Morte e Inferno

Mensagens Avulsas  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript
Handout

Texto

Lucas 16.19–31 RA
19 Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. 20 Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; 21 e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. 22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. 23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. 24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. 26 E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós. 27 Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, 28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento. 29 Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. 30 Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. 31 Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.
A coisa mais anti-natural que existe é a morte. Originalmente, o ser humano não foi criado para a morte. No relato da criação, a Bíblia nos afirma que Gn 1.31 “31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.”
Se tudo era bom, logo não havia ali lugar para a morte. A morte foi anunciada ao homem como consequência de uma desobediência. E como todos bem conhecemos a história, aconteceu! O homem desobedeceu e a morte entrou no mundo. A partir daquele momento, todos os homens passaram a ser sujeitos a morte Rm 5.12 “12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” Por mais que os homens do período pré-diluviano tivessem uma longevidade extraordinária, ainda assim, todos acabaram morrendo.
Por toda a história do mundo, o homem sempre buscou meios de fugir da morte. Seja tentando retardar o seu processo, e para isso, investindo em tecnologia, para produzir novos medicamentos. Seja também pelos meios supersticiosos.
Na ficção sempre ouvimos falar de elixires da juventude. Fontes da juventude. Cálice Sagrado que garante a vida eterna, etc.. Tudo isso, ainda que ficção, é uma demonstração da constante busca do homem para driblar a morte.
Mas fato é, a morte é uma realidade. E todos nós, mais cedo ou mais tarde, passaremos por isso. Não sei se você consegue conceber na sua mente essa realidade, algumas pessoas optam por não penar nisso mas, haverá um momento onde seu coração para de bater, seus olhos se fecham e essa sua forma atual deixará de existir. Você não será mais uma realidade neste plano, esse é o futuro que nos espera.
Muito se fala sobre isso, muito se pergunta sobre a morte, existem várias teorias, mas, o que a Bíblia tem a nos dizer ? É isso que quero trazer nesta noite, quero mostrar como a Bíblia nos apresenta a realidade da morte.
Na Teologia, chamamos a morte de Estado Intermediário, e esse nome é dado por causa de uma realidade bíblica ignorada por muitos. Todas as pessoas que morreram um dia irão ressuscitar, e o estado em que elas estão durante a morte, não é seu fim definitivo, da mesma forma que não foi seu projeto original. Vamos entender isso melhor. Mas primeiro, pra entendermos isso precisamos entender: O que é o homem!
1 - O Ser Humano
O ser humano completo tem 2 partes, o corpo material, e o espírito imaterial.
1Tessalonicenses 5.23 RA
23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Hebreus 4.12 RA
12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
Perceba a divisão aqui, “alma e espírito” parte imaterial. “Juntas e medulas” parte física material.
1.1 - Como é o Espírito?
O espírito não é físico ou material.
Lucas 24.37–39 RA
37 Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito. 38 Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração? 39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
Perceba a ênfase de Jesus ao dizer que: “um espírito não tem carne e ossos como eu tenho”.
1.2 - Pessoas tem Corpo. O Corpo é uma Casa para a Alma.
2Pedro 1.12–15 RA
12 Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados. 13 Também considero justo, enquanto estou neste tabernáculo, despertar-vos com essas lembranças, 14 certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo, como efetivamente nosso Senhor Jesus Cristo me revelou. 15 Mas, de minha parte, esforçar-me-ei, diligentemente, por fazer que, a todo tempo, mesmo depois da minha partida, conserveis lembrança de tudo.
João 2.19–21 RA
19 Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. 20 Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás? 21 Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo.
1.3 - Se o corpo for destruído, ou danificado seriamente, quando o corpo não tiver mais condições de abrigar a alma, a alma sai. Quando a alma sai do corpo, o corpo morre. A alma (que é a pessoa imaterial) não some ou desintegra, ela sai do corpo.
Gênesis 35.18 RA
18 Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu-lhe o nome de Benoni; mas seu pai lhe chamou Benjamim.
1Reis 17.21–22 RA
21 E, estendendo-se três vezes sobre o menino, clamou ao Senhor e disse: Ó Senhor, meu Deus, rogo-te que faças a alma deste menino tornar a entrar nele. 22 O Senhor atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
Tiago 2.26 RA
26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
1.4 - A pessoa (alma) sai do corpo, não se desintegra na morte. Saindo do corpo, a pessoa volta a Deus.
Eclesiastes 12.7 RA
7 e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Veja o contraste entre esse texto de Elesiastes e o texto de Gênesis que detalha a criação do homem.
Gênesis 2.7 RA
7 Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
O texto diz que o espírito volta a Deus que o deu, não no sentido de que todo ser que morre é automaticamente salvo e vai se encontrar com Deus. A ideia do texto é mostrar que o espírito volta a Deus, no sentido de que todas as coisas criadas tem em Deus sua origem. Por isso retorna a Deus. E a Bíblia é clara ao mostrar que todos os mortos serão julgados. Então a forma como entendemos esse voltar a Deus que o deu, pode ser tanto no sentido de ter em Deus sua origem, como também no sentido de retornar a Deus para prestar contas. Veja o que diz o texto sagrado: Hb 9.27
