Seguir o Rei Mt 16.24,25
Exigências do Reino • Sermon • Submitted
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
Introdução: Estes 2 versículos mostram Jesus agora se voltando um pequeno grupo e lhes mostra que a lei inevitável da vida cristã consiste em que o servo não está acima de seu senhor!
Mt 16.24 - Então Jesus disse a seus discípulos: Se alguém deseja vir após mim, então que negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.
Abra mão de sua vida - A morte de Cristo só tem valor para aqueles que se dispõem a morrer para o pecado e para si mesmos.
Os versículos 24 e 25 se assemelham estreitamente a Mt 10.38,39 “Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.”
Um servo de Jesus é aquele que abandona o ego, prefere Cristo a si mesmo, aceita decisivamente a dor, a vergonha e a perseguição por amor de Jesus Cristo e Sua Igreja.
Negar-se a si mesmo significa renunciar ao velho eu, a vida separada da graça regeneradora.
É virar as costas para o mundo e abraçar a Cristo e seus méritos Redentores.
A pessoa que nega a si mesma renuncia a toda confiança em tudo quanto ela é por natureza e reconhece que depende unicamente de Deus para a salvação.
Ela não mais busca promover seus interesses egoístas, mas se entrega por completo à tudo que promove a glória de Deus em sua própria vida.
Gálatas 2.20: “Logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.
Quando JEsus diz: “tomar sua cruz”, ele está se referindo à cruz que é suportada por causa da união com Ele.
Se você decide “seguir” a Cristo pondo sua confiança nele, andando em seus passos, obedecendo-o pela fé em sua morte e ressurreição: sofrerá oposição do mundo - essa é a cruz.
Perca sua vida - Ele prossegue dizendo: (vs. 25) Pois todo aquele que quiser salvar sua vida a perderá, mas todo o que perde sua vida por minha causa a encontrará.
Esse é o grande paradoxo da vida Cristã e por isso muitos preferem atacar os Cristãos ao se unir a eles.
Por causa do amor de Cristo por ela demonstrado, se prontifica até mesmo a sofrer extrema aflição pessoal e, se necessário for, até a morte. Porém ganhará muito na vida espiritual!
Naquele tempo, como hoje, muitos querem um Messias que satisfaça todos os seus desejos, as suas reivindicações.
Mas a mensagem de Jesus é que para ser seu discípulo temos que ter a disposição de perder a nossa vida terrena para ganharmos a vida que vale a pena viver.
Num momento quando a maioria dos evangélicos quer um Jesus que abençoa, emociona, e prospera seus seguidores, o próprio Senhor Jesus, o verdadeiro, o servo sofredor, insiste que os seus seguidores morram para o “eu”, negando-se a si mesmos para então segui-lo.
Ilustração: o gato no motor (frio, fome e sede - um lugar melhor)
A satisfação em Jesus é Eterna! A alegria em Jesus é eterna. Logo, todo sacrifício é válido para seguir Jesus, porque grande é a sua recompensa no céu (Mt 5.12)!
Por que andar sem Ele é andar na escuridão (Jo 8.12): “lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”
É preciso seguir o Rei Jesus, porque nos momentos mais difíceis Ele estará conosco (Mt 28.20) “Eu estarei convosco até a consumação dos séculos,”
Seguir a Jesus custa caro, mas vale a pena!
Permita que o chamado para seguir a Jesus seja claro e sincero para que você não desista no meio do caminho!
Jo 16.33: “No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”