QUEM SERÁ SALVO?

MARCOS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO
Nos primeiros capítulos de Marcos, ele apresenta Jesus como aquele que tem autoridade. No capítulo 1, ele mostra a autoridade de JEsus sobre as Pessoas, sobre os demonios, satanás, sobre as enfermidades. Tbm autoridade para pregar e ensinar. No capítulo 2, ELe inicia mostrando Sua autoridade para salvar, mas ainda no capitulo 2, na casa de Levi, ou Mateus, Ele revela quem será salvo.
Sabemos que nem todas as pessoas serão salvas. Muitas, que não crerem em Jesus, serão condenadas ao inferno e estarão perdidas por toda eternidade.
Muito confiam em sua religião, obras e outros em nada acreditam. Afirmam que morendo tudo acaba. Mas as Escrituras nos revelam que haverá uma eternidade e há dois lugares na eternidade: a vida com Cristo e a morte no lago de fogo.
A Pergunta é: quem será salvo?
Como introdução esse texto nos revela algumas verdades.
COMO AS PESSOAS SÃO SALVAS?

13De novo, saiu Jesus para junto do mar, e toda a multidão vinha ao seu encontro, e ele os ensinava.

Jesus sabia que a unica maneira das pessoas serem salvas era elas entender O Evangelho. Is 53 nos diz que Ele justificaria a muitos pelo conhecimento. Por isso seu maior objetivo era pregar, ensinar. Paulo vai nos informar que a salvação vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus. É uma mensagem que salva e Cristo era a propria mensagem! Por isso Ele pregava a si mesmo e Paulo disse que sua mensagem era Cristo e Cristo cruscificado.
2. QUEM PODE SER SALVO?

14Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.

