A vida terrena do crente precisa refletir o caráter santo de Deus por meio de obediência (1.13–16).

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views

Os crentes são santos, nisto são chamados a ser separados do mundo como próprio povo de Deus. Da mesma forma, certos dias e artigos são sagrados porque são separados para Deus somente.

Notes
Transcript
Handout
Handout

1Pedro 1.13–16 (RA)
13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
Introdução
Parece haver duas causas principais para a composição desta epístola.
Os leitores estão enfrentando sofrimentos e perseguições por causa da sua fé. (1.6; 3.13–17; 4.12–19) era a primeira;
a segunda é que eles estavam esquecendo a distinção que há entre cristãos e não cristãos em termos de conduta e associação (2.11–12, 16; 4.1, 15).
Ao procurar animá-los a continuarem firmes na sua dedicação a Jesus Cristo, o apóstolo mostra:
que os sofrimentos servem para provar que a fé que eles têm é verdadeira (1:7).
Ele cita o exemplo de Cristo, que suportou o sofrimento e a morte em favor deles; aconselha que eles, por sua vez, sigam o exemplo do Mestre (2:21–25).
Recomenda que, acima de tudo, eles vivam uma vida que traga honra e glória para o nome de Deus
E o autor faz lembrar de novo aos leitores a razão de eles terem sido salvos:
1Pedro 2.9 RA
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Próposito da carta: Encorajar o viver cristão que honra a Deus no meio de oposição crescente. O sofrimento por causa da justiça não deve nos surpreender; os cristãos devem se submeter ao sofrimento injusto da mesma forma que Cristo se submeteu; Cristo sofreu em nosso lugar para nos libertar do pecado; o povo de Deus deve viver de modo justo em todas as épocas, mas principalmente em face da hostilidade; a nossa esperança para o futuro se baseia na certeza da ressurreição de Cristo. Grandiosas e preciosas promessas nos foram dadas em Cristo.
viva esperança v3
salvação preparada para revela-se no ultimo tempo v5
revelação de Jesus Cristo v8
obtendo o fim de vossa fé: a salvação de vossa alma
dessa salvação inquiriram os profetas v10
graça a vos outros destinada v10
sofrimentos de Cristo e as glorias que seguiram v11
Um chamado a santidade (1.13 — 2.3)
qual deve ser meu comportamento enquanto estamos neste mundo?
diante de todas verdades a respeito do cristão e da gloriosa salvação, como deve ser minha vida? O que devo esperar?
todas as cartas do NT visam fortalecer as igrejas e exortá-las para uma vida santa perante Deus e as pessoas
todo restante da carta mostra como estas grandes verdades da vida cristã devem ser vividas na prática por aqueles que creem.
Quando sua vida não corresponde àquele “que os chamou” (v. 15), não está correta sua relação com Deus e as pessoas. Dessa forma, porém, torna-se questionável também sua credibilidade perante o mundo. Por isso os apóstolos praticamente lutaram em prol de uma vida santa dos que eram confiados a seu cuidado pastoral
somente é possível desafiar pessoas para uma conduta consagrada se elas já nasceram de novo.
Quem alcançou a fé precisa ser impreterivelmente instruído para também viver uma vida que corresponda à fé.
a salvação descrita nos capítulos anteriores devem resultar em homens e mulheres vivendo para a glória de Cristo;
1Pedro 1.13 RA
13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.
Somos herdeiros de gloriosas promessas. Somos filhos de Deus. Nossa herança eterna se manifestara plena a qualquer momento na volta de Cristo. Devemos manter nossos olhos neste dia. Jesus esta voltando. (13)
não podemos perder esta expectativa. como a visita de um chefe ao local de trabalho. Explicar a fraqueza do exemplo visto que nossa vida sempre esta diante de Deus.
Mateus 24.36–44 RA
36 Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. 37 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. 38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. 40 Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; 41 duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. 42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. 44 Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.
Os cristãos vivem em uma nova realidade que começou por seu novo nascimento(conversão). Agora, porém, importa termos sempre claro em nossa mente essa nossa nova realidade. Esse entendimento deve moldar nossa conduta e vida . Agora nossa vida esta em outra direção. Por sermos filhos de Deus em Cristo, tudo mudou.
Diante destas gloriosas promessas devo viver de maneira santa neste mundo aguardando a nossa salvação
os filhos de um Deus santo devem andar em santidade.

