O Evangelho para a família

Uma Mensagem para todos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 29 views

O Evangelho de Cristo chega à famílias por meio da obediência de seus servos à missão de Cristo, por meio da pregação da Palavra e por meio da ação salvadora do Espírito Santo.

Notes
Transcript

Introdução

A família é uma criação de Deus. Há uma famosa frase de C. H. Chesterton que diz que a coisa mais extraordinária do mundo é um homem comum, uma mulher comum e seus filhos comuns. O famoso J. R. R. Tolkien disse em sua obra “O Senhor dos Anéis” que “há algo de bom nesse mundo e vale a pena lutar por isso”. Certamente, a família é algo de bom que temos neste mundo, pelo qual devemos lutar sempre, não desistir.
Deus se preocupa com as famílias. Ao longo do Antigo Testamento vemos Deus realizando os seus propósitos por meio de indivíduos e famílias, a fim de que o seu Ungido viesse a este mundo.
Em Atos dos Apóstolos vemos como as famílias são alcançadas pelo evangelho. Em particular, no capítulo 16 vemos como três famílias são impactadas pela pregação. Pensando nisso, quero destacar, por meio do relato da conversão de Lídia como o evangelho chega às famílias e promovendo a glória de Deus.
O Evangelho de Cristo chega à famílias por meio da obediência de seus servos à missão de Cristo, por meio da pregação da Palavra e por meio da ação salvadora do Espírito Santo.

I. Por meio da obediência à missão (vs. 11-12)

Missão dada é missão cumprida
Depois de receberem uma visão, Paulo e seus companheiros entenderam que eles deveriam ir para a Macedônia, eles tomaram um navio e navegaram em linha reta, passando pela Samotrácia e Neápolis até chegar a Felipos, na Macedônia;
O verbo navegar em linha reta demonstra a obediência com que esses homens empreenderam sua missão de ir até a Macedônia. Certamente havia outras cidades com grandes necessidades que poderiam ocupar o tempo e atenção de Paulo. No entanto, eles foram obedientes à direção que o Senhor lhes deu;
Felipos - características da cidade:
uma cidade colônia do Império Romano: De origem grega, era habitada por gregos, romanos e alguns judeus. Como colônia de Roma tinham alguns privilégios comerciais;
Era um centro comercial importante devido as suas estradas de acesso a outras cidades do império;
Filipos era um centro de adoração para várias divindades. Os primeiros colonizadores introduziram os cultos do deus trácio Liber Pater e da deusa Bendis, bem como o do Cavaleiro trácio. Restos remanescentes mostram evidências de cultos da Cibele da Anatólia, que adorava os deuses egípcios Ísis e Osíris, bem como divindades gregas e romanas. Santuários de heróis e adoração ao imperador também criaram raízes em Filipos.
Aplicações
Deus deu uma missão a todos nós de fazer discípulos em todas as nações. Isso requer de nós uma verdadeira obediência. Certamente Deus tem muitos eleitos que precisam ser alcançados pela pregação do Evangelho em vários lugares do mundo, a começar da sua própria casa. Há momentos em que Deus nos direciona a pessoas e até mesmo países específicos por quem devemos orar e pregar o Evangelho. A quem Deus tem direcionado você? Mesmo que você não seja um missionário, você tem o dever de evangelizar e anunciar a Cristo? Quem você poderia alcançar com essa mensagem?
O evangelho chega às famílias quando nos dispomos a obedecer a Cristo. Quantas famílias foram alcançadas pelo evangelho por causa da obediência de Paulo e seus companheiros! Quantas podem ser alcançadas por sua obediência a Cristo em pregar o evangelho?

