EMOÇÕES – IMPORTANTE ENTENDER - 562
O CONTROLE DAS EMOÇÕES • Sermon • Submitted
0 ratings
· 83 viewsNotes
Transcript
O CONTROLE DAS EMOÇÕES
EMOÇÕES – IMPORTANTE ENTENDER
Estudo 562
“Melhor é o que demora em irar-se do que o valente,
e o que controla “as suas emoções” do que o que conquista uma cidade.”
Provérbios 16:32[i].
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Das boas escolhas na vida, depende a nossa história. Se o futuro nos será próspero ou não, se vamos ser felizes ou não, se no geral vamos ter boa saúde ou não, e até mesmo nos nossos relacionamentos, tudo depende das escolhas que fazemos hoje. Portanto, as mais simples decisões que tomamos, influenciam a nossa vida, não apenas presente, mas também e principalmente futura.
Todas as nossas escolhas têm um forte ingrediente de emoções, errar nelas implica em comprometer o seu resultado, ou seja, quando saímos da vontade de Deus os resultados são ruins, nossos relacionamentos são afetados e, mesmo que pareça que prosperamos ou alcançamos sucesso, no fundo, há insegurança, frustração e dor.
Por isso se costuma ouvir dizer que com a cabeça quente não devemos tomar decisões, ou quando estamos muito empolgados com alguma coisa, não devemos tomar decisões.
As emoções podem muito perigosas, elas lhe podem levar por qualquer caminho; podem destruir ou construir, pode enfraquecer ou fortalecer
Por que emoções são relevantes para um estudo bíblico? Porque não controlá-las, muitas vezes, nos faz falar o que não queremos e fazer o que não desejamos; o que geralmente nos leva a pecar.
• Você gosta do jeito que você é?
• Você gosta do jeito que você pensa?
• Você gosta do jeito que você reage às diferentes circunstâncias da vida?
• Na verdade, que você reage às diferentes circunstâncias da vida?
o Você se deprime?
o Você explode?
o Você trava e se cala?
o Você fala e se arrepende?
o Você cala e se arrepende?
o Você toma decisões precipitadas?
o Você não toma a decisão na hora certa?
Se você não dominar as suas emoções, elas provavelmente vão dominar você!
Vamos buscar responder a essas questões e observar como, à luz da palavra de Deus, usar nossas emoções em nosso favor e descobrir A Estratégia Bíblica para o Controle Emocional.
Desfrute!
DEFINIÇÕES
DEFINIÇÕES
Você sabe o que é ter, sentir uma emoção, mas como explicar o que você está sentindo?
As emoções estão sempre presentes, fazem parte de todas as nossas decisões, estão sempre no pano de fundo, no background. Elas são tão comuns que a gente, geralmente, não liga muito para elas, não pensa muito nelas. Elas estão apegadas a tudo o que a gente faz e à maioria das coisas que a gente pensa.
Profissionais da saúde mental asseveram que pessoas que têm experiências emocionais excessivamente intensas ou mudanças emocionais repentinas, ou ainda, pouco controle sobre suas emoções, sofrem muito, pois isso pode levar a erros impulsivos ou a tipos de comportamentos que as levam a constrangimentos e posterior arrependimento[ii]. Esses comportamentos são causados por reações emocionais excessivas.
📷
Um dos resultados mais importantes desse estudo e uma conquista importante desta série, é se você conseguir entender e controlar suas emoções direcionando-as no modelo da Palavra de Deus.
Portanto, é muito importante que você entenda o que é uma emoção e porque você está sentindo aquele sinal emocional e como controlá-lo pelo Espírito Santo.
1 Coríntios 6:12
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”
O Que São Emoções
O Que São Emoções
De uma maneira bem simples se pode dizer que uma emoção é uma reação interna de uma pessoa a algum estímulo também interno ou externo, que se nota no comportamento. Mas é claro que psicólogos e outros profissionais da área de psicologia definem emoção de maneira muito mais técnica e profunda. Vamos colocar algumas definições, inclusive de psicólogos cristãos.
