Um Lugar à mesa (2)

Ocasional  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript

Introdução

Hoje é um dia de festa, ordenação de mais um presbítero (Deus presenteando a igreja), novos membros e batismos (graça de Deus). Além da celebração da consquista da ampliação do espaço (fotos antigas da igreja, campanha para a obra em Nashville, compra do terreno). Tudo isso deve ser celebrado em gratidão à Deus. Como não ficar grato a Deus por isso? Mas a nossa gratidão não se limita a conquistas como essa, gratidão deve ser uma realidade constante na vida do crente. Tudo que o Senhor tem proporcionado a vocês não é um fim em si mesmo, mas um meio para uma obra muito maior que temos o privilégio de participar.
Precisamos reconhecer que Deus é bom para conosco, Ele tem sido bom para essa igreja, e por isso gostaria de falar de uma expressão de bondade registrada na bíblia. Expressamos gratidão quando recebemos algo que fizemos por merecer, e quando somos surpreendidos por algo que não esperamos ou não nos achamos dignos de recebermos? Sobre uma bondade assim que eu gostaria de falar hoje.
2Samuel 9 NAA
1 Um dia Davi perguntou: — Será que resta ainda alguém da família de Saul, para que eu use de bondade para com ele, por causa de Jônatas? 2 Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba. Chamaram-no, pedindo que viesse falar com Davi. O rei perguntou: — Você é Ziba? Ele respondeu: — Sou eu mesmo, seu servo. 3 Então Davi perguntou: — Existe mais alguém da família de Saul para que eu use da bondade de Deus para com ele? Ziba respondeu: — Ainda existe um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. Então o rei perguntou: 4 — E onde está ele? Ziba respondeu: — Ele está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 5 Então o rei Davi mandou trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel. 6 Quando Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, chegou diante de Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Davi disse: — Mefibosete! Ele respondeu: — Aqui estou. Às suas ordens! 7 Então Davi lhe disse: — Não tenha medo, porque serei bondoso com você por causa de Jônatas, seu pai. Vou restituir a você todas as terras de Saul, seu pai, e você comerá sempre à minha mesa. 8 Então Mefibosete se inclinou e disse: — Quem é este seu servo, para que o meu senhor tenha olhado para um cão morto como eu? 9 Então Davi chamou Ziba, servo de Saul, e lhe disse: — Tudo o que pertencia a Saul e a toda a casa dele eu dei ao neto de seu senhor. 10 Você, os seus filhos e os seus servos cultivarão a terra para ele e recolherão os frutos, para que a casa de seu senhor tenha o que comer. Porém Mefibosete, neto de seu senhor, comerá sempre à minha mesa. Ziba tinha quinze filhos e vinte servos. 11 Ziba disse ao rei: — Farei tudo o que o rei, meu senhor, ordena a este seu servo. E assim Mefibosete passou a comer à mesa de Davi, como um dos filhos do rei. 12 Mefibosete tinha um filho pequeno chamado Mica. Todos os que moravam na casa de Ziba eram servos de Mefibosete. 13 Mefibosete morava em Jerusalém, porque comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.
Vemos aqui uma passagem em que Davi durante o seu reinado agiu de bondade sobre a vida desse jovem. Davi não tinha uma descendência real, mas foi feito rei de Israel pela vontade de Deus, e esse processo até chegar o reinado começou durante o governo de Saul. Saul tratou Davi inicialmente com proximidade, com carinho, mas ao perceber que Davi era o escolhido de Deus para ser Rei ele começou a tramar contra a vida dele. Apesar disso, Davi jamais traiu Saul, e nessa história toda Davi ganha um grande amigo, Jônatas, filho de Saul. Foi uma amizade sincera onde Jônatas inclusive ajuda Davi contra o seu próprio pai Saul. Saul e Jônatas morrem em uma de suas batalhas, e Davi faz um juramento de que jamais faria mau a qualquer descendente de Saul, apesar de tudo que ele fez contra ele. Mefibosete era o filho de Jônatas com uma deficiência nas pernas que ficou órfão aos cinco anos. Davi não sabia da existência de Mefibosete, pois no passado um do servos de Saul, Ziba, mentiu para Davi sobre Mefibosete e somente muitos anos depois já com aproximadamente vinte e um anos Mefibosete é achado por Davi.
Mefibosete fica com medo do seu encontro com Davi, afinal de contas seu avô Saul tentou mata-lo. Davi era Rei de fato, portanto dono por direito das terras de Saul e das outras mais que ele conquistou durante o seu reinado.
Vemos um ato de bondade de Davi, um ato de gratidão por tudo que a amizade de Jônatas representou para ele, até mesmo por Saul, que apesar de tudo Davi de certa forma o amava. Davi então não só cumpre a sua promessa de não fazer mau ao descendente de Saul e Jônatas como faz além. Ele dá terras aquele jovem, pois pelas leis da época Mefibosete havia perdido o seu direito a herança daquelas terras, e talvez o que mais marcou é o fato de Davi o convidar para sentar-se à mesa com ele. O significado social para época era algo extraordinário, sentar-se à mesa do rei significava ter um lugar à mesa, significava uma honraria concedida a poucos. Davi sentou-se a mesa de Saul, mas isso quase custou-lhe a vida, mas Mefibosete poderia sentar-se à mesa com Davi que a sua vida não estaria em risco, pelo contrário estava assegurada.
Davi convida um homem deficiente, pobre, que pelo contexto provavelmente mendigava, para ter um lugar a sua mesa, ter o mesmo tratamento como filho. O problema é que não abrimos mão do nosso conforto muita das vezes, não deixamos de lado nosso egoísmo para poder compreender isso. Vemos a bíblia como uma fábula, pois insistimos em dizer que cremos nela, mas temos uma dificuldade de colocar em prática. Davi apesar de todo o seu pecado foi chamado por Deus de o homem segundo o seu coração, apesar de suas falhas, que foram grandes, também consegue demonstrar para nós o amor de Deus na vida dele. Nos identificamos com Mefibosete, Deus agiu comigo e com você da mesma forma, só que em uma proporção inigualável.

