Salmo 142

Exposição de Salmos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

A oração é o único refugio que temos.

Observação:
Como começa o Salmo? Ele começa com um pedido de clamor a Deus. E como ele termina? com um pedido de liberdade, para ele louvar a Deus junto com os justos, afirmando que Deus lhe fez bem. Como ele chegou até ai: Quem é o autor? O salmo é atribuído a Davi. Onde possivelmente ele estava? pelas condições apresentada no salmo é muito possível que ele estivesse Em um local só, com fragilidades e perseguição em seu encalço e preso ou com sentimentos de prisão. O que alguns vão classificar a possibilidade de quando ele estava na caverna de Adulão, narrado em 1Sm 22.1), se for assim a circunstancias era de perseguição e sofrimento por parte de Saul que o perseguia.
Ele Clama ao Senhor 1-2
Ele relata a Deus as circunstancias de sua aflição. 3-4
Ele considera quem é Deus diante da sua aflição 5-6
Ele tem a esperança de louvar a Deus pelo seu livramento 7
Grande ideia: O clamor a Deus nos leva a ter esperança em meio as nossas angustias.
Neste Salmo então somo encorajados a clamar a Deus quando nos sentimos aflitos e angustiados. A caverna de Adulão, foi o local que Davi recorreu quando não se via mais nenhum meio pelo qual poderia buscar ajuda ou conforto, foi nesta caverna que em hebraico que dizer lugar de refúgio e tem a raiz como justiça de Javé. E nesta caverna que Davi se refugia a busca de socorro do Senhor e da sua justiça. Neste mês a sociedade traz a tona a questão dos suicidios e a depressão que tem levado muitas pessoas ao desespero de tirar a própria vida, cometendo a pior de todas as barbárie, e é neste contexto que apresentamos o salmo 142, pois quando Deus soberano nos permiti a ser reduzido a nada, é para redirecionar nossas vidas e não para extingui-las. Os tempos que podemos passar em cavernas de refúgio como de Adulão, são tempos que Deus permiti em nossas vidas para redirecionamento correto.
F.C.D A solidão sempre foi um mal na vida do homem, Deus criou a mulher para o homem não ficar só, Pv 18.1, que a solidão é busca do próprio interesse, e caminha contra a sabedoria, Deus não planejou a solidão para o homem, pois somos seres de relacionamento.
F.R A solução para o homem que se encontra sozinho, por causa dos per-causes da vida, é clamar a Deus pois nele é possível encontrar esperança em meio ao caos, Jesus é a resposta para o nosso caos e a solução para nossas angustias.
Deus é a nossa esperança em meio aos dilemas de nossas vidas, por isto clamemos a ele.
A oração é o nosso refugio, é o nosso porto seguro e é certo que Deus nos ouve.
O Salmista clamou a Deus.
Ele apresentou-se na presença de Deus, por meio do clamor.
Muitos de nós sofremos por guardamos em nossos corações nossa angustia. mas o salmista colocou para fora ele clamou a Deus.
No Sl 62.8, o Salmista orienta a nos derramar-mos diante de Deus.
A doença de alma, precisa ser colocada para fora Sl 77.3, este é o problema de muitos não tem a quem clamar, mas Deus é Deus de perto e não de longe (Is 57.15-16, ele esta junto com o contrito e abatido.
Este paralelismo expõe por completo a nossa necessidade de nos derramar diante de Deus. então clame ao Senhor, pois é certo que ele te ouve.
O salmista expõem seu sentimento de solidão.
É certo que pessoas que andam em angustias de alma, tem a tendencia de se isolarem.
É muito provável que fosse este o caso de Davi.
perseguido pelo rei.
sem sua esposa.
sem sua dignidade. (destacado como criminoso)
sem seu melhor amigo
Não ha ninguém que me reconheça; (ninguém se interessa por mim).
O sentimento de solidão,destacado por Davi, também é o mesmo descrito por Elias, ( 1Rs 19.10, nestes momentos recorrer a Deus e aqueles que ele dispõe.
Deus permite outros irem até Davi.
homens que se achavam em aperto.(angustiados)
homens endividado
e todos com espirito amargurados.
C.Swindoll diz: “Davi teve de descer derrotadoaté o fundo do poço, quando não havia outro meio senão olhar para cima. Quando levantou os olhos, Deus estava lá, levantando aquele grupo de desconhecidos até ele, aos poucos, até que finalmente provaram ser homens mais corajosos de Israel ( Os valentes de Davi).
Deus é o socorro de Davi.
Apesar de muitas angustias e lamentos, Davi sabia a quem gritar por socorro.
A situação dele era de solidão, de fraqueza, insegurança e desespero, se eu voce estamos nesta circunstancias, de olhar para o lado e não ver ninguém volte os olhos para Deus.
Deus é o meu refugio.
Davi o descreve como forte rocha (Sl 62.7)
Somente Deus é capaz de redirecionar nossas vidas Sl 31.
precisamos de refugio pois estamos sofrendo Sl 31.9-10.
precisamos de refugio pois estamos cercado de pessoas más e incompreensivas Sl 31.11-13.
precisamos de refugio pois somos pecadores Sl 31.22-23.
Não precisamos ser os fortes, precisamos sim ser os dependentes de Deus. Jr 33.3.
Com as respostas da oração, a esperança volta e junto com ela a gratidão e alegria de coração.
Deus permitiu as lutas na vida de Davi, para leva-lo de um pastor dependente dele, a um rei segundo seu coração.
As lutas que atravessamos são apenas caminhos que precisamos percorrer, para chegar-mos aos propósitos de Deus em nossas vidas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more