Um ponto importante da salvação. O cristianismo mais uma vez se contrapoe a ideologia marxista. Para Marx somente a classe trabalhadora, pobre devia ser chamada para a luta. Quando Jesus inicia seu ministério no capítulo 1, parece que ele vai ser um revolucionário chamando a classe trabalhadora, o proletariado, os oprimidos para lutarem pela posse dos burgueses. Mas Jesus da uma guinada nesta história chamando um cobrador de impostos, um opressor, um burgues para tbm fazer parte dos 12 apóstolos. Mais tarde, Lucas, que era médico tbm se converte ao cristianismo.
No grupo tbm tinha um político, Simão, o zelote. O povo de Deus é um povo de toda tribo, lingua e nação. Em Gn 12 Deus havia dito que Jesus salvaria pessoas de todas as nações da terra.
No cristianismo não existe acepção de pessoas. veja o que Paulo disse: Gl 3.28-29 : Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:28,29
3. A RELAÇÃO DE CRISTO COM OS PECADORES
15Achando-se Jesus à mesa na casa de Levi, estavam juntamente com ele e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram em grande número e também o seguiam.
Mateus diz que os pecadores e publicanos vieram e se sentaram na mesa. Perceba que Jesus não expele os pecadores. Jesus não os ignora, não faz discurso de ódio. Não os menospreza.
Seguindo o exemplo do mestre. O cristianismo não deve ignora os pecadores. O cristianismo não tem discurso de ódio, não menospreza, porém não deixa de falar a verdade.
Os que criticam o cristianismo, afirmando que temos discurso de ódio, ou que somos homofóbicos estão errados. vejamos a causa disso:
Realmente existe cristãos que destratam pecadores. São cristãos que não conhecem a Jesus.
Porém, existe pecadores que querem viver nos seus pecados e por isso fazem o que esta em Rm 1, “matam” Deus e o odeiam para viverem em suas libertinagens.
Realmente um certo cristianismo foi opressor, o cristianismo medieval, foi sim opressor, maligno, assassino, enganador, mas na verdade só tinha nome de Cristianismo, pois as Escrituras eram apenas em Latin, as missas eram em latin e tudo o que o povo seguia eram os dogmas da igreja romana e quem não obedecesse era morto. Por isso, ha tanto ódio ao cristianismo. é o que as faculdades ensinam hoje. mas este não é o cristianismo de JEsus, dos apóstolos, dos reformadores e da igreja contemporânea. Cristo era rodeado de pecadores, conhecido como aquele que come e bebe com os pecadores (Lc 7.34). Porém nunca pecou.
Amamos sim os pecadores. Deixem eles virem a Cristo. SÓ TEM UM DETALHE, NÃO NEGUE-MOS A ELES A VERDADE. Não permitiremos que participe de nossa comunhão, falo de Santa Ceia e Batismo, se não aceitarem as Palavras de Jesus. ninguem que se converteu a Cristo tendo encontro com Ele permaneceu o mesmo modo de viver. Todos foram mudados, pois é uma transformação sobrenatural.
Seja amigo dos pecadores, mas não cometa os pecados deles, não concorde. seja como Cristo. viva de tal maneira o seu cristianismo que os pecadores sejam atraidos e não expelidos. Somos o Sal da terra e não do céu. luz do mundo e não do céu. é aqui, na terra, no mundo que precisamos influenciar e fazer a diferença. atrair pecadores para nós através de Cristo.
Muitos pensam que para atrair pecadores precisamos ser libertinos como eles. fazer coisas que eles fazem: shows, festas ravi, baladas… Não, o que atrai pecadores é o diferente. isso eles tem la no mundo. os que querem ser libertos procuram coisas diferentes e só a igreja tem. A Bíblia diz em At 2.47 que a maneira de viver da igreja atraia os impios.
Seja como os apóstolos, imitadores de Cristo e muitos serão salvos. ser parecido com o mundo é ser diluido, perde o efeito transformador.
Jesus era gentil com pecadores, receptivo e os olhava com amor. lembra do jovem rico, da mulhere pega no ato de adultério? tbm da mulher samaritana? e outros. mas JEsus era ríspido com os religiosos farizeus. Hoje fizemos o contrario: toleramos os murmuradores, falsos religiosos, mas ignoramos os pecadores.
Não há proibição na bíblia para comer junto com pecadores, a menos que vc saiba que a comida é oferecida a ídolos. mas há restrição para não comer junto com o falso irmão.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. 1 Coríntios 5:11
4. A DIFERENÇA ENTRE O SALVO E O PECADOR
Todo salvo ainda é pecador. João disse que se dissermos que não temos pecado, estamos mentindo. A diferença é que o pecador não salvo ama o pecado e se entrega a ele. Mas o pecador salvo peca por acidente e odeia o pecado.
O texto nos informa que aqueles pecadores e publicanos eram seguidores de Jesus, não só naquela ocasião, mas de algum tempo. Isso nos mostra, que nem todos que seguem a Jesus, são verdadeiramente salvos. Nem todos que vem para a igrjea são salvos. Como sabemos que um seguidor é salvo ou não? Quando ele vira discípulo. Seguidor só acompanha. Discípulo faz o mesmo, é imitador. É quando existe arrependimento verdadeiro. É quando por fé obedecerem a Palavra de Crsito sendo Seu imitador e isso é obra do Espírito Santo.
5. OS VERDADEIROS INIMIGOS DA SALVAÇÃO - OS DA DIREITA

16Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntavam aos discípulos dele: Por que come [e bebe] ele com os publicanos e pecadores?