II. Por meio da exposição bíblica (v.13)

A estratégia empregada por Paulo:
Seguindo uma estratégia comum em seu ministério, Paulo procurava pregar aos judeus e gentios entrando em lugares de adoração, como sinagogas e espaços públicos onde podia ensinar;
No ano de 49 d.C., Roma expulsou os judeus que lá residiam, espalhando-os por outras cidades do império. Como tal, eles não tinham autorização para realizarem seus cultos dentro das cidades. Por isso, eles saíam dos portões e procuravam lugares de oração próximos aos rios, quando não havia uma sinagoga, por causa das ablusões exigidas na preparação para os cultos;
Sabendo dessa realidade, Paulo e seus companheiros foram até um local como esse, pois poderia encontrar alguém ali adorando. E de fato encontraram!
Pregação e ensino;
Ao encontrarem esse lugar de oração, viram um grupo de mulheres certamente se preparando para adoração que deveriam fazer no dia de sábado;
Paulo e seus companheiros se aproximam delas, se assentam com elas e começam a ensinar as Escrituras, seguindo a sua estratégia natural;
Aplicações
A pregação das Escrituras. Se quisermos preparar-nos para falar as pessoas acerca da solução de Deus para suas necessidades, devemos garantir que essas pessoas entendam que estamos falando sobre a verdade real e não sobre algo vagamente religioso, que parece ser psicologicamente condicionado. Devemos ter certeza de que ele entendeu que estamos falando da culpa real que temos diante de Deus, e que não estamos oferecendo a eles mero alívio dos seus sentimentos de culpa. Devemos ter certeza de que ele está entendendo que estamos falando de algo histórico, e que a morte de Jesus não representou mais um ideal ou um símbolo somente, mas um fato que se deu no tempo e no espaço.
Precisamos conhecer o conteúdo das Escrituras. A medida que gastamos tempo para entender o tempo moderno em que vivemos e, mais particularmente, na perspectiva da Bíblia, acabaremos descobrindo mais e mais respostas. É preciso que saibamos responder a pergunta “Será o cristianismo verdadeiro?” a nós mesmos. Precisamos ser verdadeiros homens das Escrituras, para que possamos conhecer o conteúdo do sistema bíblico. A cada dia de nossas vidas deveríamos estar estudando as Escrituras para garantir que o que estamos apresentando é verdadeiramente o posicionamento cristão e que aquilo que estamos apresentando seja algo plausível em nossos dias.

III. Por meio da ação do Espírito Santo (vs. 14-15)

Uma certa mulher chamada Lídia
Vendedora de púrpura - púrpura era um tecido muito caro, utilizado pela elite, especialmente autoridades do império, pois a cor remonta à realeza. Isso é um indício de que era uma mulher muito rica;
Da cidade de Tiatira - uma cidade situada no distrito de Lídia na Ásia Menor Ocidental. Suspeitamos que o nome de Lídia tenha derivado da expressão descritiva a senhora lidiana.
Temente a Deus - uma gentia que chegou ao conhecimento da fé judaica, mas não era de fato uma prosélita;
O Senhor abriu o seu coração para entender e responder ao ensino dos missionários
Lídia escutava com atenção - não se trata de um escutar passivo, mas ativo, no qual a pessoa interage com o que estava sendo ensinado, respondendo em conformidade às palavras de Paulo;
O Senhor abriu o seu coração! Deus já estava agindo no coração dessa mulher enquanto ouvia. Isso nos mostra que, nas palavras de Kistemaker, “a salvação não é obra do homem, mas do Senhor. Não é a palavra em si, mas o próprio Senhor (Lc 24.45) quem abre o coração humano. O resultado é que Lídia responde a mensagem de Paulo e aceita o Senhor como o seu Salvador.”
Como sinal de que realmente ela fora convertida pelo Senhor, Lucas descreve que ela foi batizada juntamente com sua casa, dando-nos a entender que o evangelho chegou não apenas á Lidia, mas para toda a sua casa. Segundo Simon Kistemaker,
Atos, Volumes 1 e 2 b. Adoração (16.12b–15)

