Guerra Espiritual (2)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript
Efésios 6.10–18 NVI
Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Texto: Efésios 6:10-18
A armadura de Deus
10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus,  para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo  tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo,  permanecer inabaláveis.
14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade  e vestindo-vos da couraça da justiça.
15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação  e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo  no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
19e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério  do evangelho,
20 pelo qual sou embaixador  em cadeias,  para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.
Introdução: Em meio a uma frustração de um determinado serviço, a ira me tomou de conta.
Me faltou a chave estriada - Allen - Chave L
​​Em seguida, passei diversos dias me sentindo como um cachorrinho que tinha apanhado. Seria eu na realidade aquele perverso? Como pude ferir as pessoas a quem eu amo daquela maneira? O mal que eu havia feito seria irreparável? Eles me perdoariam? Deus me perdoaria?
Alguma coisa assim já aconteceu com você?
Quando leio Romanos 7, eu me sinto consolado porque Paulo se sentiu do mesmo modo. Ele me ajuda a entender minha loucura e me dá alguns termos teológicos substanciais para isso:
“lei do pecado” (Rm 7.23),
“esse corpo da morte” (v. 24),
“minha natureza pecadora” (“minha carne” em muitas traduções, v. 18),
“o pecado que habita em mim” (v. 17), simplesmente “pecado” (v. 11)
“a lei do pecado e da morte” (8.2). Os teólogos gostam de chamar isso de “o pecado que habita em nós”. De qualquer modo que o chamemos, ele é um inimigo de Deus e da nossa alma.3
A razão da mensagem desta noite, é o primeiro passo para equipar todos vocês para combater esse inimigo…
é conhecê-lo – e conhecê-lo bem.
Uma coisa é o seu médico dizer: "você está com aneurisma, sinto muito", outra coisa é ele lhe dar essa informação e lhe orientar acerca do tratamento e como chegar a cura!
Poucas pessoas têm entendido ou estudado sobre guerra espiritual. Se isso tivesse acontecido com mais pessoas, ouviríamos mais queixas contra ela nas orações, veríamos mais lutas contra ela e encontraríamos menos frutos do pecado pelo mundo.
De todos os termos que o Paulo usa em Romanos 7, prefiro ficar com o termo "lei do pecado", ele estava querendo fazer uma metáfora, sobre as leis com a força do pecado.
Lei da gravidade, puxa todas as coisas pra um só sentido.
Os crentes são as únicas pessoas que encontram a lei do pecado operando dentro deles. Os descrentes não têm como sentir isso. A lei do pecado é um rio furioso, que os leva consigo; eles não podem medir a força da correnteza, porque eles se renderam a ela, e por ela foram levados embora. Um crente, por outro lado, nada contra a correnteza – ele encara o pecado de cabeça erguida e esforça-se debaixo de sua força.
Elucidação:
Mensagem. Entendermos que Todas as bênçãos espirituais encontradas em Cristo servem a um propósito: alcançar o plano de Deus para a reconciliação entre a humanidade e Ele mesmo, e em todas as relações humanas.
Deus quer nos mostrar nessa noite a importância de entendermos a guerra espiritual.
Pergunta: Portanto, diante de tudo isso, e se estamos em guerra, vamos analisar nesta noite, algumas táticas, para vencer essas batalhas, através deste texto!
Tática: Entender que Deus já venceu a guerra
v.10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
Deus me fortalece para que eu possa lutar;
O maior peso de todos carregar,
Isso leva à pergunta: “Em que sentido Cristo derrotou o pecado no crente?”. A resposta é que ele derrubou o seu domínio, enfraqueceu o seu poder e matou até as suas raízes, de maneira que não possa dar o fruto da morte eterna no crente. Entretanto – e isso é espantoso, mas verdadeiro – o pecado é pecado; sua natureza e seu propósito permanecem inalterados; sua força e seu sucesso ainda nos agarram pela garganta.
Deus é Justo e não nos deixa sermos tentados acima de nossas possibilidades, ou seja, a força do pecado está inserida em nós por conta do pecado de Adão, PORÉM UMA FORÇA MAIOR ESTÁ NOS DIZENDO NESSA NOITE, NÃO TEMAS PORQUE EU SOU CONTIGO, NÃO TE ASSOMBRES PORQUE EU SOU TEU DEUS.