Qquem eram os Farizeus? A palavra FARIZEU significa separados. Essa religião era boa no inicio. Iniciou no periodo interbíblico com a família dos Macabeus, quando imperadores romanos profanaram o templo e os obrigaram a praticar sacrificios com porcos. A familia dos macabeus, que eram dos sacerdotes, não aceitaram e revolucionaram, indo morar e se esconder na montanhas. Ali nasceu os farizeus, os separados, aqueles que não admitiram pecar.
Mas com o passar do tempo eles deram mais valor a sua tradição do que a Lei, criando mais preceitos, costumes que impediam as pessoas de conhecerem a Lei ou observá-la.
Eram tão religiosos que a religião se tornou um Deus para eles e quem não aderisse a religião deles estava de fora e por eles eram descriminado. Estes são os que se desviaram para a direita.
Porem, essa ideia que é correta e causa duas reações: para uns fecha a porta da salvação e a outros alarga o caminho da Verdade.
Jesus disse a eles: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. Mateus 23:15 - com tanta religiosidade falsa, impedia as pessoas de conhecer a verdadeira religião. Quantas vezes doutrinas bíbicas são substituidas por costumes humanos. Verdades são deixadas de lado por causa da tradição… assim se tornaram os farizeus e o catolicismo romano. Cuidemos para não cair no memso erro.
Mas por outra lado, tem levados a muitos a alargar o caminho, tem levado muitos para o outro extremo pior ainda, para o liberalismo, a libertinagem, findado toda tradição, regras, costumes e doutrinas que regulamentam o viver e o comungar das igrejas.
Estão confundido liberdade em Cristo para libertinagem desenfreada, Paulo disse em Gl 5.13: Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne. Em Rm 6: se estamos mortos para o pecado, como ainda viveremos nele?
Imãos, devos cuidar que ninguem nos faça presas suas, veja: Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Colossenses 2:8
Porem muito menos devemos ser presas do pecado: Será que vocês não sabem que, ao se oferecerem como servos para obediência, vocês são servos daquele a quem obedecem, seja do pecado, que leva à morte, ou da obediência, que conduz à justiça? Romanos 6:16
A salvação não esta em um monte de regras religiosas, mas no arrependimento e na fé em Jesus Cristo. Devemos nos livrar dos embraços colocados em nossa vida e viver O Evangelho, as Escrituras, a Palavra de Deus e Ela obedecermos em tudo, não para ser salvo, mas porque somos salvos. Não em obediência obrigatória, mas por vontade propria.
Cuidado com os farizeus, não de ouvido aos que impedem a salvação das pessoas por causa de seus costumes e tradições. Mas cuide com os libertinos, com os pastores moderninhos que afirmam que pecado não existe. Que nada é pecado e na minha liberdade eu posso tudo. Somos sim livres da escravidão do pecado, mas segundo 1Co 7, somos escravos de Cristo. Em tudo o obedecemos.
Seja as Escrituras sua unica regra de fé para tudo e todas as áreas de sua vida.
O crente pode ir a uma festa do impio? depende o propósito. se for casamento, aniversário ou outra comemoração licita, pode sim. mas se o propósito é dança, sensualidade, bebedeira, musicas profanas, claro que não. e tem muita festa de crente que o o salvo não pode ir. É o mesmo principio da alimentação. pode um crente comer junto com um feiticeiro? pode, mas se ele souber que o alimento é oferecido aos ídolos, então deve recusar. Tudo depende o propósito.
O crente não pode ser como os farizeus, isolados do mundo, mas como Cristo, encarnado no mundo. Santo e mundano. para isso fomos chamados.
Os farizeus, religiosos sem verdade, são os verdadeiros inimigos da salvação! Os da direita!
6. JESUS NÃO QUEBROU A LEI PARA SALVAR PECADORES! - OS DA ESQUERDA

17Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores.

