A natureza da fé cristã revelada na adversidade humana

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript
Mateus 7.24–29 RA
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína. Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

INTRODUÇÃO

Jesus conclui seu sermão apresentando-nos:
Primeiro:
2 homens
2 casas
2 fundamentos
Segundo:
circunstâncias que viriam sobre as casas:
chuva - telhado
vento - paredes, portas e janelas
rios - alicerce
Citação: Pastor Hernandes, ao comentar esse texto, faz referência a uma citação de Charles Spurgeon, segundo o qual “de alto a baixo, de todos os lados, vieram as provações: chuvas, inundações e vento. Nenhum anteparo é interposto, pois todos esses combateram aquela casa”.
Terceiro
resultados:
resistência total às intemperes
queda, ruína
Ainda, a título introdutório, importa-nos ressaltar a conjunção “pois” - Mateus 7.24, que liga o texto com a parte anterior do sermão - Mateus 7.15-23
Mateus 7.15–23 (RA)
Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.
c/c
Mateus 7.24 (RA)
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
Paralelos
Tiago 1.22–25 (RA)
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.
Tiago 2.14–20 (RA)
Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?
Ezequiel 33.31–32 (RA)
Eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois, com a boca, professam muito amor, mas o coração só ambiciona lucro. Eis que tu és para eles como quem canta canções de amor, que tem voz suave e tange bem; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.
Municiados com esses informações preliminares, podemos, agora, analisar mais pormenorizadamente o texto
I - OS ATRIBUTOS DOS DOIS PERSONAGENS
prudente, sábio (NTLH), sensato (NBJ) - verso 24
insensato, sem juízo (NTLH) - verso 26
O prudente tem consciência do que está em jogo - segurança, garantia, verdade, vida, eternidade.
O tolo contenta-se com a falsa sensação de segurança
II - A QUALIDADE DA ESTRUTURA SÓ É DEMONSTRADA NAS ADVERSIDADES - (CASAS IDÊNTICAS)
chuva - telhado
vento - paredes, portas e janelas
rios - alicerce
c/c
Mateus 13.20–21 (RA)
O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
1Coríntios 3.10–15 (RA)
Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.
III - AS CONSEQUÊNCIAS
resistência - exposição passiva e ativa à palavra de Deus (ouve e pratica) - regeneração
queda - exposição passiva, apenas. (apenas ouve) - superficialidade
CONCLUSÃO
O prudente tem consciência do que está em jogo quando, ao ser exposto à apalavra de Deus.
As adversidades da vida expõe a qualidade do alicerce sobre o qual estamos edificados.
Resistência e persevera até o Dia do Senhor é o resultado de uma vida regenerada pela prática da palavra. Enquanto exposição de uma vida alicerçada sobre a falsa premissa de que a aparência de religiosidade seria o suficiente para comover a justiça de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more