Ele é O Deus que quebra o arco, corta a lança, queima os carros com fogo…
Aquietai-vos e sabei que Ele é Deus, será exaltado sobre todas as nações!!!
Tática: Entender contra quem é essa luta
v.12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo  tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
Porque lutamos tanto contra as pessoas?
Porque buscamos intrigas contra irmãos? Amigos por conta da política?
Amados do Senhor estamos em guerra, mas não contra seus problemas, não contra suas inimizades, não contra políticos, mas esta guerra que estamos inseridos é contra principados e potestades.
11Revesti-vos de toda a armadura de Deus,  para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
E quando entendemos isso, fica muito mais fácil.
Tática: Usar uma armadura
v.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus,  para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
v.13a Portanto, tomai toda a armadura de Deus
v.14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade  e vestindo-vos da couraça da justiça.
v.15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
v.16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
v.17 Tomai também o capacete da salvação…
Como você vai pra uma guerra sem armas?
Como você vai pra uma guerra sem equipamentos de defesa? Mas que equipamentos?
Calma… a luta é física? ou espiritual? Já aprendemos que a luta é contra espíritos, portanto as armas são espirituais.
Capacete, Couraça e escudo, ele trata desses equipamentos de defesa
Isaías 54.16–17
16 Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo e que produz a arma para o seu devido fim; também criei o assolador, para destruir.
17 Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de mim procede, diz o Senhor.
Tática: Contra-atacar
Capacete, Couraça e escudo = São todos equipamentos de defesa
Efésios 6.17–18 (BEARA)
17 Tomai também o capacete da salvação  a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo  no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
O contra-ataque do crente é a oração…
Tá aqui a resposta para vencer batalhas, destruir muralhas…
tá aqui a resposta para todos os seus problemas… ORAR
v.18 súplica por todos os santos
Sabe qual o segredo? Orar pelos outros
súplica
substantivo feminino
1. pedido insistente e humilde, freq. desesperado. "o rei não deu ouvidos às s. dos condenados"
Tática: Fé
v.14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade  e vestindo-vos da couraça da justiça.
cingir
verbo
1. transitivo direto e bitransitivo estar à volta de; conter; fechar, rodear, circundar, cercar. "os manifestantes deram-se as mãos e cingiram o monumento"
2. transitivo direto e bitransitivo e pronominal pôr ou usar ao redor de uma parte do corpo; envolver(-se), cobrir(-se). "c. uma faixa preta"
a melhor de todas: incluir em seu interior
Quando Paulo exorta Timóteo a combater o bom combate, não lhe dá nenhuma técnica especial, não lhe ensina nenhuma palavra mágica, não lhe passa qualquer orientação para repreender doenças, amarrar demônios, decretar a queda das oposições satânicas ao ministério (certamente havia muitas em Éfeso). Simplesmente o orienta a manter a fé – estamos diante dos nossos já conhecidos “cinto da verdade” e “escudo da fé”.
Quando o diabo vem me atacar, ele não tem como alvo principal as minhas finanças, a minha saúde, o meu casamento ou o meu emprego. É claro que ele procurará atingir essas áreas também, como parte do seu alvo de destruir o máximo possível; mas seu alvo principal é roubar a minha fé em Cristo, é me confundir a ponto de me neutralizar com suas acusações. Se o diabo puder abalar minha confiança em Deus, terá alcançado seu objetivo. Minha saúde e minha conta bancária são coisas secundárias para ele.
A principal  arma que realmente te protegerá do verdadeiro propósito de Satanás é a fé em Jesus. Lembre que Paula trata a fé como um escudo.
Conclusão:
Entenda que Deus já venceu a guerra
Entenda contra quem é essa luta
Use a armadura celestial
Contra-ataque com oração
Nunca esmoreça sua Fé
Caçada aos patos selvagens
O inimigo não tem sede em quem já está morto em seus pecados e delitos
Related Media
See more
Related Sermons
See more