Alegria na Graça

Alegria  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 31 views

Experimentar a Alegria na Graça de Deus desde o início da salvação, durante a jornada, com os frutos de justiça e testemunhos, até o Dia de Cristo.

Notes
Transcript
Experimentar a Alegria na Graça de Deus desde o início da salvação, durante a jornada, com os frutos de justiça e testemunhos, até o Dia de Cristo.
Filipenses 1.1–11 NAA
Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos. Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. Dou graças ao meu Deus por tudo o que lembro de vocês, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vocês, em todas as minhas orações. Dou graças pela maneira como vocês têm participado na proclamação do evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus. Aliás, é justo que eu assim pense de todos vocês, porque os trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos vocês são participantes da graça comigo. Pois Deus é testemunha da saudade que tenho de todos vocês, no profundo afeto de Cristo Jesus. E também faço esta oração: que o amor de vocês aumente mais e mais em conhecimento e toda a percepção, para que vocês aprovem as coisas excelentes e sejam sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Contar a história de Filipos.

Efésios e Filipenses (II. A Cidade de Filipos)
era denominado Crenides, que significa “Pequenas fontes”. Ele engrandeceu essa cidade, chamando-a “Filipos”, em sua própria honra.

Contar história de Paulo em Filipos

Efésios e Filipenses III. A Igreja de Filipos

No curso de sua segunda viagem missionária (50/51 a 53/54 d.C.), Paulo, acompanhado de Silas e Timóteo, chegou a Trôades, situada ao sul, que é considerado o local da antiga Troia. Ainda que Trôades seja hoje uma ruína deserta, nos dias do apóstolo era um dos principais portos da Ásia. Aqui a visão do “homem da Macedônia” atraiu os missionários à Europa. Aqui também Lucas se juntou a eles (At 16.9–10).

Efésios e Filipenses III. A Igreja de Filipos

No dia seguinte, o grupo alcançou Neápolis, porto de Filipos. Aqui encerrou-se a viagem a barco. Essa viagem foi rápida, com a duração de apenas dois dias. Certamente, os ventos lhes foram favoráveis, em contraste com sua viagem de volta – Neápolis a Trôades – para o término da terceira viagem missionária, o que levou cinco dias (At 20.6). De Neápolis a Filipos, os missionários prosseguiram a pé.

Visão em Trôade.
Chegada em Filipos.
Não havia sinagoga.
Poucos judeus.
Encontro com Lídia (natural de Tiatira).
Provavelmente Lídia era uma mulher rica.
O Senhor abriu o coração dela.
Os apóstolos ficaram hospedados na casa dela.
Cura da jovem advinhadora.
Distância das coisas do mundo.
Misericórdia.
Prisão de Paulo e Silas.
Terremoto.
Conversão e batismo do carcereiro.
Cidadania romana de Paulo.
Partida para Tessalônica.
Graça por tudo que já fizeram.
Graça que fortalece a oração.
Graças pela participação no evangelho.
Graça pelo início
Filipenses: A Carta da Alegria A Primeira Afirmação é que Havia Interesse no Avanço do Evangelho Mesmo Diante Das Dificuldades (v. 12–14)

Paulo tinha o desejo de pregar o Evangelho em Roma, a grande cidade mundial daqueles dias. Ele ansiava por chegar lá (Rm 1.15), mas chegou como um prisioneiro e não com a liberdade de um arauto das boas-novas de salvação. Toda a experiência que determinou a sua prisão em Jerusalém, o seu encarceramento por dois anos em Cesareia, o seu naufrágio em sua viagem para Roma e os dois anos de prisão ali, enquanto aguardava o julgamento, foi relatada por Lucas em Atos 21.17–28.31.

Motivo da carta

Efésios e Filipenses IV. O Propósito de Paulo ao Escrever Filipenses

Certo dia, durante o tempo em que Paulo se achava preso, este recebeu alguém que lhe era muito caro. Seu nome era Epafrodito. Era um grande líder na igreja de Filipos. Ele fora enviado a Paulo como delegado daquela igreja. Trazia uma generosa oferta dos filipenses.

Efésios e Filipenses IV. O Propósito de Paulo ao Escrever Filipenses

O propósito de Paulo, pois, foi o seguinte:

(1) Dar por escrito expressão à sua gratidão.

Efésios e Filipenses IV. O Propósito de Paulo ao Escrever Filipenses

(2) Prover a orientação espiritual de que a congregação necessitava.