Para o Dr. Augusto Cury, renomado psiquiatra brasileiro, cristão, a emoção é um campo de energia em contínuo estado de transformação; um conjunto de reações contínuas que ocorrem centenas de vezes diariamente[iii]. Já o Dr. Wayne Weiten, (ex-presidente da Sociedade para o Ensino da Psicologia e membro de duas divisões da Associação Americana de Psicologia e pesquisador), define emoção como um sinal de atividade de um organismo com o propósito de reduzir um estado interno de tensão[iv]. O Dr. James Dobson, PhD, define emoções como forças que atuam dentro do ser humano e as compara com um rio que impetuosamente inunda a mente humana à partir do espírito[v] (observe que espírito aqui se refere à alma por sua natureza espiritual e não física – observação nossa).
Ainda, segundo o Dr. Massamore (vide referência), emoções são respostas a situações, eventos, pensamentos ou memórias que são ligadas a mudanças psicológicas e/ou físicas, como – pressão arterial, quantidade de suor produzido, sensação de energia ou falta de energia. Todos esses são processos neuro-biológicos ou neuro-fisiológicos.
Esses processos envolvem:
· Atenção a uma situação, evento, pensamento, memória;
· Significado relevante;
· Resposta cognitiva, psicológica e comportamental;
· Experiência subjetiva
Explicando:
– Dirigir a sua atenção à uma situação, pensamento ou memória dando à essa atenção um significado relevante ao ponto de trazer uma resposta cognitiva, fisiológica e comportamental, resultando numa experiência subjetiva, colorida por esses fatores.
O termo "emoção" é derivado da palavra emovare, de origem latina, que significa mover ou ter que fazer algo com emoção, movimento e energia. A partir dessa definição, Zimerman (2010) afirma que a emoção se forma a partir de certa ação passional, de um movimento na mente[vi].
Os sinais emocionais que recebemos são produzidos pela dinâmica do relacionamento das diferentes partes da nossa personalidade.
É como se o processo do pensamento fosse como um metabolismo mental.
Sigmund Freud[vii], talvez o maior neurologista da história moderna, fundador da psicanálise, identificou três partes na nossa personalidade. O Ego, uma das três partes, representa nossa habilidade de raciocínio (intelecto alma), ele atua como o mediador entre o Id, que é impulso puro e cru (Instintos), e o Superego, o componente que o torna consciente (coração) das consequências.
Não é interessante como nossa natureza carnal é representada neste modelo de personalidade?
Paulo escreveu sobre a luta entre Id e Superego da humanidade muito antes de Freud em
Romanos 7: 14-16
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.”
Sempre deixaremos de cumprir a lei de acordo com a Palavra, depositada no Superego. Nossos instintos sempre se colocarão no meio do caminho, conforme definido pelo Id. Em outras palavras, o que o apóstolo Paulo está dizendo é que quando recebemos os sinais dos nossos cinco sentidos (corpo) os nossos instintos (ID) são acionados pedindo uma ação inteligente (intelecto – alma) do EGO; só isso já gera sinais emocionais, por exemplo: você já viu pessoas que quando estão com fome ficam mal-humoradas? É muito comum. O EGO procura o certo a fazer, mas qual que referência do que é certo e errado? Onde está a direção do certo?
Eclesiastes 3:11 [viii]
“Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem...”
Quando Deus criou o homem colocou nele, não apenas a vida, mas a condição de viver. Imagine um computador que não tenha um sistema pré-instalado para que ele possa funcionar e receber outros programas como deseja o usuário; não poderia funcionar, não é mesmo? Assim também o homem foi criado com um sistema instalado que lhe pudesse ajudar a saber coisas simples e discernir coisas mais complicadas como, saber que não pode pular de um precipício porque vai morrer! Ou quando não tem resposta para os seus problemas, discernir que há um Deus (Rm 1:19-23) que está pronto para ajudar, orientar, dirigir e amar o homem.
O homem foi criado para prazeres mais elevados. Quando a Bíblia diz que Deus colocou a eternidade no coração do homem, está dizendo, também, que os prazeres terrenos e temporais não podem satisfazer sua alma (EGO).
