A Justificação pela Fé

Exposições em Gálatas   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 33 views

Todos são justificados pela fé em Jesus Cristo, que nos livrou da maldição da lei e nos faz participantes das promessas feitas a Abraão

Notes
Transcript

Introdução

Somente a fé - um dos solas da Reforma Protestante que descreve o modo como somos salvos;
A vida de Lutero foi transformada por uma verdade tão preciosa que ele leu em Romanos 1.17
Romanos 1.17 NAA
Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá por fé.”
O contexto da reforma protestante x contexto da época do texto escrito;
Três ensinos sobre a justificação pela fé:

I. Todos que são justificados pela fé são filhos de Abraão (vs. 6-9)

Abraão creu em Deus - certamente os falsos mestres se apoiavam na circuncisão ordenada a Abraão para dar fundamento a sua tese. Paulo, no entanto, ressalta que antes da circuncisão, Abraão creu em Deus e por causa disso foi considerado um homem justo:
A fé de Abraão diz respeito à sua confiança em Deus que prometeu lhe fazer pai de uma grande nação, quando já era velho e sua esposa estéril;
Imputado/ atribuído como justiça - Paulo faz uso de uma palavra utilizada em contexto de negócio (contábil):
creditado - ser ou tornar-se atribúido ou reconhecido como um ativo na conta de alguém. Ex. O seu saldo está devedor, você então tem seu nome colocado no SPC e Serasa, e até mesmo pode ser protestado num cartório. Alguém, então deliberadamente assume as suas dívidas, tal como um fiador e atribui crédito a você. Você que estava com um score vermelho por causa de suas dívidas, passa a ter um score verde por causa do crédito que lhe foi atribuído.
Justiça - um status de retidão que satisfaz as exigências morais do caráter de Deus;
Deus atribuiu a Abraão o status de justo quando ele era pecador, quando ele creu em Deus. Trata-se de uma justiça que não era inerente a ele, ao que fazia;
Paulo ressalta aqui, contrariando os judaizantes, que para ser filho de Abraão era necessário apenas crer. Mas não se trata de um voto de confiança, mas de uma fé salvadora depositada na provisão divina e não em nosso desempenho.
Primeiro - Fé é acreditar na promessa do evangelho
Saibam - tomem ciência desse fato;
Gênesis 15.6 é um preanuncio do evangelho, de que os gentios seriam parte do povo de Deus se cressem em Deus somente;
Gênesis 15.6 NAA
Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi atribuído para justiça.
“Não se pode crer nas palavras de Deus sem acreditar que ele existe, mas é possível acreditar que Deus existe sem crer nas suas palavras.” É necessário crer no evangelho de Jesus.
Segundo - fé é crer na provisão de Deus e não em nosso desempenho.
Justificar - pronunciar um veredicto no qual alguém está em plena conformidade com os requisitos da lei de Deus - uma declaração da parte de Deus. Por causa da fé de Abraão muito seriam salvos - em você serão abençoadas.
De modo que. Assim, Paulo destaca que para ser filho de Abraão é necessário apenas crer. Não é preciso se submeter ao rito da circuncisão.
Aplicações:
Segundo Timothy Keller, “quando Deus atribui justiça, confere um status legala a alguém. Trata essa pessoa como justa de fato e a livra de condenação, embora ela continue sendo injusta no coração e em comportamento. Ela está justificada.” Foi isso que Deus fez conosco em Jesus Cristo.
A fé em Jesus Cristo é o único meio de fazer de nós participantes das promessas feitas a Abraão. Todos os que recebem a Jesus são abençoados juntos com Abraão pois têm a fé salvadora.
Somos simultaneamente justos e pecadores. É possível sermos amados e aceitos por Deus embora sejamos pecadores e imperfeitos. Aqui aprendemos um pouco sobre o conceito do amor de Deus. Deus nos amou quando nós éramos ainda pecadores. Ele nos atribuiu justiça quando nós fizemos algo bom, mas quando passamos a crer em seu Filho.

