Jesus a única esperança

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript

Introdução

Depois da cura do coxo (3.1-11) e da mensagem de Pedro (3.12-4.1), os apóstolos foram presos 4. 1-3.
A mensagem que Pedro pregou teve uma grande aceitação que ouve um acrescimo no número de cristãos, atingindo cerca de base cinco mil homens. (Atos 4.4)
Neste epiódio Lucas nos mostra a primeira confrontação entre os cristãos e o mundo tentando impedir o testemunho da igreja.
Atos 4.20 “pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.”
O Sinédrio era composto por fariseus, saduseus e escribas. Eram 70-72 angiãos que se reuniam normalmente para decedir questões politicas e religiosas.
Apesar da oposição, é da vontade de Deus que testemunhemos de Cristo em todas as situações
Quero compartilhar com vocês duas verdades universais que demonstram que Jesus é a unica esperança.
I. JESUS É A PEDRA FUNDAMENTAL DO EDIFÍCIO CHAMADO REINO DE DEUS. Atos 4.11 “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.”
A pedra de esquina era item importante nas edificações daqueles dias. Tinha de ser uma pedra inteira e forte, por ser usada como ligação entre duas paredes, que se uniam no ponto em que ela era posta.
Qualquer grande edifício poderia ruir se sua pedra de esquina estivesse defeituosa. Portanto, as pedras angulares eram selecionadas com muito maior cuidado, porquanto o seu caráter é que determinava por quanto tempo permaneceria de pé a construção.
Pedro baseia sua mensagem em passagens retiradas do Antigo Testamento. Aqui ele cita um texto de um Salmo conhecido, cantado pelos peregrinos a caminho de Jerusalém durante uma festa religiosa (Sl 118.22).
Com essa citação, Pedro lembra os principais sacerdotes e fariseus as palavras ditas por Jesus a eles na última semana de seu ministério.
Jesus citou o Salmo 118.22,23 e aplicou as palavras deste salmo ao seu público, dizendo: “Portanto vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos. Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó”(Mt 21. 43-44).
Pedro diz a mesma coisa. Os membros do Sinédrio são os construtores espirituais da casa de Deus, para a qual devem escolher as pedras de construção. porém eles rejeitam uma das pedras por julgá-la imprópria; mas Deus, que é o construtor-chefe, toma essa pedra e faz dela a pedra angular do edifício.
Os edificadores, que rejeitaram a pedra principal, são as pervertidas autoridades religiosas do povo israelita, as quais, de modo todo especial, rejeitaram ao seu próprio Messias.
( Jo 1.11-12 )“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;”
Essa citação dos Salmos é uma ilustração gráfica de Jesus Cristo que, como Pedro escreve em sua epístola, é “a pedra viva rejeitada pelos homens, mas para Deus eleita e preciosa” (1Pe 2.4)
O grande Edificador Chefe escolheu essa Pedra com cuidado, e em torno dela é que edifica o seu suntuoso e gigantesco edificio, o que envolve todo o seu plano referente à humanidade.
U m a das idéias, proeminentes na doutrina de Cristo, como principal pedra angular, é aquela da total unidade em torno de sua pessoa, unidade essa que não apenas envolve a reconciliação de judeus e gentios no seio de sua igreja, mas também envolve a restauração do universo na pessoa de Cristo, quando todas as coisas encontrarem, nele, a própria razão de sua existência, quando ele houver de tornar-se o denom inador comum de todas as coisas.
Jesus é a pedra fundamental que sustenta todo o edifício, a igreja.
Ef 2:20) “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;”
APLICAÇÃO.
Jesus como pedra fundamental da igreja, Ele fortalece e suntenta toda sua estrutura.
Jesus é a única esperança, porque Ele é base que suntenta a sua igreja nesta terra.
Jesus Cristo é o alicerce no qual devemos contruirmos nossas vidas.
Sobre qual alicerce você tem construido sua vida?
Ilustração ( Lc 6.47-49 )
Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.”
II. JESUS É ÚNICO SALVADOR
Atos 4.12 “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”
Pedro desafia o seu auditório presente; mas, ao mesmo tempo, fala a todo o povo que busca a salvação.
Ele se dirige aos homens letrados e influentes do Sinédrio cujo trabalho consistia em mostrar ao povo de Israel o caminho da salvação. Eles assim o faziam, dizendo aos judeus que realizassem obras que lhes garantissem ganhar a salvação.
Pedro anuncia que a salvação não pode ser obtida de nenhum outro modo a não ser pelo nome de Jesus Cristo.
A salvação por ele anunciada compreende a cura tanto física como espiritual.
Ninguém no público de Pedro seria capaz de apontar alguém de seu meio que pudesse outorgar salvação, porque todos que ali estavam precisavam ser salvos.
Pedro demontra para seus ouvintes que eles só poderiam ter paz com Deus por meio de Jesus Cristo.
“Não existe nenhum outro nome debaixo do céu, dado entre os homens.”
O nome Jesus revela a obra do Salvador, porque esse nome significa “ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). Significa que ele cura as pessoas, fisicamente, dos efeitos do pecado, porém, mais do que isso, ele remove o próprio pecado, para que a pessoa possa estar diante do trono do juízo de Deus como se nunca tivesse cometido pecado algum, ou seja Jesus nos justifica diante de Deus.
Rm 5.1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”
Jesus torna o pecador espiritualmente íntegro, restaurando-o ao legítimo relacionamento com Deus, o Pai.
Em (Jo 14.6) Jesus diz: “Ninguém vem ao Pai senão por mim” . Ninguém, a não ser Jesus, é capaz de efetuar a remissão de pecados. “Por meio de seu nome, todo aquele que crê receberá o perdão dos pecados” (10.43).
Em nenhum outro lugar no mundo inteiro o homem é capaz de encontrar outro nome (isto é, outra pessoa) que ofereça a salvação que Jesus oferece.
As religiões fora do Cristianismo fracassaram porque apresentam uma salvação por meio das obras e não pela graça. O nome Jesus foi dado ao homem pelo próprio Deus para mostrar que a salvação se origina em Deus.
Deus segundo seu plano decretou salvar o homem somente por intermédio de Jesus Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more