Apenas uma coisa
Notes
Transcript
Introdução.
Introdução.
De acordo com João 11.1–44, sabemos que Jesus era amigo de Marta e Maria. Elas eram irmãs de Lázaro, a quem Jesus ressuscitaria. Os três moravam na pequena cidade de Betânia, na Judeia. As duas irmãs possuíam valores e maneiras diferentes de ver a vida. Marta, mais prática, certamente se preocupou em preparar uma boa refeição, enquanto Maria, mais reflexiva, estava mais interessada em ouvir a Jesus.
Marta estava envolvida de tal forma pelos afazeres do serviço e do atendimento à mesa que não conseguia prestar atenção nas palavras do Senhor. Na opinião de que somente a ação dela se justificava, Marta chegou ao Senhor e declarou: “Senhor, não te causa preocupação que minha irmã me deixa sozinha com o serviço?”
É correto considerar Marta como tipo de uma mulher de pensamento mundano, e Maria como uma discípula de Jesus com pensamento voltado ao céu?
Ambas as mulheres eram amigas e discípulas do Senhor, cuja alegria era servir ao Senhor da melhor maneira que podiam. Em Jo 11:5 se lê: “Jesus, porém, amava Marta e também sua irmã e Lázaro”.
Marta achava que a melhor maneira de servir ao Senhor era com uma excelente gastronomia. Maria, por seu turno, escutava as palavras de seus lábios, ansiosa pela salvação. Marta desejava dar muito ao Senhor. Maria almejava obter muito dele.
APENAS UMA COISA TE É NECESSÁRIA .
AS ESCOLHAS QUE VOCÊ FAZ COM RELAÇÃO A ESSÊNCIA DE SUA VIDA TEM CONSEQUENCIAS ETERNA, QUE VÃO ALÉM DA EXISTENCIA TERRENA.
Esse episódio nos traz uma lição de grande valor prático. Jesus contrastou as prioridades das duas irmãs. A prioridade de Maria era ouvir e responder a Jesus, enquanto a prioridade de Marta era entregar-se ao serviço para Jesus.
A lição então fica clara: o desejo de ficar ao lado de Jesus e ouvir a sua Palavra devem ter prioridade até mesmo sobre o serviço que fazemos para Ele com a maior dedicação.
A com quem você se identifica? com Marta ou com Maria?
Cl 3.1 “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.”
Pv 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”