II. Todos estão sob a maldição da lei se não forem justicados pela fé (vs. 10-12)

O status da humanidade de uma forma geral é um só: amaldiçoados (sob condenação divina, especialmente entendida como merecendo julgamento e consequências negativas)
Ilutração: O castelo amaldiçoado da Bela e a Fera. A série Once Upon a Time;
Um outro modo de vida: as obras da lei - um sistema de leis e tradições derivadas da lei Mosaica. Só que quem vive pela lei está sob uma maldição contida na lei. Há dois aspectos dessa maldição:
A lei deve ser conhecida de verdade, inteiramente;
A lei deve ser obedecida por completa. Não pode haver falhas;
Paulo usa a citação de Deuteronômio 27.26 para destacar esses dois aspectos
Deuteronômio 27.26 NAA
— “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo.” E todo o povo dirá: “Amém!”
A fé em Jesus nos confere um status de abençoados, enquanto a lei de amaldiçoados.
É evidente - mentalmente claro
Ninguém pode viver pela lei, pois está escrito que o justo viverá pela fé. Uma citação de Habacuque 2.14.
Não há ponto de contato entre o viver pela lei e o viver pela fé. O homem não é conclamado a crer na lei, mas a praticá-la.
Aplicações:
Viver por meio de alguma coisa significa confiar nisso para encontrar felicidade e satisfação. O ponto principal da vida é pelo que você vive. A lei sem Cristo não nos conduzirá à salvação, tampouco a felicidade, mas a um verdadeiro legalismo. Qual forma de legalismo você tem vivido durante esses anos?
Todo o que tenta salvar-se por meio do próprio desempenho experimentará uma maldição em termos subjetivos. Isso o pode conduzir a ansiedade, insegurança, supersensibilidade à criticas, você pode ser invejoso e intimidado.

III. Cristo nos resgatou da maldição da lei para que fôssemos justificados pela fé (vs. 13-14)

Cristo é o único que pode quebrar essa maldição. Assim como um príncipe que vai libertar a princesa do sono da morte, assim Cristo assumiu essa maldição da lei em nosso lugar para nos tornar abençoados.
Cristo nos redimiu/libertou - livrar-se de um dano ou mal; comprar de volta; redimir
Tornou-se maldição - assumiu o nosso lugar como coisa amaldiçoada; objeto de maldição ou ojeriza; aquilo que é execrado. Cristo fez o sacrifício substitutivo em nosso lugar. Ele recebeu a maldição que merecíamos a fim de que pudéssemos receber a bênção que ele merecia;
Citação de Deuteronômio 21.23 - quando um indivíduo era apedrejado, ele era pendurado em uma árvore para mostrar que ele experimentou a maldição da rejeição divina
Deuteronômio 21.23 NAA
o seu cadáver não deve permanecer no madeiro durante a noite. É preciso sepultá-lo no mesmo dia, pois o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus. Assim vocês não contaminarão a terra que o Senhor, seu Deus, lhes dá por herança.
Uma imputação dupla:
Cristo, tornou-se legalmente o pecado. Foram imputados sobre ele os pecados de todo o mundo;
Cristo imputou sobre nós o seu Espírito (o penhor de que recebemos de fato cremos e fomos salvos), sua justiça e sua bênção;
Se Cristo foi considerado pecado por nossa causa, o resultado de sua obra é que, legalmente nele também nós somos considerados perfeitos, justos;
Aplicações:
Salvação significa muito mais que perdão. Não se trata de ter apenas as dívidas canceladas, mas também que passamos a ser santos diante de Deus por causa do sacrifício de Jesus. Jesus fez mais do que zerar nossas dívidas, ele creditou um grande valor a nós.
Não começamos crendo na morte de Jesus que nos torna santos para então terminarmos achando que somos salvos pelo nosso empenho.

Conclusão

Somos salvos pela fé, santificados pela fé e devemos nos manter na fé. Como resposta de fé, devemos amar a Deus praticando o que ele nos ordenou, crendo no que ele fez em nosso lugar e não em nosso desempenho. Como essas verdades sobre a justificação pela fé pode mudar o modo como você vive? Lutero teve o seu viver transformado assim como o viver de muitos outros. O sola fide não deve ser apenas um mote, mas um modis operandis.
Related Media
See more
Related Sermons
See more