A BUSCA PELA MATURIDADE ESPIRITUAL
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O assunto da mensagem de hoje é A BUSCA PELA MATURIDADE ESPIRITUAL
Maturidade espiritual é conhecer mais a Deus e depender mais dele do que o homem.
O problema é que não crescemos no conhecimento de Deus, da fé e, portanto, não amadurecemos espiritualmente. Os apóstolos já tinham observado isto desde o início.
Orientando sobre aos cristãos da cidade de Éfeso, sobre o exercício dos dons espirituais, ele diz:
Efésios 4.13-15 - NVI
13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. 14 O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
O padrão que devemos chegar é o de Jesus. Nossa maturidade deve ser tal que possamos VER o mundo como Cristo vê, SENTIR o mundo como Cristo sente, PENSAR o mundo como Cristo pensa e AGIR como Cristo agiria.
Não é sem propósito que Paulo diz somos embaixadores de Cristo
Vou usar para conduzir nossa reflexão, ao treco da Carta aos Hebreus, 5.11-14. 6.1-21A mensagem é uma reflexão deste recorte que fiz da chamada Carta aos Hebreus:
Hebreus 5.11-14; 6.1-2 - NVI
Hebreus 5.11-14
11 Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. 12 Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! 13 Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. 14 Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.
Hebreus 6.1-2
1 Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, 2 da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. 3 Assim faremos, se Deus o permitir.
A Carta aos Hebreus, foi escrita, provavelmente, um pouco antes do ano 70 d.C. e tem como primeiros destinatários os judeus que se converteram ao cristianismo. Eles eram familiarizados com os escritos que formavam o Antigo Testamento. O autor da carta, que não se sabe ao certo que foi, mostra a supremacia de Cristo e sua suficiência como nosso salvador. Por que este assunto? Era porque muitos dos judeus convertidos, mesmo conhecendo os ensinamentos de Jesus Cristo, queriam voltar às práticas religiosas do Antigo Testamento. O autor escreve, então:
'Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus... ‘Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos’” (Hebreus 10:19,38-39 )
Precisamos entender, que há uma diferença entre as praticas religiosas do Antigo Testamento e as práticas propostas por Jesus, conforme vemos no Novo Testamento. Todos os sacrifícios feitos no Templo, conforme ensinados no Antigo Testamento, apontavam para o que Jesus faria. Os sacerdotes e os animais sacrificados, apontavam para o Messias, o Ungido do Senhor, o Cristo. Então, Jesus, veio e o seu sacrifício foi suficiente e não precisava mais daqueles rituais religiosos que eram praticados no Templo em Jerusalém diariamente. Jesus substituiu os sacerdotes que faziam estes sacrifícios. Então, os que se convertiam ao cristianismo aprenderam isto e aceitavam, portanto, abandonaram tais práticas religiosas baseados no sacrifício de Jesus na cruz, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, conforme João Batista afirmou.
Jesus, com o seu sacrifício, substituiu todas as práticas religiosas do Antigo Testamento, desde as funções sacerdotais até os sacrifícios, tendo em si mesmo cumprido todas as leis religiosas ali determinadas. Isto representa um crescimento na perspectiva religiosa e espiritual.
O autor da Carta aos Hebreus diz para os cristãos que eles precisam continuar crescendo no conhecimento de Cristo. Isto representou um avanço na relação para com Deus, assim que quando Jesus voltar e implantar o novo céu e a nova terra, muitas de nossas práticas religiosas não serão mais necessárias, tais como a pregação da mensagem do evangelho, a confissão do pecado, o batismo, a oração, e outras coisas mais. A realidade espiritual será outra e, portanto, teremos que amadurecer espiritualmente. Pode ter certeza, você não vai fazer uma revolução nos céus, exigindo hinos do cantor cristão, pregação exegética da Palavra, vigílias de oração, etc.
Com a vinda de Jesus ao mundo ele trouxe uma nova maneira de nos relacionar com Deus,e que envolve conhecer mais e mais de Deus e desenvolver um relacionamento com ele através de colocar em prática na vida, os seus princípios.