A descrição dos acontecimentos feita por Lucas é bastante breve. Logo, presumimos que depois de os missionários terem ouvido dos lábios de Lídia a profissão de fé em Jesus Cristo, ela e os membros de sua casa são batizados no Rio Gangites. Quem realizou o batismo? Talvez Silas, Timóteo ou Lucas, pois o próprio Paulo batizou poucas pessoas (1Co 1.14–16). E quem são os membros da casa de Lídia? São componentes de sua família imediata, mas também os servos que vivem debaixo do seu teto. O fato de que ela e os membros de sua família vão até o lugar de oração retrata Lídia como uma mulher temente a Deus, cuja influência espiritual permeia todos os de sua casa. Ela é a chefe da família e ensina a Palavra de Deus aos seus filhos (veja 1Co 7.14) e aos seus empregados. Lídia professa a sua fé e é batizada, e os membros de sua casa seguem o seu exemplo. Lucas não está interessado em fornecer os detalhes acerca da família de Lídia, mas em retratar a sua casa como o cerne da igreja emergente em Filipos. Os tijolos da construção da igreja são as famílias e os indivíduos.

Aplicações:
A conversão de Lídia nos lembra da soberania de Deus no processo de salvação. Como afirma Albert Moholer, “o Senhor abre o coração dos pecadores para que recebam o evangelho. Ninguém pode dizer que vem ao Senhor por causa de seu intelecto, sua sensibilidade espiritual ou retidão moral”. É o Senhor que nos conduz ao arrependimento e á confissão.
Deus nos dá o privilégio de conduzir as pessoas a Cristo. Somos seus embaixadores nesse mundo, por isso precisamos estar atentos e aproveitar as oportunidades para pregar o evangelho de forma verdadeira.
O batismo é o sinal verdadeiro daqueles que creram no senhor e deve ser extendido a todos de sua casa. Não podemos conceber o batismo como um mero ato formal para se tornar membro da igreja, como se esta fosse meramente uma sociedade ou instituição humana e o batismo um mero rito de iniciação. O batismo é o sinal visível de que estamos unidos a Cristo e deve ser estendido a todos os que creêm, aos nossos filhos menores que participam da aliança com Cristo, recebendo as bênçãos desta.
Hospitalidade e serviço são verdadeiros frutos de uma conversão genuína. Após ser batizada, Lídia insistiu, na verdade, persuadiu Paulo e seus companheiros para que permanecessem na casa dela. Ela colocou sua casa, seus recursos a disposição do Evangelho. Certamente a casa de Lídia é a primeira igreja cristã que é plantada em Filipos. Como você tem servido a sua comunidade? Você está disposto a abrir as portas da sua casa para receber os irmãos?

Conclusão

Se há algo com o qual devemos nos preocupar é se de fato as nossas famílias estão sendo alcançadas pelo evangelho de Jesus. Aprendemos por meio do relato de Lucas sobre a conversão de Lídia que o Evangelho de Cristo chega à famílias por meio da obediência de seus servos à missão de Cristo, por meio da pregação da Palavra e por meio da ação salvadora do Espírito Santo.
Aqui deixo uma clara advertência aos pais:
Sejam obedientes a missão de Cristo de pregar o evangelho aos seus filhos. Não descansem sabendo que a igreja promoverá todos os esforços e recursos para isso. Seja você obediente aos votos de caminhar com seus filhos pregando o evangelho a eles. Não se engane pensando que o fato de ele estar em uma igreja ele automáticamente será convertido.
Preguem a Palavra e ensinem a Bíblia aos seus filhos. Nada neste mundo, nenhuma política ou engajamento político em prol do ensino vai substituir você no papel de ensinar os seus filhos. A semelhança de Paulo e seus companheiros, sente-se com seus filhos, leia a Bíblia com eles. Exponha a verdade de Deus para eles. Sejam homens e mulheres da Palavra!
Creiam na obra espiritual feita pelo nosso Senhor. Deus opera com poder no coração das pessoas, e isso também é uma realidade para os seus filhos. Não desistam deles, ainda que vocês não vejam os frutos do arrependimento em seu viver. Orem por eles constantemente, pois o Senhor é quem abre os corações e os tona aptos para receber a boa semente da Palavra de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more