A caminhada cristã é uma guerra espíritual

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript
Introdução.
I. ENCONTRE FORÇA NA GRAÇA DE DEUS E CONTINUE SUA CAMINHADA CRISTÃ.
A) Fortifica-te na graça. Essa expressão, significa que Timóteo seria reanimado do desânimo e estagnação, pois mesmo os dotados de excelentes dons às vezes se enfraquecem na caminhada cristã.
B) As oposições que Timoteo estava sofrendo poderia leva-ló ao desânimo, mas o seu pai na fé o anima dizendo que “Deus não lhe havia dado espirito de corvardia”
(2Tm 1.7 )“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”
C) Diversas situações na igreja local as vezes contribuem para muitos cristãos se desanimarem, contudo precisamos lembrarmos que o Espírito Santo habita em nós e vai nos dar ânimo para continuarmos nossa caminhada crstã.
D) Os exemplos de fé e firmeza de (Loide e Eunice, o próprio Paulo), o dom do Espírito Santo que Timóteo havia recebido, a grande salvação que aguarda aos que perseveram. Eram motivos pelos quais Timoteo deveria encontrar forças e continuar seu ministério.
(Ne 6.3) “Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?”
APLICAÇÃO. Deus te chamou para esta igreja com um proposito definido, contudo o inimigo de nossas almas vai fazer o possivel e impossivel para de desanimar.
Tenha intimidadade com Deus e descubra as armadilhas satânicas e lute com as armar espirituais.
(Ef. 6.10 ) “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.” ou capacitai-vos no senhor.
II. TENHA UM ÚNICO PROPÓSITO EM SUA CAMINHA CRISTÃ. (nos vs 4,5 e 6 Paulo compara o ministerio cristã a uma trípice figura. Um soldado, um atleta e a um agricultor.
As três ilustrações seguem juntas e é evidente que devem ser consideradas como uma unidade para serem compreendidas:
A) Como um soldado Timóteo deve realizar sua tarefa de todo o coração. Se um soldado prosseguisse com seus negócios pessoais, tanto que absorvesse seus interesses, de modo que viesse a “envolver-se” nele, não seria capaz de entregar-se à tarefa designada de soldado
B) No campo de batalha, o soldado tem um único propósito, a saber, satisfazer o oficial que o alistou.
De igual modo, Timóteo precisava comprender que sua elevada tarefa “exigia sua alma, sua vida, seu todo”.
Uma santa paixão devia encher seu ser. Timoteo devia dedicar-se completamente ao Senhor que o designou (“o alistou”) e que o capacitou para sua tarefa.
APLICAÇÃO
Todo verdadeiro e fiel servo de Jesus Cristo se dedicará realmente de todo o coração a sua tarefa, com o fim de agradar a seu mestre.
C) Timoteo tinha que competir segundo as normas. Devoção de todo o coração é tudo o que se exige (v 5)
E agora, terceiro: Timoteo devia trabalhar com muita energia, como o agricultor que trabalha arduamente (cf. Se o agricultor trabalha arduamente, deverá ser o primeiro a participar das colheitas (Pv 27.18).
Semelhantemente, se Timóteo (ou qualquer trabalhador na vinha do Senhor) se esforça plenamente na realização da tarefa espiritual confiada por Deus, também será dos primeiros a ser recompensado.
Não só sua própria fé será fortalecida, sua esperança avivada, seu amor aprofundado e a chama do dom avivada, para que seja bem-aventurado em seus feitos (Tg 1.25)
Related Media
See more
Related Sermons
See more