A vida terrena do crente precisa refletir o caráter santo de Deus por meio de obediência e temor

1Pedro 1.14–16 RA
14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
Como filhos da obediência,(ou filhos obedientes)
não podemos perder de vista a honra e a responsabilidade de sermos chamados de filhos de Deus. Nós que antes éramos inimigos por natureza, destinados a condenação, rebeldes e obstinados. Agora somos chamados de filhos de Deus. Falta palavras para descrever tal grandiosidade. Todas as honras deste mundo são eclipsadas diante desta gloriosa e assustadora verdade. Isso deveria nos encher de espanto e alegria contagiante. A obra de Cristo naquela cruz foi grandiosa a ponto de transformar o barro contaminado em filhos de Deus.
João 1.10–13 RA
10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
pertencemos a família de Deus. Fomos adotados como filhos. Temos direito a herança de filhos. temos direito a privilégios de filhos. O filho de Deus se tornou homem para que nos homens fossemos feitos filhos de Deus. QUE HONRA! MAS TAMBÉM QUE RESPONSABILIDADE! DEUS é senhor sobre seus filhos. Ele educa seus filhos.
Os filhos Deus devem refletir o caráter de Deus.Maus filhos envergonham seus pais. Um filho ladrão, desonesto, preguiçoso não traz alegria para sua família, antes é uma vergonha, suja o nome da família. Um filho traz sempre o nome do pai, da mãe. Que pai teria orgulho de dizer: Meu filho é um vagabundo, assassino, mau caráter. Quem teria orgulho de dizer: meu irmão é homicida. Meu tio é estrupador.
mas tenho certeza que todos teriam orgulho de dizer: meu filho é uma pessoa honesta, um excelente profissional, estudioso, carinhoso. Meu irmão é um excelente cientista, que descobriu a cura para alguma doença. Meu tio é um missionário na Africa. Minha irmã cuida de crianças abandonadas em um orfanato. Meu irmão ganhou medalha de ouro nas olimpíadas. Pessoas assim trazem honra para a família. E nos da mesma forma devemos trazer honra para nossa família celestial. Fomos inseridos na família de Deus. Deus exige que honremos seu nome. Somos chamados a manifestar no mudo o caráter de Deus. Mostrar como Deus é. Como Ele pensa. Precisamos ser filhos da obediência, filhos obedientes.
o nosso texto diz: 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
estamos diante de Deus santo, pertencemos a um Deus Santo, somos chamados a representar um Deus santo.
Porque Deus é santo, Ele odeia o pecado. Nosso Pai odeia o pecado. Fazemos parte de uma família santa que odeia o pecado. Deus odeia tanto o pecado que não pode suporta-lo em Sua presença. Para nos tornar seus filhos Ele teve que enviar Seu Filho amado para morrer na cruz para nos purificar, para nos limpar, para nos santificar. Se não fosse assim nunca entraríamos nesta família. Quer saber o que Deus pensa do pecado, olhe para a cruz. Deus odeia o pecado com todas suas forças. Por isso o inferno é real. Pecadores experimentaram a ira de Deus contra o pecado por toda a eternidade. Sabendo que Deus, aquele que chamamos de pai, odeia dessa forma o pecado, somos exortados a uma mudança de comportamento, mudança de pensamento, mudança de valores. Se somos filhos de um Deus santo, também temos que ser santos.
Salmo 97.10 RA
10 Vós que amais o Senhor, detestai o mal; ele guarda a alma dos seus santos, livra-os da mão dos ímpios.
Provérbios 8.13 RA
13 O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.
UM CHAMADO A OBEDIÊNCIA A ESSE DEUS SANTO (14-16)
14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
OBEDIÊNCIA

5218 υπακοη hupakoe

de 5219; TDNT - 1:224,34; n f

1) obediência, complacência, submissão

2) obediência em resposta aos conselhos de alguém, obediência demonstrada na observação dos princípios do cristianismo