O Retrato da bondade de Deus

Davi agiu com misericórdia quando prometeu não executar a descendência de Davi, e agiu com Graça quando além disso dá novamente o direito de herança a Mefibosete. Éramos herdeiros de Deus, e assim como o pecado de Saul gerou consequências a sua descendência, o pecado de Adão e Éva no Édem também gerou consequência em nós, nos deixou deficientes, não no sentido físico, mas com a imagem e semelhança de Deus arranhada, perdemos a comunhão com o Rei. Se antes Mefibosete como neto do Rei tinha lugar de honra no palácio, depois da queda de Saul ele perdeu esse privilégio. Nós também perdemos esse lugar a mesa do Rei, esse acesso direto a Ele. E vemos que não foi Mefibosete que caminhou em direção a Davi, mas Davi o rei que se moveu em direção a Mefibosete. O fato dele ser deficiente nas pernas o impedia de se chegar até Deus. A nossa deficiência também nos impede de nos chegarmos à Deus, nos tornamos aleijados espiritualmente, incapazes de ira até Deus pelas nossas próprias pernas. Por isso, Deus se moveu em direção a nós enviando Jesus. Davi enviou homens para trazer Mefibosete até Ele, Deus nos traz através do Espirito Santo até Ele, em Colossenses lemos:
Colossenses 1.13–14 NAA
13 Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14 em quem temos a redenção, a remissão dos pecados.
Foi Deus que nos tirou da lama, da desgraça e miséria em que vivíamos, assim como Mefibosete foi tirado da miséria por Davi. Ao chegar diante do Rei ele se prostra reconhecendo sua indignidade, portanto, quem é buscado por Deus se chega a Ele da mesma forma, reconhecendo que é indigno, pecador e que sozinho não consegue se chegar até Deus. Davi fez isso por amor a Jonatas, e nós também somos chamados chamados à salvação, não porque merecemos (não valemos nada), mas por amor a Jesus Cristo, em Efésios lemos:
Efésios 1.5–6 NAA
5 nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.
Romanos 5.8 NAA
8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores.
Quando ainda éramos pecadores a iniciativa, o primeiro passo, foi de Deus em direção a nós. Enquanto Mefibosete estava na miséria, Davi se moveu em direção a ele. Éramos inimigos de Deus, estávamos separados, mas Deus se reconcilia conosco através de Jesus Cristo.
Além de não nos condenar, Ele nos chama novamente como seus filhos a sentar a sua mesa. Assim como Mefibosete ganhou um lugar na presença do Rei, nós também ganhamos, Deus então nos convida a sua mesa. Davi chamou-o pelo nome e disse que não havia o que temer, que não havia nenhuma condenação, nenhuma punição sobre a vida dele. Em Romanos oito um lemos a mesma coisa a nosso respeito não temos mais condenação quando estamos em Cristo.

Conclusão

A vida de Mefibosete mudou após receber misericórdia e Graça sobre a sua vida, assim acontece conosco, a nossa vida muda quando nos encontramos com a Graça de Deus, muito mais que as riquezas do palácio de Davi, temos os tesouros do céu, que valem muito mais do que os tesouros da terra, mas a nossa vida muda e assim como Davi tinha a gratidão como uma marca na sua vida, nós quando andamos com Deus também devemos ter a marca de gratidão em nós, não expressa em simplesmente dizer que é grato, mas praticar essa gratidão, quem recebeu graça de Deus age com graça para com os homens, só doamos se a agente achar que a pessoa “fez por merecer”, se Deus usasse o mesmo critério conosco estaríamos todos condenados.
Todo o esforço que a igreja tem empenhado durante todos esses anos deve ter uma única razão: Ser em resposta de gratidão ao resgate de Deus por nós. Construir esse prédio, formar novos líderes, evangelizar pesssoas, tudo isso em reposta a bondade de Deus por nós que não merecíamos.
Por isso o convite desta noite é que nos assentemos a mesa do Rei.
Related Media
See more
Related Sermons
See more