Os prazeres desta vida e as paixões carnais não satisfazem sua sede de prazer (Sentidos e Id trabalhando juntos). Eles podem satisfazer o homem por um tempo, mas depois entorpecem sua mente, anestesiam sua consciência (Rm 2:15) e escravizam sua vontade (I Tm 4:1 e 2). Somente os prazeres espirituais, resultantes da comunhão com Deus podem serenar sua alma, aquietar sua mente e transbordar de gozo o seu coração. Uma vez que o homem foi criado por Deus e para Deus, somente o próprio Deus pode dar sentido à sua vida[ix].
O Que As Emoções Não São
O Que As Emoções Não São
Emoções não são entidades balísticas que têm que conduzir a um resultado.
Emoções não tem que ser satisfeitas apenas porque aparecem! Se, por exemplo, você fica com raiva, essa raiva não precisa chegar às últimas consequências – explodir – para você ficar satisfeito ou satisfazer esse sinal emocional.
Esse exemplo nos ajuda a perceber que não é muito saudável usar a expressão gatilho que é acionado e dispara um sinal emocional. Gatilho é uma ferramenta de uma arma de fogo que usada, quer sempre resultar numa explosão. Os seres humanos não são assim e as nossas emoções tampouco são assim. Assemelhar uma pessoa a uma arma de fogo é um enfraquecimento, um desempoderamento.
É melhor pensar nas emoções como uma cadeia, um processo. Todos temos o poder de regular, controlar as nossas emoções. Isso é uma habilidade que pode ser ensinada e praticada e é exatamente à que nos estamos prestando nesta série.
Nossas emoções não são más!
Deus colocou em nós as nossas emoções de maneira natural para que dominássemos também sobre a natureza humana. Nossas emoções não são más, foram colocadas por Deus no nosso ser para nos edificarem e para que a vida pudesse ter o tempero das variações emocionais que dão sentidos aos diferentes momentos da vida.
Desde os primeiros momentos da vida, ainda no ventre materno, comprovadamente, a criança pode identificar sinais emocionais.
Lucas 1:44
“Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.”
É maravilhosamente interessante notar como as qualidades desenvolvidas do fruto do Espírito em nós, ou seja, as virtudes do fruto do Espírito, contemplam pelo menos quatro principais manifestações de sinais emocionais – Amor, Gozo, Paz e Domínio Próprio.
E como a nossa proposta nesta série é de ser possível e importante que tenhamos nossas emoções sob controle com a ajuda do Espírito Santo, mais uma vez, tornamos à Palavra de Deus para conhecer a verdade sobre o assunto e encontramos Sua definição como algo que temos de desenvolver, são qualidades e não dons.
O Senhor Deus é perfeito e maravilhoso.
ENTENDENDO AS EMOÇÕES
ENTENDENDO AS EMOÇÕES
As nossas emoções mais parecem uma montanha russa, mas é muito importante entender o que você está sentindo para ter suas emoções sob controle. Com certeza você vai se sentir muito melhor também.
Mas além de saber o que você está sentindo é igualmente importante saber como você sente a emoção, qual o processo desencadeia certo tipo ou sinal de emoção.
Nós temos uma interpretação para tudo o que acontece conosco, daí sentimos alguma coisa lá dentro de nós a respeito do que aconteceu e, por fim, exteriorizamos o sentimento. Perceba que intencionalmente colocamos em itálico determinadas palavras e expressões para mostrar que uma reação emocional tem quatro fases:
1. O evento - ...tudo o que acontece conosco.
2. A interpretação - ...a interpretação que damos.
3. O sentimento/emoção - ...daí sentimos alguma coisa.
4. A resposta comportamental - ...exteriorizamos o sentimento.
Entre o evento e a emoção, existe um processo de interpretação. À velocidade da luz, por assim dizer, os pensamentos inundam nossa mente tentando dar uma sentença para o que está acontecendo, ou seja, damos a nossa interpretação para o que está acontecendo, da maneira como nós vemos a situação.
Provérbios 19:2
“Não é bom proceder sem refletir; E erra o alvo quem é precipitado [x].”
Então, desde já entenda que a fase da interpretação do evento é muito, muito importante para o equilíbrio emocional na sua alma. Os eventos, situações e pessoas, só têm a importância que a gente dá. É você quem vai determinar através da sua interpretação, o quanto isso/alguém é importante para você.