Efésios e Filipenses IV. O Propósito de Paulo ao Escrever Filipenses

(3) Saturar as mentes e corações dos filipenses com o espírito de alegria.

1Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos.
2Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.
3Dou graças ao meu Deus por tudo o que lembro de vocês, 4fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vocês, em todas as minhas orações.
Alegria que vem da Graça.
Começar falando sobre a Graça.
Graça que aumenta a fé.
A graça recebida, deve gerar em nós não somente gratidão, mas Fé.
Exemplo
5Dou graças pela maneira como vocês têm participado na proclamação do evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus.
Devemos proclamar o evangelho.
Temos convicção para anunciar o evangelho, pois sabemos que a obra é de Deus.
7Aliás, é justo que eu assim pense de todos vocês, porque os trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos vocês são participantes da graça comigo. 8Pois Deus é testemunha da saudade que tenho de todos vocês, no profundo afeto de Cristo Jesus.
Todos participantes da graça.
9E também faço esta oração: que o amor de vocês aumente mais e mais em conhecimento e toda a percepção, 10para que vocês aprovem as coisas excelentes e sejam sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, 11cheios do fruto de justiça que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
A graça nos torno inculpáveis.
A graça nos enche de frutos de justiça.
Tudo para a glória e louvor de Deus.
Graça.
Nos gera alegria.
Efésios e Filipenses (I. Razões por Que se deve Estudar Filipenses)
A busca da “tranquilidade” está sempre ativa – e com que impulso! Para se conseguir a paz de espírito, só os norte-americanos consomem toneladas de tranquilizantes. Não só recorrem às drogas, mas também buscam alívio nos livros. Estes têm se transformado em best-sellers da noite para o dia, alcançando, numa só tiragem, centenas de milhares de exemplares. Os que os leem são induzidos ao processo de lavagem cerebral, e começam o dia dizendo a si mesmos:“Que manhã maravilhosa é esta! Que pessoa (ou esposo) excepcional eu tenho! Que filhos encantadores! Que lanche saudável e delicioso me aguarda! Que patrão simpático eu tenho em meu trabalho!”Tais “pacificadores”, porém, podem fazer mais mal que bem. Eles suscitam as seguintes objeções:Primeira, sempre que a suavização da mente deixa de ser compatível com a realidade, a paz de espírito que daí resulta deixará de ter um efeito duradouro.Segunda, de todos, o mais obstinado é o pecado. Nenhuma quantidade de estímulos ou “pensamentos positivos” é capaz de removê-lo.Terceira, a única paz que merece tal nome é a paz com Deus, e esta não pode ser manipulada.Quarta, os que confiam em tranquilizantes, sejam livros ou comprimidos, podem estar partindo da falsa pressuposição de que o desassossego espiritual ou o conflito interior é um mal em si mesmo. Mas, com certeza, é muito melhor encarar a realidade de frente do que tentar escapar dela. A fuga nos leva à apatia espiritual. Confrontar os próprios fatos é o único caminho que nos leva à “paz com Deus, que excede todo o entendimento”.
Covid trouxe falta de paz e alegria
Efésios e Filipenses (I. Razões por Que se deve Estudar Filipenses)
E esse homem que aprendera o maior segredo da vida era um prisioneiro em Roma, olhando de frente sua possível morte por execução!Portanto, as razões por que se deve estudar a epístola aos Filipenses sãos as seguintes:1. Ela nos revela o segredo da verdadeira felicidade. E como tal felicidade pode ser alcançada está claramente expresso nesta carta.2. Ela nos revela o homem que descobriu o segredo. Filipenses é a mais pessoal de todas as epístolas de Paulo. Esta característica se entrevê também em 2Coríntios, em 1Tessalonicenses e em Filemom. Contudo, em nenhuma delas vemos a personalidade real de Paulo, abrindo seu coração para aqueles a quem ele ama profundamente.3. Ela nos revela o Cristo que ensinou o segredo. É aqui (em Filipenses) que conhecemos a Cristo como nosso padrão e ajudador, na grandeza de seu amor condescendente (Fp 2.5–11; 4.13).
Efésios e Filipenses (IV. O Propósito de Paulo ao Escrever Filipenses)
As palavras alegria e regozijo se repetem não menos que dezesseis vezes nessa epístola: Filipenses 1.4; 1.18 (duas vezes); 1.25; 2.2; 2.17 (duas vezes); 2.18 (duas vezes); 2.28–29; 3.1; 4.1,4 (duas vezes); e 4.10.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.