O QUE DEUS QUER DE MIM?
O que aprendemos na revelação de Deus e no chamado de Moisés na sarça ardente? Podemos nos inspirar com o chamado de Moisés?
O que Deus quer de mim?
Introdução
1 – A PRIMEIRA PERGUNTA: QUEM SOU EU?
E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
2 – A SEGUNDA PERGUNTA: QUEM ÉS TU?
Moisés disse a Deus: “Se eu for aos israelitas e lhes disser: ‘O Deus de seus antepassados me enviou a vocês’, eles perguntarão: ‘Qual é o nome dele?’. O que devo dizer?”.
14. Deus respondeu a Moisés: “EU SOU O QUE SOU. Diga ao povo de Israel: EU SOU me enviou a vocês”.
15. Deus também instruiu Moisés: “Diga ao povo de Israel: Javé, o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vocês. Esse é meu nome para sempre, o nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.
16. “Agora vá e reúna os líderes de Israel. Diga-lhes que Javé, o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, lhe apareceu e disse: ‘Tenho observado atentamente e vejo como os egípcios os têm tratado.
“Antes de te ouvirmos e confiarmos em ti, identifica pelo nome o Deus que alegas ter te enviado”. Ninguém pede essa informação a Moisés. Talvez, como alguns de nós, Moisés seja um expert em levantar problemas e obstáculos que nunca se concretizam como problemas e obstáculos reais.
Defendo que a ideia dominante aqui é a de “presença” (veja, por exemplo, Isbell, 1978). Goldingay (2003:333) faz um comentário oportuno: “Moisés pergunta o nome de Deus… Yhwh responde fornecendo não um rótulo, mas teologia”. Ou seja, Deus sempre estará disponível ao seu povo, mesmo no Egito distante, quando sua divina presença é questionada e imperceptível. Ele sempre será aquilo que seu povo necessita que ele seja, a qualquer hora e em qualquer lugar. Se necessitam de um libertador, ali estará YHWH. Se precisam de graça, misericórdia e perdão, ali estará YHWH. Se precisam de purificação e fortalecimento, ali estará YHWH. Se precisarem de exortação e disciplina, ali estará YHWH. Se precisarem de um guia, ali estará YHWH. Pois Deus é um “Eu-serei-o-que-eu-serei”, Deus é um Deus “Eu-serei-o-que-eu-preciso-ser-para-vocês”.
O nome do SENHOR é fortaleza segura; o justo corre para ele e fica protegido.
3 - Terceira pergunta: E se não acreditarem?
1. Moisés respondeu: “E se não acreditarem em mim ou não quiserem me ouvir? E se disserem: ‘O SENHOR nunca lhe apareceu’?”.
2. Então o SENHOR lhe perguntou: “O que você tem na mão?”. “Uma vara”, respondeu Moisés.
3. “Jogue-a no chão”, disse o SENHOR. Moisés jogou a vara no chão, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugia dela,
4. mas o SENHOR lhe disse: “Estenda a mão e pegue-a pela cauda”. Moisés estendeu a mão e pegou a serpente, e ela voltou a ser uma vara.
5. Então o SENHOR lhe disse: “Faça esse sinal e eles acreditarão que o SENHOR, o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, de fato lhe apareceu”.
6. O SENHOR também disse a Moisés: “Agora, coloque a mão dentro do seu manto”. Moisés colocou a mão dentro do manto e, quando a tirou, ela estava com lepra, branca como neve.
7. “Coloque a mão dentro do manto outra vez”, disse o SENHOR. Moisés colocou a mão dentro do manto outra vez e, quando a tirou, ela estava tão saudável quanto o resto do corpo.
8. Disse ainda: “Se eles não acreditarem em você e não se deixarem convencer pelo primeiro sinal, serão convencidos pelo segundo.
9. E, se não acreditarem em você nem o ouvirem depois desses dois sinais, tire um pouco de água do rio Nilo e derrame-a sobre a terra seca. Quando o fizer, a água do Nilo se transformará em sangue na terra”.
4 - EU O AJUDAREI:
A questão feita por Moisés e a tentativa de se esquivar pavimentam o caminho para que um Arão eloquente surja, mas isso a um custo muito alto! Seria melhor que Moisés tivesse dito: “Eu sei que há indivíduos mais preparados do que eu, mas, se eu sou a pessoa que tu queres enviar e se tu fores comigo e fores com a minha boca, então aqui estou eu. Dize-me quais são as tuas ordens”.