De novo, o que acontece com você só tem a importância que você dá!
A maneira como você reage é o resultado de como você se sente e maneira como você se sente é o resultado da interpretação da sua mente. Quando você reage com violência numa determinada circunstância, é porque você interpretou a situação como violenta.
O Senhor Jesus foi muito pressionado a perder o controle das suas emoções, mas nos deu o exemplo de como ter uma vida controlada pelo Espírito Santo.
Para entender as suas emoções você tem que ter bem claro na sua mente quem gera essas emoções.
Quem gera as suas emoções são as interpretações que ocorrem na sua mente.
Então, não é exagerado dizer que quem gera suas emoções é você! Portanto, a maneira como se sente e se comporta nunca é causada pela maneira como os outros tratam você ou pelos eventos que acontecem na sua vida. Se fosse assim, nós seriamos pessoas fora de controle porque nós não podemos controlar a maneira como os outros nos tratam.
Por isso precisamos controlar as nossas emoções través de uma interpretação sadia dos eventos da nossa vida, sempre lembrando quem está no controle de todas as coisas, Deus!
Romanos 8:28
“E sabemos que tudo o que nos acontece contribui para o nosso bem, nós que amamos Deus e nos encontramos dentro dos seus planos [xi].”
Lembre-se mais uma vez, as emoções não são geradas por fatos ou pessoas, mas pela maneira como interpretamos os fatos ou pessoas.
O COMEÇO DO PROCESSO
O COMEÇO DO PROCESSO
Condicionamento neuro-associativo é uma expressão comum nos meios acadêmicos que se dedicam ao entendimento do comportamento humano. É a expressão que explica que alguns eventos da vida, pela repetição ou pela gravidade, ficam como se fossem esculpidos na nossa mente sub-consciente e a qualquer momento são capazes de produzir determinado tipo de emoção desde que uma semelhança seja acionada, um espelhamento seja constatado.
Não é apenas uma semelhança, mas várias, que nos podem levar a ter um sentimento sem que muitas vezes entendamos claramente porque estamos nos sentindo daquela maneira.
A lista de semelhanças pode ser interminável, mas vamos observar apenas algumas delas
Pessoas
Creio que as pessoas são que têm o maior poder de desencadear processos de manifestação emocional num outro ser humano, mais que qualquer outra coisa ou evento.
Pessoas
Creio que as pessoas são que têm o maior poder de desencadear processos de manifestação emocional num outro ser humano, mais que qualquer outra coisa ou evento.
A expressão de um deputado ao outro num encontro pessoal desafeto – vossa excelência me causa sentimentos primitivos. Quando você vê uma pessoa parecida com alguém que você quer bem, a emoção pode ser de carinho e saudades.
A Bíblia, porém, traz inúmeras expressões de alegria com o encontro de pessoas.
Juízes 19:3
“E seu marido se levantou, e foi atrás dela, para lhe falar conforme ao seu coração, e para tornar a trazê-la; e o seu moço e um par de jumentos iam com ele; e ela o levou à casa de seu pai, e, vendo-o o pai da moça, alegrou-se ao encontrar-se com ele.”
Palavras
Palavras
Quantas vezes é uma palavra que alegra um coração e também uma palavra que entristece profundamente.
Observe o exemplo de Saul ao ouvir a má notícia sobre o seu povo.
1 Samuel 11:6
“Então o Espírito de Deus se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras; e acendeu-se em grande maneira a sua ira.”
Perceba quão interessante e notável é que as emoções são provadamente dadas por Deus, pois depois que o Espírito de Deus se apoderou de Saul, ele se ascendeu em grande ira. Deus também opera com ira.
Roupas
Roupas
As roupas que usamos falam muito a respeito do estado emocional que nos encontramos. Roupas mais tradicionais podem definir um sentido de elegância ou um estado emocional mais restritivo.
A Rainha Ester tentou alegrar a Mardoqueu enviando-lhe roupas diferentes das que ele estava usando que, historicamente, na Palavra de Deus, revelam um estado de amargura, angústia e depressão.
