O CRISTÃO E O JURAMENTO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 99 views
Notes
Transcript

Tiago 5.12 RA
12 Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo.
INTRODUÇÃO
O cristão pode fazer juramentos e votos?
Tiago nos remente aos ensinos de Jesus no Sermão do Monte em vários assuntos que trata em sua epístola.
Mateus 5.33–37 RA
33 Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. 34 Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; 35 nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; 36 nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. 37 Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.
POR QUE NÃO DEVEMOS JURAR?
Jesus disse nesse sermão que não deveriam jurar falso. Havia entre os judeus o hábito de burlar a lei de Deus.
Marcos 7.9–13 RA
9 E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição. 10 Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte. 11 Vós, porém, dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta para o Senhor, 12 então, o dispensais de fazer qualquer coisa em favor de seu pai ou de sua mãe, 13 invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes.
Em relação aos juramentos e votos. Geralmente eram feitos com o propósito de tornar mais segura uma afirmação, como se fosse uma garantia de que o que está sendo dito é verdadeiro e confiável, especialmente porque foi feito sob juramento.
Jurar por Deus era severo demais, especialmente quanto o juramento era falso. Sem o propósito DE que a coisa prometida fosse efetivamente realizada. Daí prometiam pelo céu, pela terra ou qualquer outra coisa.
Tiago quer mostrar, tal como Jesus o fez que esse contorcionismo para tentar burlar a lei de Deus não tinha efeito diante de Deus.
Quando alguem jura por qualquer coisa, este juramento também tem Deus como testemunha, portanto não pode ser quebrado.
Êxodo 20.16 RA
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Deuteronômio 23.21–23 RA
21 Quando fizeres algum voto ao Senhor, teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor, teu Deus, certamente, o requererá de ti, e em ti haverá pecado. 22 Porém, abstendo-te de fazer o voto, não haverá pecado em ti. 23 O que proferiram os teus lábios, isso guardarás e o farás, porque votaste livremente ao Senhor, teu Deus, o que falaste com a tua boca.
Jesus mostra a pequenez daqueles que juram ao tomarem sobre si tamanha ousadia .
Mateus 5.36 RA
36 nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
APLICAR
Geralmente, votos e promessas são feitos em momentos de medo. Tome muito cuidado.
Tiago não proibe que se façam votos e juramentos, mas adverte sobre o erro de se fazer isso de forma inconsequente.
A NESSECIDADE DE SE TER PALAVRA
Tiago 5.12 RA
12 Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo.
Ter palavra e compromisso é uma premissa básica para a vida do cristão.
O não cumprimento de nossas promessas atrai o juizo de Deus sobre nossas vidas.
Salmo 15.1–5 RA
1 Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? 2 O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; 3 o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; 4 o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao Senhor; o que jura com dano próprio e não se retrata; 5 o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.
Jurar não é pecado, pois o próprio Deus Jura, a diferença é que Deus cumpre perfeitamente aquilo que jurou.
Êxodo 33.1 RA
1 Disse o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que tiraste da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei.
Todas as promessas realizadas por Deus são juramentos que fez a si mesmo os quais já se cumpriram ou se cumprirão.
APLICAR
Conforme é do caráter santo de Deus cumprir suas promessas, assim também o cristão deve ser um cumpridor daquilo que promete.
Falar a verdade deve ser nossa norma de vida.
Há uma terrível crise de confiança no mundo que afeta os relacionamentos, as relações comerciais.
O cristão precisa ter compromisso com a verdade.
HISTÓRICO
I IPB 25/08/2021
Related Media
See more
Related Sermons
See more