Quero compartilha quatro coisas que o texto da Carta aos Hebreus, nos ensina:
1. HÁ MUITO O QUE APRENDER
1. HÁ MUITO O QUE APRENDER
“Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar...” (Hb. 5.11a)
Nós não sabemos de tudo. Paulo escrevendo aos cristãos da cidade de Corinto diz:
I Coríntios 13.9-12 - NVI
9 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; 10 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. 11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. 12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
A Bíblia não revela tudo sobre a realidade eterna e espiritual. Deus nos revelou apenas o precisamos saber, mas, mesmo assim muitos não querem aprender.
“Isso” o que?
O autor quando diz “Quanto a isso” estava se referindo ao ensinamento de que Jesus era um sacerdote, não da linhagem de Levi, mas de Melquisedeque, que veio antes de Levi, mostrando que Jesus era um sacerdote, também, e era superior aos sacerdotes do templo de Jerusalém. Mas, ele havia, explicado, também, que Jesus era superior aos anjos e a Moisés. Mas, parece que eles não estavam interessados em saber.
Isto acontece muito nos dias de hoje. As pessoas não estão querendo conhecer mais sobre as verdades espirituais, então, como disse o apostolo Paulo aos Efésios, ficam
“levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro”.
Então, vejo no texto de Hebreus ou verdade que compartilho com vocês. A necessidade de....
2. DISPOSIÇÃO PARA APRENDER
2. DISPOSIÇÃO PARA APRENDER
“Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender” (Hebreus 5.11)
A Bíblia na versão Nova Almeida Atualizada, NAA, traduz assim: “vocês ficaram com preguiça de ouvir” -
A palavra no grego pode ser traduzida por “preguiçoso” , “lento para aprender” ou “negligente”. A versão Almeida Revista e Atualizada traduz: “porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir” -
É bom que se diga que o autor não está escrevendo para crentes novos, mas pessoas que estão há muito seguindo a Cristo, muito tempo como membro da igreja. Crentes preguiçosos para estudar a Bíblia.
A maturidade espiritual não é algo que se alcança como algo automático na vida de um cristão, ou pelo conhecimento teórico ela é, também, resultado de um coração cheio de fome e sede de Deus.
Salmo 1.1-3- NVI
Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios,não se detém no caminho dos pecadores,nem se assenta na roda dos escarnecedores.2 Pelo contrário, o seu prazer está na lei do SENHOR,e na sua lei medita de dia e de noite.3 Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas,que, no devido tempo, dá o seu fruto,e cuja folhagem não murcha;e tudo o que ele faz será bem-sucedido.
Então, se você quer crescer espiritualmente, quer alcançar a maturidade, precisa DESEJAR. Precisa estar disposto a aprender. Investir tempo estudando a Bíblia.
Mas, vejo uma terceira verdade no texto de Hebreus para que se alcançar a maturidade.
3. NECESSIDADE DE BUSCAR AJUDAR
3. NECESSIDADE DE BUSCAR AJUDAR
“Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! “ (Hebreus 5.12)
Ele está dizendo que o crente precisa deixar de ser criança e se tornar adulto na fé.
Destaco duas coisas aqui:
Primeiro: A função dos que tem o dom de ensinar - O escritor bíblico menciona o instrumento para a aprendizagem da Palavra de Deus, a Bíblia. Ele menciona: “alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus”.
Quando o apostolo Paulo disse aos cristãos da cidade de Éfeso, que todos devem alcançar “a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus” , e chegar “à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” estava orientando sobre os dons espirituais, ou habilidades que o Espírito Santo dá aos cristãos para servir ao Senhor na igreja, entre estas habilidades, ou dons espirituais, está o de ensinar a Bíblia, chamado dom de ensinar ou mestres.
Quem tem o dom de ensinar a Bíblia gosta de estudar a Bíblia, investe tempo e recurso. O apostolo Paulo, era um estudioso, e quando aceitou a Jesus como Seu Salvador, antes de ensinar, ele investiu mais de três anos se preparando para isto.