Ester 4:4
“Então vieram as servas de Ester, e os seus camareiros, e fizeram-na saber, do que a rainha muito se doeu; e mandou roupas para vestir a Mardoqueu, e tirar-lhe o pano de saco; porém ele não as aceitou.”
Existem muitos outros eventos que disparam sinais emocionais que, talvez seria extenso e desnecessário explicar, mas a simples menção já pode explicar bastante:
Expressões fisiológicas
Expressões fisiológicas
– como cara feia, por exemplo, faz uma criança chorar de medo.
Cores
Cores
– as cores mais vivas, geralmente são usadas em ambientes, roupas, etc., como uma expressão de alegria. As modas coloridas com cores mais fortes e fechadas são, geralmente, usadas no inverno.
Cheiros
Cheiros
– cheiros nos lembram pessoas, sejam de perfumes, comidas ou ambientes. Muitos cheiros disparam emoções fortes.
Sons
Sons
– quantas vezes ao ouvir o hino nacional brasileiro algumas pessoas vão às lágrimas, especialmente nós imigrantes. Não só a música, mas a voz da mãe, do pai, de um amigo querido, etc., também geram profundas emoções.
Lugares
Lugares
– lembranças emocionais são muito comuns, especialmente quando faz muito tempo que se não visita o lugar por onde se desenvolveu algum tipo de sentimento. Em alguns casos quando as pessoas visitam ou chegam a algum lugar muito desejado, também mergulham em profunda emoção. Infelizmente, não apenas sinais positivos são gerados, mas alguns também negativos, como uma pessoa que perdeu um ente querido e não quer retornar à casa por causa das lembranças que causam tristeza pela falta da outra pessoa.
Eventos – muitos eventos geram profunda emoção, como o nascimento de uma criança, uma formatura, o casamento, o falecimento, etc. O Senhor Jesus se alegrou ao ouvir dos eventos que aconteceram aos discípulos que saíram para anunciar as boas novas.
A combinação de vários desses fatores gera um sentimento de como se nós já tivéssemos passado por aquela mesma situação anteriormente. A modernidade deu a esse evento mental o nome de Deja vous a expressão em francês que literalmente significa aquilo que já foi visto.
Isso pode acontecer em muitos eventos na vida, especialmente quando se viaja muito se tem a impressão de que você já esteve em um lugar que você está pela primeira vez. A mesma coisa acontece com pessoas, comidas, músicas, etc.
CONCLUINDO
CONCLUINDO
Para começar a tomar boas decisões, temos de administrar bem nossas emoções.
O que fizemos nesse estudo foi defini-las, entender como elas são geradas, como acontecem. Vamos, com a graça de Deus, nos próximos estudos, conhecer quais são as emoções mais frequentes, porque elas aparecem com certa frequência e qual a receita da palavra de Deus para podermos lidar com elas.
Joel Freire Costa
Pastor
Agosto de 2021
[i] Paráfrase nossa de Provérbios capítulo dezesseis e versículo trinta e dois.
[ii] Messamore, Erik, MD, PhD – Associate Professor of Psychiatry – Northeast Ohio Medical University – May 12th, 2020.
[iii] Cury, Augusto. Treinando a Emoção para ser Feliz. São Paulo: Academia de Inteligência, 2001
[iv] Weiten, Wayne. Psychology: Themes and Variations, 9th Edition. Wadsworth Cengage Learning – 2012.
[v] Dobson, James. Emotions: Can You Trust Them? Revell-Baker Publishing Group – 2003.
[vi] Alves, Judite. O Tesouro das Emoções – Desvendando a Alma Feminina. Editora Bereia, 2016.
[vii] Sigmund Freud was an Austrian neurologist and the founder of psychoanalysis, a treating psychopathology through dialogue between a
patient and a psychoanalyst. (1886-1939). Wikipedia.
[viii] Almeida, João Ferreira. Bíblia Sagrada, versão ARA – Almeida Revista e Atualizada.
[ix] Paráfrase e acréscimos aos comentários de Hernandes Dias Lopes, Rev. Web post consultado, Julho, 2021.
[x] Bíblia Sagrada, versão Sociedade Bíblica Britânica, português.
[xi] Bíblia Sagrada, versão “O Livro”, português.