O destino é importante, mas não esqueça do percurso da vida

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Leitura do Texto:

Nova Versão Internacional 9.14 A Cura de um Menino Endemoninhado

14 Quando chegaram onde estavam os outros discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e os mestres da lei discutindo com eles. 15 Logo que todo o povo viu Jesus, ficou muito surpreso e correu para saudá-lo.

16 Perguntou Jesus: “O que vocês estão discutindo?”

17 Um homem, no meio da multidão, respondeu: “Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar. 18 Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram”.

19 Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”.

20 Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca.

21 Jesus perguntou ao pai do menino: “Há quanto tempo ele está assim?”

“Desde a infância”, respondeu ele. 22 “Muitas vezes esse espírito o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.”

23 “Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.”

24 Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!”

25 Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: “Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele”.

26 O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, ao ponto de muitos dizerem: “Ele morreu”. 27 Mas Jesus tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé.

28 Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: “Por que não conseguimos expulsá-lo?”

29 Ele respondeu: “Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum‡”.

Quero compartilhar um ponto de vista do texto que lemos que me chama muito a atenção.
Um pai com um problema familiar, ele tem um grande problema a ser resolvido, é um problema desafioador, pois não pode ser resolvido com:
Dinheiro
Conselhos
Terapia
Ansioliticos
É um problema que segundo o pai, perdura por muito tempo, é bem provavel que ele tenha tentado varias formas, utilizando de varios meios e recursos para solucionar seu problema, e todas as suas tentativas o que ele recebeu como resposta foi o fracasso.
A história deste homem não se distancia de nós, dependendo da forma como temos encarado a nossa vida ou o nosso percurso, a nossa trajetória neste mundo.
Eu não sei de que forma você tem tentando buscar uma resposta positiva, em relação aos seus negócios, ao seu posicionamento financeiro, questões matrimoniais, educação dos filhos, ter uma experiencia religiosa diferente e profunda.
O que a Biblia nos diz, é que este homem, há muito tempo está tentando resolver sua situação, mas sem sucesso, pois todas as suas tentativas são frustadas, são negativas, o que ele encontra é sempre o fracasso como resposta final, e isso apesar de seus esforços, e de suas tentativas, afinco e dedicação, e porque não dizer, de muita fé, pensando que vai acontecer, mas nada acontece.
Mas, a história nos diz que ele ouve que há alguem que pode resolver seu problema, existe alguem que passa por suas terras, por seus bairros, e por cidades proximas onde ele mora, alguém que pdoe fazer por ele o que ninguém jamais conseguiu fazer.
Ele busca uma solução o tempo todo, mas o que ele obtem como resposta é sempre o fracasso, sempre retorna a sua casa com o problema, é como se ele tivesse nadado e morrido na praia, parece, que quando está indo, começando a dar certo, tudo retrocede e volta a estaca zero, e segundo o relato biblico, é o que este homem está fazendo a muito tempo de sua vida, desde a infancia deste jovem, ele está buscando a solução.
O grande desafio da nossa vida, é que nós tentamos nos aproximar de quem pode resolver, mas por muitas vezes nos dirigimos a direção oposta, nos encontramos com pessoas que vão nos machucar, com situações que nvão nos ferir, com tentativas frustadas, decepcionantes, e por isso quando nos encontramos com aquele que pode resolver realmente o que precisamos, nossa mente, nosso comportamente parece que fica meio calterizado, meio insesivel.
O homem procura Jesus, é isso que o texto nos diz, ele está procurando Jesus, mas não encontra e mais uma vez, suas tentativas são frustradas, e ele que ouvira sobre Jesus, vai a sua procura, pois Jesus tem curado, libertado, ressucitado tem feito coisas extraordinarias, mas o texto diz, que na procura por Jesus, são os discipulos que ele encontra.
Os discipulos ao deparar com a situação, creem que podem resolve-la, dedicam tempo, esforços, atenção ao caso, que fora frustrados quem sabe varias vezes, mas ele tem uma esperança, os discipulos de Jesus, quem sabe ali estivesses uns 10 dos discipulos de Jesus.
A expectativa é criada, estou no lugar certo, com as pessoas certas, e meu problema será resolvido, pois estou proximo de homens que andam com Jesus,
Que tem visto seus milagres
Que tem provado experiencias magnificas
Então quem sabe ele pensa: Meu caso está agora no local correto, e vou obter exito e colocar um ponto final na minha saga!
Mas a realidade é diferente da esperada, os discipulos fracassam, e com isso os pensamentos chegam a mente do pai do menino, mais uma vez não vai dar certo.
Mais uma vez uma vergonha
Mais uma vez uma exposição
Mais uma vez voltarei para casa sem resolver meu problema, como sempre aconteceu.
Related Media
See more
Related Sermons
See more