O apostolo Tiago disse:
“Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor” (Tiago 3.1 - NVI )
Mas, então, Deus habilitou pessoas que podem e tem a missão de ensinar a Bíblia. Em nossa igreja temos várias classe de estudos bíblicos. Mesmo na pandemia temos estudos bíblicos acontecendo on-line. O Pr. Maia grava semanalmente estudos bíblicos, eu gravo uma pequena mensagem diária. Você encontram no nosso canal do YouTube. Temos salas virtuais de estudos bíblicos para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Você encontra os links em nosso site.
O Professor Reinaldo Camacho, diácono de nossa igreja, apresenta um estudo bíblico às quintas feira, chamado “Time-Line”, uma viagem pelo mundo bíblico do Antigo Testamento.
Todos estes estudos estão à sua disposição, gratuitamente. MAS, você precisa estar disposto a investir tempo, se deseja crescer espiritualmente. Se deseja alcançar maturidade espiritual.
Mas, vemos nestes versículo outra coisas:
Segundo: Um puxão de orelha por não aprender mais. Pelo tempo que todos eles tinham como cristãos, mesmo aqueles que não tinha o dom de ensinar, já deviam ser mestres, no sentido de ter aprofundamento no conhecimento da Palavra de Deus.
Há quanto tempo você é um cristão, seguidor de Jesus, discípulos dele? O que você sabe de Jesus? O que você sabe do que Ele ensinou?
Jesus concluiu o Sermão da Montanha com estas palavras:
Mateus 7.24-27 - NVI
24 “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. 26 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.
A Mensagem diária da próxima quarta feira, será sobre estas palavras de Jesus.
O cristão maduro edifica sua vida em cima da Palavra de Jesus, e portanto, precisa conhecê-la. Precisa ter vontade e investir tempo lendo, estudando e medindo nos ensinos bíblicos. Isto o tornará um cristão maduro.
Veja que o autor de Hebreus diz que alguns precisam inclusive, que se voltem a aprender os princípios elementares da Palavra de Deus.
“Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! “ (Hebreus 5.12)
O que são os princípios elementares da Palavra de Deus, ou, o leite espiritual? Seguindo ele explica:
Hebreus 6.1-2 - NVI
Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, 2 da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. 3 Assim faremos, se Deus o permitir.
O autor menciona seis “ensinos elementares” : Arrependimento, fé em Deus, instrução a respeito do batismo, imposição de mãos, ressurreição dos mortos e juízo eterno.
Veja que para os primeiros cristãos estes assuntos eram elementares. Mas, infelizmente, para muitos cristãos dos dias de hoje, estes assuntos são enigmas, mistérios. Isto mostra como para estes cristãos, estão muito atrás dos primeiros seguidores de Jesus.
4. ALCANÇANDO A MATURIDADE
4. ALCANÇANDO A MATURIDADE
“Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. 14 Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal” (Hebreus 5.13-14)
O autor bíblico está dizendo que, se você não aprofundar no conhecimento bíblico, não alcançará a maturidade.
Ele usa dois marcadores de maturidade:
Primeiro marcador: Ele usa a expressão: “não tem experiência no ensino da justiça”
Justiça é fazer aquilo que é aprovado por Deus. Ensino da integridade, virtude, pureza de vida, sentimento e ação corretos.
Segundo marcador: aquele que é aptos “discernir tanto o bem quanto o mal”
Lembre-se que o parâmetro é chegar a estatura de Cristo. VER o mundo como Cristo vê, SENTIR o mundo como Cristo sente, PENSAR o mundo como Cristo pensa e AGIR como Cristo agiria. Para isto você precisa conhecer os ensinos de Cristo e então, saberá aplicá-los em sua vida.
“Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti” (Salmos 119:11 - NVT)
Conclusão
Conclusão
ILUST.: Complexo de Peter Pan, que não quer crescer e prefere permanecer criança.
Você precisa crescer espiritualmente, chegar a maturidade espiritual, para isto, precisa entender que
HÁ MUITO O QUE APRENDER
TER DISPOSIÇÃO PARA APRENDER
BUSCAR AJUDA
ENTÃO, CHEGAR A MATURIDADE.
