todos os que não eram judeus, mostrando que o Reino de Deus estava sendo revelado a todos os povos, e não somente aos descendentes do povo de Israel.
Os judeus se levantaram para tentar atrapalhar aqueles missionários, mas sem sucesso, visto que, ao longo do texto, percebemos o que Deus realizou por meio da vida de Paulo e Barnabé.
Humanamente falando, a inveja que os judeus sentiam era compreensível, pois eles estavam ali no meio daquele povo e não haviam conseguido o mesmo resultado que aqueles dois homens que estavam na região há pouco tempo.
Mas nós não estamos aqui para entender como corretas essas atitudes humanas, e sim para lembrar que eles deveriam ser os primeiros a se alegrar com a mensagem da salvação.
46 Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios. 47 Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra.
Eles enfrentaram os judeus e, de maneira ousada, lembraram que foi aos judeus que a Palavra foi pregada primeiramente, mas eles rejeitaram, muitos deles foram os que fizeram com que Jesus fosse desprezado e condenado. A prioridade era dos judeus, mas eles rejeitaram a mensagem vinda de Cristo e O crucificaram. No v. 47, Paulo, sabiamente, usou um texto do profeta Isaías para deixar claro que a mensagem do Senhor deveria chegar, também, aos gentios, e não somente aos judeus.
Aplicação: Pensando nos dias atuais, quais são os empecilhos que nos impedem de pregar? Será que temos, ousadamente, nos movido na direção daqueles que precisam ouvir que Cristo morreu e ressuscitou para dar vida a eles? O medo tem invadido o coração de muitos, como se todos aqueles que o Senhor coloca em nosso caminho.
Uma simples oposição de opiniões nos faz recuar. Devemos, sim, falar com respeito, mas não podemos nos omitir. O Evangelho confronta mesmo, pois mostra que somos indignos e que precisamos de salvação. Aqueles que não querem ouvir sobre a graça de Jesus se revoltam porque esperam que tudo seja do jeito deles.
Caminhar com Jesus e pregar Sua mensagem nunca foi nem nunca será fácil, mas Ele prometeu estar conosco, podemos encontrar nas Escrituras várias vezes que a mensagem foi anunciada mas foi desprezada por muitos. Somos chamados a pregar com ousadia e, independemente das reações contrárias que surgirem, devemos continuar firmes nesta missão.
Nós também somos missionários onde estamos! Jesus nos chama para uma vida de confiança e responsabilidade para dizer a este mundo que o Reino de Deus está entre nós, que a dívida que tínhamos com Deus já foi paga, agora podemos celebrar a nova vida a ser desfrutada por meio de Cristo!
Dobradiça: A igreja de Jesus é chamada a ter ousadia, por meio do Espírito Santo, e além disso, devemos ter:
2. ALEGRIA DIANTE DAS PERSEGUIÇÕES
2. ALEGRIA DIANTE DAS PERSEGUIÇÕES
48 Os gentios, ouvindo isto, se alegravam e glorificavam a palavra do Senhor. E creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. 49 E a palavra do Senhor se espalhou por toda aquela região. 50 Mas os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do seu território. 51 E estes, sacudindo contra eles o pó dos pés, foram para Icônio.
Explicação: Perceba a diferença da reação dos judeus com a reação dos outros que estavam ouvindo as declarações do apóstolo Paulo. Eles se alegraram, louvaram a Deus, entenderam a mensagem e creram no Evangelho! Eles foram salvos!
Mas não parou por aí… Paulo e Barnabé continuaram seu avanço missionário rumo a novos povos com o intuito de pregar a salvação em Cristo Jesus, que já estava disponível a todo aquele que cresse.
Mesmo assim, os judeus insistiam na tentativa de impedir este avanço e conseguiram envolver pessoas importantes da cidade para fazer com que aqueles dois missionários de Deus fossem expulsos do lugar, mas isso não é algo que pode nos deixar preocupados, visto que o Deus da missão estava presente o tempo todo com os dois. Em nenhum momento, em nenhum lugar, a missão é frustrada! E isso podemos ver na maneira como reagiram Paulo e Barnabé:
52 Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Não importava se eles tinham sido expulsos dali, pois o propósito que Deus tinha para eles naquele lugar havia obtido ótimos resultados! Pessoas estavam se convertendo, corações se entregaram ao Senhor e creram na mensagem!
Aplicação: Saiba disso: em todos os momentos, o Senhor está contigo! Mesmo quando você chegue a pensar que nada está dando certo, mas observe o mover realizado por Deus em Sua obra, Ele nunca falha! Devemos nos alegrar com as conquistas, mas não podemos nos abalar com momentos em que as coisas não se desenvolvem como esperávamos.
Imagine que isso acontecesse em nossa cidade. Imagine que, por algum motivo, nós fomos impedidos de continuar algum trabalho missionário que estamos realizando. Vamos parar ou vamos continuar em um outro local? Devemos continuar!
Se, nessa situação em que trabalhamos, houvesse convertidos, se houvesse um convertido, já seria o Senhor agindo, e por meio deste, sua família poderia vir a conhecer o Evangelho, seus amigos, vizinhos, o caixa do supermercado em que ele sempre vai fazer suas compras, o motorista e o cobrador do ônibus ou o motorista do Uber, o atendente do banco, enfim, várias pessoas que poderia encontrar em seus afazeres diários e não perderia a oportunidade de pregar o Evangelho a todos!
O Evangelho, a mensagem das Boas Novas da salvação, creia que são a porta de entrada para que Cristo transforme o coração de todos. Creia que Cristo pode contagiar os corações.
Era assim que acontecia naquela época, era novidade para muitos a mensagem de que Cristo morreu e ressuscitou, de que Ele era o próprio Deus encarnado, e muitas pessoas foram impactadas ao se depararem com tão grande salvação. Talvez isso não soe mais como novidade para você, mas para várias pessoas ao seu redor isso será o fator determinante para transformar definitivamente o destino delas.
CONCLUSÃO
Não tenha medo de pregar, de se envolver. As pessoas estão lá fora sem esperança, estão desoladas, com depressão, procurando uma saída. Testemunhe, demonstre em sua vida que a saída e a resposta é sempre Jesus. Ele cura as feridas da alma, Ele restaura a esperança do coração desesperado. Ele levanta o abatido.
Como igreja de Jesus, não podemos nos abalar contra aqueles que se levantam contra nós, Cristo nos chamou e é com Ele, por Ele e para Ele que nós temos vida verdadeira. o Espírito Santo nos dá ousadia para resistirmos, para não pararmos, ousadia para seguirmos em frente ainda que pareça que não conseguiremos.
Como igreja de Jesus, devemos nos alegrar por cada pessoa que é levada ao conhecimento de quem é Jesus e o que Ele fez por ela. Devemos nos alegrar em ver a Palavra sendo pregada nos meios de comunicação, nas redes sociais, nas rodas de conversa, no cotidiano.
Não vamos parar, JESUS ESTÁ CONOSCO!
Que Jesus nos capacite e nos abençoe.