Parece que JEsus esta fazendo uma espécie de revolução. Parece que JEsus esta jogando fora toda a Lei. Parece que Jesus esta sendo um pastor moderninho, da igreja da baladinha. Parece que Jesus esta acabando com essa história de pecado. parece que Jesus esta misturando todo mundo. e é neste pensamento que muitas igreja tem surgido. elas parecem somente ver o amor e em nome do amor vale tudo, pois segundo eles, é isso que Jesus veio fazer. a resposta é não. não foi isso que JEsus veio fazer. Jesus não quebra a Lei para salvar pecadores. Ele mesmo disse isso: — Não pensem que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, mas para cumprir. Mateus 5:17
Na verdade somente somos salvos porque Jesus cumpriu toda a Lei por nós.
O que Jesus não cumpriu foi os costumes dos farizeus, quanto ao sabado, o lavar das mãos e outros… Mas o que Jesus fez foi, cumprir toda a Lei e ensinar o verdadeiro sentido dEla, como Ele fez no sermão do monte.
O que Jesus fez foi libertar o povo de uma religiosidade morta para viver uma religiosidade verdadeira. Os costumes e tradições dos farizeus ofuscavam a Verdade, A Lei de Deus. Porem, Jesus não foi libertino, pregador somente do amor. Sua mensagem consistia no arrependimento e na fé.
Não somos chamados a vivermos uma religiosidade morta, mas uma religiosidade pautada nas Escrituras. Também não somos chamados a viver sem Lei, sem mandamento, sem disciplina. veja:
TEM LEI - Anulamos, então, a lei por meio da fé? De modo nenhum! Pelo contrário, confirmamos a lei. Romanos 3:31
TEM - MANDAMENTO - — Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” Mateus 22:36-39
TEM - DISCIPLINA— Se alguém vem a mim e não me ama mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. Assim, pois, qualquer um de vocês que não renuncia a tudo o que tem não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26,27,33
Jesus não esta fazendo uma apologia a libertinagem, não a direita nem a esquerda, mas ensinando a Verdade! Somente as Escrituras podem salvar um pecador. somente a verdade!! a religião não gera a verdade, somente a verdade gera a verdadeira religião.
7. QUAIS PESSOAS SERÃO SALVOS?
17Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores.
1 - Em primeiro lugar Jesus não esta dizendo que veio buscar os doentes fisicamente, mas espiritualmente.
2 - Em segundo lugar, ele não esta afirmando que exista pessoas que ja são sãs, que não tem pecado e ja são salvas. o que Ele esta querendo dizer é que só entrará no Reino os que se arrependerem de seus pecados, ter a certeza que estão perdidos, que são doentes espirituais e precisam de um salvador e pela fé confiar que Jesus é nosso Salvador, por morrer na cruz em nosso lugar para pagar nossos pecados.
3 - Em terceiro lugar, JEsus estava mostarndo que as pessoas serão salvas independente de seus sitemas religiosos, ou apesar deles. Mateus registrou que Jesus citando Oséias 6.6 esta escrito: Misericórdia quero e não holocaustos. Jesus estava dizendo que a religião em sí, sozinha, não salvaria. ritos, cultos, ordenanças, costumes não salvariam e sim o reconhecimento das misérias. Só a religião não salva. Oséias profetizando não estava dizendo que os holocalstos não serviriam, sim, estava na Lei, mas antes a misericórdia. tradições e costumes podem ser seguidos, mas é subserviente da misericórdia, do reconhecimento dos pecados e a fé em JEsus Cristo. Não é por muito sacrificio que seremos salvos, mas pela fé!!
Os farizeus queriam que primeiro as pessoas adotassem seus costumes para serem salvos. Mas Jesus primeiro salvaria, curaria a doença e depois eles viveriam sãos, oferecendo louvores a Deus.
4 - Em quarto lugar, aprendemos que somente as Escrituras é a Verdade para a salvação. mas tem muita gente proibindo coisas que a Bíblia não proibi ou alargando de mais o caminho que a Bíblia tem fechado. por isso precisamos somente das Escrituras. nem de um pastor antigo para ficar nas tradições antigas. tbm não precisamos de um pastor moderninho alargando o caminho. precisamos de um cristianismo pautado nas Escrituras, a cada dia mais nos voltando para ela.
5 - Em quinto lugar aprendemos que nossa moralidade tbm não serve para sermos salvos. toda nossa justiça e moralidade não servem para a nossa salvaçao. a unica coisa que serve para sermos salvos é o reconhecimento dos nossos pecados, misérias, podridão. NUNCA SERÁ ACEITA NOSSA RELIGIOSIDADE E MORALIDADE como meio de salvação. quem pensa assim se juntam com os farizeus, pensam que isso agradará a Deus. o que agrada a Deus é um coração quebrantado.
a moralidade e a religiosidade DEVEM SER RESULTADOS DA SALVAÇÃO. devemos ser sim morais e religiosos, mas como consequencia da salvação e não o contrario.
Todos que foram alcançados por Jesus foram transformados. ninguem permaneceu no pecado. todos tiveram uma restauração moral e religiosa.
Os salvos, são aqueles que todos os dias lembram que são pecadores, choram por eles, se intristessem por causa dos seus pecados, e procuram viver em santidade (Hb 12.14).
Quem será salvo? somente aqueles que sabem que estão totalmente perdidos e creem em Jesus como salvador.
Quer saber se vc é salvo? vc alguma vez teve a certeza que ia para o inferno? E hoje, consegue ver seus pecados? veja suas enfermidades e então se renda a Cristo.
6 - Por ultimo, Jesus continua sendo o médico de nossa alma. ELe não somente cura a ferida mortal, mas também cura nossas dores do dia-a-dia. Ele tbm nos trata nas pequenas coisas. seja la o que vc tem, se apresente a Ele, Ele é o nosso médido dos médicos e esta pronto para nos ajudar.
Os médicos da terra até conseguem as vezes curar o corpo, amenizar as dores. Amenizar os traumas da alma, mas só Jesus pode curar o homem do pecado. Este mesmo que cura a doença mortal da alma tem poder para curar nossas dores diárias, confie nEle. ELe esta aqui e vai te renovar, fazer algo novo em sua vida, mas confie somente nELe!!!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.