Hebreus 9.27 RA
27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,
Posto isso, qual o destino dos injustos na morte?
2. Os injustos são então lançados no inferno, após morrerem. O inferno não é nesta vida.
Lucas 12.4–5 RA
4 Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. 5 Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer.
Perceba, existe essa realidade escancarada na Bíblia de que o inferno é real e de que os injustos serão lançados lá. Vamos falar mais sobre o inferno mais adiante, por agora quero apenas mostrar o destino de justos e injustos.
Se os injustos vão são lançados no inferno imediatamente após sua morte, os injustos por sua vez, vão imediatamente para o Céu estar com Cristo.
2.1 - Os justos vão imediatamente para o Céu estar com Cristo
Lucas 23.43 RA
43 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
2Coríntios 5.1–8 RA
1 Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; 3 se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. 4 Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 5 Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito. 6 Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; 7 visto que andamos por fé e não pelo que vemos. 8 Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor.
Filipenses 1.21–24 RA
21 Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. 22 Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. 23 Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. 24 Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne.
Atos dos Apóstolos 7.55–59 RA
55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, 56 e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. 57 Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. 58 E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. 59 E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!
Veja, a garantia da Escritura Sagrada é de que assim que morrer, o cristão salvo se encontrará imediatamente com o Senhor. Não existe limbo, não existe purgatório, não existe sono da alma, não existe nada disso. Então, cremos nessa verdade bíblica.
E como estão os justos lá no céu?
2.2 - Os Justos que faleceram (suas almas) estão conscientes, no Céu com Cristo.
Apocalipse 6.9–11 RA
9 Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. 10 Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? 11 Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.
2.3 - Jesus argumentou que Abraão, Isaque e Jacó estão vivos, e continuam reconhecendo a Deus como seu Deus.
Mateus 22.31–32 RA
31 E, quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou: 32 Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos.
Lucas 20.38 RA
38 Ora, Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem.
2.4 - Os injustos mortos (suas almas) estão no inferno, conscientes, com memória, e em tormentos.
A passagem do Rico e do Lázaro é prova disso. (Lc 16.19-31). Perceba, o texto deixa claro que o destino da alma está selado na morte, após isso não há mais oportunidade para arrependimento.
3. O que é o Inferno?
3.1 - O inferno é o lugar de castigo para o diabo e os demônios.
Mateus 25.41 RA
41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
3.2 - O inferno pode ser evitado, somos advertidos a evitá-lo a todo custo.
Marcos 9.43–48 RA
43 E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível 44 [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. 45 E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno 46 [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. 47 E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno, 48 onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.
3.3 - O inferno é separação de Deus, e é um lugar de trevas, angústia e dor.
Mateus 8.12 RA
12 Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.
Lucas 13.27–28 RA
27 Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidades. 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora.
3.4 - O inferno é descrito como um lugar de fogo e tormento
Mateus 13.47–50 RA
47 O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. 48 E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora. 49 Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, 50 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.
Aplicação
Em meio às inúmeras vozes que temos falando diversas coisas, sobre tudo, precisamos ter uma visão bíblica de tudo o que está relacionado ao ser humano. Conhecer a Bíblia é essencial para conhecermos a realidade dos fatos e não ficarmos ligados em superstições.
A morte é uma realidade, mas a Bíblia também nos dá uma esperança quanto à morte. Jesus Cristo venceu a morte. E a Bíblia afirma categoricamente que ele é a primícia, ou seja, ele foi o primeiro a vencê-la e assim como Cristo venceu a morte, um dia todos os justos que passaram por ela ressuscitarão em corpos glorificados, semelhantes ao corpo de nosso Senhor. Ressuscitarão em glória para a eternidade.
Mesmo antes da ressurreição final, a morte para o cristão não é uma derrota ou motivo de desespero, afinal como pudemos ver, imediatamente após a morte o salvo irá ao encontro do Senhor. Já estará gozando dos benefícios da salvação, em paz, tranquilidade e amor ao lado de Cristo.
Aqueles que não são salvos terão um futuro terrível. E todo esse terror do inferno é algo eterno. Não tem fim. Não existirá um momento onde o sofrimento será amenizado ou aliviado. Se há alguém em nosso meio que ainda não teve um encontro genuíno com o Senhor Jesus, hoje é dia, arrependa-se de seus pecados, creia em Cristo como seu único e suficiente salvador e receba a salvação dada por nosso Senhor Jesus Cristo.
Se você pe um salvo, seja grato ao Senhor, pois sua salvação não veio por nada que você tenha feito, mas sim foi fruto da graça e da misericórdia de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more