Características do falso ensino
Uma mensagem para todos • Sermon • Submitted
0 ratings
· 110 viewsO falso ensino adentra a igreja e causa controvérsia entre os apóstolos.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
A igreja prossegue apesar da oposição e o evangelho é pregado entre os povos:
Nos primeiros séculos entre os gentios;
No período da idade média com a expansão entre os povos bárbaros e francos;
No período da reforma na europa e nas colônias com os puritanos, hugenotes e holandeses;
No período moderno com os morávios e outros grandes avivamentos
Perigos que surgem de dentro da igreja;
Heresias e falsos ensinamentos que causam divisão e conflitos foram resolvidos em concílios da igreja;
Concílio de Niceia e Concílio de Constantinopla - Cristologia; Concílio de Éfeso e Calcedônia
A Assembleia de Westminster para tratar de questões eclesiásticas;
Paulo e Barnabé viajam até Jerusalém uma terceira vez (49 d.C.) para tratar de uma controvérsia séria que surgiu na igreja;
I. Os falsos ensinamentos procedem de uma compreensão errada sobre Cristo e sua obra (vs. 1-2)
I. Os falsos ensinamentos procedem de uma compreensão errada sobre Cristo e sua obra (vs. 1-2)
A exigência de alguns indivíduos da Judeia (judeus que creram parcialmente em Jesus Cristo)
Presumimos que eles sejam judeus cristãos pertencentes ao partido dos fariseus; esses homens aparecem em Antioquia para, sem autoridade, impor suas próprias regras e regulamentações aos crentes;
Os judaizantes não viam a lei como um mero sistema de regras, mas como sua identidade;
A circuncisão como uma obra para a salvação;
Sua presença na congregação de Antioquia não tem a finalidade de expandir a igreja por intermédio do evangelismo; tampouco vão ali para animar os crentes em sua fé. Seu propósito é colocar sobre os ombros dos irmãos uma rígida demanda, especificando se eles podem ou não ser salvos: insistem que o rito judaico da circuncisão é necessário para a salvação dos gentios cristãos.
Os judaizantes enfatizam que, para poder ser salvo, todo cristão gentio deve adotar e cumprir a lei de Moisés. Eles entendem a observância da lei do ponto de vista judeu, não do ponto de vista cristão.
O falso ensino trouxe um grande debate na igreja de Antioquia
Paulo e Barnabé estavam no centro dessa discussão. Esses dois missionários haviam ensinado aos cristãos gentios em Antioquia, Chipre e Ásia Menor que os gentios haviam sido liberados das leis cerimoniais de Moisés, isto é, eles não tinham de se submeter à circuncisão.
A questão foi tão grave que precisou ser levada aos apóstolos em Jerusalém. O assunto em questão vai contra o trabalho de Paulo e Barnabé, ensinando que somente a fé em Jesus salva a pessoa do pecado e da condenação. Eles asseguram que a prática da circuncisão, conforme ensinada pelos judaizantes de Jerusalém, não é capaz de garantir a salvação de ninguém.
Aplicações:
A religião secular ainda está fundamentada na fórmula trazida pelos judaizantes: Jesus + obras da lei = salvação. O evangelicalismo brasileiro está grandemente fundamentado nesse falso ensino. O evangelho nos ensina algo totalmente diferente: Somente Cristo é suficiente para a nossa salvação. Qualquer coisa que tente tomar o lugar da suficiência do sacrifício expiatório de Cristo equivale a heresia e um falso evangelho.
Os encarregados da igreja não devem ser briguentos e contenciosos (1Tm 3.3; 2Tm 2.24), antes devem resolver as controvérsias de forma pacífica. Deus concedeu a igreja de Cristo autoridade para resolver as controvérsias teológicas e pessoais, relativas a vida dos irmãos. De que forma temos lidado com os conflitos que temos dentro da igreja?
II. O falso ensino causa divisão entre o povo de Deus (vs. 3-5)
II. O falso ensino causa divisão entre o povo de Deus (vs. 3-5)
A estratégia de Paulo e Barnabé foi passar em várias províncias testemunhando o que Deus fez entre os gentios em sua primeira viagem missionária.
As regiões da Fenícia e Samaria -
O testemunho dos apóstolos tem dois efeitos:
Alegria e aceitação da parte de uns - os irmãos da Fenícia e Samaria e os presbíteros e apóstolos da igreja de Jerusalém
Legalismo e rejeição da parte de outros - membros do partido dos fariseus que ensinavam que a lei de Moisés deveria ser observada para ser salvo;
Aplicação:
A mensagem do evangelho sempre promoverá a glória de Deus e despertará tanto a alegria e aceitação na vida dos crentes. No entanto, o falso ensinamento trará rejeição e confusão. Os que outrora perteceram ao partido dos fariseus rejeitavam os gentios porque os considerava cerimonialmente impuros. Partindo de sua ótica teológica, sua preocupação poderia ser genuína, mas estava embotada por causa de um orgulho e falta de compreensão do que é a obra de Jesus Cristo. Quem é Jesus Cristo e o que ele fez por você?
Conclusão
Conclusão
Diante da recusa dos fariseus, um silêncio pairou no ar. Essa controvérsia terá sua resolução por meio de uma palavra de sabedoria da parte dos irmãos e o evangelho sempre triunfará sobre o falso ensino e as heresias. Assim sempre será, pois Cristo é Senhor da igreja.