Igreja Cristã Moderna, sal insípido
Sermon • Submitted
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
O sal é certamente bom; caso, porém, se torne insípido, como restaurar-lhe o sabor? Nem presta para a terra, nem mesmo para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
INTRODUÇÃO
O Senhor Jesus compara sua igreja às propriedades do sal (ácido + base = sal):
conservar
dar sabor
atuar nas funções vitais do ser humano:
“O sal é uma substancia vital para os seres humanos; nosso corpo possui sais que são regulados pelos rins e pela transpiração. O sódio está envolvido na contração muscular, incluindo os batimentos cardíacos, nos impulsos nervosos e na ingestão de proteínas. O cloro (cloreto) auxilia na absorção de potássio, é a base do ácido estomacal e ajuda no transporte dos dióxidos de carbono das células até os pulmões, onde são liberados.”
Exemplos extraídos das Escrituras:
Dilúvio - para salvar uma família crente de oito pessoas, o juízo é adiado por 120 anos.
Sodoma e Goma - a presença de um único justo não permitiu a atuação destruidora dos anjos até que ele fosse retirado de suas fronteiras.
Paulo e os passageiros e tripulantes do barco que o conduzia a Roma - Atos 27.22-25
Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.
Igreja Primitiva (33 a 325 d.C.) - trezentos anos de sal fora do saleiro
em seus primeiros trezentos anos de existência, a igreja alcançou três continentes com o evangelho transformador de Jesus Cristo
Oriente
Ásia
Europa
Igreja Moderna
fim da Idade Média (1453 d.C.)
final do século XV ao século XVIII
acontecimentos que marcaram a Idade Moderna:
fim do feudalismo na Europa;
Reforma Protestante
Guerra dos Trinta Anos
Revolução Comercial
Revolução Industrial
Revoluções francesas e norte americanas.
Igreja Contemporânea (Século XVII ao Século XXI)
Revolução Francesa
comunismo
fascismo
nazismo
primeira e segunda guerra mundial
globalização
terrorismo
revolução digital
televangelismo
movimento pentecostal
movimento neo pentecostalismo
mega igrejas
comunidades evangélica
grande recessão crise migratória na Europa
vigilância global
guerra contra o estado islâmico
pandemia da covid-19
O QUE MANTEVE A IGREJA PRIMITIVA UMA FORÇA REVOLUCIONÁRIO POR CERCA DE TREZENTOS ANOS?
I - Sua total dependência do poder do Espírito Santo
E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
II - O alto padrão de piedade vivida em âmbito individual e coletivo
Individual
Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
Coletivo
Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.
III - A estrutura individual e coletiva da igreja descansava sobre os pilares sólidos da doutrina apostólica
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
IV - As necessidades de ordem humanas, por mais legítimas que fossem, não se constituíam em razões ponderáveis para mudança das prioridades da vida apostólica.
Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas.
V - Para os irmãos da igreja primitiva, o natural era o sobrenatural.
intervenção angelical
E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles
Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, lhes disse:
Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi.
Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse:
Então, disseram: O centurião Cornélio, homem reto e temente a Deus e tendo bom testemunho de toda a nação judaica, foi instruído por um santo anjo para chamar-te a sua casa e ouvir as tuas palavras.
E ele nos contou como vira o anjo em pé em sua casa e que lhe dissera: Envia a Jope e manda chamar Simão, por sobrenome Pedro,
Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos.
No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou.
Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo,
sinais e prodígios
Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão.
Cura de um paralítico - Atos 3.1-8
Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.
A terra treme após um oração da igreja - Atos 4.31
Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
Expulsão de demônios e curas - Atos 8.6-7
As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados.
Teletransporte humano pelo Espírito - Atos 8.39-40
Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo. Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.
Ressurreição de santos - Atos 9.40-41
Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se. Ele, dando-lhe a mão, levantou-a; e, chamando os santos, especialmente as viúvas, apresentou-a viva.
Ressurreição de Paulo - Atos 14.19-20
Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo, arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto. Rodeando-o, porém, os discípulos, levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu, com Barnabé, para Derbe.
VI - Os filtros de ordem interna e externa mantinham a igreja relativamente livre do joio
Externo - perseguição Atos 4.17-18
mas, para que não haja maior divulgação entre o povo, ameacemo-los para não mais falarem neste nome a quem quer que seja. Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus.
E Saulo consentia na sua morte.
Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria.
Interno - disciplina Atos 5.11
E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.
Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração.
CONCLUSÃO
A igreja primitiva manteve-se ativa e relevante por três séculos consecutivos, em razão:
depender do poder do Espírito Santo;
alto padrão de piedade vivida em âmbito individual e coletivo;
descansava sobre os pilares sólidos da doutrina apostólica;
As necessidades de ordem humanas, por mais legítimas que fossem, não se constituíam em razões ponderáveis para mudança das prioridades da vida apostólica;
o natural era o sobrenatural;
Os filtros de ordem interna e externa mantinham a igreja relativamente livre do joio
A igreja contemporâneo
depende de estratégias e da capacidade intelectual de sua liderança
baixo padrão de moralidade no ambo individual e coletivo dos crentes
descaso pela doutrina apostólica e apego por ensino de autoajuda
evangelho voltado para atender às necessidades imediatas do homem
o sobrenatural foi abolido. Quando aparece, na maioria dos casos, trata-se de charlatanismo
Externamente ser evangélico é status, internamente não existe disciplina.
O que precisamos fazer?
Conversão - de volta aos pilares da igreja primitiva;
Arrependimento - somos sal insípido.