O QUE DEUS QUER DE MIM?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 53 views

O que aprendemos na revelação de Deus e no chamado de Moisés na sarça ardente? Podemos nos inspirar com o chamado de Moisés?

Notes
Transcript
Handout
Handout

O que Deus quer de mim?

Introdução

Exôdo 3 e 4
A ida dos israelitas ao Egito se deu em torno de 1800 a.C e permaneceram no Egito por 400 anos.
Em êxodo vemos que havia um clamor do povo de Deus por liberdade. Eles estavam sendo oprimidos há anos e parecia que Deus estava distante. Mas aí descobrimos que Deus nunca esteve distante. Ele ouviu o Clamor de seu povo e escolhe Moisés para um Grande projeto de Libertação.
Deus nunca esteve distante do seu povo, ele está presente. Ele ouve nosso Clamor
Encontramos um Deus todo poderoso que ao mesmo tempo que é transcendente, ele se mostra imanente e presente em nosso meio:
“Tenho visto, Tenho ouvido, estou preocupado.”
“EU DESCI”
Da mesma maneira, há um clamor em nosso mundo, um clamor por liberdade, propósito, significado, identidade. Um clamor de salvação. Da mesma maneira que Deus fez com Moisés, Jesus não está ausente e chama a todos nós para que sejamos respostas para esse mundo.
“Assim, a Palavra se tornou ser humano, carne e osso, e habitou entre nós.” João 1:14
σκηνόω - Eskenosen - Crioi tenda

1 – A PRIMEIRA PERGUNTA: QUEM SOU EU?

Quem sou eu? Essa foi a crise de Moisés.
Nova Versão Transformadora (Êxodo)
11. Moisés, porém, disse a Deus: “Quem sou eu para me apresentar ao faraó? Quem sou eu para tirar o povo de Israel do Egito?” 12. Deus respondeu: “Eu estarei com você. Este é o sinal de que eu sou aquele que o envia: depois que você tirar o povo do Egito, vocês adorarão a Deus neste monte”.
Biblia Hebraica Stuttgartensia: SESB 2.0 Version (Chapter 3)
וַיֹּ֨אמֶר֙כִּֽי־אֶֽהְיֶ֣ה עִמָּ֔ךְ
E disse: certamente EU SOU com você
Eu estarei com você é uma boa resposta? Na verdade, é a melhor Resposta.
Antes, Moisés tentou resolver pelas suas próprias forças. Mas agora ele conhece quem Deus é.
A nossa identidade está ligada a quem Deus é.
de Deus. Moisés pergunta: "Quem sou eu para ir a faraó?".
Poderíamos lhe responder: "Moisés, você é a pessoa ideal. Foi educado na corte do Egito. Viu o sofrimento de seu povo. E há anos protege e provê para seu rebanho. Você é capaz". Mas Deus diz: "Estarei com você". Deus é quem fará diferença. Moisés não precisa de mais autoestima; precisa de mais consciência da presença de Deus.
Apenas em Deus é que podemos encontrar nossa verdadeira identidade e motivação. Esperança e amor que não nos abandona.
Imagine como seria se a Kate Middleton tentasse entrar no palácio de Buckinghan quando mais jovem.
Quem sou eu para Ser resposta ao Clamor do mundo? Sou Filho de Deus.
Da mesma forma Temos uma promessa de que Jesus estará conosco:

E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

2 – A SEGUNDA PERGUNTA: QUEM ÉS TU?

Moisés disse a Deus: “Se eu for aos israelitas e lhes disser: ‘O Deus de seus antepassados me enviou a vocês’, eles perguntarão: ‘Qual é o nome dele?’. O que devo dizer?”.

14. Deus respondeu a Moisés: “EU SOU O QUE SOU. Diga ao povo de Israel: EU SOU me enviou a vocês”.

15. Deus também instruiu Moisés: “Diga ao povo de Israel: Javé, o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vocês. Esse é meu nome para sempre, o nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

16. “Agora vá e reúna os líderes de Israel. Diga-lhes que Javé, o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, lhe apareceu e disse: ‘Tenho observado atentamente e vejo como os egípcios os têm tratado.

