DRAMA 4
Sermon • Submitted
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
A humanidade passou por vários episódios que poderíamos classificar como o pior da história. A peste negra, que ceifou a vida de 45 milhões de pessoas no século XIV, a varíola, a gripe espanhola com 100 milhões de mortos, Titanic, a Segunda Guerra, Bombas, acidente nuclear Chernobyl, Torres Gêmeas, Covid, os 7 x 1. Porém, nenhum desses chegam aos pés do relatado em Gênesis três, em que o homem tomou do fruto e comeu, celebrando a ceia da rebelião e da separação de Deus. A maior catástrofe da história foi o pecado, e a partir do capítulo quatro de Gênesis veremos que não é exagero fazer essa afirmação. Depois de todas as ações desastrosas do homem que permitiu a entrada do pecado, Deus inicia a redenção. O anúncio disso está em Gênesis 3.15, chamado de “proto-evangelho”, o primeiro anúncio do Messias.
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Uma guerra espiritual estava decretada entre a serpente, Satanás, e o descendente da mulher, Jesus, que haveria de vir para ser ferido, mas não derrotado. Ao contrário, esmagaria a cabeça da serpente.
E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.
Há uma batalha entre os que são de Deus e os que são da serpente. Uma luta diária, travada ao redor e no interior do homem. “O efeito da queda em todos nós não significa que deixamos de ser humanos, permanecemos à imagem de Deus. Mas nossa rebelião afetou profundamente como somos humanos”.
Quanta maldade dentro e fora de nós! Tudo fruto do pecado. É certo que a vitória é de Cristo e da Igreja, mas você faz parte de qual exército? DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?
1 - DA JUSTIÇA DE ABEL OU DA MALDADE DE CAIM?
Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do Senhor. Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador.
Adão e Eva, depois do tremendo golpe decorrente da desobediência, permaneceram casados e cumpriram o plano de Deus de multiplicação do ser humano. Se relacionaram e Eva deu a luz a dois meninos. Caim, que tem no nome o significado de posse, adquirir, e Abel que significa sopro. Caim era agricultor, e Abel pastor de ovelhas.
Interessante é que Eva se alegra por Caim, e reconhece que adquiriu um varão com auxílio do Senhor. Quanto a Abel, ela não fala nada. A impressão é que ela acreditava que Caim seria o varão que esmagaria a cabeça da serpente. Outro engano de Eva, pois o filho que agradaria a Deus seria o sopro.
Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.
O que desqualificou a oferta de Caim não foi a falta de derramamento de sangue, pois ofertas de cereais eram aceitas. O fato aqui foi a intenção do coração dele. Existia maldade no coração de Caim, e as motivações de um coração mal são sempre abomináveis. Isso fica claro na reação dele de ficar revoltado e com a semblante caído. Não adianta fazer cara feia.
Senhor, quem habitará no teu santuário?
Quem poderá morar no teu santo monte?
Aquele que é íntegro em sua conduta
e pratica o que é justo,
que de coração fala a verdade
Abel selecionou com cuidado o melhor para Deus, e acima de tudo, seu coração tinha a intenção de adorar, e não se mostrar. Integridade, justiça e verdade ficam evidentes em seu ato.
Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.
Quantos estão vivendo o caminho traçado por Caim e deixando as virtudes do justo Abel. Quantos não têm tido nenhum cuidado pelas coisas de Deus! Quantos de nós querem ofertar um culto próprio, de liturgia conduzida pelas más intenções do coração. Quantos querem adquirir as bênçãos e aceitação de Deus a qualquer custo. Querem as bênçãos, e não o doador das bênçãos. São filhos de Caim, ávidos pela retribuição. O culto que agrada a Deus é do servo justo, que seleciona com cuidado , alegria, prazer, o melhor para o Senhor, e a intenção é adorar sem querem nada em troca, pois entendem que o tudo já foi dado. DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?
Interessante observar que mesmo recebendo a oferta de Abel e rejeitando a de Caim, Deus se aproxima de Caim com misericórdia.
Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
Deus deixou claro a Caim que sua reação estava visível no semblante, e disse com amor a ele que, se fizesse o certo, sua oferta seria aceita, mas se insistisse no erro, o pecado saltaria sobre ele como um animal indomável. Deus tem nos dado a chance de fazermos o certo. Dia a dia estamos sendo colocados a prova, nas mínimas coisas. Faça o certo, ou o pecado te abocanhará implacavelmente, te levando a práticas inimagináveis. Certo ou errado? Justiça ou maldade? Abel ou Caim? Semente da mulher ou da serpente? DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?
2 - DA CONSCIÊNCIA LIMPA DE ABEL OU DO RESSENTIMENTO DE CAIM?
Abel está com o coração em paz e consciência limpa. Aprendeu com Adão a lição de ofertar o melhor, e fez como Deus no Éden, quando sacrificou um animal para vestir seus pais. Abel estava em paz com Deus. Porém, Caim estava mais revoltado ainda, e escravo da revolta, sentia toda a ira novamente. Preso ao ressentimento, chama seu irmão para ir ao campo, com um plano premeditado.
Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.
Caim não dominou o pecado, mas foi inteiramente dominado por ele. A amargura em seu coração o fez sentir a ira e se voltar contra seu irmão, matando-o. Como está seu coração? O que temos alimentado dentro de nós? O ressentimento é uma coisa que corrói a alma, pois nos faz sentir de novo toda dor de uma decepção. Só existe uma coisa que cura essa chaga maldita: PERDÃO. Reconhecer o erro, se você errou, e liberar perdão, a quem errou com você. Isso é algo que Caim não quis fazer, afinal, ele era do maligno.
não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.
Quantos irmãos não temos matado em nosso coração? Cancelamos sem piedade, por conta de nossas obras más. Mas Deus não desiste de nós, como não desistiu de Caim, e o procurou novamente, tal qual fez com seus pais no Éden.
Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.
Deus sabia onde estava Abel, mas deu uma chance ao arrependimento e confissão. Caim escolheu debater com Deus, afrontando-o com desrespeito. Soltar um brado de confissão é crucial para a cura da alma. Deus está te dando uma oportunidade agora para expor o que aconteceu. Confesse, deixe, busque uma consciência limpa e justa como a de Abel. Caim não se dobrou, e preferiu sair errante pelo mundo, a reconhecer seu erro.
És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra. Então, disse Caim ao Senhor: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará. O Senhor, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o Senhor um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse. Retirou-se Caim da presença do Senhor e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.
Mais uma vez, Deus traz ao homem a sentença pelo erro. Todo pecado gera consequências terríveis. Solo improdutivo, fuga constante, medo da morte. Tudo isso recai sobre Caim e sobre quem se envolve com a geração de Caim, que é a descendência da serpente. A Caim Deus mais uma vez se revelou misericordioso, colocando nele um sinal, que não era de maldição, mas de livramento. A misericórdia do Senhor dura para sempre. DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?
3 - DA SOCIEDADE DE CAIM OU DA DESCENDÊNCIA DE SETE?