AINDA que Cristo nos tornou filhos de Deus quando cremos, não podemos ignorar o fato que nascemos neste mundo, fomos educados na cultura deste mundo. Nossa mente foi moldada pela cultura deste mundo. Fomos ensinados por pessoas que não são filhas de Deus. O mundo jaz no maligno(1joa 5.19). Estamos em uma nova família. Precisamos desaprender para aprender de novo.
Efésios 4.17–24 RA
17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, 19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. 20 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, 21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, 22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
o nosso padrão de conduta não o deste mundo caído. Nos somos embaixadores de Deus. Nosso padrão de conduta é a Palavra de Deus. O próprio apostolo deriva sua autoridade do esta escrito. nosso padrão são os mandamentos de Deus. Pois estes são o reflexo do caráter de Deus. Todo Verdadeiro cristão nasceu de novo, recebeu nova natureza, novo coração, novos desejos..seu prazer não esta mais no pecado.
1João 5.3 RA
3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos,
Salmo 119.174 RA
174 Suspiro, Senhor, por tua salvação; a tua lei é todo o meu prazer.
Salmo 40.8 RA
8 agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei.
essa lei santa é nosso padrão. Jesus Cristo é nosso modelo de filho de Deus. Devemos nos moldar a Cristo e não aos padrões deste mundo.
não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância;
outras versões:
14 Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.
14 Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes.
14 Como filhos da obediência, não vos conformando com as cobiças que antes tínheis no tempo da vossa ignorância;
14 como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
AMOLDAR
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 4964 συσχηματιζω suschematizo

4964 συσχηματιζω suschematizo

de 4862 e um derivado de 4976; v

1) conformar-se (i.e., mente e caráter de alguém) ao padrão de outro, (moldar-se de acordo com)

PAIXÕES
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 1939 επιθυμια epithumia