Biblia Hebraica Stuttgartensia: SESB 2.0 Version (Chapter 3)
aאֶֽהְיֶ֑ה אֲשֶׁ֣ר אֶֽהְיֶ֑ה
EU SEREI QUEM EU SEREI
Moisés muda sua pergunta e quer saber: “Eu não estou dizendo que irei, mas, apenas hipoteticamente, para fins de argumentação…”.
Êxodo Comentário

“Antes de te ouvirmos e confiarmos em ti, identifica pelo nome o Deus que alegas ter te enviado”. Ninguém pede essa informação a Moisés. Talvez, como alguns de nós, Moisés seja um expert em levantar problemas e obstáculos que nunca se concretizam como problemas e obstáculos reais.

Êxodo Comentário

Defendo que a ideia dominante aqui é a de “presença” (veja, por exemplo, Isbell, 1978). Goldingay (2003:333) faz um comentário oportuno: “Moisés pergunta o nome de Deus… Yhwh responde fornecendo não um rótulo, mas teologia”. Ou seja, Deus sempre estará disponível ao seu povo, mesmo no Egito distante, quando sua divina presença é questionada e imperceptível. Ele sempre será aquilo que seu povo necessita que ele seja, a qualquer hora e em qualquer lugar. Se necessitam de um libertador, ali estará YHWH. Se precisam de graça, misericórdia e perdão, ali estará YHWH. Se precisam de purificação e fortalecimento, ali estará YHWH. Se precisarem de exortação e disciplina, ali estará YHWH. Se precisarem de um guia, ali estará YHWH. Pois Deus é um “Eu-serei-o-que-eu-serei”, Deus é um Deus “Eu-serei-o-que-eu-preciso-ser-para-vocês”.

O nome que significa uma alinaça: “Esse será meu nome para sempre”
Javé não é apenas o nome pessoal de Deus; também é o nome da aliança, o nome que apresenta seu comprimisso. Ele foi, é e sempre será comprometido com o povo para o qual se revelou pessoalmente e como qual firmou a aliança.
Toda vez que você ouvir o nome do SENHOR, trata-se de uma lembrança de que Deus assumiu o comprimisso de se relacionar com você, e isso nunca, jamais mudará.
No novo testamento, o próprio Jesus afirmou “SER”
Nova Versão Transformadora (João)
Jesus respondeu: “Eu lhes digo a verdade: antes mesmo de Abraão nascer, EU SOU!”. Jo 8.58

O nome do SENHOR é fortaleza segura; o justo corre para ele e fica protegido.

3 - Terceira pergunta: E se não acreditarem?

1. Moisés respondeu: “E se não acreditarem em mim ou não quiserem me ouvir? E se disserem: ‘O SENHOR nunca lhe apareceu’?”.

2. Então o SENHOR lhe perguntou: “O que você tem na mão?”. “Uma vara”, respondeu Moisés.

3. “Jogue-a no chão”, disse o SENHOR. Moisés jogou a vara no chão, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugia dela,

4. mas o SENHOR lhe disse: “Estenda a mão e pegue-a pela cauda”. Moisés estendeu a mão e pegou a serpente, e ela voltou a ser uma vara.

5. Então o SENHOR lhe disse: “Faça esse sinal e eles acreditarão que o SENHOR, o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, de fato lhe apareceu”.

6. O SENHOR também disse a Moisés: “Agora, coloque a mão dentro do seu manto”. Moisés colocou a mão dentro do manto e, quando a tirou, ela estava com lepra, branca como neve.

7. “Coloque a mão dentro do manto outra vez”, disse o SENHOR. Moisés colocou a mão dentro do manto outra vez e, quando a tirou, ela estava tão saudável quanto o resto do corpo.

8. Disse ainda: “Se eles não acreditarem em você e não se deixarem convencer pelo primeiro sinal, serão convencidos pelo segundo.

