Onde está o seu fundamento?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript
Mateus 7.24–27 RA
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

CONTEXTO DA PASSAGEM

Jesus proferia o mais belo sermão, trazendo a revelação de Deus para a vida prática daqueles que desejam o seu Senhorio e o seu reino.
O caminho da perseguição que viria e vem a todos nós, os falsos ensinos, as falsas alusões.
É a Lei de Deus agora dita pelas sua próprias palavras, sem intermédio
Falou sobre o caminho da perdição
dos falsos ensinos conduz a cidade da Destruição, a porta larga acomoda a muito, mas ao mesmo tempo é um atrativo para invasores.
e o caminho apertado, é o que sobre para a vida eterna (salvação)
Jesus falou sobre os falsos mestres, que poderiam enganar o seus.
Sempre Jesus relaciona as ações com os frutos.

O QUE É OUVIR E PRATICAR

TRADIÇÃO RABINICA

Debate era mais importante ouvir ou praticar a lei.
Maioria dizia que era melhor ouvir era o mais importante, pois é impossível praticar a lei sem ouvi-la.
Jesus remete ao livro de proverbios “Com sabedoria edifica a sua casa” e contratos entre sabedoria e insensatez em Provérbios 9.
Os rabinos usavam este tipo de parábolas, os fundamentos deles estavam implicavam a obediência a Lei de Moises, o fundamento da parábola é o próprio Jesus.
OUVIR:
Uma ação que nos leva a compreensão ao entendimento, e não simples palavras.
PRATICAR:
Ação daquilo que é ouvido, não é somente compreender, mas agora é agir conforme á vontade de Deus que foi expressa pelo próprio Jesus.
A prática é algo constante feito na vida daqueles que querem o Senhorio de Cristo, que aceitam as palavras e as seguem.
Não se contenta em justificativas, não se torna somente um ouvinte mas um práticante.
Usamos uma expressão “na teoria é facil e na prática”.

OUVIR E PRATICAR É O ESTAR NO FUNDAMENTO DA PALAVRA DE JESUS.

O homem sensato, procura um lugar seguro para edificar, levando em consideração todos os fenomenos e os perigos que poderiam lhe acometer, todas investidas de engano, o levando a pensar em algo permanente que dure.

A rocha é Jesus.

Como diz os evangelhos é o fundamento a qual os construtores rejeitaram.
A rocha que os construtores rejeitaram e foi cabeça (Salmos 118.2, o ensino que os homens rejeitam e persistem em rejeitar.

A rocha a qual é o fundamento da igreja.

Mt 16.18 “E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.”
Está pedra angular é o fudamento, se quisermos saber como uma igreja está edificada e em que rocha ela está, e vendo os frutos de sua mensagem e ação, que está altamente ligada a Cristo, ela prega Cristo, ela vive Cristo, ela respira Cristo, ela age como Cristo.

A rocha a qual tudo se sustenta,

Colossenses 1.16 “pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.”
Hebreus 1.3 “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,”

OUVIR E NÃO PRATICAR E CONSTRUIR SOBRE A AREIA

INSENSATO, IMPIO, TOLO, aquele que não compreende, falta lhe sabedoria.
O homem sensato, confia no presente confia em si mesmo, não procura um lugar sólido, acredita em potencial, não considera os problemas e as limitações da condição que está.
Ele até ouve, mas não se torna praticamente, não avalia o ensino, não deseja ser confrontado.
Consequencia disso, por não estar firmado, com a chuva e os tranbordar do rio, deu enchendo e os ventos sopraram, grande foi sua ruina.
Aquele que somente ouve,
pode estar sucetível a porta larga
revelar o falsos mestres, com suas hipocrisias
impõe outros ensinamentos que não são de Cristo;
se tornam idolatras, da religião, dos partidos, dos falsos “messias”
agem com injustiça, são de palavras torpes e caminham para a destruição.

RESULTADOS

Frutos tanto o insensato como o sensato colheram os frutos de sua ações.
JUSTIFICAÇÃO
O homem sensato tem seus atos justificados, pois sua edificação, foi construída sobre a rocha.
O homem insensato, sofre as consequencias drásticas, pois sua justificativa está em seu próprio empreendimento, ele é responsabilizado por aquilo que ele fez.
SALVAÇÃO;
O homem sensato, estava seguro e poderia vivenciar e desfrutar da segurança pois estava firmado na rocha.
O insensato vive inseguro, e não pode desfrutar da sua morada, pois sua edificações desmoronam, e pode levá-lo até a destruição de sua vida.
A VIDA PRÁTICA
O homem sensato vive bem, pois ele sabe em que está fundamentado sua casa, ele confia no que foi ensinado e que colocou em prática todo ensino e levou em consideração o principal o fundamento. Mesmo sabendo de todas as circunstâncias que poderiam vir, ele estava confiante em seu fundamento. Ele vive cada dia.
O homem sensato, não desfruta da vida, pois ele fica inseguro o tempo todo, ele coloca seus fundamentos em coisas ilusórias, que com o tempo ou com as situações logo seu mundo se desmorona.

CONCLUSÃO

Onde você tem edificado sua casa, seu lugar de habitação, seu porto seguro?
Você tem ouvido e práticado aquilo que o próprio Senhor falou?
Tem deixado as palavras Dele edificar todo o seu ser?
Tem se tornado um Cristão praticante? Ou continua sendo um ouvinte, vem todos os domingos na igreja, porém no seu dia a dia não reflete nada na sua vida cotidiana.
Tem ouvido, mas tem colocado o seu fundamento em outras coisas, em pessoas, lideres religiosos, ideologias, religiosidade, situações, em seu próprio esforço, ns seus bens materiais,em outra lei que não seja a de Cristo?
Ouça hoje as palavras e fundamente sua casa, sobre a rocha, que é Cristo Jesus, o Rei, a Pedra,e encontrará um porto seguro, um lugar para colocar seus pés, descansar tranquilo, suas palavras são palavras de vida eterna, deixe ser a última palavra em sua vida, declare como Pedro, onde irei Senhor, se só tu tens a palavra de vida eterna?
Related Media
See more
Related Sermons
See more