Reis

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript

2 reis 6

hoje vamos estudar uma passagem em um livro que quase nuca damos atenção que é o livro dos reis, primeiro vamos entender qual o contesto deste livro ate conseguirmos chegar em nossa passagem, se voce tem boa memoria vai se lembrar de um homem chamado Davi, o famoso campones que derrotou o gigante, que se tornou rei de Israel, nos podemos cer a historia dele nos livros de 1 e 2 sgundo samuel e no primeiro livro dos reis mas logo nos primeiro captulos ele morre, e passa o trono para seu filho salomão, que é tambem bastante conhecido como um grande homem sabio, o autor dos livros de cantares, proverbios e eclesiates, um homem a bençoado por Deus com sabedoria, na mão desses dois homem os Hebreus se tornaram Israelitas, agora eles eram donos de uma grande extenção de terra e era um reino e ascenção, mas no cap 11 de 1 reis algo terrivel acontece que é a morte de Salomão, e agora o reino passa para a mãos de seu filho Roboão, é nesse momento que as coisas dão muito errado pois roboão não obedece a Deus e esquece de ouvir o conselhos dos ancioes e ve ouvir o conselhos de seus amigos nada sabios, fazendo com que ele divida o reinado em 2 reinos, o Reino do norte e Reino do Sul, onde o Reino do norte é formado por 10 tribos eformando assim o reino de Israel e o reino do sul com 2 tribos forma o reino de Juda, ao logo de toda a historia , esses dois reinos passaram pela a mão de de pessimos reis cada reino teve 20 reis e nas contas biblicas tivemos 2 reis bons no reinodo norte, apenas 2 reis que obdeceram a Deus o resto todos foram desobedientes a Deus, e Deus ja farto disso mandou o cartigo, na verdade ele manda varios cartigos, na figura de povos que iam destruindo o reino do norte, sendo o primeiro deles os persas, depois os assirios e por fim os babilonicos que destroem o reino inteiro, nesse momento que vamos observar a historia de um dos reis que foi obedeine a Deus poucos momentos antes do reino do norte ser invadido, esse rei chamado jorão, ele tentou eliminar os falsos idolos mas não foi ben suceido e morreu sem conseuir mas ele foi o ultimo suspiro de fe dentro do reino do norte, sabendo disso vamos ler nosso texto
2Reis 6.24–32
2Reis 6.24–32 NVI
24 Algum tempo depois, Ben-Hadade, rei da Síria, mobilizou todo o seu exército e cercou Samaria. 25 O cerco durou tanto e causou tamanha fome que uma cabeça de jumento chegou a valer oitenta peças de prata, e uma caneca de esterco de pomba, cinco peças de prata. 26 Um dia, quando o rei de Israel inspecionava os muros da cidade, uma mulher gritou para ele: “Socorro, majestade!” 27 O rei respondeu: “Se o Senhor não a socorrer, como poderei ajudá-la? Acaso há trigo na eira ou vinho no tanque de prensar uvas?” 28 Contudo ele perguntou: “Qual é o problema?” Ela respondeu: “Esta mulher me disse: ‘Vamos comer o seu filho hoje, e amanhã comeremos o meu’. 29 Então cozinhamos o meu filho e o comemos. No dia seguinte eu disse a ela que era a vez de comermos o seu filho, mas ela o havia escondido”. 30 Quando o rei ouviu as palavras da mulher, rasgou as próprias vestes. Como estava sobre os muros, o povo viu que ele estava usando pano de saco por baixo, junto ao corpo. 31 E ele disse: “Deus me castigue com todo o rigor, se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, continuar hoje sobre seus ombros!” 32 Ora, Eliseu estava sentado em sua casa, reunido com as autoridades de Israel. O rei havia mandado um mensageiro à sua frente, mas, antes que ele chegasse, Eliseu disse às autoridades: “Aquele assassino mandou alguém para cortar-me a cabeça? Quando o mensageiro chegar, fechem a porta e mantenham-na trancada. Vocês não estão ouvindo os passos do seu senhor que vem atrás dele?”
vamos primeiro entender o que é um cerco, pra isso é preciso que a gente lembre como as cidades eram feitas, era uma uma grande comunidade de casas, comecios e templos dentro de grandes muralhas e essas casas dentro da muralha eram as casas das pessoas ricas e do lado de fora fica, as fazendas, as fontes de agua e a casas dos camponeses. o cerco era uma estrategia de guerra onde um exercito cercava a cidade e fazia com que ela ficase, sem comida ou agua e as pessoas la dentro ficassem tão fracas ate que fosse facil invadi-la pois todas as pessoas la dentro ja estavam motas ou fracas, um cerco geramente poderia duras semanas e ate meses.
e queria fazer nesse momento uma pequena comparação entre o momento em que vivemos e o cerco,
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.