9. E, se não acreditarem em você nem o ouvirem depois desses dois sinais, tire um pouco de água do rio Nilo e derrame-a sobre a terra seca. Quando o fizer, a água do Nilo se transformará em sangue na terra”.

Em resposta Deus oferece à Moisés 3 sinais, dois deles realizados ali mesmo: a vara e a mão leprosa e a agua que se transforma em sangue.
Os sinais não são apenas truques mágicos, mas a salvação e o julgamento de Deus. Eles apontam e revelam o próprio Deus.
O Grande sinal que temos é a Cruz, a morte e a ressurreição de Jesus.
Jesus, porém, respondeu: “Vocês pedem um sinal porque são uma geração perversa e adúltera, mas o único sinal que lhes darei será o do profeta Jonas. Pois, assim como Jonas passou três dias e três noites no ventre do grande peixe, o Filho do Homem ficará três dias e três noites no coração da terra. Mateus 12:39,40
O Sinal de Jesus é TUDO o que precisamos para mostrar a sabedoria e o poder de Deus.
Deus não perguntou para Moisés o que ele gostaria, mas o que ele tinha. Tudo o que ele quer é disposição para obedecer.

4 - EU O AJUDAREI:

Moisés, porém, disse ao Senhor: “Ó Senhor, não tenho facilidade para falar, nem antes, nem agora que falaste com teu servo! Não consigo me expressar e me atrapalho com as palavras”. O Senhor perguntou a Moisés: “Quem forma a boca do ser humano? Quem torna o homem mudo ou surdo? Quem o torna cego ou o faz ver? Por acaso não sou eu, o Senhor? Agora vá! Eu estarei com você quando falar e o instruirei a respeito do que deve dizer”. “Por favor, Senhor!”, suplicou Moisés. “Envia qualquer outra pessoa!”. Então o Senhor se irou com Moisés e lhe disse: “E quanto a seu irmão Arão, o levita? Sei que ele fala bem. Veja, ele está vindo ao seu encontro e se alegrará em vê-lo. Fale com ele e diga as palavras que ele deve transmitir. Estarei com vocês dois quando falarem e os instruirei a respeito do que devem fazer. Arão falará por você diante do povo. Ele será seu porta-voz, e você será como Deus para ele. Leve com você a vara e use-a para realizar os sinais que eu lhe mostrei”. Êxodo 4:10-17
A resposta de Deus é: Eu dou palavras, eu dou audição, eu dou discernimento. Deus abre os olhos cegos para que vejam a verdade.
Da mesma forma que Arão falou por Moisés, nós falamos por Cristo.
Êxodo Comentário

A questão feita por Moisés e a tentativa de se esquivar pavimentam o caminho para que um Arão eloquente surja, mas isso a um custo muito alto! Seria melhor que Moisés tivesse dito: “Eu sei que há indivíduos mais preparados do que eu, mas, se eu sou a pessoa que tu queres enviar e se tu fores comigo e fores com a minha boca, então aqui estou eu. Dize-me quais são as tuas ordens”.

Moisés deveria ter obedecido com fé e dependência, pois o Senhor nunca nos pede algo sem antes nos conceder a capacidade necessária para cumprir sua vontade. Moisés recusou o plano inicial de Deus e preferiu ficar em segundo plano, tendo Arão como porta-voz. Pensou que Arão o ajudaria; mais tarde, porém, o irmão se tornou um empecilho quando levou o povo a adorar o bezerro de ouro
MacDonald, W. (2011). Comentário Bíblico Popular: Antigo Testamento (2a edição, p. 56). São Paulo: Mundo Cristão.
“Cristo age por intermédio de seus ministros de tal maneira que deseja que a boca desses indivíduos seja considerada sua boca, e os lábios deles, seus lábios; isto é, quando falam o que vem da boca de Deus e declaram fielmente suas palavras.” João Calvino
Deus tem um chamado para você hoje! Um chamado para ser resposta para o clamor do mundo.
Ore, Contribua com a OMF e se coloque a disposição de IR!
Related Media
See more
Related Sermons
See more