1939 επιθυμια epithumia

de 1937; TDNT - 3:168,339; n f

1) desejo, anelo, anseio, desejo pelo que é proibido, luxúria

AS pessoas no mundo bebem pecado como agua. A promiscuidade esta em alta. A moda é sensual. Os padrões do mundo não nossos padrões. Não podemos tomar o mundo como base de nosso comportamento e pensamento.
não podemos lidar com o sexo como o mundo lida. O sexo foi banalizado, demonizado. Foi transformado numa busca por prazer sem compromisso. É uma distorção do padrão de Deus. Porque o sexo sem compromisso, não cumpre a função para o qual foi criado. É dentro do casamento entre um homem e uma mulher que o sexo cumpre seu papel. Aperfeiçoando esta união. Unindo o casal de maneira indivisível, e extraindo desta união um nivel de prazer que sexo fora do casamento nunca vai alcançar. O jeito do criador é o jeito certo. Todo fabricante envia uma manual junto com o produto. Não se usa uma enxada para varrer uma casa, nem se usa uma vassoura para carpir um terreno. Deus nos criou. Devemos buscar nele o conhecimento necessário para funcionarmos como devemos. Não devemos amoldar nossa vida aos padrões do mundo.
não podemos educar nossos filhos como o mundo.......lidar com dinheiro.....trabalho…moda....diversão....morte…doença…dificuldades…pandemia....política....nos somos filhos de Deus. Esse mundo, a mentalidade deste mundo é moldada por satanás. Antes éramos governados pelos nosso maus desejos, por nossa natureza pecaminosa, éramos escravos do pecado. Mas Jesus nos libertou.
Romanos 6.15–23 RA
15 E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! 16 Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? 17 Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; 18 e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. 19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. 20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. 21 Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. 22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; 23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
Nosso padrão a ser seguido não é deste mundo. Somos filhos de Deus. Jesus é nosso padrão. Ele é a imagem do Deus vivo.
SANTOS
Pedro toma o conceito de santo e aplica-o aos seus leitores: “Como aquele que chamou vocês é santo, sejam vocês também santos”. Deus chama o seu povo do mundo de pecado para uma vida de santidade; ele espera que tudo o que fizermos, dissermos ou pensarmos seja santo
ele espera que os leitores sejam imitadores de Deus no que diz respeito à santidade. Em seu Sermão do Monte, Jesus apresentou uma injunção parecida: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mt 5.48). E quando prega em um outro lugar, diz: “Sede misericordiosos, como também é misericordioso o vosso Pai” (Lc 6.36).Em que Pedro se baseia para exortar os crentes a evitarem o pecado e lutarem pela santidade? O apóstolo abre as Escrituras e apela para a autoridade mais alta. Ele oferece confirmação do seu ensinamento com palavras proferidas pelo próprio Deus.
Levítico 11.44–45 RA
44 Eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra. 45 Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.
“Sejam santos, porque eu sou santo”. Para o crente, a santidade não termina com o perdão e a purificação dos pecados, mas começa com uma vida de oposição ativa ao pecado. O crente deve lutar para viver em obediência diante de Deus e, assim, demonstrar o significado da palavra santo.
Nos meios cristãos, porém, chamamos Jerusalém de cidade santa, as Escrituras de Bíblia Sagrada e os sacramentos de santo batismo e santa ceia. Quando descrevemos algo ou alguém com o adjetivo santo, reconhecemos que há uma relação direta com Deus nessa pessoa ou coisa.
Dedicamos a Deus aquilo que consideramos santo, pois julgamos que é puro e, em alguns casos, perfeito, mas hesitamos em chamar um homem de santo, pois o pecado destruiu sua perfeição e ser humano jamais chegará a ser perfeito durante sua vida aqui na terra. Ainda assim, a Bíblia nos chama de santos, ou seja, fomos feitos santos por meio de Jesus Cristo (ver, por exemplo, At 20.32 ; 26.18; 1Co 6.11; Hb 10.10). Como santos, recebemos o chamado de Deus a um viver de santidade (Ef 4.22–24; Cl 3.9–10; 1Ts 5.23,24; 1Jo 3.3). Assim, como filhos santificados de Deus, oramos pedindo: “Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome” (Mt 6.9).
SANTOS TRAZ A IDEIA DE SEPARADO E CONSAGRADO PARA O SENHOR.
Todo verdadeiro cristão recebeu Jesus como Senhor e salvador. E por causa da obra de Cristo na cruz foi santificado, purificado. Se não fosse assim jamais teria comunhão com O DEUS SANTO.
AGORA o cristão pertence ao Senhor para servi-lo de maneira santa. Quando vivíamos no pecado estávamos separados de Deus, mas agora em Cristo temos comunhão com o Pai. Nosso corpo não pode ser utilizado para o pecado.
É como uma lata suja e velha que alguém encontra jogada no lixo. Ele limpa esta lata, pinta, envelopa e ela fica linda. Agora ela é usada para guardar alimentos, pois esta limpa. Esta lata não é mais usada para carregar lixo ou entulho. Doutra maneira não poderia armazenar alimentos. Da mesma forma nos cristãos fomos limpos pelo sangue de Jesus, fomos purificados pelo seu sangue de toda sujeira de nosso pecado. Não devemos usar nossos membros para sujeira, doutra sorte, como poderemos servir ao Senhor estando imundos.
erramos na nossa maneira de viver porque esquecemos quem somos e diante de que estamos. Estamos num novo reino. Somos filhos de Deus. Não podemos experimentar tudo que o mundo nos oferece. Temos uma santidade a zelar, um Deus santo a honrar.
não podemos servir a dois senhores
Lucas 16.13 RA
13 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
Este chamado a santidade é para todas as épocas. Nos cristãos somos a luz do mundo, o sal da terra. É através da igreja que Deus revela sua sabedoria e poder neste mundo em trevas. Todo cristão e luz e sal. Um velador(lanterna, lâmpada) é colocado na casa para iluminar. Ninguém acende uma lanterna e cobre com um pano. Desta maneira ela não ilumina. Quando vivemos como filhos de Deus, glorificamos seu nome.
você tem vivido como filho de Deus. Qual sua conduta no trabalho, as pessoas lá veem a diferença entre você e os incrédulos. Como você age na sua família.....Como você lida com dinheiro....como você usa internet....seu tempo....Qual seu padrão de beleza, o mundo dita sua maneira de vestir e falar, ou o fato de você ser filho de Deus, estar diante de um Deus santo é o fator determinante de suas decisões.
precisamos julgar a nos mesmos. Talvez tenha coisas que tenhamos que deixar para traz. Hábitos precisam ser mudados, comportamentos. Em que áreas da nossa vida temos nos deixado moldar pelo mundo....Não adianta conhecer as verdades de Deus somente. É preciso vive-las, aplica-las....
qual a prioridade da gloria de Deus na sua vida. Qual seu envolvimento com a igreja local, com avanço do reino, comunhão com os irmãos, ajuda financeira....evangelismo
você odeia o pecado como Deus odeia, ou tem sido tolerante e negligente, esquecendo quem somos, de onde fomos tirados e para onde estamos indo.
Lucas 7.47 RA
47 Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.
1Pedro 2.9 RA
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Related Media
See more
Related Sermons
See more