Filipenses 3.12-14
Sermon • Submitted
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Filipenses 3.12-14 A Corrida do Cristão
Filipenses 3.12-14 A Corrida do Cristão
Introdução/ilustração:
“Eu treinei 4 anos para correr 9 segundos. Tem gente que não vê resultado em dois meses e já desiste”
Esta frase é do Usain Bolt profissional do esporte mais antigo do mundo:
o atletismo. Percebemos nessa frase bem como na vida deste esportista algo que é comum no atleta que procura vencer: foco nos objetivos (começa nos treinamentos, 12 horas por dia), ânimo, deternimação e controle psicológico nas provas (combinação de disciplina do corpo com a mente); Portanto não pode haver distração para um atleta desse nível.
Contextualização:
Quando olhamos para o texto que acabamos de ler, vemos que Paulo está claramente usando uma linguagem do atletismo para falar sobre a trajetória de vida dele como cristão e é claro para todos os cristãos de todos os tempos. Ele escreve essa carta aos irmãos da Igreja em Filipos (cidade grega) quando estava preso em Roma (61d.c) 1° para agradecer a generosidade daqueles irmãos (1.5), 2° e para encorajar a igreja a se manterem firmes e inabaláveis mesmo com as perseguições (1.27-30), 3° para advertir contra os judaizantes legalistas (cap. 3) perturbadava as pessoas que imaginam já haver alcançado a perfeição, não apenas aceitavam a Jesus como seu Salvador, mas também eram escrupulosos em sua adesão aos ritos judaizantes.
Diante dessa problemática: legalismo/orgulho e distrações naquela igreja e na figura do atleta usado por Paulo, temos o seguinte tema:
TEMA: A Corrida do Cristão
1° Corremos com determinação (v. 12–13);
O mesmo se pode dizer da corrida espiritual. Aqui também muito depende do estado de ânimo. Empenho.
Paulo usa o seu método de contraste, ou seja, contrastando o negativo com o positivo.
v12, v13 ele não se compara aos judaizantes mas fala de algo que ele segue para conquistar uma vez que ele foi conquistado por Cristo (não é ascetismo).
Prosseguir, esquecer, avançar (PERIGO DA NOSTALGIA)
2° Corremos numa direção (v. 14);
Alvo : É UM SÓ Jesus Fp 3.8 o corredor fixa os olhos - corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé. (Hb 12.1–2).
Nosso alvo não são os nossos próprios interesses, vontades, É colocar Jesus no centro das nossas vidas;
qual tem sido para o alvo da nossa vida?
O alvo da igreja?
Conclusão:
Prêmio - duas dimensões: 1° vida eterna, estar para sempre com Jesus; 2° a soberana vocação que começa ser vivida aqui.
Não sei como você está na jornada cristã, às vezes nem é uma corrida, ainda tá na caminhada ou parado, como as pessoas que o Bolt falou: não vê resultados em 2 meses e já desistiu.
mas o desafio é correr com determinação (esquecer), correr numa só direção, que é Cristo.